Vendo as fórmulas da Base de Dados padrão do RPG Maker VX Ace, notei que as habilidades dela usam principalmente subtração em suas fórmulas de dano (dano = ataque de Fulano - defesa de Cicrano). Até então eu sempre vi fórmulas de dano que usavam alguma forma de multiplicação ou divisão como o padrão, mas pesquisando sobre o assunto, vi que a subtração já foi usada no Dragon Quest. Então fiquei curioso: vocês têm preferência por alguma destas operações matemáticas?
Para referência, algumas fórmulas de dano de diferentes jogos, com algumas abstrações para simplificação:
RPG Maker VX Ace
Javascript:
dano = a.atk * 4 - b.def * 2
Dragon Quest
Javascript:
dano = (a.atk - (b.def / 2)) / 2
Final Fantasy VI
Javascript:
//a.calc_ataque() são cálculos feitos antes de calcular os efeitos da defesa
dano = (a.calc_ataque() * (255 - b.def) / 256) + 1
League of Legends
Javascript:
dano = a.calc_ataque() / (1 + b.def / 100)
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