🤔 Para Refletir :
"A vida é a caçada e o agora é o nosso campo de caça, os nossos sonhos são o alvo e as nossas lembranças são os troféus... Pois o nosso destino é sermos caçadores."
- Frank

Criar jogos para Super Nintendo sem saber programar

• Autor(a) do tópico Autor(a) do tópico BENTO
  • Data de início Data de início
  • Categorias Categorias Nenhum

BENTO Masculino

Coração Valente
Membro
Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Juntou-se
21 de Julho de 2015
Postagens
1.726
Bravecoins
468
Acredito que o cenário de desenvolvimento de jogos para consoles antigos sempre foi e prosseguirá sendo muito movimentado, principalmente para o SNES e o Mega Drive.
BPtGFfQ.jpg
Um projeto chamado Retro Game Builder está querendo deixar o desenvolvimento de jogos mais acessível para o SNES, de acordo com o autor a ideia é oferecer uma ferramenta visual que forneça os meios necessários para criar gráficos, funções e tudo que envolve o desenvolvimento de um jogo do zero.

Atualmente a ferramenta permite a criação de artefatos, gráficos, tabela de cores, bem como a logica do game e a possibilidade de exportar o projeto no formato de ROM. Porém, ainda é preciso muito mais.
Uma campanha de financiamento coletivo foi criada para arrecadar fundos e adicionar diversas novas funcionalidades à ferramenta como a criação e edição de música, animação de sprites, colisão, suporte ao Mode 7, melhorias na performance do hardware e um conjunto de tutoriais.
weG68S8.png
O que vocês acham? Para saber mais sobre o projeto Veja aqui.

Eu gosto de ver essas ferramentas de desenvolvimento de jogos antigos sendo criadas, se não estou enganada, já existem versões para outros consoles, como o Game Boy Classic.
@BENTO, saberia me informar se é possível rodar um projeto desenvolvido nessa ferramenta em um console original? Pelo que vi (e posso estar enganada X3) precisa usar emulador, isso procede?

saberia me informar se é possível rodar um projeto desenvolvido nessa ferramenta em um console original? Pelo que vi (e posso estar enganada X3) precisa usar emulador, isso procede?

Olá @Jully Anne. Sim, com o auxilio do Everdrive. Eu utilizo o Super Everdrive do Snes para baixar roms num simples cartão SD. Além disso, esse aparato dos deuses permite também aplicar cheats nos jogos e rodar games hackeados que, por serem fruto de violação de direitos autorais ou mesmo pelo tamanho de suas ROMs, jamais veriam a luz do dia.

VrWPmmS.jpg

Olá @Jully Anne. Sim, com o auxilio do Everdrive. Eu utilizo o Super Everdrive do Snes para baixar roms num simples cartão SD. Além disso, esse aparato dos deuses permite também aplicar cheats nos jogos e rodar games hackeados que, por serem fruto de violação de direitos autorais ou mesmo pelo tamanho de suas ROMs, jamais veriam a luz do dia.

VrWPmmS.jpg

Eu não conhecia isso... Mas sejamos honestos ... Sem a distribuição ilegal das Rooms na internet jamais estaríamos vivendo essa onda de "jogar retrogames" correto?

Ademais eu fiquei bastante interessado nisso. Seria possível portar Jogos do RPG MAKER para o SNES?

Fala @DadoCWB
Na realidade são roms como no emulador, mas não precisa do PC e sim do próprio console. Veja esse vídeo:

Voltar
Topo Inferior