Criador: Vixen
Gênero: Aventura
Iniciado em: Fevereiro de 2006
Finalizado em: Março de 2013
Plataforma: RM2K3
Importante:Lembrando que, apesar de tocar no assunto Igreja, o jogo em qualquer momento tem a pretensão de falar sobre religião, apenas utiliza o fato de que, na Idade Média a Igreja era a força política e econômica mais poderosa vigente. O foco da história é muito mais sobre o personagem principal e suas ligações com a cultura celta. Portanto elementos ligados à Lenda da Excalibur e ao Rei Arthur, estão presentes no jogo, de forma um pouco diferente da conhecida por todos. |

Em dezembro de 2016 eu achei o projeto num CD e resolvi jogar pelo efeito de nostalgia, afinal cresci com meu irmão criando isso. Enquanto jogava me questionei por que ele nunca havia lançado o projeto, apesar de tê-lo anunciado tanto na Centro quanto na Aldeia e na Castelo se não me engano, porém durante o jogo encontrei
Basicamente eu alterei muita coisa visual, não mexi em nada na história ou no funcionamento das coisas; troquei imagens que eram da net por imagens originais, troquei menus e substituí vários gráficos, além da correção de bugs. Atualmente estou quase no fim, faltam a correção de alguns pequenos bugs restantes junto do jogo tinha uma lista com Alterações a Fazer- e verificação de grafia dos textos, além de umas imagens no evento final do jogo que eu pretendo substituir; gostaria também de antes de lançar ter um beta pra minimizar os bugs um projeto todo em eventos deste tamanho não é isento de bugs, infelizmente. Acredito que até o fim de maio tudo esteja pronto.

Nos dias de hoje a guerra acabou, mas praticamente toda magia foi exterminada de Európia, o único resquício de liberdade mágica é a pequena ilha de Englanda. Nesta ilha encontramos o povo druida, e eles estão frente a um terrível dilema, a magia está deixando de existir, e os soldados romanos de Vaticânia, sob as ordens do Capitão da Igreja, começam a adentrar esse santuário de beleza e magia. A única saída para todos na ilha é aceitar o fim, o fim da magia, porém os druidas acreditam na perpetuação do conhecimento, e para isso escolhem o mais jovem druida da aldeia, o jovem Taktuk, para uma última tarefa, coletar todo o conhecimento mágico existente para guardá-lo para as gerações futuras, na esperança de que elas encontrem uma maneira de coexistir com a magia em paz.
Taktuk porém é um jovem inexperiente nas artes druídicas e mágicas, e ainda carrega consigo um terrível e trágico passado. Em sua jornada ele não só deve completar sua missão como também enveredar por um caminho de auto-descoberta enquanto foge da fúria assassina do sádico Capitão da Igreja, Derion.

|
O jogo conta ainda com uma infinidade de outros personagens, como Morgana, uma espécie de Deusa Mágica que se recusa a aceitar o fim da magia, ou Victor III o único dos Generais Cerúleos ainda vivo, e vários outros.

Batalha
Os sistema utilizado é o ABS (action battle system) que conta com o seguinte:
Os sistema mostra o dano em tempo real, sendo o dano causado pelo heroi em amarelo e o dano recebido pelo heroi em azul. O heroi possui um hudmap simples, que contem mana, HP, status negativo e magia ativa, isso por que o hudmap só foi adicionado em 2013.
A medida que o heroi evolui, seus status evoluem com ele, os status são basicamente HP, SP, Ataque e Defesa. A esquiva também está no jogo mas ela é uma status inato tanto dos monstros quanto do heroi, ou seja, a chance de esquiva é fixa para cada um, exceto para monstros que usam magia para aumentar sua própria esquiva. Assim como o nível, os equipamentos usados também afetam os status do heroi, assim como algumas poções mágicas e buffs mágicos.
Os monstros, como os terrenos, possuem tipos, e esses tipos afetam as magias que o heroi usa contra eles ou enquanto está neles. Por exemplo, um monstro de água geralmente é imune a magias de congelamento, já monstros de fogo sofrem dano extra de magias de água; já nos terrenos uma magia de água pode custar mais sp enquanto você estiver em um terreno considerado "quente".
Uma coisa que alguém pode achar estranho é que os mapas são menores e com menos monstros, o interesse era tornar a batalha mais rápida e ter uma história mais dinâmica.
Forjas
O jogo conta com um sistema simples de forja, divido pelas várias capitais do jogo, os itens utilizados para as forjas são geralmente deixados pelos monstros ao morrer. Paralelo ao sistema de forjas, existe um sistema de alquimia, onde determinadas poções podem ser criadas.
Quests
Paralelamente a história principal do jogo, existe uma sequência de quests - chain quest do Festival da Chave da Cidade - que tem um propósito um pouco diferente daquele de Taktuk, essas quests são marcadas como exclamações laranjas, porém existe outro tipo de quest, marcada com uma exclamação azul, que serve para conseguir alguma habilidade ou item.
As quests variam bastante, sendo de jogo de charadas aleatório a puzzles e mini-games, sendo que alguns só podem ser jogados pelo seu pequeno companheiro Pokti.
Chefões
Originalmente o jogo não teria a batalha simples, a do ABS, seria uma sequência de eventos de história que culminariam numa batalha contra os chefes, isso acabou fazendo com que a batalha contra os chefes fossem um pouco diferente das batalhas normais. Enquanto no ABS temos uma batalha que varia de acordo com os status, nos chefes as batalhas são por hit kill, ou seja, cada golpe retira uma parte pre-definida do HP do boss, basicamente você não utiliza magias nos chefes, porém status de HP ganhos com equipamentos permanecem.
A batalha dos chefes funciona um pouco parecido com as batalhas do Wow (Wolrd of Warcraft), você tem que descobrir o que fazem e como atacar cada um dos bosses, ou seja descobrir a mecânica dos mesmos. A mecânica dos chefes cresce em dificuldade a cada par de chefes, por exemplo, os dois primeiros chefes tem mecânicas simples, os dois próximos ficam mais complicados, e assim por diante, até chegar ao chefe final. Obviamente os chefes estão inseridos na história, e assim como os monstros normais podem ser verificados no Bestiário depois de derrotá-los.
Conquistas
No seu livro de magias, além das magias, você tem acesso ao Bestiário e às Conquistas. Essas podem ser completadas sob determinadas circunstâncias.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=WghuOREAUCM[/youtube]
Esse foi o segundo e último trailer lançado, em 2013. Aqui já dá pra ter uma ideia melhor do jogo e dos sistemas, apesar de que mais algumas coisas mudaram depois disso.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2zgbZ_6ZLKw[/youtube]
Diferente dos outros dois, quem fez esse aqui fui eu. Não é bem um trailer, é mais um apanhado das funcionalidades do jogo. Alguns bugs presentes no vídeo (que eu vi depois) já foram arrumados. Aqui dá pra ter uma ideia de como o jogo está agora.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=iyyVXm4KwpM[/youtube]
Esse vídeo também foi gravado em 2013, e apresenta um pouco da batalha ABS do jogo, algumas coisas mudaram aqui, principalmente em relação as magias dos monstros e do heroi.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=5rtFj4fFNU4[/youtube]

Com RTP
Sem RTP
IMPORTANTE - BUGS CONHECIDOS
Todo jogo contém bugs, e caso você encontre algum bug não listado abaixo, sugiro que reinicie do último save. Aliás a minha dica é que sempre salve o jogo várias vezes em arquivos diferentes, pois pode ser frustrante ter de recomeçar depois de ter evoluído tanto. E se jogos comerciais feitos por uma imensa equipe contém bugs, quem dirá um jogo feito por apenas uma pessoa.
BUGS CONHECIDOS são bugs que o criador sabe que o jogo contém e não conseguiu removê-los, no meu caso muito pelo fato de não conseguir reproduzir os bugs, portanto segue a lista de bugs e como evitá-los se possível.
- Velocidade do herói mudou ao usar a Chuva de Pedras: Nesse caso não salve ou continue o jogo, simplesmente use novamente a magia e veja se a velocidade retorna ao normal.
- Velocidade do heroi mudou ao ir do Mapa Mundi para algum mapa qualquer: Nesse caso tente entrar e sair da fase, se a velocidade não retornar, infelizmente terá de recomeçar do último save. Acontece com pouca frequência.
- Velocidade do heroi não está normal depois de ser atingido pela condição Gelado: Tente entrar e sair da fase, se a velocidade não retornar terá de recomeçar do último save. Acontece com pouca frequência.
- Lentidão no Mapa Mundi, no menu de Conquistas, na caverna no Templo ou no Boss do Lago: Provavelmente é problema de memória, o RPGMaker que usei não trabalha bem com figuras e essas áreas usam muitas figuras ou muitos eventos paralelos. Tente fechar tudo no seu pc, e jogar com a tela menos (Botões F5 ou F4 para alternar de tamanho)
- Quest com o Pokti bugou: Se você completou qualquer uma das quests do Pokti no último segundo restante, ela pode dar pau. A vitória será computada, só fale com o NPC que deu a quest mais de uma vez até ela dar a mensagem de que está completa.
- Espaço reservado para eventuais bugs.
REQUISITOS
O RPGmaker por algum motivo não se dá muito bem com muitos eventos e figuras, e pcs antigos, então pode acontecer de que caso o seu pc seja muito antigo, o jogo fique bem travado.
Eu testei nos seguintes sistemas e eis aqui os resultados:
Windows 10 com GTX960 e 12GB de memória: Rodou perfeitamente em todos os tamanhos
Windows 7 Radeon 5990 8GB: Rodou perfeitamente em todos os tamanhos de tela.
Windows XP Notebook HP: Rodou bem, mas travou em locais com muitos eventos e figuras, como os citados na seção de bugs.
Windows XP Radeon series 4000 3GB de memoria: Rodou bem mas ficou um pouquinho lento no mapa mundi.
Se apenas uma pessoa zerar e gostar do final eu já terei sido bem sucedido.

O sistema usado no jogo foi criado ainda no RM98, na verdade o sistema básico do ABS. Com o lançamento do 2k houve uma migração pra lá do que já havia sido feito, já em 2006 houve uma nova mudança e o jogo foi migrado de novo para a plataforma 2003. Foi muito difícil fazer essa transição, e isso acabou afetando (negativamente) em muito o jogo. As versões anteriores possuíam limite de teclas, limite de figuras e isso acabou podando um pouco o que estava originalmente programado pra ser feito no roteiro do jogo. Dá pra notar bastante uma diferença no visual e na programação dos primeiros chefes com os últimos, por exemplo. Aliás uma dica para quem quer fazer um jogo inteiro é manter um roteiro. Druidas possui um roteiro que varia da história dividida por capitais até uma lista completa de itens, eventos, NPCs, magias, etc.
Outro fruto da diferença de engines usadas fica no menu de magias, que originalmente era todo por eventos, e hoje já é um misto de eventos e figuras.

rippou os charsets.
*A Gabi que escreveu essa história.
*Ao BieelDesigner pelos logos fodásticos usados nesse tópico e que eu acabei usando na tela de entrada do jogo.
*Ao Dr. XGB por me ajudar com uns bugs que me assombravam.
*Ao Crixus por seus excelentes tutoriais (ainda não implementei o da fonte, vou deixar por último XD)
*À toda comunidade maker de hoje e do passado, assim como aos foruns que vieram e se foram e aos que permanecem firmes e fortes como a Centro e a Condado.
Última edição: