kleber comentou:Vou dar um exemplo bem bobo: Imagina que desenvolvi uma história onde a todo momento é dito sobre um tal dragão, mas na hora do desenvolvimento eu descubro que não consigo criar um sprite dele (não encontro online nem nada). O que irei fazer se não consigo usar um dragão no jogo? Outro exemplo seriam as limitações técnicas no RPGMaker, durante a história posso colocar algumas coisas que na prática não podem ser feitas com o Maker.
Modificar mensagem
Bom, [member=1674]kleber[/member]...compreendi seu ponto. Mas é aí que entra a palavra orçamento ou se preferir, "relação de recursos". Na época em que eu estava a me envolver com curta-metragens(creio que aos 15 anos), eu escrevia muitas histórias mirabolantes com locais e seres místicos, mas quando adentrei realmente neste mundo, a realidade apareceu, e me perguntava "de onde Diabos vou fazer um Dragão aparecer no filme?". Foi aí que comecei a aprender 3D compose e edição de vídeo avançada para inserir estes seres digitalmente.
Imagine que eu seja roteirista e diretor de um filme, e queira abrir a cena desta película em questão com 10 camaros amarelos. Meu produtor me vem e diz "Cara, a gente consegue apenas 5 fuscas pretos". Ou seja, já terei que modificar uma parte de minha ideia, e ao invés de usar um Camaro como carro principal, usarei o Fusca. A não ser que eu tenha condições de alugar esta frota de uma arrendadora de veículos ou tenha um amigo que possa me fornecer os carros.
Bom, o quê quero dizer é: antes de criar o projeto em si, tenha certeza de quê possui as ferramentas e os recursos necessários. Independente se vai comprar um recurso ou convocar alguém para ser o desenvolvedor deste recurso em questão, é necessário criar algo concreto para que no final do projeto, depois de tanto trabalho, você não tenha que cancelar porque faltou um recurso que você deveria ter inserido ou excluído no início da projeção da relação de objetos.
Se vai precisar de sprites de dragões, já tenha em mente que, ou vai ter que criar você mesmo ou contratar alguém para isto(seja remunerando-o ou não). A parte de projeção é a mais estressante, pois infelizmente será o período onde ocorrerá diversas adaptações, sejam a contragosto ou não, todas deverão se adaptar aos recursos que você possui ou que tenha certeza que poderá adquirir.
Nao adianta tenta dar um passo maior que a perna, pois infelizmente nem sempre temos todos os recursos disponíveis, por isso, lhe digo: é melhor elaborar um projeto com poucos recursos mas rico em história e jogabilidade, do quê criar um projeto tão ambicioso sem ter tudo o quê precisa e depois ver o mesmo fadado ao limbo.
Lembre-se desta fórmula: Relação de Recursos + Projeto = Resultado Positivo
Ou seja: Projeto + Espectativa que conseguirá os recursos durante o desenvolvimento = Quebra de Projeto
Em suma, controle a ansiedade de produzir a parte contextual técnica (enredo, roteiro e GDD) de forma aprofundada e faça uma relação breve dos recursos que vai precisar baseado em suas ideias. Se pergunte:
Irei precisar de recursos exclusivos?
Se a resposta for SIM, procure aprender como vai desenvolver recurso x ou recurso y. Se achar que não tempo para estudar ou quê "não leva o jeito pra determinada coisa", considere formar uma equipe ou adquirir recursos de terceiros antes de se aprofundar suas ideias em forma de enredo e roteiro.
E sobre a parte das limitações da engine, o quê descrevi acima é válido para esta questão também. Saiba quais ferramentas você dispõe e quais os limites das mesmas em relação ao seu projeto antes de criar qualquer esquemática de sistema.
Para finalizar, gostaria de salientar que isto não é uma lei. É apenas uma forma de como aprendi e quê com o tempo se mostrou plausível e lógico conforme eu conhecia diversas obras e profissionais do ramo que me passaram conhecimentos, os quais organizei, experimentei e se tornaram eficazes e produtivos.
Espero quê de alguma forma eu tenha lhe sido útil :XD:
Um abraço :Okay_fix: