🤔 Para Refletir :
"Publique seu jogo. Dê a cara a tapa. Vai ter hater? Sim, porque você foi lá e fez, tem gente que nem faz!"
- HenriqueGibi

Como você divulga seu jogo?

BENTO Masculino

Coração Valente
Membro
Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Juntou-se
21 de Julho de 2015
Postagens
1.726
Bravecoins
468
Olá meus amigos como vão!

xcNVQqo.jpg

Desde que comecei a me aventurar a estudar, aprender e escrever e tentar desenvolver jogos no RPG Maker, percebi que o marketing é de vital importância para o sucesso de um jogo (mesmo que um jogo não seja muito bom em termos técnicos e gráficos) e não pode ser desconsiderado na hora da criação do game, por exemplo, o meu jogo Yuru Yuri Perfect Math (Educativo/Matemático/Puzzle/Quiz) lancei em duas escolas e divulguei nas comunidades em redes sociais, trailers no youtube, Enviei para vários canais de GamePlayer do youtube para futuros reviews, até que o amigo Bruce Azkan criou um post muito bem elaborado em seu site: Bruce Azkan

Houve muitos comentários e um bom debate sobre jogos educacionais passando de 100 depoimentos. Realizei uma parceria com o canal do amigo @Player Banzai. Além disso, confeccione pôster/banner e artbooks para ajudar na divulgação.
Enfim, essa foi minha estratégia de um completo inexperiente no que se refere à divulgação e marketing de um jogo Indie. Diga lá, como você divulga seu jogo? Contribua sua experiência com outros desenvolcedores. Desde já agradeço!

Última edição:
Minha divulgação sempre resumiu-se em mostrar para meus amigos e postar em algum fórum. Nunca liguei tanto para "joga o meu jogo" já que me divirto mais na produção, mas realmente só posto se tem algo que é interessante de mostrar (algo como "olha, consegui fazer isso").

Você seguiu o caminho certo [member=164]BENTO[/member], esse é o caminho indicado pra qualquer desenvolvedor, mesmo se o jogo não for comercial. Mas se fosse um jogo comercial, seria bom investir uma grana no marketing pago do Facebook e Twitter também. :awesome:

Bom, eu comecei divulgando meu projeto em fóruns, como o Condado, e em páginas do Facebook voltadas para a área de desenvolvimentos de jogos. Também pretendo lançar um trailer futuramente, que já possui uma data mais ou menos específica. E antes dele, lançarei um teaser que já está sendo produzido. Outra forma de divulgá-lo é mantendo uma certa atualização sobre novidades e fases do desenvolvimento. Também pretendo levá-lo para o Youtube, assim que a demo estiver disponível.​

Ótimo ponto, professor.

Eu divulgo meus trabalhos de variadas formas. Mas as principais são o processo dele(em fóruns, grupos e redes sociais) e o trabalho final em portfólios, como meu site pessoal, página no Facebook, Behance, Artstation.
Como sou do ramo da ilustração, acaba que não tenho experiência com divulgação de jogos em si.

Mas eu faria o mesmo processo, só trocando o ponto final, que é onde eu substituiria os portfólios por plataformas como a GoG e outras indies com boa receptividade pra amadores.

Espero conseguir boas dicas nesse debate!

Muito obrigado pelos comentários  :Okay_fix:

Minha divulgação sempre resumiu-se em mostrar para meus amigos e postar em algum fórum. Nunca liguei tanto para "joga o meu jogo" já que me divirto mais na produção, mas realmente só posto se tem algo que é interessante de mostrar (algo como "olha, consegui fazer isso").

Olá [member=1330]HermesPasser[/member] cara conheci seu blog  :Okay_fix:

Você seguiu o caminho certo [member=164]BENTO[/member], esse é o caminho indicado pra qualquer desenvolvedor, mesmo se o jogo não for comercial. Mas se fosse um jogo comercial, seria bom investir uma grana no marketing pago do Facebook e Twitter também. :awesome:

E sites especializados em jogos Indies é recomendado?  [member=1673]CleanWater[/member]

Bom, eu comecei divulgando meu projeto em fóruns, como o Condado, e em páginas do Facebook voltadas para a área de desenvolvimentos de jogos. Também pretendo lançar um trailer futuramente, que já possui uma data mais ou menos específica. E antes dele, lançarei um teaser que já está sendo produzido. Outra forma de divulgá-lo é mantendo uma certa atualização sobre novidades e fases do desenvolvimento. Também pretendo levá-lo para o Youtube, assim que a demo estiver disponível.

