🤔 Para Refletir :
"Por que tão sérios? Não... eu diria: por que tão perfeccionistas?"
- Eliyud

Curso Gratuíto de Game Design pela Riot (inglês)

ドーベルマン

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29 de Março de 2017
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Prezados, boa noite!


Chegou ao meu conhecimento que a empresa Riot Games (criadora do jogo Leagues of Legend) está fornecendo um curso online e gratuito de Game Design. O curso é totalmente em inglês e é voltado para educadores (professores), contudo é uma ótima oportunidade para quem quer sair do amadorismo e entender mais sobre a criação de jogos de modo profissional. O curso é divido em seis módulos e aborda temas introdutórios, como: Game feeling e oito formas de diversão; objetivos e progresso; escolhas impactantes e oposição; regras, temáticas e complexidade; interação; projeto final.

Para acessar o curso, basta clicar neste link que você será redirecionado para o site oficial da Riot Games, e a plataforma do curso: The Curriculum.

Aqueles que fizerem o curso, favor deixar um comentário neste tópico, seja positivo ou negativo.

Ademais, aproveitando o tópico, gostaria que comentassem sobre: o estudo de Game Design. Vocês acham que é possível ensinar como se cria um jogo? ou é uma coisa puramente instintiva e que não se pode ensinar? Existe uma fórmula para um "bom jogo"? E uma fórmula para um "péssimo jogo"?


Sua opinião é muito importante.
Abraços.​

Link para o curso: https://www.riotgames.com/en/urf-academy
 
Antigamente, quando os games traziam uma mecânica simples e gráficos monocromáticos - e eram muito mais intuitivos - a concepção de um game por meio de uma ótica mais sofisticada podia ser, em minha opinião, dispensada. Hoje, diante de tanta complexidade gráfica que podemos alcançar e as estórias que podemos contar utilizando-se dos mais variados tipos de recursos, o estudo do game design é quase que indispensável caso o objetivo do desenvolvedor seja causar um impacto no mercado, ou até mesmo destacar o seu produto dos demais. Agora, se esse conhecimento é necessário para se produzir um "bom game", é relativo. Primeiro, precisamos definir o que é um "bom game". É um game divertido? Bonito? Desafiador? Acredito que o bom game é aquele que entretém, seja como for. Para se produzir um game que entretém, não é necessário um conhecimento vasto em game design, mas apenas... produzir um game que entretém! Agora, pra produzir um game que emocione, que desafie, que imerge, que influencia - e aqui cabe Ns coisas, o estudo do game design se torna indispensável.

Resumindo: Um bom game não exige um design complexo, mas um bom game COMPLEXO, sim.



O curso me interessa MUITO, principalmente porque a Riot Games é uma das empresas que mais admiro. Não sou lá um craque em inglês, mas darei meus pulos.
Obrigado por compartilhar!
 
Vou ler.

Já aprendi um pouco de game design em uns tutoriais gratuitos do Mark Overmars (criador do Game Maker). Também incluí alguns conhecimentos que adquiri de psicologia e didática na faculdade de Licenciatura em Matemática (ou seja, game design pode sim ser ensinado). Acredito que Game Design é muito importante, em qualquer tipo de jogo, e não deve ser negligenciado.

Quando tiver terminado o curso, dou meu parecer aqui. _b
 
Muito promissor esse material, há tempos procurava algo assim sem ter que recorrer aos livros, que costumam ser muito bons, mas muito densos também.

A literatura nacional no aspecto ainda é fraca, mas se a gente correr pro inglês ainda acha muita coisa.

Na boa, vale mesmo o estudo e quem quiser aprender inglês, essa é outra oportunidade, aprender ao mesmo tempo que aprende outra coisa que gosta.
 
Dobberman comentou:
Ademais, aproveitando o tópico, gostaria que comentassem sobre: o estudo de Game Design. Vocês acham que é possível ensinar como se cria um jogo? ou é uma coisa puramente instintiva e que não se pode ensinar? Existe uma fórmula para um "bom jogo"? E uma fórmula para um "péssimo jogo"?


Sua opinião é muito importante.
Abraços.[/justify]

Link para o curso: https://www.riotgames.com/en/urf-academy

Toda profissão é um misto de talento, aprendizado teórico e experiência prática, variando o grau de cada elemento. Mas nenhuma se faz em bom nível apenas com um ou outro.
 
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