🤔 Para Refletir : "Não descarte uma ideia aparentemente ruim, pode ser apenas o efeito do spoiler." - Frank

Desculpas corações valentes!

Membro Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Postagens
1.694
Bravecoins
433
Fala meus amigos!

Primeiramente peço desculpas pelo desaparecimento do fórum, mas além de desempregado (tive que vender até meu notebook), perdi minha mãe para o descaso que foi o covid 19 e minha companheira para um MISERAVEL (esses assassinos que dirigem seus carros embriagados e em alta velocidade e mata sem remorso…) Mas por favor, gostaria muito da ajuda dos programadores, pois decidi, mesmo estando com 42 anos ser um… Estou estudando pelo youtube e alguns sites:

No entanto, gostaria de dicas, matérias em PDF indicação de sites dentre outros. No momento estou trabalhando em uma escola pequena (bico mesmo) estudando o máximo possível.

Desde já agradeço e novamente desculpa pelo desaparecimento da internet.​
 
Rapaz, que situação complicada, meu amigo.
Apesar dos pesares, espero que, na medida do possível, esteja bem.

Bem, antes de qualquer coisa, você precisa saber pra qual lado vc quer ir? Desenvolvimento Web? Sistemas embarcados? Inteligência Artificial? Enfim, mas pra começar mesmo, independente da escolha é praticar lógica. Mas como eu sei que essa parte vc já passou, gosto muito do conteúdo do Guanabara do canal Curso em Vídeo. Lá ele abre o leque pra muita coisa e agora ele está com um curso de desenvolvimento web completo que está muito bom.

Playlist do Curso Desenvolvimento Web do Curso em Vídeo

Livros que eu tô acompanhando é C++ Como Programar, 3ª & 5ª edições do Deitel. É um livro completo que abrange uma área bem ampla tanto para sistemas de terminais até servidores. Também gosto muito do livro Estruturas de Dados: algoritmos, análise da complexidade e implementações em JAVA e C/C++ das autoras Ana Fernanda Gomes Ascencio e Graziela Santos Araújo. Ainda não achei um PDF piratão pra baixar caso não dê pra comprar, mas permaneço a pesquisa para achá-lo. Eu tinha disponível na época da faculdade mas depois que formei não posso mais acessar a plataforma deles kkkkkkkkkkk !!

E mais do que precisar, pode contar com a gente aqui. o/
 
Salve, professor Bento! Quanto tempo!

Sinto muito pelos maus bocados que aconteceu contigo, espero que o senhor esteja bem e sentindo-se melhor depois desses momentos complicados.
Como o @Dr.XGB comentou, o professor precisa saber para qual lado da área da programação o senhor quer seguir. Tem muitos de desenvolvimento de:
  • Web / navegadores de internet;
  • Dispositivos móveis;
  • Desktop / Computadores de mesa;
  • Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados
  • Front-end - Desenvovimento de Interfaces do usuário - UI (User Interface) e UX (User Experience);
  • Back-end - Desenvolvimento de serviços das aplicações do front-end - API e Banco de Dados;
  • Fullstack (abrange tanto Front-end, back-end e banco de dados);
  • Engenharia de Software;
  • Jogos;
  • Automação com Arduíno;
  • Redes de Computadores;
  • Inteligência Artificial;
  • etc.
Sugiro dar uma olhada nesses links, eles podem te ajudar bastante:

📺 Canais do Youtube:
  • AM 42 - Professor Augusto Monzano - Este canal faz diversos cursos em vídeo gratuitos na área da tecnologia da informação, ele foca bastante em linguagens de programação. Se estiver começando na área, sugiro procurar pela playlist de cursos de Lógica de Programação do autor.
  • Curso em Vídeo - Este canal também possui diversos cursos em vídeo gratuitos de programação e abrange diversos assuntos e são bem completos em relação à área de programação.
📕Livros:
São poucos os livros que citei e conheço mas são ótimos, considere em dar uma olhada neles assim que tiver uma noção legal em linguagem de programação. Alguns desses livros podem ser encontrados facilmente em PDF pelo Google em uma breve pesquisada por eles. Se o professor quiser, posso te disponibilizar alguns eBooks que estive guardando durante meu período na minha faculdade de Sistemas de informação por mensagem privada da Condado mesmo ou no privado do Discord se tiver.

No mais pode contar conosco, só gritar por ajuda por aqui no fórum ou no servidor do Discord.

~ Até mais! 🦁
 
Última edição:
Cara quanto tempo @Dr.XGB

Bem, antes de qualquer coisa, você precisa saber pra qual lado vc quer ir? Desenvolvimento Web? Sistemas embarcados? Inteligência Artificial? Enfim, mas pra começar mesmo, independente da escolha é praticar lógica. Mas como eu sei que essa parte vc já passou, gosto muito do conteúdo do Guanabara do canal Curso em Vídeo. Lá ele abre o leque pra muita coisa e agora ele está com um curso de desenvolvimento web completo que está muito bom.
Sou gafanhoto do curso em vídeo desde 2014...
Estou estudando Front-end e Python (até fiz alguns joguinhos em pygame), banco de dados e iniciando em PHP...

Olá @DanTheLion

Se o professor quiser, posso te disponibilizar alguns eBooks que estive guardando durante meu período na minha faculdade de Sistemas de informação por mensagem privada da Condado mesmo ou no privado do Discord se tiver.

Cara toda ajuda seria ótimo, pois estou sem grana e estou aproveitando para aprender...

Muito obrigado caras e novamente... Desculpa o desaparecimento!
 
Bento, quanto tempo! (é o Caio aqui).

Poxa amigo, sinto muito pelo que aconteceu com sua família e com você nesse período de covid/pandemia. Imaginei que tinha acontecido algo grave com você, por conta do tempo fora, mas fico muito triste em saber de tudo que aconteceu.

Conte comigo pro que precisar, amigo! Você fez falta demais aqui pelas bandas.

Eu acho que tem uns cursos bem bacanas de programação oferecidos pelo EDX, e dá pra fazer sem pagar (só paga qm quiser certificado). Acho que a maioria é ingles mas tem legenda em portugues se nao me engano. Tem uns cursos bem massas por lá.

Seja bem-vindo de volta, Bento. Fico muito mas muito feliz em te ver por aqui de novo, e espero que você consiga uns conselhos e indicações massas para poder arrasar na programação!

Um abração pra você mano.
 
Primeiramente, Meu amigo, eu sinto tanto por você, me deixa triste como a vida decide fazer essas coisas tão injustas com pessoas tão boas como você! Espero que seu retorno seja triunfante e saiba que nós todos aqui do Condado, nunca deixamos de tê-lo em estima e nos perguntávamos por onde você andava todos os dias.
Desejo a você um bom retorno, e pode contar comigo, tudo que estiver ao meu alcance!
Abraços e bem vindo novamente!
 
Olá prof!

Primeiramente, meus pêsames pela sua situação. Esses últimos anos foram realmente estranhos pra muitos de nós. Tem momentos em que nossas vidas acabam fazendo algumas curvas completamente inesperadas e nos forçam a pisar no freio pra não derrapar e perder o controle de tudo. É importante saber a hora de parar pra respirar.

Num tom um pouco mais otimista, devo dizer que, de alguma forma, você nunca esteve sozinho. Posso atestar o que todos disseram aqui: não foram raras as vezes em que o pessoal perguntava "pelo prof Bento". Isso mostra o quão você é querido pela comunidade.

Então, seja bem-vindo de volta! A comunidade anda num momento interessante ultimamente, há bons produtores de conteúdo em plena atividade, fazendo gameplays, podcasts, lives, tutoriais... E claro, sempre haverá espaço por aqui para os famosos Baús do Bento e livros sobre jogos - e eles fizeram muita falta pra dar aquela movimentada na comunidade e provocar discussões bacanas! Aliás, se não me engano seus livros estão com os links quebrados e não podem ser acessados no momento, seria interessante disponibilizá-los novamente pra que mais gente possa conhecer.

Por fim, boa sorte nessa nova empreitada de virar programador. O pessoal já deu dicas valiosas sobre conteúdos em texto e vídeo, então o que eu posso acrescentar é que, depois de conhecer qualquer conteúdo, o melhor jeito de dominá-lo de vez é praticando. E não há jeito melhor de praticar programação do que fazendo um jogo! Não precisa começar com nada muito ambicioso, o próprio doutor XGB tem o curso dele utilizando o RPG Maker 2000 (que é barato e roda na maioria dos PCs sem qualquer problema) com ideias simples mas interessantes. Enfim, você está no lugar certo pra isso!

A gente se vê por aí, e se precisar de qualquer coisa é só dar um toque!
 
Muito obrigado pelo apoio meu amigo @Paradiddle

Aliás, se não me engano seus livros estão com os links quebrados e não podem ser acessados no momento, seria interessante disponibilizá-los novamente pra que mais gente possa conhecer.

Desesperado vendi meu notebook baratinho para um primo e o safado apagou meu drive e sei mais o que fez, tive que brigar com ele por ter mudado minha senha do e-mail (fui burro em confiar que ele iria formatar), mas na época nem pensei...
 
