🤔 Para Refletir :
"Reduz o tamanho desse jogo aí... não tenho espaço... *snif*"
- Delayzado

Como elaborar uma longa história complexa e reproduzi-la dentro do jogo?

kleber comentou:
Vou dar um exemplo bem bobo: Imagina que desenvolvi uma história onde a todo momento é dito sobre um tal dragão, mas na hora do desenvolvimento eu descubro que não consigo criar um sprite dele (não encontro online nem nada). O que irei fazer se não consigo usar um dragão no jogo? Outro exemplo seriam as limitações técnicas no RPGMaker, durante a história posso colocar algumas coisas que na prática não podem ser feitas com o Maker.
Modificar mensagem

Bom, [member=1674]kleber[/member]...compreendi seu ponto. Mas é aí que entra a palavra orçamento ou se preferir, "relação de recursos". Na época em que eu estava a me envolver com curta-metragens(creio que aos 15 anos), eu escrevia muitas histórias mirabolantes com locais e seres místicos, mas quando adentrei realmente neste mundo, a realidade apareceu, e me perguntava "de onde Diabos vou fazer um Dragão aparecer no filme?". Foi aí que comecei a aprender 3D compose e edição de vídeo avançada para inserir estes seres digitalmente.

Imagine que eu seja roteirista e diretor de um filme, e queira abrir a cena desta película em questão com 10 camaros amarelos. Meu produtor me vem e diz "Cara, a gente consegue apenas 5 fuscas pretos". Ou seja, já terei que modificar uma parte de minha ideia, e ao invés de usar um Camaro como carro principal, usarei o Fusca. A não ser que eu tenha condições de alugar esta frota de uma arrendadora de veículos ou tenha um amigo que possa me fornecer os carros.

Bom, o quê quero dizer é: antes de criar o projeto em si, tenha certeza de quê possui as ferramentas e os recursos necessários. Independente se vai comprar um recurso ou convocar alguém para ser o desenvolvedor deste recurso em questão, é necessário criar algo concreto para que no final do projeto, depois de tanto trabalho, você não tenha que cancelar porque faltou um recurso que você deveria ter inserido ou excluído no início da projeção da relação de objetos.

Se vai precisar de sprites de dragões, já tenha em mente que, ou vai ter que criar você mesmo ou contratar alguém para isto(seja remunerando-o ou não). A parte de projeção é a mais estressante, pois infelizmente será o período onde ocorrerá diversas adaptações, sejam a contragosto ou não, todas deverão se adaptar aos recursos que você possui ou que tenha certeza que poderá adquirir.
Nao adianta tenta dar um passo maior que a perna, pois infelizmente nem sempre temos todos os recursos disponíveis, por isso, lhe digo: é melhor elaborar um projeto com poucos recursos mas rico em história e jogabilidade, do quê criar um projeto tão ambicioso sem ter tudo o quê precisa e depois ver o mesmo fadado ao limbo.

Lembre-se desta fórmula: Relação de Recursos + Projeto = Resultado Positivo

Ou seja: Projeto + Espectativa que conseguirá os recursos durante o desenvolvimento = Quebra de Projeto

Em suma, controle a ansiedade de produzir a parte contextual técnica (enredo, roteiro e GDD) de forma aprofundada e faça uma relação breve dos recursos que vai precisar baseado em suas ideias. Se pergunte:

Irei precisar de recursos exclusivos?

Se a resposta for SIM, procure aprender como vai desenvolver recurso x ou recurso y. Se achar que não tempo para estudar ou quê "não leva o jeito pra determinada coisa", considere formar uma equipe ou adquirir recursos de terceiros antes de se aprofundar suas ideias em forma de enredo e roteiro.

E sobre a parte das limitações da engine, o quê descrevi acima é válido para esta questão também. Saiba quais ferramentas você dispõe e quais os limites das mesmas em relação ao seu projeto antes de criar qualquer esquemática de sistema.

Para finalizar, gostaria de salientar que isto não é uma lei. É apenas uma forma de como aprendi e quê com o tempo se mostrou plausível e lógico conforme eu conhecia diversas obras e profissionais do ramo que me passaram conhecimentos, os quais organizei, experimentei e se tornaram eficazes e produtivos.

Espero quê de alguma forma eu tenha lhe sido útil  :XD:

Um abraço  :likeasir: :Okay_fix:

Sir Lobø comentou:
Espero quê de alguma forma eu tenha lhe sido útil  :XD:
Se essa é sua única dúvida já fique ciente que foi útil demais kkkkk Eu precisava ouvir isso... Geralmente quando eu acho que "é uma boa ideia fazer um dragão" eu tento de tudo mesmo sabendo da probabilidade de não dar certo. Vou tentar ser mais realista e unir tudo aquilo que desejo fazer com aquilo que está ao meu alcance, já perdi vários projetos por problemas similares.

