🤔 Para Refletir :
"De jogo pequeno em jogo pequeno, consegue-se experiência para o jogo grande."
- Eliyud

Como elaborar uma longa história complexa e reproduzi-la dentro do jogo?

kleber

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
23 de Setembro de 2017
Postagens
105
Bravecoins
10
Bom dia a todos!

Essa é uma dúvida que me atormenta a alguns anos, alguém pode clarear minhas ideias? Já tive algumas tentativas de escrever uma história e me esbarrei com alguns problemas:

- Se ela for longa demais, mais para frente eu posso encontrar alguma limitação que irá me forçar a mudar tudo.
- Se eu ir escrevendo e desenvolvendo ao mesmo tempo, o foco da escrita se perde e seu conteúdo fica bem superficial.

E quanto a escrita? Devo fazer uma narrativa com discurso direto ou indireto (com ou sem falas)? Misturo os dois? Incluo na história as falas que vou usar no jogo ou foco nisso depois que terminar de escrever?

Estou tentando me organizar mas ta difícil kkkkk

Olha não é porque estou na redação, mas a revista busca ajudar e preencher estas lacunas. Indico a série que o lendário Avatar escreveu: "Criando personagens inesquecíveis".

E lembrando: O homem é um contador de histórias inato. Contudo, quando se trata de criar uma boa trama, muitas pessoas se sentem perdidas (como o cara que vos fala/escreve), mesmo que tenham a imaginação vívida e um milhão de ideias criativas — afinal, ninguém gosta de ver a mesma história com personagens com nomes diferentes! Para ser um bom autor, busque inspiração, desenvolva o conteúdo da narrativa e revise o texto até chegar ao melhor resultado possível. "Pratica leva a perfeição". Para alguns são mais fáceis do que para outros... Eu mesmo decidi praticar, pois sou terrível  :Chorar: eu apenas resolvia equações e aplicações. E outra coisa só ler não adianta é preciso escrever. 

Desculpe se pareço muito simplório e não transcrevi nada muito instrutivo, mas acredito que podemos buscar muita informação, com livros, vídeos, depoimentos etc... Contudo, só praticando mesmo!

Para ajudar com indicações de livros voltado para enredos de games... Vou deixar o link desse vídeo do canal Fábrica de Jogos:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=cqnzNadXfn8[/youtube]​

Olá \o, bem primeiramente se acalme, vou dar dicas que eu uso abaixo...

Primeiro, se vc trabalha uma história fantasiosa, se torna mais fácil vc corrigir erros ajustando até chegar em algo que dê certo, exemplificaria isso com a minha vida quando algo da errado, tenho que prosseguir apesar do erro e muitas das vezes tenho que resolver, pq se ignorar fica pior. Já se for algo baseado na realidade... fica mais complicado, pq você estaria pegando uma historia já escrita e escrevendo uma parte dela, por exemplo abordando um tema como nazismo, a primeira e segunda guerra mundial, etc, mas você pode usar o atompunk (steampunk é pra era vitoriana), que pega uma parte histórica real e adiciona algumas coisas diferentes nela, normalmente dando um ar futurista, mas isso seria pra época mais atual, tipo 1900 e bolinhas....

Bem eu primeiro escrevo o texto todo, não faço mais de uma coisa ao mesmo tempo pq acho que fica tudo mediano assim, aconselho que faça o texto também primeiro, revise ele, anote tudo nele e depois passe pra parte física.

Eu faço narrativas com falas, afinal, no projeto os personagens não serão mudos, a não ser que eu coloque um que seja, mesmo assim terá falas pros outros...
Espero ter ajudado, até logo \o

Bem eu primeiro escrevo o texto todo, não faço mais de uma coisa ao mesmo tempo pq acho que fica tudo mediano assim, aconselho que faça o texto também primeiro, revise ele, anote tudo nele e depois passe pra parte física.

Eu faço narrativas com falas, afinal, no projeto os personagens não serão mudos, a não ser que eu coloque um que seja, mesmo assim terá falas pros outros...

Muito boas dicas [member=1246]Even sun[/member]

Eu também escrevo todo o argumento e escrevo um Resumo Executivo da história em prosa, passo para os diálogos... Depois escrevo o Pano de Fundo do  Mundo  etc... Mas nada é verdade ou concreto. Vou escrever uma matéria sobre o assunto. Gostaria de sua ajuda? 

Vou te falar como eu trabalho, talvez te ajude.

Primeira coisa, você precisa de foco do que se trata a sua história. Não pega o pc e sai escrevendo a esmo para ver o que sai. Senta, relaxa e começa a pensar, que história eu quero contar? Você precisa desenvolver a base de sua história.

Com a base pronta, parta para uma espécie de sinopse, algo bem simples, como se encontra no verso de livros e filmes. Algo que apenas contextualize do que aquela mídia se trata. Muitas pessoas confundem a sinopse com um resumo. A sinopse pode ser simplesmente: "Esta é a história de um menino, que perturbado por suas múltiplas personalidades, precisa lidar com cada uma delas para poder escapar de seu cativeiro com vida", pronto, sinopse feita. Com a ideia inicial (Jogo de puzzle com um personagem com múltiplas personalidades) e a sinopse pronta (Como acima) você já tem um norte de para onde seguir.

Agora trabalhe no resumo da história. Aqui eu trabalho sem diálogos, mas fica a critério de cada um. Na parte do resumo eu pego o que idealizei no passo 1 e 2 e monto um breve texto contando a história do começo ao fim. Revise esse resumo até ficar num estágio que considere satisfatório (Aqui não tem fórmula mágica, você precisa acreditar no seu trabalho e confiar que fez um bom texto).

Com resumo pronto você pode começar a trabalhar o desenvolvimento dos seus personagens. Quem serão eles, suas características, mas principalmente, suas falhas, defeitos, arrependimentos, decepções e afins. Nenhum ser humano é perfeito e personagens, por mais que sejam fictícios, devem ser tratados como tal. É muito chato o herói 100% bonzinho que sempre ajuda os outros sem querer nada em troca, assim como é ruim um vilão que é 100% malvado e só quer destruir tudo. Dê profundidade para seus personagens, não os veja como futuros pixels numa tela, mas como seres vivos, isso meu amigo, é o que separa os homens das crianças no quesito escrita.

Com a ideia inicial pronta, sinopse montada, resumo estruturado e personagens desenvolvidos, você pode começar a trabalhar na primeira tiragem do roteiro.

Escrita não tem fórmula, cada um trabalha de um jeito, essa é a forma como eu trabalho. Estruturo todo o processo por passos que vão do conceito até o roteiro final. O que vai te tornar bom e organizado é a prática, mantenha a calma e continue tentando, um passo de cada vez e você chega lá :)

Olá \o [member=164]BENTO[/member]  bem isso são dicas de alguns anos com histórias que foram pro lixo, ai se aprende algumas coisinhas, kkkkk, Bento eu escrevo tudo ao mesmo tempo, do plano de fundo a história rolando, tudo interage um com um outro, ai fica uma ligação incrivel quando vc termina e não ficam buracos no roteiro (técnicas milenares sendo descritas aqui kkkk) Se eu puder ajudar Bento, estou ai.

Obs: Planejo fazer uma analise do seu projeto, mas estou um pouco embolada agora, mas vou comentar ainda \o

Bem, não sei muito bem se esse comentário vai acrescentar em alguma coisa no tópico, mas lembro de ter ouvido falar que antes do Tolkien criar a Terra Média ele criou um mapa para poder se localizar no meio daquele rico universo. Não sei se pode ser útil esse comentário mas fazer um mapa da sua história realmente pode te ajudar muito. O vídeo que tem essa informação você confere aqui...

Olá!

- Se ela for longa demais, mais para frente eu posso encontrar alguma limitação que irá me forçar a mudar tudo.

