🤔 Para Refletir :
"Reduz o tamanho desse jogo aí... não tenho espaço... *snif*"
- Delayzado

Dragon Shadow - Sword of Light -Completo

Muito obrigado [member=608]SonHayate[/member] 

Olá Condado!
Nosso amigo [member=320]JoeFather[/member] terminou de gravar o ultimo vídeo do  GamePlay do jogo Dragon Shadow...

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=fSsu6hkp77I&list=PLTr9ecwlUC6S_q5JA2Z2UilUJv6w3GgyK&index=34[/youtube]​

e terminei o mesmo... Vou jogá-lo novamente para realizar polimentos e revisões. Alguns amigos também irão ajudar com a revisão e claro o [member=320]JoeFather[/member]  também.
Novamente gostaria de agradecê-lo, pois é muito difícil desenvolver um RPG mesmo simples e sem sua ajuda não seria possivel.

Olá Condado!

Estou disponibilizando o jogo completo “Dragon Shadow Sword of Ligth” com aproximadamente 35 Horas de Game Play.

Informações sobre o jogo Dragon Shadow Sword of Light

O jogo conta com aproximadamente 35 horas de Game Play;
Tela de título animada;
Cutscenes feitas para o jogo e outras do jogo Fire Emblem - Path of Radiance;
Sistema ATB (Active Time Battle);
MOG - Active Chain Commands: Permite combinar (Linkar) ataques consecutivos através do uso de sequência de botões aleatório;
32 personagens jogáveis;
168 variações de inimigos;
Vários Mini Games;
Diversos Puzzles;
Sistema de galeria de imagens. 117 imagens Colecionável;
Livro de Monstros: verificar os parâmetros dos inimigos derrotados, o que inclui o battleback e a música de batalha;
Battleback com animação;
Além do jogo estou disponibilizando um Manual sobre o jogo, Relatório - A utilização de RPG em sala de aula e nos laboratório de Informática, Modelo de Documento de Game Design.

Parabéns a todos os “makers”, pois agora tenho uma pequena fração do árduo trabalho que é desenvolver jogos no formato RPGs eletrônicos.

Projeto movido para à área de jogos completos.

Parabéns pela finalização dele! Assim que puder estarei jogando para ver como ficou ^^

Bom dia meus caros.

Na segunda versão demo já ficou ótimo, [member=164]Ronaldo Bento[/member] falou que vai me surpreender na versão final, então estou ainda mais otimista!

Abs.,

Olá meus amigos como vão!

O amigo e Beta Tester JOEFATHER revisou o jogo e com isso, corrigi alguns erros. Portanto, o jogo está revisado e completo.

Gostaria de agradecer a todos os amigos que de certa forma contribuíram com o projeto, pois não é fácil desenvolver um jogo mesmo simples.

Muito Obrigado!

Olá condado!

Graça a ajuda do amigo [member=2]Star Gleen[/member] eu consegui deixar o jogo Dragon Shadow em arquivo executável para rodar sem precisar do RPG Maker.  Com isso, pude gravar o jogo e manual em CD e distribuir para 30 adolescentes do projeto Jovens Desbravadores do instituto Sal da Terra em Suzano/SP.

g2eFJlo.jpg

[member=164]Ronaldo Bento[/member] é um inovador nato! Precisamos de mais pessoas assim no mundo!

Abs.,

Participei de um evento de Game Jam em Suzano e fiquei em terceiro lugar com um jogo de memória desenvolvido na ferramenta Scratch (é uma linguagem de programação desenvolvida por Lifelong Kindergarten Group no Media Lab, MIT) http://scratch.mit.edu/ que não é uma engine para jogos. O jogo de memória com os personagens do Dragon Shadow foi desenvolvido em 5 horas no estúdio da DC Games em Suzano. Segue o Link para jogá-lo no site oficial do MIT.

Olá meu amigos como vão!

Disponibilizei uma maratona de Vídeos curtos com aproximadamente 5 minutos do jogo Dragon Shadow. Os vídeos contem batalhas, MiniGames, Puzzles, Enigmas etc...

Segue o link:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=bIy-CPKFIOY&index=2&list=PLF_C2ifwr-9YHRvYxYfbaMN2CAsTINcxG&t=64s[/youtube]​

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=lQD-4VOYnCY&t=1s&index=3&list=PLF_C2ifwr-9YHRvYxYfbaMN2CAsTINcxG[/youtube]​

Como já mencionei em minha apresentação gosto muito dos RPGs antigos baseados em turnos, possuo até certo saudosismo pelos mesmos (Compreendem?). Acabei jogando o jogo "Dragon Shadow" completo após assistir alguns vídeos do GamePlay do Canal [member=320]JoeFather[/member] que me contagiou com sua excelente narração e também pelo modo de jogar remetendo ao meu próprio estilo.

Após jogar, solicitei um E-Mail para o autor com um pedido: Um final alternativo. Pois, achei o enredo fantástico e gostei muito do final (Diga-se de passagem, um final bem inusitado), contudo, acredito que faltou um melhor esclarecimento... Ele já respondeu que o fará e novamente pedi autorização para uma adaptação do enredo para ser jogado na forma de RPG de mesa com meus camaradas.

Estevam Cabral comentou:
Como já mencionei em minha apresentação gosto muito dos RPGs antigos baseados em turnos, possuo até certo saudosismo pelos mesmos (Compreendem?). Acabei jogando o jogo "Dragon Shadow" completo após assistir alguns vídeos do GamePlay do Canal [member=320]JoeFather[/member] que me contagiou com sua excelente narração e também pelo modo de jogar remetendo ao meu próprio estilo.

Após jogar, solicitei um E-Mail para o autor com um pedido: Um final alternativo. Pois, achei o enredo fantástico e gostei muito do final (Diga-se de passagem, um final bem inusitado), contudo, acredito que faltou um melhor esclarecimento... Ele já respondeu que o fará e novamente pedi autorização para uma adaptação do enredo para ser jogado na forma de RPG de mesa com meus camaradas.
Feliz que tenha gostado meu caro, messie [member=164]Ronaldo Bento[/member] é um artista e tanto, Dragon Shadow ficou 10!
Abs.,

O amigo [member=3]RyanKamos[/member] sugeriu em fazer um artbook no formato PDF do jogo, contudo o amigo Luiz Felipe Martins está muito atarefado. Portanto, decidi refazer o Manual do jogo e estou disponibilizando o mesmo. O Manual possui diversas imagens do Luiz, além do GamePlay do jogo.

https://mega.nz/#!ikJjAJxR!1wkYPa-7GEoprVdClJ2J4GxSVZwVUoo6thZ9QD301Bo

Muito Obrigado!

Ronaldo Bento, a avaliação não ficou tão longa quanto eu gostaria que ficasse, até porque eu não pude jogar tanto quanto eu gostaria, já que as minhas aulas voltaram esta semana e os professores já estão descendo a porrada pra valer! Eu vou ter que suspender as avaliações por enquanto. Mas assim que eu voltar, eu pretendo escrever uma segunda parte (menos longa provavelmente, mas complementar), porque eu sinto que o seu jogo tem muito mais a mostrar do que as coisas que eu vi até agora. Bem, vamos à primeira parte!

Pontos positivos:
Como a tela de título é praticamente a primeira coisa que se vê, comecemos por ela, hehehe! Ficou muito bonita, com o mato e árvores passando lentamente ao fundo, ao som de uma música bem suave, além do efeito das folhas, que ao invés de estarem caindo, estavam subindo... Não sei se foi proposital, mas pelo menos para mim passou uma sensação de floresta mágica ou algo do tipo, hehehe! Ficou tão bonito que eu fiquei um tempinho apreciando...

Ao começar o jogo, a introdução pareceu mais um "começo rápido" do que uma introdução propriamente dita, mas eu não achei isso ruim. Eu já vi algumas introduções longas que foram tão bem-feitas que não me entendiaram, porque intercalavam entre cenas e partes jogáveis de modo muito agradável. Mas eu nunca vi um RPG começar de forma tão imediata como nesse jogo. Isso me fez perceber que talvez introduções longas sejam dispensáveis... mas é claro que isso é algo bem relativo.

Os mapas, sempre acompanhados de uma boa trilha sonora, estão muito bonitos, bem-feitos, ricos em detalhes e também cheios de vida - e põe vida nisso, hehehe! As imagens também estão muito bonitas, inclusive as que são mostradas durante as telas de "loading" cujo propósito parece ser apenas esse mesmo: mostrar imagens. Felizmente, não é algo que atrapalha ou cansa, já que essas telas são rápidas e as imagens fazem valer a pena. Meus parabéns à equipe pelos mapas e imagens!

A possibilidade de colher itens pelos mapas me lembrou de "Skyrim" e me encorajou a continuar explorando a cidade, principalmente as casas, que não só eram bonitas (por dentro e por fora, hehehe!) como também tinham muitos itens escondidos em baús, vasos, armários, etc. Foi bom você ter espalhado tantos itens pelos mapas, porque eu pessoalmente acho que toda exploração merece ser recompensada. Seria terrível entrar em tantas casas e não encontrar nada de bom, hehehe!

