🤔 Para Refletir
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"Por que tão sérios? Não... eu diria: por que tão perfeccionistas?"
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Eliyud
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Entrevista Maker #2 - Angelo Nobre (Dead File)
Entrevista Maker #02
Angelo Nobre
"Acredite que você é capaz de fazer o que desejar, não importa o tempo que você demore para aprender" Angelo Nobre
Introdução
Angelo Nobre chegou de mansinho na humildade e pouco a pouco foi melhorando até criar um dos melhores projetos que conheço atualmente. Angelo está cada vez mais enveredando para o lado do design e faz algumas composições incríveis. É um Maker versátil e criativo. Um cantor dono de uma voz potente e melódica. Hoje vamos conhecer um pouco sobre essa pessoa magnífica.
Entrevista
Ludovic: Qual a sua idade? Nome verdadeiro (opcional)? Angelo Nobre: Bom pessoal me chamo Angelo Victor Nobre de Freitas e tenho 24 anos, moro em Natal Rio Grande Norte, mais conhecida como a cidade do sol.Ludovic: Quem é o personagem do seu avatar e porque o escolheu? Angelo Nobre: Meu avatar chama-se Dante um veterano cruzado do famoso jogo Dantes Inferno, adaptação de A Divina comédia Um poema épico escrito na idade média por Dante Alighieri famoso escritor. E eu o escolhi porque vejo muita vontade e coragem para vencer os obstáculos da vida a procura de um bem maior, que no jogo é sua amada Beatrice. E toda essa coragem e firmeza eu vejo em mim por acreditar que sou capaz de superar os obstáculos da vida para o melhor da minha família.Ludovic: Fale um pouco sobre você, apresente-se não só como Maker, mas como pessoa no dia-a-dia, o que faz da vida, sua rotina. Angelo Nobre: Eu sou um cara super tranquilo e muito caseiro, vivo mais com minha esposa e minha princesinha Sophia de um ano e seis meses, isso meu povo eu sou casado e tenho uma filha que ama ver galinha pintadinha o dia todo kkkk mais isso que é amor de pai né. O meu dia a dia é acordar sempre no horário da minha filha porque ela acorda todo mundo com pontapés e pedindo de novo galinha pintadinha kkkk é, imagine isso todos os dias. Nas minhas folgas do trabalho busco assistir um bom filme mais dou um foco maior no meu projeto Dead File Origem e ensaios com minha banda de rock católica chamada Religare, onde sou vocalista. Atualmente gravei um Cd com canções autorais e um vídeo demonstrativo para um dos maiores festivais católicos do Brasil, onde fomos selecionados para tocar em 2015 no Festival Halleluya. Hoje resumo minha vida em três pontos importantes e que me fazem feliz, cantar a Deus, minha família e com certeza o amor que sinto em programar e fazer da minha imaginação um mundo para outros se aventurarem. Viva o Maker ^^Ludovic: Qual o seu gênero de games favorito? Cite alguns dos melhores games profissionais na sua opinião? Angelo Nobre: Os jogos que me fazem ficar vidrado por algumas horas na madrugada são os do gênero terror e sobrevivência, e o clássico aventura. Desde os meus 15 anos sou apaixonado em jogos como Resident Evil (Todos), Parasit Eve e The Last of Us, também não pode faltar o clássico Zelda Link to the past do Snes que é uma obra prima e nostálgica até hoje pra mim. Esses são alguns que curto e que uso como referência para desenvolvimento de novas ideias.Ludovic: Você costuma jogar games de RPG Maker? Cite alguns que já jogou e o que achou de cada um. Angelo Nobre: Hoje em dia não jogo como antigamente devido o meu dia corrido no trabalho e desenvolvimento do Dead File parte 2, mas baixei alguns que vejo um grande potencial e espero ver concluídos um dia. Os jogos que mais joguei foi Darins Notes do desenvolvedor Allison. Este jogo me fez ver o potencial do RPG Maker onde o criador soube prender o jogador com uma ótima jogabilidade e exploração impecável fugindo do tradicional RPG. O segundo jogo foi Vorum - Legados da justiça do desenvolvedor Star Gleen. Mesmo estando em fase de desenvolvimento