Como assim exatamente? Você tem medo de que mais pra frente aconteça um furo de roteiro que obrigue você a ter que refazer toda a história?

- Se eu ir escrevendo e desenvolvendo ao mesmo tempo, o foco da escrita se perde e seu conteúdo fica bem superficial.

Nem sempre! Dependendo da situação, pode até ajudar um pouco, já que isso pode fazer a pessoa ter novas ideias que vão melhorar toda a história!

E quanto a escrita? Devo fazer uma narrativa com discurso direto ou indireto (com ou sem falas)? Misturo os dois? Incluo na história as falas que vou usar no jogo ou foco nisso depois que terminar de escrever?

Eu vou te dar uma dica que o [member=1777]Sir Lobø[/member] também me deu!

- Escreva primeiramente o enredo base (Escreva resumidamente a base da história principal!)
Exemplo:

Marcos é um jovem que perde os seus pais em um incêndio e vira um justiceiro disposto a acabar com todos os criminosos do mundo. Depois de 5 anos nessa vida, Mateus descobre que o incêndio que matou seus pais foi planejado por seu próprio irmão Mateus, que sentia inveja por Marcos ser filho biológico, enquanto Mateus era adotado.
No final, Marcos e Mateus tem uma luta, aonde Marcos mata Mateus e percebe que a vida de justiceiro não vale a pena, o que faz ele decidir viver uma vida pacífica. Marcos então se casa com uma mulher, tem um filho e vive uma vida calma até os seus últimos dias de vida...

- Depois tente dividir os detalhes da história em categorias! (Como "Personagens" ou "Acontecimentos" por exemplo!)
Exemplo:

Personagens:

Marcos:
Um jovem rapaz que se tornou um justiceiro vingativo depois de ter os seus pais mortos em um incêndio.

Mateus:
Irmão adotivo de Marcos. Ele sempre guardou um ódio profundo de Marcos.

Acontecimentos:

Incêndio:
Um incêndio misterioso que aconteceu na casa dos pais de Marcos e Mateus. Foi a causa da morte deles, mas o que ninguém sabia era que o causador do incêndio foi o próprio Mateus.

Último Confronto:
Um último confronto que acontece entre Marcos e Mateus. Nessa parte que é revelado tudo que Mateus fez por causa da inveja que sentia.

- E então chega o momento aonde você vai precisar unir tudo isso para criar um roteiro com diálogos, que é o produto final que vai ser usado no jogo!
Exemplo (Se no caso for feito como um "script de roteiro")

- Marcos então vê o incêndio que estava consumindo toda a sua casa.
[Marcos] N-não!!! Os meus pais ainda estão lá dentro!!!
[Mateus] ...

- Marcos tenta correr até a casa, mas Mateus o impede.
[Marcos] Me solta, Mateus! Eu preciso salvá-los!!!
[Mateus] Marcos, não há mais nada que podemos fazer...!
[Marcos] ...
[Mateus] Eles se foram. E o melhor que podemos fazer é tentar continuar as nossas vidas...
[Marcos] ...Eles... eles...!
[Marcos] Eles vão pagar por isso...
[Mateus] ...?
[Marcos] Todos eles... Todos eles...!
[Marcos] Todos esses criminosos vão pagar caro por toda essa matança. Se a polícia não os pune, eu os punirei.
[Marcos] Eu serei a justiça. Sou um castigo de Deus. E se eles não cometerem grandes pecados, Deus não enviará para eles um castigo como eu.
...
...

Até mais e boa sorte!

Primeiramente, antes de criar, separe seu projeto em documentos específicos: enredo e roteiro. O enredo não deve ter diálogos, pois isto é o papel do roteiro.

Dentro do enredo, crie categorias como enredo-base, personagens, física, universo, itens, armas, forças, espectros, grandezas e energias, etc...

A partir destas categorias você vai ter mais controle sobre o quê cria. Pode estar criando um personagem e automaticamente ter ideia para seu local de origem, daí você sobe até a categoria "locais" por exemplo, e cria a descrição do mesmo. Daí por acaso ao criar esse lugar, venha a ideia repentina de adicionar um atributo de fogo ao seu personagem, daí basta descer e voltar a esta categoria "personagens".

EDIT: Obrigado, [member=1361]Wesley Jesus[/member] hehehe vi depois que postei

No caso de RPGs, a primeira coisa que faço é criar o mapa, depois as cidades, locais, etc. Depois eu crio o protagonista principal, já com sua história própria (quem ele é, de onde veio, pra onde vai, equipamentos, habilidades, etc). Só depois começo a criar o desenrolar dos fatos, os outros personagens que vão entrar de acordo com a história, etc.

Na verdade, nunca escrevi um roteiro, sempre fui fazendo o roteiro concomitante ao desenvolvimento (vulgo, fui fazendo o que foi dando na telha). :XD:

Essa é uma questão deveras complexa, especialmente pelo fato de não haver um modelo prévio de como chegar ao resultado pretendido. Vou dizer como eu faço.
  Eu organizado todo o universo (personagens, raças, localidades, eventos históricos, economia, política etc.), e a partir daí, construo o mundo (no jogo) e por último elaboro o roteiro. Mas não faço essas duas últimas coisas ao mesmo tempo, é preciso foco. Por isso, opto por construir o mundo no jogo, com base no conteúdo conceitual que estabeleci de antemão, e uma vez que essa parte esteja pronta, passo para o storyteller: como a história será contada e o quê ela pretende contar. Já o modelo de escrita que uso é o de roteiro cinematográfico, pois trata-se de uma fórmula bem consolidada e bastante funcional - se você souber adaptá-la para a plataforma interativa. Além disso, com um roteiro, torna-se mais prático identificar furos, contradições etc., uma vez que o roteiro apresenta uma visão panorâmica da história. Se você ir fazendo os diálogos e construindo a história conforme desenvolve, é muito provável que você deixará passar muitos erros, além de perder a perspectiva geral necessária a uma boa estruturação narrativa.
  Bagagem narrativa também ajuda. Eu sou escritor amador e leio muitos livros, dos clássicos aos não clássicos, e isso me permite ter uma ideia de como uma história é contada, das múltiplas formas de narrativa (Romance histórico? Horror? Aventura? Ficção especulativa? ... ).
  Conhecer como as histórias são feitas é importante para saber como contar uma ou como subverter regras para criar algo novo e interessante, e esse conhecimento, tanto a literatura quanto o cinema dispõem em abundância.​

Bagagem narrativa também ajuda. Eu sou escritor amador e leio muitos livros, dos clássicos aos não clássicos, e isso me permite ter uma ideia de como uma história é contada, das múltiplas formas de narrativa (Romance histórico? Horror? Aventura? Ficção especulativa? ... ).
  Conhecer como as histórias são feitas é importante para saber como contar uma ou como subverter regras para criar algo novo e interessante, e esse conhecimento, tanto a literatura quanto o cinema dispõem em abundância.

Taí uma dica importantíssima do [member=1916]RaonyFM[/member] . Ler de tudo um pouco ajuda a ampliar e muito o seu leque de possibilidades. Ampliaria isso também as HQs, mangás, filmes, seriados, etc, e claro, principalmente a outros jogos com uma narrativa densa.

Sei que já passaram muitos comentários excelentes por aqui, mas gostaria de dar minha opinião, quando eu vou trabalhar a história de um jogo eu penso em duas coisas, como se inicia essa narrativa e como ela termina, eu sempre tento criar histórias em que o começo do jogo se encaixe perfeitamente com o final daí depois eu tento desenvolver o resto baseado nessas duas bases,sempre crie uma história ja pensando em como ela irá terminar, enfim não sei se vai te ajudar, mas eu faço dessa forma e tem funcionado para mim sempre :)

EX: Existe uma pedra poderosa que tem um poder gigantesco, seu personagem principal tem um irmão e no final do jogo esse irmão pega a pedra por motivos n, logo ja se construiu o inicio e o fim do jogo e ali tivemos duas pontes agora só falta encaixar o resto

Exatamente, [member=1673]CleanWater[/member], todo gênero e estilo é válido. De Homero a Marvel/DC. Nada de desprezar preconceituosamente esta ou aquela mídia. E certamente é MUITO importante conhecer outros jogos com histórias complexas para saber como fazer isso em seu jogo. Eu mesmo tenho várias referencias, como a saga The Elder Scrolls, Dragon Age, Mass Effect, To the Moon e por aí vai...
  Sempre perguntam-me como tornar-se escritor, e eu sempre respondo: leia, leia muito. Para os jogos aplica-se a mesma regra. Como tornar-se um desenvolvedor? Simples: jogue, jogue muito. Mas não apenas por diversão; eduque sua percepção para identificar as razões de um design, do desenrolar de uma fase, do porquê do desenvolvedor ter tomado esta e não aquela decisão concernente a narrativa ou ao level design...​

Conhecer como as histórias são feitas é importante para saber como contar uma ou como subverter regras para criar algo novo e interessante, e esse conhecimento, tanto a literatura quanto o cinema dispõem em abundância.

Excelente [member=1916]RaonyFM[/member]

Concordo com você, mesmo aqueles livros com diversas regras e nomes (tenho alguns) se não tiver uma "bagagem narrativa" fica difícil, por isso, não comentei muito [member=1674]kleber[/member].  Mas gostei bastante do seu tópico e dos comentários... Pode até parecer fácil, no entanto é deveras difícil elaborar um roteiro.   

Não esperava receber tantas respostas assim, agradeço a todos que contribuíram com essas informações valiosíssimas! Apesar de não existir um "modelo prévio" como o [member=1916]RaonyFM[/member] citou acima eu acho que consegui identificar um método que vai me ajudar a elaborar melhor minha narrativa, vou por em prática o que aprendi e quando possível compartilho com vocês uma parte da minha história.

Wesley Jesus comentou:
Como assim exatamente? Você tem medo de que mais pra frente aconteça um furo de roteiro que obrigue você a ter que refazer toda a história?
Vou dar um exemplo bem bobo: Imagina que desenvolvi uma história onde a todo momento é dito sobre um tal dragão, mas na hora do desenvolvimento eu descubro que não consigo criar um sprite dele (não encontro online nem nada). O que irei fazer se não consigo usar um dragão no jogo? Outro exemplo seriam as limitações técnicas no RPGMaker, durante a história posso colocar algumas coisas que na prática não podem ser feitas com o Maker.

kleber comentou:
Não esperava receber tantas respostas assim, agradeço a todos que contribuíram com essas informações valiosíssimas! Apesar de não existir um "modelo prévio" como o [member=1916]RaonyFM[/member] citou acima eu acho que consegui identificar um método que vai me ajudar a elaborar melhor minha narrativa, vou por em prática o que aprendi e quando possível compartilho com vocês uma parte da minha história.

Wesley Jesus comentou:
Vou dar um exemplo bem bobo: Imagina que desenvolvi uma história onde a todo momento é dito sobre um tal dragão, mas na hora do desenvolvimento eu descubro que não consigo criar um sprite dele (não encontro online nem nada). O que irei fazer se não consigo usar um dragão no jogo? Outro exemplo seriam as limitações técnicas no RPGMaker, durante a história posso colocar algumas coisas que na prática não podem ser feitas com o Maker.

