🤔 Para Refletir :
"''Quando um switch se fecha, um teleport se abre.''"
- riquecamarg0

[DISCUSSÃO] O que lhes motiva a fazer jogos?

Gui Masculino

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
09 de Julho de 2022
Postagens
169
Bravecoins
384
Motor de jogo
RPG Maker MV
Como alguns aqui já sabem, eu tenho sérios problemas para terminar jogos. Começo motivado, hypado, fico semanas ou poucos meses mexendo no projeto diariamente, mesmo que seja só 10m.
E então, de repente, de um dia para o outro, a vontade some. Eu abandono o jogo. Algo me faz perder a motivação.
Na verdade, eu nem sei o que me motiva, eu só sei que uma hora isso se perde.

Nos últimos tempos, tentei entrar em uma jornada pessoal de auto conhecimento. Quero entender o que me motiva a produzir jogos. Quando entrei no RPG Maker o motivo era só "Quero fazer um jogo tipo Dragon Quest XI". Hoje? Não sei. Talvez seja o mesmo motivo? Não faço ideia. Talvez esse nunca tenha sido o motivo. Por que pensar que "Eu só quero fazer um jogo tipo Dragon Quest XI" não me faz ter vontade de continuar produzindo, não mais.

Então, sinto que preciso entender isso melhor. Sei que é uma jornada completamente pessoal, e que provavelmente ninguém vai conseguir me dar uma resposta pronta. Mesmo assim, acho que conversar ajuda. Por isso queria perguntar:

O que lhes motiva a fazer jogos?

Essa é uma ótima pergunta e eu a tenho feito bastante a mim mesmo nos últimos anos.

Eu nunca encarei o desenvolvimento de jogos como mais do que um hobby, mas a verdade é que, na minha pré-adolescência e adolescência, criar jogos era a minha principal ocupação. E eu tive várias motivações diferentes. Quando comecei, tudo o que eu queria era criar um jogo simplesmente pela pura diversão de poder jogar algo que eu tinha feito. Depois que eu entrei pra comunidade, meu sonho passou a ser criar um jogo que fosse lembrado como um "clássico" (honestamente, não sei se consegui). Um tempo depois, o que eu queria era finalmente finalizar um jogo. Ou seja, conforme os anos passavam, minha relação com esse hobby foi mudando gradualmente, e nos últimos anos eu caí numa crise que me levou a questionar se valia mesmo a pena continuar.

Olhando em retrospectiva, minha primeira crise de motivação foi na época da queda da Mundo RPG Maker. Eu já tenho quase vinte anos de comunidade e nesse meio-tempo vi a queda de muitos fóruns, mas o caso da MRM foi diferente porque se tratava do último grande fórum ainda de pé, e fiquei com muitas dúvidas sobre se valia mesmo a pena criar um jogo para a comunidade. Foi meu primeiro choque de realidade de que os tempos realmente haviam mudado.

A segunda crise veio naturalmente com a vida adulta. Eu não tinha mais tempo pra gastar com meu hobby como havia tido no passado. Porém, eu ainda tratava a coisa apaixonadamente, o que implica dizer que, quando eu tirava um tempo pra mexer nos meus projetos, eu passava o dia inteiro – ou dias inteiros – fazendo apenas isso. Parte dessa época acabou coincidindo com a pandemia, que aumentou meu tempo livre, e foi quando eu fiz Capsule Savior e boa parte de Melissa.

A terceira crise, pela qual ainda estou passando, é meio que consequência da segunda. Se antes eu conseguia contornar a falta de tempo intercalando períodos onde eu trabalhava pesadamente nos meus projetos, de repente, sem avisar, eu simplesmente perdi toda a vontade de criar jogos. No início eu achava que era uma sensação passageira, mas depois de passar praticamente um ano inteiro sem mexer nos meus projetos nem sentir a menor falta disso, eu percebi que aquela poderia ser uma mudança permanente. A razão pela qual eu não larguei de vez é que entendi que havia desenvolvido uma fadiga natural pela atividade depois de me dedicar a ela com afinco por quase duas décadas. Era quase como se criar jogos não fosse mais um hobby, mas uma espécie de segundo trabalho (do qual, é claro, eu não recebia nada). E a solução que eu encontrei, e que tem funcionado, foi retornar às origens – à minha motivação original.

Neste momento em que escrevo estou me dedicando a um velho projeto, um projeto relativamente grande, mas a doses homeopáticas. Não só porque tenho pouco tempo para me dedicar a ele, mas também porque trabalhar demais nos meus projetos foi o que quase me fez parar de criar jogos. Estou trabalhando nele porque é divertido, e continuarei enquanto for assim. Não sei se alguém vai jogá-lo quando (e se) estiver pronto, mas não me cobro quanto a isso; no fim das contas, minha única motivação envolvendo a criação de jogos daqui pra frente vai ser a de me divertir no processo, assim como eu me divertia quando criava meus primeiros projetos aos 10-11 anos de idade. E tudo fica mais leve quando você se diverte.

Eu quero criar jogos, porque acho esse processo divertido. E porque sei que tem gente que gosta das ideias malucas que me impelem a materializá-las. Sim, tem gente doida pra tudo.

Mas eu crio jogos pra mim. Não quero criar o jogo que vai fazer sucesso, nem o que via vencer o concurso x ou y. Quero criar jogos que eu gostaria de jogar. E se alguém mais gostar, que ótimo.

Não costumo balizar o que faço pela validação dos outros. Já v muita gente boa ficar pelo caminho, simplesmente porque ninguém lhe deu o elogio que esperava ou porque sua ideia / jogo não foi recebido da forma que imaginava. Então o foco, acredito é ser exatamente o que você esta seguindo: tentar entender o motivo de criar jogos. E como você sabe essa é uma jornada bem pessoal.

Aliás, caminho do desenvolvedor independente é bem solitário. E isso de certa forma e bom porque, sendo bem honesto, quanto mais você se envolve com coisas de fora do jogo, menos tempo você se dedica a ele. E tempo é um fator crucial, porque humanos como somos, temos a tendência natural de querer ver rapidamente os resultados de nosso trabalho acontecendo e nem sempre as coisas se materializam na velocidade que esperamos.

Eu já tive minha fase megalomaníaca de querer criar um rpg de 30 horas de gameplay. Hoje soubem mais pé no chão. Me dedico a projetos curtos que posso concluir em pouco tempo. Delimito o escopo e me policio pra nao ultrapassá-lo (muito). Isso tme funcionado. Acho que o segredo é se dedicar a projetos simples e curtos, que você pode concluir antes de perder o tesão pela ideia.

Ouvi alguém dizer uma vez, não lembro que, provavelmente seus 5 primeiros jogos serão ruins. Então você tem que fazer logos seus 5 primeiros jogos e superar essa barreira. Obvio que isso é uma metáfora, mas serve como motivação.

Outra coisa que ajuda a motivar é manter um grupo de apoio, pessoas com o mesmo interesse e que sejam honestas e verdadeiras. O tipo de peso que fala pra você: isso ta uma merda ao invés de lhe da rum falso elogio.

Eu faço jogos porque quero concretizar minhas ideias inusitadas do meu jeito e ver o que a galera acha delas. Embora seja muito legal conseguir muitos jogadores e ter o jogo famoso, a essência é basicamente essa.

E sobre finalizar os projetos, eu penso que se eu não finalizar o atual por motivação, provavelmente não vou conseguir finalizar o próximo pela mesma razão, então busco sempre ir até o fim. E ir aumentando o escopo dos jogos aos poucos, ou seja, primeiro fazer um jogo médio antes de ir pra um maior.

E sobre "se divertir fazendo o jogo", eu não acredito nisso (ao menos quanto a se divertir em 100% do tempo). Já teve várias partes do meu projeto que eu fiz sem me divertir, só pra poder seguir adiante. E nenhuma delas me arrependo. No máximo me pergunto se não teria sido melhor só cortar a feature X, mas isso é papo pra outro dia,

Mas eu crio jogos pra mim. Não quero criar o jogo que vai fazer sucesso, nem o que via vencer o concurso x ou y. Quero criar jogos que eu gostaria de jogar. E se alguém mais gostar, que ótimo.
Só aqui você já resumiu todo o meu pensamento!

Eu até estou participando de uma gamejam, não porque eu quero ganhar, mas pra ver se eu pelo menos termino esse projeto. Até hoje eu só fiz mini-games e tenho diversos projetos inacabados, que foram enterrados com o meu antigo HQ que teve que ser substituído, rsrs

Voltar
Topo Inferior