é um jogo que me surpreendeu muito pela grande qualidade e uma trama muito caprichada e envolvente. E por final um jogo feito no 2k3 chamado Rosbi Life feito pelo desenvolvedor JoãoTS. Este jogo me trouxe uma nostalgia parecida quando ganhei meu primeiro vídeo game onde eu ficava horas me divertindo com meus irmãos. Um bom projeto que espero ver concluído em breve. Esses são alguns exemplos entre ótimos projetos que jogarei em breve. XDLudovic: Quando você conheceu o RPG Maker e qual a sua versão favorita? Angelo Nobre: Eu conheci o RPG Maker fuçando o Google a procura de aulas sobre Flash, se não me engano em 2007, onde vi um vídeo de dois rapazes ensinando a criar um mini game em 10 minutos, e a Engine que eles usavam era o RPG Maker 2003 e isso me atraiu muito em aprender. Baixei a versão em inglês e sofri muito para entender como funcionava, pois tinha acabado de ganhar meu primeiro computador e não sabia exatamente nada de inglês, imagine programar um jogo, algo impossível. Eu só abria o Paint e ficava rabiscando e sonhando um dia criar um jogo e foi aí que descobri o RPG Maker XP em português e o sonho começou a engatinhar. Mas minha ferramenta preferida é o RPG Maker VxAce.Ludovic: Você dedica muito tempo ao RPG Maker? Quanto tempo em média você gasta por semana? Angelo Nobre: Eu gostaria de ter um tempo maior para aperfeiçoar meus estudos na Engine, mas como trabalho de segunda a domingo e tenho apenas uma folga fixa na semana, fica difícil me dedicar como eu queria. Uso a madrugada e um pouco da manhã para estudar e trabalhar no meu projeto. Mais acredito que fico envolvido no Maker umas 12 horas por semana.Ludovic: O que sua família, namorado(a) e amigos acham do RPG Maker? Já houve alguma reclamação por causa do RPG Maker? Angelo Nobre: Olha com a minha família nunca houve nenhum tipo de reclamação, o meu irmão que as vezes falava assim: Quando você vai ganhar dinheiro com isso? Eu apenas sorria e continuava a criar meu joguinho kkkk. A minha esposa é muito tranquila e compreensiva, nuca tive problemas com isso. XDLudovic: Quantos projetos você já criou? Cite o Nome e fale um pouco sobre cada um (Se houver algum que foi cancelado, explique o motivo) Angelo Nobre: Na minha caminhada eu coleciono apenas três projetos, dois cancelados e um que está em desenvolvimento. O meu primeiro projeto foi Orkadia feito no RPG Maker 2003, mais como não sabia nada de programar ai desisti logo da ideia e foi então que iniciei meu segundo jogo um ano depois. Chronicles of Mana um fã game do jogo Seiken Densetsu 3, este projeto foi a confirmação que eu poderia entrar no cenário Maker firme e forte. Ganhei o projeto do mês na antiga Dungeon Makers, mas acabou sendo cancelado, pois o projeto tornou-se maior que minha capacidade na época. Atualmente estou com um novo projeto que amo muito e me da gosto de trabalhar que é o Dead File Origem, nunca estive tão feliz como hoje, vejo este trabalho como um filho e por isso tenho uma grande dedicação e carinho para desenvolve-lo. Um jogo feito por quem realmente gosta pode gerar lindos frutos. Te desejo boa sorte e vidas infinitas E é este conselho que levo comigo até hoje e que me dar forças para seguir firme neste projeto. Se não fosse seu conselho eu não teria continuado, obrigado Mari-san pelas palavras e confiança em mim.Ludovic: O que você tem a dizer sobre a situação atual do RPG Maker e suas comunidades no Brasil? Angelo Nobre: Hoje eu vejo que as comunidades brasileiras estão bem mais equilibradas do que antigamente, acredito que é devido os novos concursos que surgem com ótimas premiações e atrações para a galerinha que esta iniciando. A dedicação do pessoal que busca dia a dia fazer um fórum mais dinâmico é que faz a diferença, e o surgimento do novo RPG Maker MV trouxe um animo para muitos membros e isso é ótimo paras as comunidades em geral. Não vejo que estamos passando por um momento difícil, e sim por uma transição melhor para todos.Ludovic: O que