Drene'die.
meme desnecessário só pra não ficar tópico texto-puro
Galera, eu tava aqui olhando umas coisas nos meus projetinhos pessoais e notei o quão difícil é a vida de alguém no GameDev que não entende tanto de programação.
Ganhei um curso recentemente, bem completão, de Javascript e aí chegaram umas dúvidas:
- É exatamente por aqui que eu deveria começar se eu quisesse de fato aprender programação?
- Existe um caminho mais efetivo?
- Como meus colegas de comunidade traçaram seus caminhos na programação?
Enfim, podem discutir um pouco disso comigo se não for pedir muito?
A participação e quantidade de dicas e histórias compartilhadas foi incrível, vou deixar um compilado resumido aqui de pontos que achei interessante de cada um que colaborou, porque isso pode ser útil pra quem esteja com a mesma dúvida futuramente:
DICAS
Contribuição dos camaradas sobre o assunto:
@DadoCWB
- Existe livros que te ajudam a ter uma noção rápida da coisa, mas na prática esse conhecimento "limitado" pode ser frustrante.
- O RPG Maker é um bom meio de entender a lógica de programação, quando trabalhamos com eventos e vamos deixando os projetos mais complexos.
- Java Script é uma linguagem de alto nível que trata tudo por referência. Muita cois nela não é trivial.
- Se a intenção é desenvolver pra web ou pra games, compensa estudar a estrutura da linguagem e técnicas de resolução de problemas da mesma.
- Se o interesse é desktop e automação, melhor C e JAVA.
- Algumas vezes você passará mais tempo corrigindo bugs do que programando.
- É bom estudar fundo a linguagem antes de se aventurar em um projeto grande.
- É possível aprender variáveis, estruturas condicionais e operadores com o RPG Maker.
- É interessante aprender um pouco de C e lidar com estruturas de dados simples (filas, pilhas e árvores).
- É sempre válido aprender boas práticas de linguagem.
@Dr.XGB
- A Linguagem C é ótima para treinar lógica e mais pra frente dá pra estudar Assembly pra entender como um processador trabalha, já que seus comandos se comunicam diretamente com cada registro dele.
- Eu recomendo SEMPRE começar por Java que vai dar uma estrutura muito bacana. Você consegue aproveitá-lo para o desenvolvimento Web quando começar a falar de SpringBoot, que já é um framework em Java para servidores.
- Sobre web front-end, JavaScript é a única linguagem possível para se estudar.
@Strato
- Para começar a programar msm recomendo Python.Acho que ele é o mais "próximo" das linguagens de programação convencionais. JavaScript é uma aberração que ao longo do tempo começou a ficar decente com a chegada do NodeJS e mais alguns anos adiante com a chagada do maravilhoso TypeScript.
- Aprender os conceitos de orientação objeto faz bastante diferença quando se tem alguma bagagem. Não acho que alguém iniciando deva se preocupar com isso, mas sim em como resolver problemas e isso significa resolver com a linguagem de programação que você for capaz de colocar pra rodar, indiferente dela ser a "ideal" ou não.
- Sobre o caminho mais efetivo, para mim foi ler livros de programação voltados para resolver algum problema em especifico. Por exemplo, uma vez tive uma task para automatizar processamento e upload de imagens, então comecei a ler um livro sobre tema relacionado. Essa é a forma que aprendo com grande eficácia, dai depende de cada pessoa também.
@Hudell
- Se você sabe usar os comandos de eventos como variáveis, chamar evento comum, condições, loops e etc, então você já sabe programar.
@BENTO
- Não tenho vergonha em dizer que comecei com o Scratch que é uma linguagem de programação criada em 2007 pelo Media Lab do MIT para ensinar programação para crianças.
@Luckvan
- Além dos fluxogramas, comecei aprendendo a codificar com o Portugol utilizando o Software Visualg.
- Ao estudar sozinho, quando estou tomando controle do conhecimento eu sempre vou e penso "Vou fazer uma coisa com o conhecimento que acabei de aprender, e farei da minha forma" E assim o controle da programação e dos comandos da linguagem vão sendo enraizadas em minha mente.
- Além de estudar a linguagem, conhecer sua documentação (Para futuras checagem), é importante sempre ter controle do que pode fazer com as ferramentas que a linguagem te dá.
@gabrielschade
- Se você usa comandos de eventos você já programa em algum nível. A diferença é está em como você expressa sua intenção, com botões clicáveis ao invés de linhas de código.
- Uma coisa que no geral programadores tem e que recomendo fugir disso é esse amor por uma linguagem X ou Y, entenda linguagens como ferramentas (que é o que elas são
- Se você tem dificuldades com inglês sugiro começar com Portugol, porque ele irá omitir essa parte. No começo é interessante você associar o nome dos comandos às ações que eles fazem seu programa tomar. Mas de novo, somente se você tem dificuldades com o inglês.
- Orientação à objetos: é bastante popular e útil, sugiro C# ou Java para aprender ela.
- Programação Web (Front-end): vai ser JavaScript mesmo (tem outras coisas, mas JS é BEM popular)
- Programação Web (Back-end): Java, C#, JavaScript, Python
- IA: Python e R
@Resque
- Sempre que preciso aprender uma linguagem de programação nova, seja para usar no trabalho ou em projeto pessoais, eu crio um game, pois sei que ali eu vou passar por todos os pontos da linguagem.
@Vixen
- O importante é a lógica de programação e conhecer a funcionalidade das rotinas.
- Tem até uns apps bem legais como o Mimo (ensina programação mais ou menos como o Duolingo e o Badoo ensinam línguas).
Última edição: