A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Este é um projeto de entrevista que busca homenagear os imprescindíveis parceiros dos desenvolvedores de games e outros. Um singelo tributo aos produtores de conteúdos. Boa leitura!
Entrevista com o Game Dev Eliyud o Coringa da Staff do Condado Braveheart.
Por que está tão sério?
Por que está tão sério?
Bento: Eliyud. Agradeço muito por aceitar o convite e compartilha seu conhecimento conosco! É muito satisfatório poder conversar com alguém que admiro muito e por contribuir tanto com os desenvolvedores Indies. Por favor, conte-nos quem é Coringa Eliyud?
Eliyud:
É um prazer ser entrevistado pelo professor mais querido da nossa comunidade!
Eliyud é como gosto de ser reconhecido por aí pela internet! Coringa é a imagem que uso pra me representar nas comunidades de GameDev.
Sou um mero apaixonado por poesia, desenvolvimento pessoal e jogos digitais. Não fosse a ironia do destino, hoje talvez eu fosse formado em Psicologia devido às minhas convicções, Direito devido à minha experiência profissional ou Game Design devido às minhas paixões.
Tenho 29 anos. Moro em São Paulo, mas estou sempre que possível viajando e conhecendo lugares novos. Sou intenso. Oito ou oitenta! Não sou de meio termo e muito menos de superficialidades! Gosto do que envolve a alma, e não do que envolve o prazer momentâneo. Dificilmente confio nas pessoas. Para endossar o que foi dito, sou o tipo de pessoa que te ama, mas que também quer que você se lasque. Mas calma! Não quero que essas palavras machuquem. São apenas palavras ditas por um exímio praticante da arte do desapego. É perfeitamente possível amar sem se apegar - e eu os encorajo a isso.
Bento: Caro Eliyud a pergunta que não quer cala é... Porque escolher o Coringa como avatar? Que possui um perfil psicológico aterrorizante e totalmente fora dos padrões da normalidade. Ele é descrito como um psicótico, um vilão com uma aparência peculiar e assustadora. É um personagem que transmite todas as características de uma mente doentia, sádico, excêntrico e muito cruel... Que particularmente adoro. É meu vilão preferido, mas difere-se muito da sua personalidade.
Eliyud: Acredito que no final da resposta anterior, eu já tenha dado alguns spoilers sobre a de agora. Mas vamos ao princípio.
Tudo começou quando descobri um personagem icônico no famoso jogo League of Legends:
Shaco, o Bufão Demoníaco.
Shaco não apenas foi pensado com fortes inspirações no Coringa, como possui diversas referências a ele no game, como até mesmo a própria fala: "Por que está tão sério?". Outra referência é feita quando ele diz a seguinte fala após ser escolhido: "E para o meu próximo truque, eu farei você desaparecer!", que tem ligação direta com uma cena do Coringa no filme Cavaleiro das Trevas.
O que me fez gostar de jogar com esse personagem, foi o fator "decepção" que ele causa nos outros jogadores durante as partidas PvP, onde ele possui várias ferramentas para enganar, seja com a sua habilidade "Enganar", que faz com que ele desapareça e possa reaparecer repentinamente causando toneladas de dano, ou com sua Ultimate "Alucinações", que faz com que ele crie um clone seu para ser usado de diversas formas. Não posso deixar de citar a habilidade "Caixinha-Surpresa" , que "aterroriza" quaisquer inimigos que a descubra, permitindo ao Shaco fugir de forma segura de suas investidas sorrateiras ou causar muito dano em caso de estivar fazendo uma construção de itens voltada para dano por habilidades. Isso já me garantiu muitas horas de risada durante as minhas aventuras no jogo.
Toda essa diversão despertou em mim desejo de conhecer mais a fundo o personagem que inspirou esse campeão de LoL. Foi aí que descobri o Coringa.
Coringa é um personagem que dá margem a diversas teorias, desde as suas HQs até agora. Não há certezas absolutas sobre sua origem e convicções. Ele acaba sendo, de fato, uma "carta coringa" em qualquer história em que aparece.
Baseando-me nos filmes mais recentes, posso descrever de forma mais concreta o que o personagem representa pra mim.
Não vou me estender muito sobre o Coringa de Joaquim Phoenyx, pois penso que ele retrata mais um personagem cujos problemas psicológicos culminaram num vilão deveras egoísta e impulsivo. Por mais que tenha uma crítica por trás das convicções do personagem, não consigo diferir a sua personalidade da de um criminoso qualquer, que tenta embasar os seus crimes com justificativas vagas e usa problemas psicológicos como desculpa. Gosto da atuação do personagem, entretanto, e até me identifico com ele quanto às filosofias em torno dos seus problemas psicológicos e sobre o quanto isso é mal encarado pela sociedade.
