🤔 Para Refletir :
"Se é seu amigo, não peça uma key do jogo dele: compre para apoiá-lo!"
- HenriqueGibi

Como você divulga seu jogo?

Rapaz, boa questão essa ai ein :D

Eu não sou lá um grande marqueteiro, mas uso das redes sociais, facebook, youtube e principalmente o twitter para divulgar.
O twitter tem uma grande vantagem q é as hashtags, vc não precisa ter exatamente seguidores para que as pessoas vejam seu twitter, basta incluir as hashtags certas, há muitos bots tbm, ele ajudam compartilhando conteúdos que tenham certas hashtags, por conta disso, sempre vai ter gente interessada vendo o seu twitte.

O Youtube tbm é um meio interessante, pois levem em consideração q as Tumbnails aparecem nas espreguiças do google em imagens, e claro, os vídeos tbm, outro ponto relevante, é q, ao menos eu, gosto de incluir um "termo genérico", no titulo, ou nas palavras chaves.

dai, o que seria esse termo genérico?
eu to fazendo um game de plataforma, dai coloco o termo, jogo de plataforma no rpg maker, ou Jogo inspirado em castlevania, etc... algo que chame a atenção de possíveis interessados, e isso meio q da certo.
principalmente no twitter.

Tbm tenho uma page no facebook, e posto nela (bem de vez em quando), mas dai compartilho em grupos, de desenvolvimento de jogos, e grupos de fãs de um determinado estilo de game.

PS: Não considero divulgação em grupo de Devs algo realmente interessante, embora eu o faça com frequência, esses grupo são voltados para criadores, logo, eles estão mais interessados em "como você fez" ou "precisa melhorar isso ai", do que de fato em comprar o seu game no futuro, não que isso não vá acontecer, pode acontecer com certeza, pois eu mesmo ja comprei game de colegas de grupo, mas vale levar em consideração que desenvolvedor, não é publico alvo.

Infelizmente sendo o cara da carta O TÓPICO QUE RENASCE, mas acho que posso acrescentar na conversa contando minha experiência.

Meu projeto é o Ekorella Vol 1, que tem postagens aqui no forum que datam de 2016. Foi a primeira vez que criei coragem de postar um projeto meu, mesmo sendo da comunidade desde 2017 [por n fatores que não cabem aqui]. Final de 2018 eu decidi criar uma versão mais "definitiva" do jogo, após hiatos de meses, e então postei uma nova atualização, mais ou menos da época que o jogo foi projeto da semana lá no Centro RPG Maker. Sobre postar em fóruns da comunidade é aquilo que alguém me respondeu em uma postagem minha: aqui é uma comunidade de desenvolvimento, as pessoas vem mais para discutir sobre esse assunto e postar seus trabalhos do que pra de fato procurar jogos pra baixar. Sem juízo de valor, é só que o objetivo é diferente.

Essa parte está sendo um relato pessoal, pra poder embasar o que eu quero concluir

Então tinha esse canal, Amdré Young, onde uma série de videos sobre jogos dos inscritos era frequente, e numa dessas tinha um link pro discord, onde você poderia mandar jogos, que poderiam entrar nesses videos. Eu entrei, mandei um link do Ekorella ainda no GoogleDrive pro Amdré, isso era janeiro de 2019. Corta pra Maio, eu já desanimado com o jogo pela baixa repercursão, pensando em outro hiato de um ano até voltar a ter ânimo pra um novo projeto quando, do nada, abro o Youtube e o personagem do meu jogo tá na THUMBNAIL de um video do Amdré Young. Meu coração gelou, pois lá também era espaço de zoar jogos ruins. Entre comparações com Undertale [risos] e surpresa ao ver um jogo de RM com gráfico original meu jogo foi elogiado, e ficou um tempo em alta nos trendings de...undertale...Mas valeu à pena. Em um dia, UM DIA, o jogo teve 800 downloads na gamejolt.

Minha conclusão de tudo isso, tendo passado quase 2 anos, é que a divulgação do seu jogo é importante no geral, mas existe um ponto crítico onde o investimento deve ser feito: Influencers. Principalmente aqueles que se alinham com a proposta do seu jogo e tem um público que tem interesse nisso. O jogo tem que ter um apelo à criação de conteúdo de fãs, pra gerar uma comunidade ativa e engajada, e ter um fator muito subjetivo que eu chamo de "streamável". Se seu jogo for divertido de transmitir em live, ele pode ser um grande sucesso. Por isso que tem jogos maravilhosos que não despontam, por terem um fluxo lento ou usar de mecânicas menos dinâmicas, e existirem jogos de terror mal feitos, cheios de recursos baratos como jumpscares, que são sucessos estrondosos. Não é só marketing, é fazer o negócio marketável desde o conceito também.

Claro que existem ponto de nicho, como um jogo inspirado em undertale ser divulgado na comunidade de undertale e ser reconhecido naquela comunidade, mas sem muito potencial de atrair quem está fora daquela bolha. Se você vende isqueiros anuncie no canal do cara que faz review de isqueiros com 20k de inscritos, pois é mais provável que esse público engaje mais que um canal de 2 milhões que fala de um assunto nada a ver. Então, é isso que eu tinha pra dizer baseado nas minhas percepções, que como não sou nenhum marqueteiro podem estar muito erradas.

Eu prefiro apostar em marketing de conteúdo. Dependendo do tipo de jogo que você cria, o próprio processo de produção e pesquisa pode gerar um conteúdo valioso.

O tipo do conteúdo? Tanto faz. Post no Instagram, vídeos no YouTube, posts em um blog. O importante é gerar algo de valor para um público específico, e de quebra colocar o seu jogo no meio.

Se formos levar em consideração uma maneira efetiva de divulgação o Alex e o Junior estão certos, influencers grandes do nicho do projeto podem gerar um retorno imenso. O problema é que alcançar esses influencers de maneira gratuita é uma tarefa complicada.
Gerar conteúdo como o Terere falou parece interessante, já me foi sugerido isso até, no entanto a logística disso parece complicada, pelo menos pra mim.

Anyway... eu divulgo o game onde eu consigo, sempre postando no twitter e colocando os Dev Logs em dia quando posto alguma atualização, uma coisa que tento fazer é entrar em contato com youtubers pequenos, que geralmente são contatados mais facilmente, para tentar gerar mais conteúdo sobre o jogo.

Dei sorte que meu game vai aparecer em uma revista nova do nicho (FPS retrô), com isso espero ganhar bem mais visibilidade pra uma campanha de financiamento coletivo ser algo viável.

Se formos levar em consideração uma maneira efetiva de divulgação o Alex e o Junior estão certos, influencers grandes do nicho do projeto podem gerar um retorno imenso. O problema é que alcançar esses influencers de maneira gratuita é uma tarefa complicada.
Gerar conteúdo como o Terere falou parece interessante, já me foi sugerido isso até, no entanto a logística disso parece complicada, pelo menos pra mim.

Anyway... eu divulgo o game onde eu consigo, sempre postando no twitter e colocando os Dev Logs em dia quando posto alguma atualização, uma coisa que tento fazer é entrar em contato com youtubers pequenos, que geralmente são contatados mais facilmente, para tentar gerar mais conteúdo sobre o jogo.

Dei sorte que meu game vai aparecer em uma revista nova do nicho (FPS retrô), com isso espero ganhar bem mais visibilidade pra uma campanha de financiamento coletivo ser algo viável.
Marketing de conteúdo é realmente algo trabalhoso, necessita de bastante planejamento pra conciliar com a rotina de dev, ainda mais se vc fizer tudo sozinho igual eu kkkkk.

Mas eu digo que vale a pena. Você cria uma audiência e ainda ganha autoridade.

Eu escolhi fazer vídeos para o YouTube voltados pro pessal que é gamedev, mas já estou vendo formatos de fazer eles atrativos para o público consumidor. Vou poder por em prática essa estratégia em meu jogo futuro.

Uma coisa que eu acho interessante para todo game dev, é ter algum investimento focado para geração de tráfego (ações na bolsa, Fii, algum info produto etc). Assim você sempre vai ter um ativo gerando dinheiro voltado exclusivamente para o marketing dos seus jogos.

Voltar
Topo Inferior