Considero importante salientar que não há oposição entre planejamento e improviso - tive a impressão de que tal oposição esboçou-se na discussão. Mesmo numa jazz session, na qual o improviso é a lei, os músicos ainda precisam respeitar escalas, tons, ritmos, sendo que o improviso dá-se dentro de uma estrutura pré-definida por esses elementos que mencionei - até no jazz de forma mais livre, no qual o sistema tonal é abandonado, e a observância às escalas perde o sentido, existe sempre uma bússola. Planejar bem um projeto não significa abrir mão da espontaneidade. Mas ela deve vir concomitante o planejamento, e não, se me permitem a expressão vulgar, à moda caralha.
  Falo por experiência própria, além do projeto no RPG Maker, estou escrevendo um livro, e alguns "capítulos" desse livro surgiram após uma viagem, ou durante um flanar pela cidade; eu não esperava por eles, contudo, eles tinham lugar dentro do livro, não eram compostos de puras aleatoriedades. É preciso, sim, deixar passar um pouco de caos criativo, mas você não deve ser tomado por esse caos, pois corre o risco de perder-se nele.
  Penso num projeto como um mapa, uma cartografia que me dispõe de pontos de referência, mas um mapa de tipo especial, que pode ser remodelado, transformado, que lá no fim, quando olhamos retrospectivamente, percebemos espantados que ele não permaneceu o mesmo - e nem sequer nós mesmos.​

@ Kleber foi muito legal levantar esse tópico... Aprendi muito com todos e fiquei motivado para escrever uma matéria sobre o tema, mas voltado realmente para a produção do roteiro propriamente dito, ou seja, o texto. Quando escrevemos para um estúdio, por exemplo, sem participar da produção propriamente dita. Apenas através do texto e com isso os outros profissionais desenvolveram suas competências em cima do roteiro enunciado. Faço parte de uma associação chamada Encine - Encontro de Cineastas, Roteiristas e Produtores de Audiovisual do Alto Tietê. E o roteiro para produção é um problema muito discutido entre os produtores. Abraço!

RaonyFM comentou:
Considero importante salientar que não há oposição entre planejamento e improviso(..)

Concordo com o ponto do [member=1916]RaonyFM[/member]. Claro, expressando a minha visão relativa ao comentário dele, digo que isto é importante dentro das estruturas que lhe enviei acima.

Eu vejo este caos como aquela explosão de criatividade onde as ideias vem todas em sequência. Anote todas elas em um documento separado para não perder o feeling, e assim que possível, as organize. Ou seja, como o caro Raony sugeriu, "não se perca neste caos".

Lembrando que em obras literárias(também escrevo), as estruturas e sistemáticas de criação podem se diversificarem, mas em suma, a importância de usar a criatividade de forma que não se perca e se mantenha organizado na projeção de sua obra, é praticamente a mesma.

A criação de um universo para vossa historia é fundamental, para escrever uma historia complexa, precisamos ser naturalista em cada ponto, ou seja, deixar a historia bem real a quem irar ler. A inspiração em obras literárias é muito produtivo para historias complexas, eu amo escrever contos medievais, desde a economia a guerras, escolha o que gosta de ler e obtenha inspiração, não tente criar sozinho, temos muito material para estudar. O desenvolvimento de uma historia complexa, exige esforço do escritor, tem vezes que estamos escrevendo e perdemos o inicio e meio da historia, o que é normal em historias complexas, para que isso não aconteça, devemos colocar tópicos a cada vez que escrevemos, ou seja, se vou escrever por exemplo, sobre uma guerra entre reinos, vou colocar isso em um tópico separado, uma anotação se achar melhor, assim fica muito melhor para desenvolver sobre tal conto dentro da historia. Uma historia complexa, tem contos diversos, ou seja, a historia principal acaba sendo segundo plano, pois estamos focados em escrever o contexto geral para que a composição seja de um todo, não queremos uma historia com pontos contraditórios. Ao final de vossa obra literária, chega a hora de colocar a mesma em um jogo, o que deixa bem limitada a obra, um jogo com uma obra complexa, tem horas e horas de gameplay, mas para que não fique cansativo ao jogador, temos que saber dividir a historia, ou seja, resumir toda a obra e não esquecer de mencionar nada, para que o jogador não se sinta enganado quanto a nossa obra, se conseguir colocar toda a historia em um jogo, eu tenho que cumprimentar vossa senhoria. Uma obra complexa, exige esforço, dedicação e maturidade, pois tem vezes que devemos fazer escolhas difíceis para não comprometer toda a obra

Voltar
Topo Inferior