Uma dica, seguindo o exemplo, é fazer como se o Dragão, de tão poderoso que é, conseguisse assumir a forma humana para manipular os humanos, da até pra fazer uma jogada Game of Thrones e colocar que um personagem importante da trama era no fim das contas o Dragão, aí na hora de confrontá-lo ele se transforma e só aparece como dragão mesmo na batalha. É uma saída, seguindo o exemplo :)

kleber comentou:

Wesley Jesus comentou:
Entendi!
E além de concordar com o [member=1897]Hizashi_Brum[/member], eu diria que o "improviso" ás vezes pode sem querer até tornar a história melhor!
Um exemplo que posso dar por exemplo é sobre o Gerador do Ace e do MV: Apesar de muito mais completo, o MV não tem alguns pequenos recursos que o do Ace tem, então se uma pessoa usar o do Ace, é bem capaz dela precisar "adaptar" algumas coisas que acontecem justamente por causa da forma "genérica e precária" que o Gerador do Ace é! (Desculpe se esse exemplo ficou complicado de entender! :P)

Se me lembro bem, os Dragões de "Supernatural" também não são nada mais que meros seres humanos com a capacidade de transformar suas mãos em espécies de "garras" :P

No começo eu tentava fazer uma história para jogo como se fosse uma história de livro. Não saia do meu agrado. De repente me deu um lampejo referente ao passado. Gostava de comprar revistas de games apenas para ler os detonados. A partir disso, escrevo minhas histórias seguindo esse roteiro de "detonado". Vou dar um exemplo:

-O jogador está numa escola e no meio de uma aula uma explosão ocorre. Todos saem de suas salas para ver o que ocorreu. No meio do corredor a figura de um monstro. Agora o jogador está no comando.
1-Se o jogador for para perto do monstro ocorre uma batalha (apenas 1 monstro);
2-Se o jogador tentar escapar ele é cercado e inicia uma batalha (2 monstros);
-O jogador perde a batalha e quando seria morto uma magia é disparada contra os monstros matando-os. Uma garota foi quem conjurou a magia e fala para o jogador que ele deve segui-la se deseja continuar vivendo.

Nesse processo não coloco fala, eu faço um arquivo (ou caderno) diferente para isso. No "detonado" coloco nomes de locais para se visitar, itens pegos e coisas do tipo. É bem jogo detonado de revistas de games mesmo. Pode ser bem maluco, mas foi graças a essa maluquice que consegui terminar minha história e agora posso desenvolver meu jogo sem me preocupar com o desenrolar das coisas.

Espero ter ajudado de alguma forma.

warenrait comentou:
No começo eu tentava fazer uma história para jogo como se fosse uma história de livro. Não saia do meu agrado. De repente me deu um lampejo referente ao passado. Gostava de comprar revistas de games apenas para ler os detonados. A partir disso, escrevo minhas histórias seguindo esse roteiro de "detonado". Vou dar um exemplo:

-O jogador está numa escola e no meio de uma aula uma explosão ocorre. Todos saem de suas salas para ver o que ocorreu. No meio do corredor a figura de um monstro. Agora o jogador está no comando.
1-Se o jogador for para perto do monstro ocorre uma batalha (apenas 1 monstro);
2-Se o jogador tentar escapar ele é cercado e inicia uma batalha (2 monstros);
-O jogador perde a batalha e quando seria morto uma magia é disparada contra os monstros matando-os. Uma garota foi quem conjurou a magia e fala para o jogador que ele deve segui-la se deseja continuar vivendo.

Nesse processo não coloco fala, eu faço um arquivo (ou caderno) diferente para isso. No "detonado" coloco nomes de locais para se visitar, itens pegos e coisas do tipo. É bem jogo detonado de revistas de games mesmo. Pode ser bem maluco, mas foi graças a essa maluquice que consegui terminar minha história e agora posso desenvolver meu jogo sem me preocupar com o desenrolar das coisas.

Espero ter ajudado de alguma forma.

[member=866]warenrait[/member] que jeito estranhamente louco esse seu de fazer uma história kkkkkk, mas não que isso seja ruim, afinal é um jeito totalmente alternativo que achei incrivel e se da certo, melhor ainda, guardarei esta sua estratégia, até logo e comente mais aqui pelo fórum, você é um cara de ideias diferenciadas \o

Voltar
Topo Inferior