@BENTO
Antes de mais nada, bem vindo de volta!
Sobre a questão de estar velho para ingressar em uma área, quem decide isso é você, se alguém disser que é isso mesmo, saia de perto dessa pessoa, pois, ela não quer o seu bem.
Claro que sim, existe um preconceito GIGANTE das empresas ao escolherem uma pessoa mais velha para trabalhar (preferem os jovens para sugarem mais kkkk) isso é fato e não vou tentar distorcer a realidade com textão na internet, porém, a possibilidade de atuar como freelancer não escolhe idade e até eu, no auge dos meus 33 anos, me interessei em atuar na área de games e iniciarei um curso tecnólogo na área.
Organização, acredito que essa seja a chave para você conseguir, aos poucos, contornar as dificuldades que tem enfrentado e conseguir essa migração.
Boa sorte e conte conosco!
 
Salve, professor Bento!

Hoje tenho orgulho de dizer que um dos meus trabalhos também é ser professor, e com sorte logo estarei ensinando games também. Sua inspiração foi uma das coisas que me fez querer tentar seguir nessa área e ensinar o que eu tanto gosto e estou indo muito bem nisso até então! Então já deixo meu obrigado atrasado por aqui.

Vou tentar ser breve, pois mesmo hoje o trabalho me consome até meio dia e tenho planejamento de aula por fazer, rsrs. Mas o convite pra conversa longa já está feito.

Antes de mais nada, meus pêsames. É uma barra insegurável a que deve estar passando e de forma alguma quero fazer pouco caso da sua situação, por isso o que mais posso recomendar é ter todo o tempo do mundo que precisar pra recuperar sua psique. Sua mente é seu refúgio, sua saúde mental e bem estar é sua mais absoluta prioridade.

Uma vez resolvida essa parada, me disponibilizo para poder te ajudar com o que for preciso. Se precisar tutorar você passo a passo, a gente pode marcar e fazer isso. Programação tem uma certa ordem ou estrutura, mas como eu aprendi de maneira autodidata, nada impede que qualquer outra pessoa o faça também e quebre essas convenções.

Nesse caso a tutoria é melhor pois podemos trabalhar com base nos seus próprios conhecimentos, pois no método "tradicional" a pessoa passa muito tempo forçando até as abstrações entrarem na cabeça. Funciona, mas queima muita pestana até pegar no tranco.

Mesmo eu estando terrivelmente ausente da comunidade (e só vir espiar de vez em quando se sai uma nova edição da MtG) ainda assim estou também trabalhando nas sombras escrevendo códigos todos os dias para projetos nacionais e alguns da gringa também, então sempre tem saindo jogo com uma pontinha ou outra dos meus esforços, espero poder até trazer mais novidades disso em breve.

Por sinal, deve ter meu Discord, mas se quiser algum contato pessoal, não se acanhe em pedir. Na verdade isso serve pra qualquer um aqui. Estarei à disposição pra ajudar a organizar os conteúdos e ensinar os conceitos. Na verdade será uma honra fazê-lo e vai me ajudar imensamente no meu lado profissional também.

Att.,

~RSM
 
Muito Obrigado pelo apoio @Yoshi e @Rafael_Sol_MAKER

Claro que sim, existe um preconceito GIGANTE das empresas ao escolherem uma pessoa mais velha para trabalhar (preferem os jovens para sugarem mais kkkk) isso é fato e não vou tentar distorcer a realidade com textão na internet, porém, a possibilidade de atuar como freelancer não escolhe idade e até eu, no auge dos meus 33 anos, me interessei em atuar na área de games e iniciarei um curso tecnólogo na área.
Organização, acredito que essa seja a chave para você conseguir, aos poucos, contornar as dificuldades que tem enfrentado e conseguir essa migração.
Boa sorte e conte conosco!
Estou ciente, pois até mesmo na Matemática (que está em falta e ganhando cada vez menos) o preconceito existe... Mas vou tentar... Valeu mesmo Yoshi!

me disponibilizo para poder te ajudar com o que for preciso.

Opa! Desde já agradeço Rafael!
 
Nossa professor sinto pelos ocorridos em sua vida, realmente espero o seu melhor, fico mais tranquilizado em saber sobre você. Não sou lá essas coisas em programação, mais estou aqui caso precisar meu amigo. Espero que as coisas andem a todo vapor para você que consiga realizar seus planos e sonhos, o pessoal daqui do condado é muito inteligente e com certeza vai dar o suporte que você precisar, boa sorte e bem vindo de volta.
 
Voltar
Topo