Eu gostei bastante de alguns enigmas e minijogos, apesar dos "poréns" descritos na seção de pontos negativos. Também gostei muito da história, que é muito rica em detalhes e parece ter sido cuidadosamente planejada (também tem "poréns" no entanto). De modo geral, acho que "riqueza" e "capricho" são as palavras que melhor definem o jogo, mas, é claro, não é perfeito e não está livre de defeitos. Vamos à parte desagradável? Hehehe!

Pontos negativos:
Acho que o principal ponto negativo do jogo é a falta de foco. O jogo é essencialmente medieval, mas tem muitos toques de anime que destoam do tema - principalmente nas "dublagens", o que eu pessoalmente achei que não combinou nem um pouco, embora a ideia seja boa - além do excesso de minijogos que podem distrair tanto o jogador a ponto dele se esquecer completamente do que ele realmente precisa fazer ou aonde ir... ou até mesmo do que se trata o jogo.

Como eu disse na seção de pontos positivos, os mapas estão cheios de vida, mas a maioria dos NPCs não demonstra muita vida em seus diálogos. De fato, a maioria parece que só está lá para dizer como o jogo funciona de modo quase robótico e aleatório. Alguns até derrubam a quarta parede e citam o criador do jogo! Outros oferecem opções de personalização que eu pessoalmente considerei confusas e desnecessárias, principalmente para os jogadores que não são makers.

A história é explicada de forma tão fragmentada e espalhada que acho que dificilmente algum jogador conseguirá encaixar as peças, a menos que ele leia o tópico ou o manual com atenção (se é que isso é suficiente, já que a história é tão rica em detalhes). São muitos diálogos e muitos livros com muita informação de uma vez! É preciso saber dosar essa parte, porque tal excesso pode desencorajar o jogador a continuar conversando com os NPCs ou examinando as estantes de livros. De fato, levei mais de 1 hora para ver tudo o que tinha para ver na cidade... e não tenho certeza de que eu realmente vi tudo.

As batalhas estão muito frustrantes de tão rápidas e desequilibradas: eu não sabia o que estava acontecendo na maior parte do tempo, não sabia quem estava atacando quem, e em pouco tempo perdi a batalha... Acho que faltou um bom tutorial para explicar como as batalhas funcionam, porque se até mesmo entre os makers há quem não compreenda bem esse sistema - como eu - imagina entre os jogadores que não são makers... Chegou a um ponto em que eu fiz o possível para evitar batalhas, e quando entrava em alguma sem possibilidade de sair, eu simplesmente fechava o jogo, reabria e "dava load".

Alguns minijogos também são muito frustrantes, ou por serem muito difíceis (uns quase impossíveis, eu diria) ou por não ser possível sair de alguns minijogos até que sejam resolvidos ou que o tempo acabe. Falando em tempo, esse é o principal problema de alguns minijogos como por exemplo o de matemática e o de música. Felizmente, são todos opcionais... ou pelo menos todos os que eu vi eram, hehehe!

E para finalizar, algumas observações rápidas! Alguns NPCs lentos podem bloquear o caminho por um bom tempo, o que pode frustar muito o jogador. Não entendi por que tem tanta coisa em inglês no jogo... É uma mistura de inglês e português bem confusa. E por fim, eu fiquei sem saber como continuar o jogo e acabei desistindo por ora, em grande parte por causa das batalhas, que foram o que eu menos gostei no jogo...

Bugs:
Não encontrei nenhum até agora, mas vamos ver quando eu pegar para jogar para valer, hehehe!

Sugestões:
Como você já completou o jogo, eu não recomendo que você faça alterações significativas. Aliás, nem precisa fazer alteração nenhuma, hehehe! Pegue o que quiser das sugestões e leve adiante para o seu próximo projeto, mas tenha em mente que eu não estou te dizendo o que fazer, estou dando apenas sugestões pessoais, OK? Cada um tem um gosto, cada um pensa de uma forma, né? Vamos lá!

A minha primeira - e principal - sugestão é que você tenha um foco na direção que o jogo toma. Separe os tutoriais, separe as configurações, separe os minijogos... Dê um canto para cada coisa, mas não criando uma cidade como tutorial e NPCs como configurações ou minijogos. Deixe que os NPCs tenham suas personalidades, suas alegrias, seus problemas, sua ligação com a cidade, com o mundo e com tudo o que está acontecendo...

Sobre os minijogos, seria melhor colocá-los em algum contexto que não desvie tanto do tema principal do jogo. Se não tiver como contextualizar, coloque-os como algo opcional fora do jogo normal (desbloqueáveis no menu, por exemplo?). E dose a quantidade de minijogos ou o jogador acabará se importando pouco (ou nem se importando) com todo o resto do jogo, a ponto da história nem importar mais. Também peça feedback de vários jogadores para ver se o minijogo não está difícil demais.

Sobre as batalhas, que são a parte que eu considerei mais defeituosa no jogo, torne-as menos "excessivas". Eu percebi que as batalhas costumam ou ter muitos inimigos de nível médio (e ainda assim bem fortes) ou um único inimigo de nível absurdamente alto. Talvez seja até possível derrotá-los, mas a velocidade da batalha, somada ao excesso de informações na tela (são muitas barras, muitos golpes, muitas teclas, muitos efeitos, muitas mensagens, muito sofrimento) podem deixar o jogador um bocado confuso e possivelmente desesperado... e isso no comecinho do jogo!

Posso te dar alguns exemplos de jogos de RPG que eu considero quase perfeitos (senão perfeitos)? Feitos no RPG Maker, claro! Elementia - A Guerra dos Clãs é um exemplo de foco, com uma história incrível que é apresentada aos poucos de forma louvável, e tutoriais que surgem conforme o jogador avança, além de ter personagens bem carismáticos sem excessos, tudo muito bem-dosado. Vorum - Legados de Justiça também tem NPCs bem convincentes e é um exemplo de como um jogo que segue um esquema pré-determinado de cores demonstra muito mais personalidade do que um jogo muito colorido ou muito customizável. E por fim, Caminho Estreito é um belo exemplo de jogo com batalhas desafiadoras mas bem-equilibradas e minijogos divertidos e contextualizados sem excesso e sem dificuldade.

Considerações finais:
Espero que você não tenha ficado chateado com a minha avaliação! Saiba que pontos negativos são muito mais fáceis de apontar do que pontos positivos. E em todo o caso, esta é apenas a minha opinião e não representa nenhuma "verdade". O seu jogo não é ruim, de forma alguma, pelo contrário! Como eu disse lá em cima, antes da seção de pontos positivos, eu até senti vontade de continuar tentando avançar, apesar dos defeitos... mas na faculdade o bicho começou a pegar para o meu lado, e eu não estou conseguindo me concentrar no jogo por muito tempo com tanta coisa para fazer - tanto que terei que suspender as avaliações por enquanto. Mas eu achei admirável a forma como você conseguiu inserir tanta coisa, tantos NPCs, tantos mapas, tantas imagens, tantos efeitos, tantos minijogos, tantos etc.!! Acredito que esse seja o seu primeiro jogo, estou certo? É muito difícil ver alguém conseguir fazer tanta coisa, mesmo com a ajuda de outros makers, e ainda conseguir lançar o jogo! A maioria desiste ou lança um jogo irreparavelmente ruim... o que está bem longe de ser o seu caso. Eu vejo um potencial gigantesco e realmente acho que os seus próximos jogos tendem a ser ainda maiores e melhores! Então encerro esta primeira parte da avaliação com os meus mais sinceros parabéns, não só a você, como também a todos que o ajudaram. E pode aguardar uma segunda parte, viu? Vai demorar, mas algum dia vai sair! Por enquanto, é isso.  :)

Olá [member=204]Denver[/member]

Espero que você não tenha ficado chateado com a minha avaliação!

De forma alguma... Todos os pontos mencionados foram muito bem avaliados. Obrigado pela analise!

O começo do jogo ficou muito confuso, pois era apenas uma ideia e adicionei muita coisa, muitas batalhas etc...
Que jogou falou que fica "aceitável" após a primeira cidade do jogo!

Todos os jogos citados eu já joguei, novamente muito obrigado pelas indicações...

Faz menos de 2 anos que conheci o RPG Maker através de um aluno. Influenciados pelo mesmo decidi aprender a “mexer” no RPG Maker, porém, contudo mesmo conhecendo um pouco de lógica de programação e Roteirização, pois já participei de cursos e oficinas de cinema... Fiquei sozinho com o projeto. Tive a ajuda do desenhista e animador Luiz Felipe Martins nas imagens e animações, mas o resto fui eu mesmo... Inclusive os mapas. O projeto estava para ser apenas um teste o que seria o tutorial em sala de aula, mas em meados de Agosto de 2015 conheci o Grande [member=320]JoeFather[/member] no Mundo RPG e ele ajudou muito, como Beta Tester e apoio no roteiro, além disso, contribuiu muito com a divulgação no seu blog e canal do YouTube.

O amigo [member=2]Star Gleen[/member] também contribui na divulgação do meu projeto com um belo logo de divulgação e também pelo convite para participar no Condado TV no quadro: “Um Papo com ele”. A equipe do condado também contribuiu com a divulgação do meu trabalho, principalmente na revista Maker The RPG N° 11 onde gentilmente  apresentaram meu projeto e jogo (bem ao lado do seu) que joguei a versão demo e na época comentei e acabei confundido você com outro membro rs’.

Enfim, seu trabalho é muito bacana e espero que continue. Boa sorte nos seus projetos!

Muito Obrigado [member=1421]JefersonNogueira[/member] !

O projeto foi experimental e focando aos meus alunos que não conheciam o gênero RPG em turnos, por isso, o jogo manda muita informação “desnecessária”, contudo como já mencionado tratou de um experimento...  Uma vontade de realizar algo mesmo sendo novato em relação ao desenvolvimento (não como jogador)... Hoje o projeto está sendo encaminhado para uma adaptação em formato de livro. Um amigo e colega professor de português, jornalista e escritor está estudando o roteiro do jogo para o projeto. Novamente Obrigado!

Subi 23 vídeos curtos que gravei do jogo Dragon Shadow - Sword of Light. Dividi-los em categorias: 

Animações (Cutscenes em CG) desenvolvidas para o jogo:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Xspy2KYzfOA&t=64s&list=PLF_C2ifwr-9YHRvYxYfbaMN2CAsTINcxG&index=23[/youtube]​

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=IYKhgTHRMNU&list=PLF_C2ifwr-9YHRvYxYfbaMN2CAsTINcxG&index=22[/youtube]​

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=O1seTYXDDGg&list=PLF_C2ifwr-9YHRvYxYfbaMN2CAsTINcxG&index=12[/youtube]​

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=P8oza-aVGTI&list=PLF_C2ifwr-9YHRvYxYfbaMN2CAsTINcxG&index=7[/youtube]​

Puzzles

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=6JXSNHGkm1I&t=84s&list=PLF_C2ifwr-9YHRvYxYfbaMN2CAsTINcxG&index=21[/youtube]​

Enigmas

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=UP8oF3wdpA4&list=PLF_C2ifwr-9YHRvYxYfbaMN2CAsTINcxG&index=20[/youtube]​

MiniGames

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=bIy-CPKFIOY&t=2s&list=PLF_C2ifwr-9YHRvYxYfbaMN2CAsTINcxG&index=17[/youtube]​

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=DJMiQ_30jZY&list=PLF_C2ifwr-9YHRvYxYfbaMN2CAsTINcxG&index=16[/youtube]​

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Ahmr5czMdc8&t=5s&list=PLF_C2ifwr-9YHRvYxYfbaMN2CAsTINcxG&index=14[/youtube]​

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=I9DX_Jk0s4g&t=3s&list=PLF_C2ifwr-9YHRvYxYfbaMN2CAsTINcxG&index=5[/youtube]​

Algumas Batalhas

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Ry5Nay6dBZM&t=45s&list=PLF_C2ifwr-9YHRvYxYfbaMN2CAsTINcxG&index=19[/youtube]​

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=lQD-4VOYnCY&t=11s&list=PLF_C2ifwr-9YHRvYxYfbaMN2CAsTINcxG&index=18[/youtube]​

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=SlRyZvtp3zY&list=PLF_C2ifwr-9YHRvYxYfbaMN2CAsTINcxG&index=15[/youtube]​

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Xlcgux6AzH0&t=68s&list=PLF_C2ifwr-9YHRvYxYfbaMN2CAsTINcxG&index=11[/youtube]​

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=dzDeDnQf-Pk&t=5s&list=PLF_C2ifwr-9YHRvYxYfbaMN2CAsTINcxG&index=10[/youtube]​

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=XujlEKSD1bU&t=12s&list=PLF_C2ifwr-9YHRvYxYfbaMN2CAsTINcxG&index=9[/youtube]​

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=aXQW9NqmBAI&t=23s&list=PLF_C2ifwr-9YHRvYxYfbaMN2CAsTINcxG&index=4[/youtube]​

Finais do Jogo

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=48DrPgmzblg&index=3&list=PLF_C2ifwr-9YHRvYxYfbaMN2CAsTINcxG[/youtube]​

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=86T8sjSufy4&index=2&list=PLF_C2ifwr-9YHRvYxYfbaMN2CAsTINcxG[/youtube]​

Voltar
Topo Inferior