A Caixa de Ferramentas de Electro Doll Kiraya - Parte 1: GDevelop - A Engine dos Iniciantes e Profissionais
Olá, pessoal! A partir de hoje, falarei um pouquinho dos programas que estou utilizando para fazer o
Electro Doll Kiraya, começando pelo mais importante deles: O
GDevelop!
Antes de me inscrever no curso de Criação de Jogos do
CEBRAC, tentei aprender a desenvolver jogos por conta própria, procurando a melhor engine possível para desenvolver as ideias que tinha em mente. Minhas primeiras tentativas foram com o
Stencyl e o
Godot, porém ambas se demostraram frustradas: Não compreendia como o Stencyl funcionava e o Godot exigia um certo conhecimento de programação que eu ainda não possuía.
Meu conhecimento básico de C não me levou muito longe no Godot...Fonte: godotengine.org
Minha decepção com o Godot foi o pontapé inicial para que eu considerasse um curso de desenvolvimento de jogos. Aprender sozinha não estava dando certo e imaginei que ter um professor do meu lado me ajudaria a compreender melhor o que fazer. Um dia, enquanto andava pela rua, vi uma pessoa distribuindo panfletos do CEBRAC que demonstravam vários cursos, incluindo o de Criação de Jogos. Sem perder tempo, entrei no prédio da filial da cidade e me inscrevi.
Criação de Games, aí vou eu!
Enquanto conversava com o coordenador do curso, ele me revelou que eles utilizavam uma engine chamada
GDevelop durante as aulas. Antes dele me citar esse nome, eu nunca havia ouvido falar desse programa, algo que me arrependo até hoje pois foi exatamente ele que veio a materializar os meus sonhos.
Uma cena de uma versão antiga do Gdevelop! A cena é onde a mágica acontece: Dependo do seu objetivo final, ela pode ser uma tela de título, uma fase, um inventário...o que você quiser! A esquerda, temos as propriedades do objeto selecionado - neste caso o Gato, que é o objeto "Player" - e as variáveis associadas a ele. A direita, temos a lista de objetos da cena e suas camadas. No topo, a esquerda, temos o menu de arquivo, lista de cenas, e no topo, a direita, temos botões que mostram ou ocultam os menus de ferramentas, grids e entre outros. Fonte: techcrunch.com
O GDevelop é um programa que permite o usuário criar jogos para computador ou plataformas móveis sem possuir conhecimento em relação a uma linguagem de programação especifica. Antigamente, o programa era somente para o desenvolvimento de jogos 2D, porém,
uma nova atualização também abriu as portas para a criação de projetos 3D.
As principais ferramentas para criação de jogos no GDevelop são:
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Objetos: Os objetos que irão compor a cena. Eles podem ser o player, as plataformas da fase, as opções de um menu...enfim, tudo que precisa aparecer no jogo.
O inimigo "Torirb" é um objeto global (ou seja, disponível em todas as cenas) chamado "TorirbSP" no menu de objetos do GDevelop. Para tornar um objeto global, clique nele com o botão direito do mouse no menu de Objetos e selecione "Definir como um Objeto Global"
Categorias de Objeto
Quando adicionar um novo objeto a cena, você deve escolher sua categoria e inserir os sprites de animação feitos por você, pegos da internet ou criados com o
Piskel, o programa de Pixel Art do GDevelop. Caso queira, também pode editar seus pontos, associar variáveis, colocar comportamentos e entre outras ações.
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Eventos (Events): Conjunto de Condições e Ações divididas em categorias que, ao serem ligadas, executarão um determinado evento no jogo. Ao se criar uma nova cena, uma aba separada para Eventos aparecerá nela. Exemplo (Clique no botão direito do mouse e em "
Abrir a imagem em uma nova guia" caso as imagens estejam muito pequenas):
Menu de condições. Ao selecionar as ações na aba de eventos, um menu parecido com esse também aparecerá.
Ligando dois objetos através da condição "Colisão" (Nesse caso "EspStageTKirayaElectrotama" e "PimentaElétrica") é possível que algo aconteça caso ambos entrem em contato um com o outro. Com a ação "Deletar", o objeto "PimentaElétrica" sempre desaparecerá da cena quando "EspStageTKirayaElectrotama" encostar nele. A condição "Ativa uma única vez enquanto é verdadeiro" é utilizada em conjunto com "Colisão" para que a ação seja sempre detectada uma vez, evitando bugs aleatórios.
Caso já tenha praticado ou ouvido falar do conceito de "
Estrutura de Decisão" em programação, estará mais que familiarizado com os eventos do GDevelop!
*Lembrete Importante*: Para evitar problemas, é altamente recomendado que os eventos sejam ativados e guardados através de
Variáveis, principalmente aqueles que precisam ser desligados durante algum momento do gameplay. Mais sobre Variáveis
aqui (em inglês) e
aqui.
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Comportamentos (Behaviours): Ações pré-programadas que podem ser inseridos em objetos do jogo. Um objeto pode ter vários tipos de comportamentos diferentes.
Através do comportamento "LinearMovement (Movimento Linear)", o objeto "TorirbSP" poderá se mover em linha reta para horizontal, vertical ou para as duas direções. Como quero que ele se mova somente para esquerda e numa velocidade não muito rápida, coloquei "-10" na velocidade do eixo X e 0 no eixo Y
Novos tipos de comportamentos são constantemente criados pela comunidade do GDevelop e você também pode fazer o seu! Ao adicionar um novo comportamento a um objeto, você pode pesquisar por eles na aba "
Pesquisar Comportamentos Novos" ou desenvolver um clicando em "
Comportamentos Instalados" e depois em "
Crie seu Próprio Comportamento". Você também pode interagir com os comportamentos dos seus objetos na aba "
Eventos" da sua cena, selecionando as condições e ações correspondentes a eles.
*Lembrete Importante*: O Gdevelop é atualizado de tempo em tempo e alguns elementos como ícones, menus, condições, etc. tendem a ser modificados ou totalmente removidos nesses updates.
Existem muitos outros elementos importantes que compõem o grande e incrível arsenal do GDevelop, mas, por enquanto, nem eu mesma sei utilizar todos. Quanto mais trabalho em
Electro Doll Kiraya, mais aprendo sobre esse fascinante programa e agradeço por sua existência!
Caso tenha se interessado pela engine após ler o texto, deixo os seguintes links úteis para aprendizado:
Boa sorte e que suas ideias também se tornem realidade! Daqui a um tempo, falarei um programa que é uma verdadeira mão na roda para criar e animar Sprites: O
Aseprite!