🤔 Para Refletir :
"Não, não olhe para mim, olhe para seu mouse e teclado e comece a desenvolver!"
- Victor Sena

Tileset Dúvidas com distância e altura

Pássaro de Ferro Masculino

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
22 de Fevereiro de 2025
Postagens
16
Bravecoins
21
Área
Programação
Pessoal, já faz um tempo que faço um tileset e fiquei com umas dúvidas à respeito de como posicionar elementos, principalmente sobre mesas e em paredes.
Então fiz um mapa exemplificando casos específicos das minhas dúvidas pra perguntar sobre elas.

TestMap.png

No canto Noroeste:​

1. Os homens e mulheres parecem estar à mesma distância da mesa?

Na mesa ao Norte e no centro com vários eletrodomésticos:​

2. Algum dos eletrodomésticos parece estar tão pra trás que está entrando na parede?
3. Da posição vertical em que ele está, o homem parece alcançar os eletrodomésticos (na mesa de cima e na de baixo) para interagir com eles?

No canto Nordeste:​

4. O homem parece conseguir ler o mapa? Ele parece estar longe de mais da parede? O mapa parece estar alto demais?
5. A mulher parece conseguir ver a janela?
6. A mulher parece conseguir ler o mapa? Ela parece estar perto demais?

No canto Sudoeste:​

7. Os banquinhos parecem estar a uma distância apropriada da mesa?
8. Quais parecem ser as dimensões da mesa em tiles?

No canto Sul:​

9. O homem parece olhar o retrato ou a pintura da flor?
10. A mulher parece olhar o retrato ou a pintura da flor?

No canto Sudeste:​

11. Sendo o homem um avatar de jogador e a mulher um NPC (ou o contrário), ambos parecem próximos da mesa o suficiente para poderem iniciar uma interação entre si?

1. Não. Os de cima parecem estar mais perto da mesa do que os que estão em baixo.
  2. A ponto de entrar na parede não, mas tão perto da beirada que parecem quase cair da mesa. Tipo o que acontece com o penúltimo aparelho da esquerda para a direita. Acho que a solução é descê-los um pouco (pouca coisa mesmo, tipo uns 3 pixels, eu acho).
  3. Não. Pelo mesmo motivo da pergunta 2. Como os objetos estão muito perto do outro lado, dá impressão de estarem longe do homem.
  4. O mapa realmente parece estar alto. Mas mesmo assim dá a impressão de que ele consegue ver o mapa.
  5. Sim. A distância ficou ótima!
  6. Sim e sim.
  7. Não. Acredito que se elas ficassem mais ao centro do piso resolveria essa questão tanto nos bancos de cima quanto nos de baixo. Ou também descer a mesa, deixando a superfície alinhada com os pisos e as pernas da mesa ocuparem a metade do piso.
  8. 32x32 + 8 das pernas.
  9. Um pouco dos dois.
  10. O retrato.
  11. Efetivamente sim.

Pelo que eu entendi, vou precisar de um offset de 1/2 tile nos objetos das mesas e paredes pra eles ficarem na posição certa.

32x32 + 8 das pernas.
A resolução dos tiles é 16x16 e as pernas têm 8px (1/2 tile) de altura. A mesa em si tem 3x2 tiles. Mas eu tinha que perguntar pra ver se a mesa parecia ter um tamanho diferente do tamamho real dela.

Fiz outra versão do mapa, com alguns ajustes. Acho que agora todos os personagens e objetos devem estar bem posicionados.
TestMap.png

• Adicionei um offset de 2 pixels em cada pessoa, que nem no VX Ace (que na verdade tem 4px de offset, mas os tiles dele são de 32 pixels, então eu segui a proporção).
  • Os banquinhos também foram movidos 2px pra cima.
  • Decorações de parede e mesas estão com 8px de offset.

Última edição:
Voltar
Topo Inferior