🤔 Para Refletir :
"Sonhas em ter seu próprio estúdio de jogos? Ótimo, que tal começar pelo seu quarto ou cantinho favorito da casa. 😁"
- Átomo Digital Games 🎮🤓✌️

RPG Maker 2000 Deixar RPG Maker 2000/2003 funcionais no Linux Mint

SC19 Masculino

Conde
Membro
Membro
Juntou-se
25 de Junho de 2015
Postagens
367
Bravecoins
329
Motor de jogo
Clickteam Fusion
O problema antes era só com áudio, mas resolvi mudar o foco da discussão para deixar ambas as engines rodarem perfeitamente bem no Linux Mint a princípio (mas acredito que sirva para outras distros). O fato delas terem sido programadas de forma quase que idêntica vai nos ajudar muito durante o processo.

Título auto-explicativo, das duas uma:
  1. Talvez eu esteja usando configurações de áudio .MP3 não aceitas ou adequadas para o RM2K
  2. Por eu estar usando Linux como sistema operacional, certas funções que funcionam no Windows não se aplicam aqui (como é o caso)
Enfim, fica surgindo esse aviso sem parar até eu ter que encerrar o software no Monitor do Sistema (o equivalente ao Gerenciador de Tarefas do Linux).
A última opção é ter que usar .WAV no jogo (mesmo sendo poucas músicas, eu definitivamente não quero pelo peso deles)

1739154848786.png

Última edição:
Acredito eu que seja pelo fato do RM usar bibliotecas do Windows que são responsáveis pela reprodução sonora.
Tanto que alguns programas multiplataformas usam até uma DLL diferente (a mais popular é a lame_enc.dll).
Normalmente, como ela foi feita pra executar na arquitetura do Windows, no qual as instruções de máquina são bem diferentes das do Windows), ele acaba não rodando no Linux mesmo.

Peguei um executável RPG_RT.exe do 2k e abri num depurador. Os módulos carregados são esses. A maioria foi feita pra funcionar só no Windows.
1739581197291.png

Enquanto não sair o editor do EasyRPG, infelizmente não é possível usar o Rm2k e 2k3 no Linux.

Acredito eu que seja pelo fato do RM usar bibliotecas do Windows que são responsáveis pela reprodução sonora.
Tanto que alguns programas multiplataformas usam até uma DLL diferente (a mais popular é a lame_enc.dll).
Normalmente, como ela foi feita pra executar na arquitetura do Windows, no qual as instruções de máquina são bem diferentes das do Windows), ele acaba não rodando no Linux mesmo.

Peguei um executável RPG_RT.exe do 2k e abri num depurador. Os módulos carregados são esses. A maioria foi feita pra funcionar só no Windows.
Visualizar anexo 9884

Enquanto não sair o editor do EasyRPG, infelizmente não é possível usar o Rm2k e 2k3 no Linux.

Obrigado pela resposta, vou ver o que posso fazer com Wine e Winetricks além de dar uma pesquisada a fundo, daí posto de novo aqui.

Usar RM2K e até mesmo o CF25 é possível, claro que configurados da maneira certa, só que a impressão que dá é que estamos usando softwares de Windows nos 90% 👀

Última edição:
Desculpe, o depurador foi usado no RPG_RT.exe e não no editor, será que isso não é uma falha apenas do player oculto do editor?
O player do Rm2k não usa as libs GDI (x32) pelo que me lembro, eu acredito que o virtualizador não tenha acesso ao CODEC de MP3, no Windows 8 ele chama funções nesses dois arquivos selecionados ao tentar reproduzir pelo editor:
1740959315464.png

Meu IP é o mesmo pra todos os meus vizinhos do meu bairro, então presumo que por isso não esteja acessando muitos sites comuns de foruns, porém acho que é esse que fala sobre o assunto, mas não tenho como ler agora:

Só passando pra avisar que consegui fazer rodar .MP3 agora, acredito que seja usando uma versão do Proton em específico (6.3-8) + Wine e Winetricks bem configurados, mas recomendo consultarem o ProtonDB para tirar certas conclusões.
O do RM2k3 está mais completo de informações, também serve para o 2k já que ambos são softwares praticamentes iguais.

Configurações usadas:

1- Definir a versão do Proton em específico.
Como dito abaixo, as janelas saem de foco ou são inimizadas a cada 'OK' ou 'Cancel' dado.

Por outro lado, o inverso ocorre quando você usa o comando:
Código:
wine rpg2000.exe
A UI fica funcional aqui, porém o áudio continua com os seus problemas.

Estou pesquisando uma forma de contornar isso no momento, mas para não incomodar muito, recomendo não deixar a engine por cima de outros programas e sim por cima da área de trabalho, por ora.

1747575411011.png

2- Para tocar tanto .MIDI quanto .MP3, sugiro deixar uma soundfont tocando durante o uso do computador e antes de iniciar a engine. Por exemplo:

1747575372636.png

Código:
fluidsynth -s -a pulseaudio [diretório onde contém o .sf2] &

Enfim, aceito mais contribuições para esses problemas. Acredito que seja possível sim usar Rm2k/3 no Linux com as configurações corretas.

Última edição:
Voltar
Topo Inferior