🤔 Para Refletir :
"De pixel a pixel, os tiles compõem o Mapa."
- Core32

Como vocês mantem o foco?

IronDoll

Plebeu
Membro
Membro
Juntou-se
24 de Fevereiro de 2017
Postagens
30
Bravecoins
0
Como vocês mantem o foco quando estão estudando ou desenvolvendo alguma coisa?

Eu tenho uma enorme dificuldade em focar nos meus objetivos. Atualmente tenho que estudar para o Enem e estudo também programação. Mas eu sempre escapo do foco, pensando em coisas aleatórias, me distraindo com alguma coisa ou até indo pesquisar sobre uma coisa relacionada ao conteúdo e indo parar num assunto que não me interessa...

Eu costumo usar música para concentrar-me. Quando estou escrevendo, desenvolvendo ou estudando, normalmente, coloco alguma música para tocar durante o processo, isso ajuda-me a manter a concentração. Como sofro de TAG, minha capacidade de concentração é terrível. Ah, sim, e quando preciso planejar ou pensar sobre algo, sem ter que me sentar num lugar fixo, abrir um livro ou usar o computador, eu costumo andar pela casa, incrivelmente, isso me mantém focado na ideia, mas não aconselho fazer isso se você não mora sozinha, pois vão pensar que você é maluca. =X​

Meditação.
Talvez nunca existirá nada tão bom para aquietar a mente!

Acostume-se e só lhe trarão benefícios.
Um abraço.

Do mesmo jeito que o [member=1916]RaonyFM[/member] disse, eu também costumo ouvir músicas! Geralmente eu escolho músicas onde não tem ninguém cantando nem atrapalhando, fazendo o meu cérebro entrar totalmente no universo da música, fazendo assim me relaxar! :3 (Nossa, essa frase ficou um pouco estranha! :P)

Música sem voz, como o [member=1916]RaonyFM[/member] e [member=1361]Wesley Jesus[/member] disseram, de preferência relacionado ao que estou desenvolvendo (tipo, se o jogo é RPG, e estou criando uma vila, pego uns temas de vila do RTP pra ouvir por exemplo).

Mas o mais importante: Desligar a internet! :XD:

Eu sempre ouço música quando tento manter o foco em algo, as vezes um podcast, isso ajuda principalmente pois evita que eu me distraia com sons a minha volta. Se eu estiver com pouco foco mesmo então acho melhor uma música que não tenha vocais.
Outra coisa que faço é dar pausar depois de um determinado tempo de foco ou quando alguma etapa do que estou fazendo acaba (como um capítulo de livro, classe montada).
Se realmente não ajudar deixo a tarefa de molho por um tempo até eu estar mais "ativo".

[member=1673]CleanWater[/member] Eu também faço isso! XD
Geralmente músicas tristes me ajudam a criar momentos tristes, enquanto músicas alegres me ajudam com momentos alegres! :)

Eu não quero muito fugir do assunto do tópico, mas aqui estão algumas músicas que eu costumo ouvir:
"Sentimento de reflexão... O que somos nós seres humanos nesse infinito universo?"
https://www.youtube.com/watch?v=V3UK9RYf28c

"Sentimento de nostalgia e alegria! Somos invencíveis juntos! Venha comigo e vamos abrir as asas para voar! Juntos podemos fazer tudo que quisermos!"
https://www.youtube.com/watch?v=XM66vn3z4sw

"Vamos juntos navegar pelo mar... Só eu e você, juntos em direção ao horizonte..."
https://www.youtube.com/watch?v=Qp7GqByw9ZI

Em game dev eu costumo me atentar ao máximo possível no quê estou fazendo, geralmente eu não deixo nenhuma aba de navegador aberta ou coisa assim, o mesmo vale para estudos, a verdade é que às vezes, se for coisa de estar estudando para aprender, o desfoque até vem, creio que pelo fato de realmente ser um pouco complicado aprender algo novo, no caso de algo que já se está acostumado, bom, aí acho diferente, desfocar pode ser causa natural mesmo! XD

Mas coloque o pulso firme no peito e tenha determinação, que você chega aonde quer!

Marinhomaker comentou:
geralmente eu não deixo nenhuma aba de navegador aberta ou coisa assim
Comigo é meio o contrário! Tem tantas abas no Chrome que eu sempre acabo com uma tonelada de páginas no fim do dia! Mais ainda no TV Tropes:P

Wesley Jesus comentou:
Marinhomaker comentou:
Comigo é meio o contrário! Tem tantas abas no Chrome que eu sempre acabo com uma tonelada de páginas no fim do dia! Mais ainda no TV Tropes:P

Internet é muito bom pra fazer pesquisa. Eu pesquiso muito antes de desenvolver algo também, assim como também jogo alguns games em prol da pesquisa. :XD:

Só que eu procuro "fazer anotações" em vez de ficar parando pra entrar em sites, me distrair com ads, esperar a página carregar, ver notificações de qualquer coisa, etc.

Eu tenho uma folha em branco do lado do PC que sempre anoto o que quero pra consultar depois quando for desenvolver. Minhas anotações parecem os rabiscos do avô do Endo do Super Onze, mas tá valendo. :XD:

Internet é muito bom pra fazer pesquisa. Eu pesquiso muito antes de desenvolver algo também, assim como também jogo alguns games em prol da pesquisa. :XD:

Só que eu procuro "fazer anotações" em vez de ficar parando pra entrar em sites, me distrair com ads, esperar a página carregar, ver notificações de qualquer coisa, etc.

Eu tenho uma folha em branco do lado do PC que sempre anoto o que quero pra consultar depois quando for desenvolver. Minhas anotações parecem os rabiscos do avô do Endo do Super Onze, mas tá valendo. :XD:
Lol, eu me identifico com esses rabiscos, cara! XD

Engraçado que eu sempre penso: "O que raios as pessoas iriam pensar se vissem sem nenhum contexto esses rabiscos?" Ainda mais porque eu costumo usar muitos "codinomes" e muitas vezes tem pérolas escritas no papel do tipo "O bobão mata o inteligente/Fulana beija a fulana? O fulano morreu? A morte foi pelo Alien do planeta Júpiter?" :P

A maioria usa musica pra se focar, eu também gosto de ouvir musica enquanto estudo. Eu escuto mais Lo-Fi Hip Hop, chiptunes ou as musicas do Project Destati.
Exemplos:
A radio de lo-fi que eu costumo ouvir:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=RBM8Dp0Zhog[/youtube]

Amo esse canal de chiptunes:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=y62kofBV7IY[/youtube]

A minha musica favorita:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=vR8sz24Nybw[/youtube]

Mas as vezes me distrai mais dependendo do que eu estou ouvindo, tipo ouvir minha banda favorita Panic! At The Disco me deixa com vontade de dançar e eu só consigo pensar na voz do vocalista :ksksks:

Rhit comentou:
Meditação.
Talvez nunca existirá nada tão bom para aquietar a mente!

Eu já tentei meditar, o PDT da minha antiga turma tentou ensinar, mas eu não consigo, o simples ato de inspirar e expirar fazem meus pulmões explodirem nem sei como estou viva com o pouco fôlego que eu tenho e quando mandam imaginar algo relaxante eu queimo meu cérebro tentando pensar apenas nisso.

CleanWater comentou:
Mas o mais importante: Desligar a internet! :XD:

Eu estudo pela internet, vendo videos no youtube e por estar no youtube sou bombardeada com muitos assuntos. Quando estou sem internet dou uma olhada nas apostilas que eu tenho, mas não consigo manter o foco na leitura. nem nos meus livros favoritos eu consigo

HermesPasser comentou:
Outra coisa que faço é dar pausar depois de um determinado tempo de foco ou quando alguma etapa do que estou fazendo acaba (como um capítulo de livro, classe montada).
Se realmente não ajudar deixo a tarefa de molho por um tempo até eu estar mais "ativo".

Dar um tempo é muito bom para esfriar a cabeça, mas as vezes eu esqueço a tarefa de vez e quando vou ver não fiz quase nada.

CleanWater comentou:
Wesley Jesus comentou:
Marinhomaker comentou:

Eu costumo resumir tudo o que eu vejo em aulas ou nas apostilas, mas escrevo tanta coisa que parece uma copia do texto original :^^':
Minha letra não é das melhores mas não se compara a do avô do Endo :ksksks:

Luna comentou:
Eu já tentei meditar, o PDT da minha antiga turma tentou ensinar, mas eu não consigo, o simples ato de inspirar e expirar fazem meus pulmões explodirem nem sei como estou viva com o pouco fôlego que eu tenho e quando mandam imaginar algo relaxante eu queimo meu cérebro tentando pensar apenas nisso.

Ai complica os esquema!
Isso é a unica coisa que me mantém focado.
Talvez musica como a galera mencionou, se bem que pra mim isso só piora tudo.
Tem aqueles aplicativos na internet que gerencia seu tempo de estudo de uma forma atraente à mente, talvez ajude também.

Lo-Fi Hip Hop é uma ótima trilha de estudo, eu ouço constantemente, até quando não estou estudando, de tão bom... hahahaha... mas eu sempre ouço músicas sem vocais, onde prevalece o instrumental, se tiver voz eu passo a me concentrar na voz e não no que estou fazendo... hahaha...

Luna comentou:
A maioria usa musica pra se focar, eu também gosto de ouvir musica enquanto estudo. Eu escuto mais Lo-Fi Hip Hop, chiptunes ou as musicas do Project Destati.

Realmente, lo-fi é uma boa escolha de ruído branco. Alem dele eu costumo ouvir jazz e blues instrumental, as vezes bossa e música clássica. Eu particularmente consigo manter a atenção mesmo com um rock de fundo mas como eu já disse melhor algo sem vocais.

[member=1236]Luna[/member], a terceira música que vc postou me lembra muito o estilo do Yasunori Mitsuda! Achei demais!!!

Pro post não ficar muito off-topic. Quando não consigo manter o foco de jeito nenhum, ou é a música que não tá ornando com a situação, ou sou eu que fiquei fadigado mesmo. :XD:

Quando a fadiga bate, o único jeito e descansar.

Eu sempre tive exatamente esse tipo de questionamento e simplesmente nunca conseui estudar na moral, reprovei muito no ensino médio mas consegui desenrolar de entrar numa faculdade. Na graduaçao eu fui diagnosticado com TDAH e descobri que se eu tivesse corrido atrás disso cedo podia ter começado o tratamento muito antes. Eu recomendo ce procurar um psicólogo e falar sobre isso. Pode ser ansiedade, hiperatividade, déficit de atençao ou um monte de coisas (pode ser só um incomodo resolvível, também!)

[member=1236]Luna[/member]
Creio que tudo pode estar envolvido com a sua rotina, com o quanto ela atrapalha ou beneficia sua concentração para realizar alguma coisa.
No meu caso, gosto muito de animes e acabava passando do ponto às vezes, o que chegou a atrapalhar um pouco meus estudos ainda no ginásio/início do colegial. Passei a assistir apenas nas sextas-feiras e sábados, dessa forma a expectativa era maior para chegar esses dias X3
Outra coisa muito comum é alguém usar o computador, para fazer trabalhos de escola/faculdade, e se distrair com a primeira coisa que vê, um vídeo interessante, uma música, redes sociais e etc.. Nesse ponto precisei ser um tanto agressiva:
5cd588cf2553e8975276131b8d1e7307cd827dff_00.jpg

Já que era viciada em Warcraft 2 e já virei noites em claro jogando com deveres escolares para fazer...
Sempre que ligasse o computador para fazer algum dever específico, pesquisava e baixava o conteúdo desejado e desligava o cabo de rede para focar unicamente na elaboração e edição do texto no Word/Excel.
Falando em Excel, outra tática que usei (e ainda uso para algumas coisas) é a de criar planilhas semanais para as minhas rotinas, distribuindo os horários para cada atividade e imprimindo-as. Toda segunda-feira eu colava na geladeira uma lista de rotinas obrigatórias, que duravam até Sexta, assim o Sábado sempre estaria livre e Domingo à noite eu verificava se o arquivo no PC precisava de alguma alteração e uma nova lista semanal era impressa. Parece besteira, mas funcionou milagrosamente bem!
Hoje em dia o Celular tem sido meu aliado neste quesito. Quando preciso fazer algo, coloco uma frase bem impactante no despertador, por exemplo: "Hora da academia sua sedentária!" ou "Isso, durma mais e perca o emprego!" e toques tipo esse aqui:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=RMP1-EJa8qA[/youtube]

Já usei esse ai mesmo inclusive hahahá!
Resumindo, você não precisa abrir mãos de coisas que gosta para tentar fazer outras que possui interesse, só precisa analisar e decidir o que de fato você quer fazer e o quanto da sua disponibilidade/atenção isso merece.

Acredito que isso está diretamente relacionado na sua rotina, quando você não tem uma rotina certa é mais fácil você fica menos produtivo e por consequência menos focado nos afazeres do dia a dia. Particularmente eu utilizo um aplicativo de agendar no meu celular(de vez em quando o caderno). 
Organizo exatamente tudo que vou fazer na semana (até as coisas mais bobas) isso me ajudou bastante, fiquei mais concentrado porque tinha um horário certo pra tudo, então eu não precisava fica preocupado com meu horário (ou me esquece de algo importante) já que tinha tudo certinho na agendar horário de estudos, academia, pizzaria com os amigos, etc.

Eu iria recomendar meditação mais o [member=407]Rhit[/member] já recomendou :^^':.

Voltar
Topo Inferior