Legal [member=1916]RaonyFM[/member]

Valeu [member=426]Bruce Azkan[/member] e obrigado!

[member=164]BENTO[/member] deves ter visto, mas lá tem 3 projetos que nem postei aqui. :)
Quem sabe um dia.

E sites especializados em jogos Indies é recomendado?

Depende do site [member=164]BENTO[/member] , tive ótimas experiências com alguns sites e Youtubers, assim como também tive experiências terríveis.

Procura dar uma olhada em que tipo de conteúdo o site/Youtuber posta primeiro, e conversar com quem for divulgar seu jogo pra saber se está disposto a fazer um trabalho "sério".

Depende do site [member=164]BENTO[/member] , tive ótimas experiências com alguns sites e Youtubers, assim como também tive experiências terríveis.

Procura dar uma olhada em que tipo de conteúdo o site/Youtuber posta primeiro, e conversar com quem for divulgar seu jogo pra saber se está disposto a fazer um trabalho "sério".

Ótimas dicas [member=1673]CleanWater[/member] pode até parecer óbvio, mas lembro de uma frase... (tenho um caderno só de máximas) que dizia:

Qualquer idiota é capaz de pintar um quadro. Mas só um gênio é capaz de o vender.
Samuel Butler

Muito Obrigado!

Pro meu atual projeto, que é comercial, eu estou recorrendo a uma publisher pra dar um empurrão na divulgação. Abrir mão de 30% do faturamento, em troca de maketing feito por uma empresa que tem contatos importantes... O quanto isso vai valer a pena, eu não sei.

Além disso, na próxima semana, eu vou pagar um youtuber pra fazer um vídeo patrocinado.

Também cheguei a tentar a fazer um pouco de divulgação no Twitter. Mas a visibilidade não foi muito boa...

Acho muito importante essa parte do marketing. O mercado de jogo está crescendo muito, mas tem muito shovelware nas lojas. Só produzir o jogo não é mais o suficiente. Eu não gostaria de ver o projeto no qual investi mais de 1100 horas de trabalho, desaparecer no mar de tranqueira das distribuidoras.

Olá [member=164]BENTO[/member] \o, na verdade quando cheguei a divulgar meus jogos fracassos foram pelas redes sociais, tipo facebook ou o pinterest, mas como você sabe, jogos fracassos, no momento não estou divulgando "nada", kkkkkk, vai que estou e não sei, mas acho ótima a sua técnica de divulgação, ela é bem sutil, continue com ela, o YouTube é muito bom pra te ajudar no marketing, mas os canais sobre RPG Maker não tem tanta visualização, infelizmente, é a realidade, vou te indicar alguns que conheço que tem mais visualizações, não garanto que conseguirá entrar em contato:

ElectronicDesireGE - Ele joga tanto jogos indies quanto alguns famosos que saem, na playlist dele da pra ver que ele jogou o doki doki literature club, Sally face, Papers Please (adoro esse jogo) entre outros que são indie.
https://www.youtube.com/user/ElectronicDesireGE/playlists

Felps - Ele sempre postou jogos indie, ele não posta lançamento de outros jogos, só se for indie e ele joga de todo o tipo.
https://www.youtube.com/user/FollowTheGamer/playlists

Nautilus - Conheci recentemente, é um canal sobre jogos indie.
https://www.youtube.com/user/nautiluslink/playlists

[member=1330]HermesPasser[/member] quais são os seus projetos? poderia me mandar o link por mp?? ai eu vou jogar e comento lá, kkkkkkk, mas me dê um tempo pra isso, eu sou bem atarefada.

Eu só posto um tópico em um lugar e coloco um link/banner/screen na assinatura. Não gosto de perder tempo divulgando, tempo que eu poderia estar usando para criar mais coisas para meu game.

Eu deixo para que os jogadores façam a divulgação para mim. A popularidade do meu jogo estourou quando um gameplay passou dos 100.000 views, daí vários outros gameplays vieram e foram criadas pelo menos duas comunidades não-oficiais do meu jogo no facebook.

O que eu iria fazer se fosse me empenhar no marketing de um jogo gratuito: Postar atualizações no tópico toda semana (ou pelo menos mês); Criar um Twitter (para o desenvolvedor, não para o jogo até ele ter uma comunidade legal); Criar uma página no Facebook. Postar screenshots em todo e qualquer lugar propício a isso (mas com um mínimo de intervalos para não virar spam) contanto que tenha uma visualização mínima; Postar em comunidades relacionadas ao tema; Contactar youtubers e outras pessoas com relevância mínima e entendimento básico do jogo/gênero para falar do meu jogo.

Crabs comentou:
Pro meu atual projeto, que é comercial, eu estou recorrendo a uma publisher pra dar um empurrão na divulgação. Abrir mão de 30% do faturamento, em troca de maketing feito por uma empresa que tem contatos importantes... O quanto isso vai valer a pena, eu não sei.
Quase todos os jogos feitos por estúdios pequenos (menos de 50 pessoas) e que não tenham algo que cause nome na indústria (como a Level-5 Comcept que era conhecida por ser a empresa do pai do Megaman) precisam de publishers para emplacar. O problema é que existem publisher que são aproveitadoras, o que não parece seu caso, já que 30% me parece um valor baixo para um micro estúdio que eu chuto ser o seu caso, [member=1927]Crabs[/member]. Já vi publisher pedirem valores maiores e os desenvolvedores depois afirmarem que valeu a pena.

Resumindo: Pesquise se a publisher tiver casos de sucesso. Talvez compense até mesmo entrar em contato com os outros clientes dela para pedir referências.

Pois eu já estou pensando nisso. Vou fazer panfletos e colar na universidade, nas escolas onde dou aula e etc.
Vou colar a na minha testa <3

LucasRiot comentou:
Pois eu já estou pensando nisso. Vou fazer panfletos e colar na universidade, nas escolas onde dou aula e etc.
Se seu objetivo com isso é ter bastante gente jogando, esse é um péssimo jeito de divulgar o projeto, na minha opinião.

Mesmo a galera Indie que expõe em eventos, como BGS (e pagam cerca de R$: 4.000,00 por +/- 6m²), admitem que esse tipo de coisa é melhor para playtesting e networking do que converter diretamente em downloads.

FL comentou:
LucasRiot comentou:
Se seu objetivo com isso é ter bastante gente jogando, esse é um péssimo jeito de divulgar o projeto, na minha opinião.

Mesmo a galera Indie que expõe em eventos, como BGS (e pagam cerca de R$: 4.000,00 por +/- 6m²), admitem que esse tipo de coisa é melhor para playtesting e networking do que converter diretamente em downloads.
Está fora de cogitação esse método. Até porque o meu projeto não é comercial, muito pelo contrário rsrs

O negócio é espalhar a palavra. Já tenho várias questões em mente para meu jogo. Vou lançá-lo em várias comunidades (Gringas e BR), assim como irei, com a cara e a coragem, investir no lançamento na Steam, para que o jogo tenha ainda mais visibilidade. Estou fazendo um esforço danado para ter o game em duas línguas, mas acredito que valha a pena. Também já comecei a entrar em certos grupos no Facebook cujo assunto está ligado ao meu jogo, pois futuramente, poderei usar os grupos para divulgar meu game. Também já tenho guardado planos para criação de um Site para o game, Página no Facebook e conta no Twitter, além de divulgar vários vídeos sobre o game no Youtube. Aqui no condado temos um ótimo canal de divulgação, que é o Primeiras Impressões, feito pela equipe de Marketing do Fórum, além de termos contato direto com o Player Banzai para dar aquela forcinha no Youtube se ele tiver interesse no game. Como disse no começo, o negócio é espalhar a palavra, quanto mais mídias tiverem conhecimento de seu jogo, mais pessoas vão descobri-lo. Eu darei foco inicialmente em tentar ganhar aqueles que já conhecem a IP por trás do meu jogo, e com o tempo, aqueles que não conhecem vão despertando interesse e vindo também.

Criei esse post em Janeiro de 2018, portanto agredito que hoje temos diversas maneiras de divulgação, no entanto, estou desatualizado. Todavia, acredito que os desenvolvedores veteranos poderiam contribuir com o debate.

Desde já agradeço!

Voltar
Topo Inferior