Já ao Coringa de Heath Ledger, devo todo o meu respeito! Este é um vilão que, independente do que tenha o motivado, possui reais convicções e age com inteligência e perspicácia para atingir os seus objetivos. Pode ser encarado e visto como um criminoso psicopata maluco, cruel e desprezível - afinal, é assim que todos os assassinos são encarados - mas se existe algo de admirável no Coringa do filme Cavaleiro das Trevas é como executa os seus feitos, sendo estes dignos de uma salva de palmas. Por último, mas não menos importante, todo o alarde que o Coringa deste maravilhoso filme faz, é por um único objetivo: enviar uma mensagem.
Bento: O Coringa de Heath Ledger é meu favorito também. Como conheceu as comunidades de GameDev e o que chamou a sua atenção para frequentá-las?
Eliyud: Conheci as comunidades de Game Dev aproximadamente no ano de 2004, quando descobri o RPG Maker. Eu fiquei tão adorado com a ferramenta, que passei a pesquisar tutoriais e recursos pela internet, na época discada. Foi quando conheci as comunidades de RPG Maker mais antigas, como: Jogos RPG, RPG Menace e a tão prezada Mundo RPG Maker, que foi onde resolvi me instaurar com o antigo nick Edy_xD, e também onde foi o ponto de partida de muitos desenvolvedores que estão entre nós na comunidade hoje.
O que me chamou a atenção pra frequentá-las foi a oportunidade de ter os jogos que eu fazia sendo jogados. Afinal, o grande prazer de fazer um jogo se resume em ver alguém jogando.
Bento: Qual a melhor e a pior parte de ser membro da Staff do Condado?
Eliyud: Quando fui convidado para ser staffer da Condado Braveheart, eu acreditava que estava prestes a viver na pele tudo o que eu havia imaginado durante todo o meu tempo frequentando comunidades: essa é a minha chance de contribuir ao máximo pra que aquela comunidade continue suportando os jogos dos membros e dando a eles a oportunidade de continuar vendo os seus jogos recebendo a devida atenção que merecem. Acredito que a melhor parte de ser staffer é ver os membros encontrando nos eventos, nos vídeos e nos destaques, motivação pra continuarem desenvolvendo seus jogos.
A pior parte de ser staffer, no meu ponto de vista, é ter que lidar com a cruel limitação de tempo, eventuais oscilações de humor e possibilidade de falhar no que mais queremos acertar, que é ser um referencial de suporte ao game dev brasileiro desde os mínimos aos máximos detalhes possíveis.
Bento: Conte um pouco sobre seus jogos?
Eliyud: Dentre todos os jogos que já fiz durante essa minha empreitada, eu gostaria de destacar quatro:
SARIA QUEST
Saria Quest foi pensado para ser o projeto da minha vida, já que todos os personagens foram desenhados por mim quando criança. No final, o jogo não foi concluído porque: não tinha uma história ou enredo; não sabia quais mecânicas incluir; aprendi programação durante o desenvolvimento; não sabia o que fazer com o jogo; eu nem sequer sabia o que era fazer um GDD. Agora, com um pouco mais de estrutura, diria que pretendo recuperar todos os personagens e utilizá-los em um jogo futuro.
Como foi o primeiro jogo que desenvolvi (e o fiz inteiramente sozinho), resolvi publicar pra que possa servir de incentivo pra qualquer pessoa e passar o recado: criar jogos é possível! Hahahaha
Clique pra baixar
COSMO DEFENSE
Um tower defense com tema espacial produzido para celular (android), pensado especialmente para aqueles que odeiam a obrigação de posicionar suas tropas em locais predefinidos.
Jogabilidade
Defenda os planetas com seus vários tipos de tropas espaciais. Ganhe pontos para desbloquear novas tropas.
O jogo apresenta:
- 25 fases;
- 20 inimigos diferentes;
- Várias tropas diferentes, possibilitando diferentes estratégias;
- Poderes;
- Compatibilidade com Google Play Games.
Clique pra comprar ($ 1,00)
COLOR GEM'S BREAKER
É basicamente quebrar os blocos com a bola, que quica em uma plataforma. Tentei inovar implementando a opção de jogar contra outra pessoa no mesmo smartphone!
- Poderes;
- Modo I.A VS Player;
- Modo Player VS Player (no mesmo telefone).
Clique pra comprar ($ 1,00)
ALIENATION
Este é um jogo pouco ambicioso criado para uma JAM. É curto e não há muito a dizer sobre ele. Eu acho divertido e assustador, então decidi compartilhar.
