Informações Básicas:
Nome do criador: Black Cat
Gênero: RPG/Drama/Aventura
Data de inicialização: 15/12/2017
Engine: RPG Maker VX Ace
APRESENTAÇÃO
Saudações felinas, Makers! Nome do criador: Black Cat
Gênero: RPG/Drama/Aventura
Data de inicialização: 15/12/2017
Engine: RPG Maker VX Ace
APRESENTAÇÃO
Chamo-me Raony Francisco Moraes, vulgo Black Cat/Gato Preto, sou um ex estudante de filosofia fascinado por histórias e videogame, e decidi arriscar-me a desenvolver um game nessa engine que lhes é tão familiar. Mas antes de começar a falar do projeto em si, gostaria de dizer algumas breves palavras.
Quando comecei a ruminar sobre a história que pretendia contar, decidi que ela precisava ser lembrada menos por suas mecânicas e jogabilidade revolucionária que pela sua sensibilidade e força. Este jogo não será sobre dragões e criaturas demoníacas (embora essas coisas estejam presentes), mas sobre personagens. É uma tentativa de expressar uma gama de ideias e sentimentos que são meus, num certo sentido, mas que também pertencem ao mundo. Por esse motivo, talvez o que estarei fazendo aqui não atenda às expectativas de como deveria ser um jogo - tradicionalmente falando. Explico-me. Em uma entrevista, quando perguntado sobre a maior lição que ele teria aprendido após desenvolver "To the Moon", Kan Gao diz:
Quando comecei a ruminar sobre a história que pretendia contar, decidi que ela precisava ser lembrada menos por suas mecânicas e jogabilidade revolucionária que pela sua sensibilidade e força. Este jogo não será sobre dragões e criaturas demoníacas (embora essas coisas estejam presentes), mas sobre personagens. É uma tentativa de expressar uma gama de ideias e sentimentos que são meus, num certo sentido, mas que também pertencem ao mundo. Por esse motivo, talvez o que estarei fazendo aqui não atenda às expectativas de como deveria ser um jogo - tradicionalmente falando. Explico-me. Em uma entrevista, quando perguntado sobre a maior lição que ele teria aprendido após desenvolver "To the Moon", Kan Gao diz:
"Talvez não me sentir obrigado a seguir o que eu penso que um jogo deva ser e tentar só fazer algo que seja importante para mim. E eu acho que as pessoas não são tão diferentes quanto achamos que somos. Todos temos aspectos centrais que nos conectam. Todos sentimos as mesmas coisas fundamentais. Eu sinto que ao fazer algo importante para mim... eu sei que será importante para outras pessoas também."
Acredito que, se pudesse precisar o que pretendo fazer aqui, seria isto: algo importante para mim e que possa, de alguma maneira, tornar-se importante para outras pessoas. Espero, genuinamente, que isso aconteça.
"Pode ser que exista um início e um fim para as histórias,
mas o que de fato interessa é o rio de sangue que corre
no meio."
(Rogério Duarte - A Grande Porta do Medo)
"Antes dos kwaren aparecerem
Pertencíamos à terra
E nosso povo dançava e cantava
Sob os auspícios de Yune.
Mas então eles chegaram,
Vindos do outro lado da grande-água
Onde está a terra dos espectros.
Trouxeram o Fogo Estrondoso, o Metal e a yu'ma
E agora não dançamos nem cantamos.
Nós morremos,
Amaldiçoados e doentes."
(Fragmento de um canto yumish)
Pertencíamos à terra
E nosso povo dançava e cantava
Sob os auspícios de Yune.
Mas então eles chegaram,
Vindos do outro lado da grande-água
Onde está a terra dos espectros.
Trouxeram o Fogo Estrondoso, o Metal e a yu'ma
E agora não dançamos nem cantamos.
Nós morremos,
Amaldiçoados e doentes."
(Fragmento de um canto yumish)
Albária, continente assim batizado após sua descoberta, em 156 a.C, nem sempre foi a casa dos Homens. Originalmente, nele habitavam diversas formas de vida não-humanas milenares, como os elfos, orques e anãos. Tudo mudou quando, do outro lado do oceano Áltico, vieram os Homens em seus grandes navios, trazendo consigo as guerras, as doenças e uma cobiça sem fim por metais preciosos e pedras brilhantes. Novos reinos foram fundados na terra recém descoberta, sobre pilhas de cadáveres e escombros do que antes havia. Os orques, ao verem seu território ser absorvido pelos colonos que chegavam em grande número, refugiaram-se nas montanhas e vales distantes; os talmish, ou elfos silvestres, perderam grande parte de suas florestas e terminaram escravizados, enquanto os yumish, ou elfos da lua, foram dizimados naquilo que ficou conhecido como O Expurgo - ao menos, é nisso que se acredita.
“Regozijai-vos, ó intrépidos cidadãos de Verlan, diante da segunda aurora da humanidade!
Este reino, dádiva de Jael, o Único, tornar-se-á o farol da civilização contra a velha tirania!
Sois os escolhidos do Divino para realizar suas obras. Sois os verdadeiros senhores desta terra.”
(Alexander, O Bravo)
Este reino, dádiva de Jael, o Único, tornar-se-á o farol da civilização contra a velha tirania!
Sois os escolhidos do Divino para realizar suas obras. Sois os verdadeiros senhores desta terra.”
(Alexander, O Bravo)
O reino de Verlan, onde se passará nossa história, surge nesse contexto. Séculos após a conquista, os monarcas, inebriados por suas próprias ambições, acreditaram que reinariam para sempre, pois todos os seus inimigos haviam sido ou dominados ou exterminados. Não parecia haver fim para suas fantasias de eternidade, até que a direção dos ventos mudou de maneira inesperada. Os oprimidos não permanecem para sempre sob o jugo de seus senhores, as correntes duram até serem quebradas - e elas são quebradas, cedo ou tarde. Com a perseguição aos magos e não-humanos intensificando-se, devido à mão de ferro do Rei-Regente em conluio com a Igreja, revoltas eclodiram no interior do reino, lançando-o ao caos social. Os magos passaram a rejeitar a Marca e a questionar as restrições impostas à sua liberdade pela Igreja; os elfos escravizados, tanto na cidade quanto no campo, começaram a se organizar e a resistir ao chicote que lhes acoitava; em diversos lugares, mais e mais pessoas somavam-se ao coro dos revoltosos.
Apesar da iminente deterioração do tecido social, a monarquia e a Igreja não recuaram. A antiga Ordem dos Cavaleiros Brancos foi restabelecida, seu objetivo era o de perseguir e matar os magos rebeldes, considerados hereges e inimigos da Coroa. As tradições e crenças élficas também foram criminalizadas, sendo a punição por exercê-las a morte por enforcamento, decapitação ou fogueira. Por todo o reino, pilhas de cadáveres assomavam-se, fogueiras eram acendidas para queimar infiéis e rebeldes, supostos ou verdadeiros. Mulheres, crianças, idosos, ninguém estava a salvo, bastava uma denúncia ou boato chegar aos ouvidos dos inquisidores. O sangue voltara a correr, mas desta vez de uma maneira que não era possível ignorá-lo. A fumaça dos inocentes queimados pairava sobre as narinas dos cidadãos, divididos entre aqueles que temiam pelo que estava por vir e aqueles que, entorpecidos, apoiavam a violência do regime de terror. A escalada da violência e carnificina aumenta a cada dia, e uma Segunda Revolta Arcana bate à porta da capital real. Aquele que empunha o chicote pode até se dar ao luxo de esquecer, mas aqueles que sofrem com seus golpes jamais esquecem. A memória do intolerável é a fagulha de toda revolta.
Quest Book: As quests, em Canções, sejam elas principais ou secundárias, poderão ser consultadas em um diário. O diário conta com uma descrição da quest, emissor, local, nível de dificuldade e prêmios.
Compendium: O Compendium é um menu que reúne uma série de informações do e sobre o jogo. Ele contém um bestiário, entradas de lore, biografia de personagens relevantes, tutoriais dentre outras coisas. Tais informações serão atualizadas conforme o jogador avança na história principal, explora, interage com NPCs, lê livros etc. Em termos de comparação, ele funciona como o glossário presente em Witcher 3.
Foco Arcano: Como um mago, Arsen possui uma habilidade passiva chamada Foco Arcano, que lhe permite enxergar através do véu da realidade. Tal habilidade servirá para encontrar certas passagens secretas, alavancas, botões, dentre outros objetos ocultos por meios mágicos. Ao utilizá-la - o que poderá ser feito em qualquer lugar e a qualquer hora -, os objetos ocultos tornar-se-ão visíveis, sendo possível interagir com eles.
Troca Dinâmica de Personagens: Em Canções, alterar a ordem da fila poderá ser feito apenas pressionando botões. Isso se deve ao fato de que certas interações com objetos só poderá ser realizada por personagens específicos do grupo. Arsen, por exemplo, não pode mover objetos demasiado pesados, ao contrário de Lotar; Ahawi, por sua vez, é capaz de acessar lugares que os outros membros do grupo não podem.
Estados Elementais: Entender os estados elementais será fundamental em combate, pois eles poderão ser combinados para tornarem-se mais poderosos, bem como substituídos ou anulados por outros. Saber como e quando utilizá-los pode ser a diferença entre a vida e a morte. Exemplo de como essa mecânica funciona: digamos que o personagem recebeu o estado Molhado, se em seguida ele receber o estado Chocado, o personagem será eletrocutado e sofrerá o estado Atordoado. Outro exemplo: se o personagem estiver Aquecido e receber o mesmo estado novamente, o estado Aquecido evoluirá para Queimando. São muitas combinações que o jogador aprenderá conforme avança no jogo e enfrenta novos inimigos.
Pele de Lobo: Ahawi, como uma Yun'Ashadi, tem o poder de transformar-se num lobo gigante. Ao transformar-se, a Forma do Lobo terá suas próprias estatísticas, subirá de nível e desbloqueará novas habilidades exclusivas. Em termos mecânicos, funciona como um novo personagem. Mas ela não poderá ser usada sempre, tampouco fora da batalha e terá um limite de turnos, passado esse limite, Ahawi retornará à sua forma original. Também é possível desfazer a transformação antes desse limite acabar, caso seja do desejo do jogador.
Raridade: Armas, armaduras e acessórios possuem níveis de raridade, quanto mais alto o nível, maiores serão suas estatísticas. Os níveis são: Normal, Incomum, Raro e Lendário.
Skill Books: Em Canções, via de regra, habilidades são adquiridas por meio de Livros de Habilidade. Tais livros são classificados em: Ars Magica (habilidades mágicas, como os feitiços), Ars Bellica (habilidades de combate corpo-a-corpo, como o manejo de espadas e machados), Ars Silvestri (habilidades de arquearia e caça) e Ars Divina (habilidades sagradas ou milagres).
Compendium: O Compendium é um menu que reúne uma série de informações do e sobre o jogo. Ele contém um bestiário, entradas de lore, biografia de personagens relevantes, tutoriais dentre outras coisas. Tais informações serão atualizadas conforme o jogador avança na história principal, explora, interage com NPCs, lê livros etc. Em termos de comparação, ele funciona como o glossário presente em Witcher 3.
Foco Arcano: Como um mago, Arsen possui uma habilidade passiva chamada Foco Arcano, que lhe permite enxergar através do véu da realidade. Tal habilidade servirá para encontrar certas passagens secretas, alavancas, botões, dentre outros objetos ocultos por meios mágicos. Ao utilizá-la - o que poderá ser feito em qualquer lugar e a qualquer hora -, os objetos ocultos tornar-se-ão visíveis, sendo possível interagir com eles.
Troca Dinâmica de Personagens: Em Canções, alterar a ordem da fila poderá ser feito apenas pressionando botões. Isso se deve ao fato de que certas interações com objetos só poderá ser realizada por personagens específicos do grupo. Arsen, por exemplo, não pode mover objetos demasiado pesados, ao contrário de Lotar; Ahawi, por sua vez, é capaz de acessar lugares que os outros membros do grupo não podem.
Estados Elementais: Entender os estados elementais será fundamental em combate, pois eles poderão ser combinados para tornarem-se mais poderosos, bem como substituídos ou anulados por outros. Saber como e quando utilizá-los pode ser a diferença entre a vida e a morte. Exemplo de como essa mecânica funciona: digamos que o personagem recebeu o estado Molhado, se em seguida ele receber o estado Chocado, o personagem será eletrocutado e sofrerá o estado Atordoado. Outro exemplo: se o personagem estiver Aquecido e receber o mesmo estado novamente, o estado Aquecido evoluirá para Queimando. São muitas combinações que o jogador aprenderá conforme avança no jogo e enfrenta novos inimigos.
Pele de Lobo: Ahawi, como uma Yun'Ashadi, tem o poder de transformar-se num lobo gigante. Ao transformar-se, a Forma do Lobo terá suas próprias estatísticas, subirá de nível e desbloqueará novas habilidades exclusivas. Em termos mecânicos, funciona como um novo personagem. Mas ela não poderá ser usada sempre, tampouco fora da batalha e terá um limite de turnos, passado esse limite, Ahawi retornará à sua forma original. Também é possível desfazer a transformação antes desse limite acabar, caso seja do desejo do jogador.
Raridade: Armas, armaduras e acessórios possuem níveis de raridade, quanto mais alto o nível, maiores serão suas estatísticas. Os níveis são: Normal, Incomum, Raro e Lendário.
Skill Books: Em Canções, via de regra, habilidades são adquiridas por meio de Livros de Habilidade. Tais livros são classificados em: Ars Magica (habilidades mágicas, como os feitiços), Ars Bellica (habilidades de combate corpo-a-corpo, como o manejo de espadas e machados), Ars Silvestri (habilidades de arquearia e caça) e Ars Divina (habilidades sagradas ou milagres).
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