Uma cidade foi completamente abduzida por alienígenas que pretendem colonizar o planeta Terra. Por algum motivo, você não foi sequestrado. Seu objetivo é encontrar a cama escondida em uma das casas e escapar do que, na sua esperança, seria um terrível pesadelo.
- Você deve encontrar uma arma para se defender de alienígenas. A pistola mata mais rapidamente, mas não possui disparo automático, sendo necessário apertar o botão disparar várias vezes. A metralhadora demora mais para matar, mas tem disparo automático.
- Os medicamentos são usados para restaurar sua vida.
- Você pode recarregar sua munição com cartuchos encontrados nas casas.
- A tecla "I" do teclado corresponde ao Inventário.
Clique pra baixar
Bento: Joguei o ALIENATION e o mesmo estará no CATÁLOGO MAKER – JOGOS COMPLETOS POSTADO NO CONDADO BRAVEHEART VOLUME 1... Aguardem! Pretendem lançar outros jogos?
Eliyud: Com certeza! Atualmente estou trabalhando em dois projetos bem importantes, um sendo produzido no RPG Maker MV (que você pode conferir aqui), e outro, que ainda não foi divulgado, sendo produzido na Unity. Ainda há um terceiro projeto que estou planejando começar a produzir, mas não há nada certo ainda.
Eu sou o tipo de pessoa que funciona melhor trabalhando em vários projetos de uma vez, pois se não é isso, eu procrastino demais com o único com o qual estiver trabalhando e acabo por não fazer nada! Sou defensor da ideia de que os projetos não devem ser abandonados, mas que se deve trabalhar neles apenas quando tiver real interesse nisso! Isso não significa que eles precisam receber atenção todo o tempo, mas sim que talvez você precise buscar inspiração e motivação trabalhando em outras coisas.
Bento: A particularidade mais forte em usar o RPG Maker é a facilidade em desenvolver games, no entanto com o avanço de outras engines e ferramentas podemos desenvolver games ainda melhores e com muito mais recursos. Mesmo assim, você acredita que o RPG Maker terá vida longa? E o que você achou do RPG Maker MZ?
Eliyud: O que faz o RPG Maker se manter até hoje é justamente a facilidade em fazer jogos. Porém, os seus criadores já deixaram bem evidente que o interesse nunca foi de tornar o maker uma ferramenta profissional tão boa quanto engines como Unity e Unreal. Sendo assim, não se trata de uma questão sobre se ele terá vida longa ou não, mas sim sobre o quanto tempo resta pra que o desenvolvimento de jogos torne-se mais do que uma "brincadeira de criança" para o público do RPG Maker e passe a ser um anseio profissional.
Ainda não cheguei a testar o RPG Maker MZ, pois todas as suas ferramentas, sejam novas ou antigas, já tive oportunidade de testar em engines até mesmo mais antigas que o próprio MV, que é o que mais uso atualmente. Não vejo motivos pra querer me "atualizar" quando, na verdade, eu só estaria jogando dinheiro fora.
Bento: O que está achando da BarveJam?
Eliyud: Superou todas as minhas expectativas! Eu jamais pensei que fossemos ter um público tão grande quanto o que estamos tendo. Isso não só me anima, como me dá vontade investir ainda mais tempo, energia e dedicação nesse tipo de evento. Afinal de contas, estamos aqui pra fazer jogos, não é verdade? Uma pena que, das diversas ideias que já tive pra aplicar com o tema, testei três, e infelizmente nenhuma delas me satisfez o suficiente! Temo que eu não consiga bolar nada a tempo pra participar de forma simbólica. Ou talvez eu surpreenda e apareça com algo no último minuto. Vamos ver... Hahaha!
Bento: Que mensagem você gostaria de passar para aqueles que querem desenvolver jogos no Brasil?
Eliyud: Faça jogos! Não olhe para o quão bom está o seu jogo antes de tê-lo pronto. Faça! O processo e a caminhada é mais importante que o resultado.
Bento: Quais jogos Indies ou não que você recomenda para os moradores do Condado?
Eliyud: Eu não poderia citar ninguém mais ninguém menos que apenas um:
Journey
O jogo que tem servido de maior inspiração e base pra qualquer brainstorm que eu tenha tido junto com minhas equipes nos últimos meses. É um jogo que merece não apenas ser jogado, mas profundamente estudado em todos os termos de design.
Bento: Sobre mulheres na área de desenvolvimento de jogos, o que você tem a comentar sobre isso? Acredita que está aumentando o número de desenvolvedoras?
Eliyud: Não tenho uma opinião muito concreta sobre isso, mas tenho alguns consideraçõesa fazer.
Me parece que, nos últimos anos, as mulheres tem conseguido cada vez mais conquistar o seu espaço em vários patamares da nossa sociedade, mas a luta por igualdade de gênero ainda está longe de ter um fim. No que tange a desenvolvimento de jogos, posso dizer que vejo considerável número de mulheres trabalhando em diversas das minhas empresas favoritas e em cargos de alto destaque, como por exemplo Riot Games e ArenaNet. Por outro lado, não vejo muito incentivo para que mulheres se insiram no nicho de desenvolvimento de jogos indies. Pra ser sincero, não consigo nem mesmo perceber interesse por parte das próprias mulheres nisso. Acredito que nossa área poderia até ser mais atrativa para o público feminino, mas também não consigo pensar numa forma eficaz pra melhorar isso.
Bento: Como é produzir conteúdos para o Canal Oficial do Condado Braveheart? Adoro o Condado Review, os tutoriais, a voz do Lord Wallace e pelo amor das ‘MORTADELAS’ voltem com o quadro – Um papo com ele, pois tive o privilégio e a honra de ser entrevistado pelo lendário Star Gleen e acho fantástico e primordial esse espaço para os GameDevs?
Eliyud: Quem não ama a voz deliciosa do nosso amável @Lord Wallace ? Hahaha!
Eu adoro produzir conteúdo para o canal do YouTube do Condado, principalmente para o quadro Condado Plays, que é onde mais tenho liberdade pra me expressar e ser eu mesmo. Entretanto, como já disse em uma resposta anterior, eu sou constantemente confrontado pela falta de tempo, oscilações de humor, entre outras coisas. Não fossem estes pequenos poréns, eu estaria produzindo com muito mais frequência e trazendo muito mais conteúdo.
Sobre o quadro Um papo com ele, devo dizer que ainda conheço bem pouco este antigo quadro aqui do nosso Canal. Pode ser que eu levante ideias pra reestruturá-lo e tocá-lo adiante novamente mais pra frente. Antes disso, penso que precisamos principalmente expandir a nossa comunidade ainda mais, pra que tenhamos bastante público e pessoas pra entrevistar.
Bento: Como assim Coringa?
Bento: Aproveitando o que podemos esperar de você em relação aos conteúdos para o Canal? Sem enrolação meu caro Coringa!
Eliyud: De mim, vocês podem esperar principalmente tutoriais sobre modelagem 3D, Condado Review, Condado Plays e Lives no nosso canal do Discord jogando jogos dos membros com a participação de algum convidado especial. Pode ser que surjam novos quadros também! Estamos sempre tentando trazer conteúdo novo!
Bento: Sempre faço essa pergunta aos meus entrevistados. Como professor, jogador e aspirante a desenvolvedor, acredito que os Games podem ser usados como ferramentas educacionais, especialmente em metodologias relacionadas à tecnologia da informação, como um grande apoio para a aprendizagem. Acredita que isso seja possível? Jogou algum game educacional? Já pensou em desenvolver algum jogo com temática educacional?
Eliyud: Acho possível não só que seja possível utilizar games como ferramentas educacionais em metodologias relacionadas à T.I., como também em metodologias relacionadas ao desenvolvimento cognitivo. Não só acho possível, como gostaria de encontrar formas eficazes de motivar ao máximo que esse tipo de jogo venha a ser desenvolvido.
Mas de certa forma, os games acabam ensinando muito mais, não é mesmo, professor? A mágica dos games é que eles podem passar uma mensagem, afinal de contas. Um game pode servir tanto como ferramenta de entretenimento, como ferramenta de crítica social. Acredito até mesmo que os jogos poderiam ser usados de forma aliada a metodologias de tratamento psicoterapêutico, entre outras vias de utilidade. Logo, o céu é o limite quando o assunto é desenvolvimento de jogos. Eu mesmo aprendi o mais básico do básico do inglês jogando os meus antigos cartuchos de Pokémon Yellow e Silver, os quais joguei inúmeras vezes.
Bento: Agradeço muito pela oportunidade e deixo em aberto para considerações finais ou mesmo um recado ou conselho que gostaria de passar adiante?
Eliyud: Gostaria de agradecer ao professor pela iniciativa incrível. Foi muito prazeroso escrever toda e qualquer resposta que expus aqui. A nossa comunidade precisa de mais pessoas como o senhor, professor, que carregam o desejo de expandir a comunidade de game dev, seja com boa informação acessível, seja com a valorização do desenvolvedor com as suas entrevistas.