você acha do novo maker MV e suas propostas multiplataforma? Angelo Nobre: Acho o MV o novo astro do momento, mesmo faltando algumas melhorias para as multiplataformas sei que em breve todos esses detalhes serão corrigidos e muitos desfrutarão desta ferramenta que venho para inovar o mercado Maker. Todos sabem que o mercado de jogos é grandioso e trabalhar em multiplataformas com certeza é algo que venho para mudar a cabeça de muitos, e com certeza abrir novas portas para um mundo maior.Ludovic: Por fim, deixe algum comentário, conselho ou mensagem de apoio para os makers que irão ler esta entrevista e os muitos novos makers que entrarão nesse nosso universo. Angelo Nobre: Quero agradecer muito por essa oportunidade de estar dando essa entrevista e compartilhando um pouco da minha vida. Obrigado a toda equipe Bravehearth Editora pelo espaço e carinho. O que tenho a dizer para a galerinha que está iniciando nesse universo é que acredite que você é capaz de fazer o que desejar, não importa o tempo que você demore a aprender, tudo tem seu tempo e uma hora você vai conseguir. Trace metas para seu projeto e acima de tudo, ame o que você faz. Criar um jogo não é só apertar pra cima quadrado e X, e sim escrever o que há dentro de você para os outros sentirem as emoções que você sentiu a escrever sua história. Grande abraço a todos!
Saudações!
Muito legal a entrevista, meus parabéns!
O meu dia a dia é acordar sempre no horário da minha filha porque ela acorda todo mundo com pontapés e pedindo de novo galinha pintadinha kkkk é, imagine isso todos os dias.
[ord=65]Angelo Nobre[/ord]:
Estou vendo que mais hora menos hora teremos um game da Galinha Pintadinha no Maker...basta sua filha descobrir que você faz jogos...rs.
Até mais!
Quero muito agradecer pela entrevista meu amigo, me sinto honrado por suas palavras e atenção a mim como aluno. Obrigado por todo apoio e incentivo depositado.
[member=565]Romeo Charlie Lima[/member] kkkkkkkkkkkkkkk nem penso fazer uma coisa dessas kkk, mas obrigado por acompanhar um pouco da minha história. Abraços amigos
Adoro ler entrevistas como essa, mostra o lado mais humano dos makers, mostra que o que está atrás desses jogos fabulosos não estão super-humanos ou coisa do tipo, mas simples pessoas comuns que, através de dedicação e esforço, conseguiram criar projetos incríveis como o Dead File. Não posso falar por outros, mas isso me dá muita inspiração.
Mas só uma coisa:
(...) e ensaios com minha banda de rock católica chamada Religare, onde sou vocalista.
Tu tem uma BANDA! Caramba. Bora chamar o Angelo pra fazer uma abertura de algum jogo, Vai ficar divino.
Desculpa, eu precisava soltar essa
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Eu tenho uma mania boba de tentar acerta o entrevistado (a) utilizando o raciocínio lógico baseado em cálculos de probabilidade...
Brincadeira, mas a entrevista é uma das primeiras matérias que leio na revista (que saudade da mesma...), Como já mencionado gosto muito do mundo do Dead File e lógico que fiquei interessado em conhecê-lo [member=279]Angelo Nobre[/member]
Parabéns pelo projeto, e sei muito bem como é difícil trabalhar e cuidar de uma família, inclusive com criança...
Existe um certo sentimento prazeroso no ato de criar... que é insubstituível. E só um criador (desenvolvedor) sabe do que estou falando.
Abraço! :Okay_fix:
[member=506]Agnos[/member] Agradeço muito suas palavras amigo, e o segredo de conseguirmos um resultado bacana é o foco. E o principal é sabermos dizer que não sabemos de tudo, e que precisamos do próximo para lapidar nosso conhecimento no que desejamos aprender. Sem vocês eu não saberia expandir meu estudo na área de jogos. Tenho uma banda sim, caso queira conhecer um pouco deste trabalho tenho um vídeo aqui
https://www.youtube.com/watch?v=KXRQwsGmIvw
[member=164]Ronaldo Bento[/member] Pura verdade amigo, existe muito sentimento no ato de criar e as vezes penso que vou enlouquecer com tantas ideias na cabeça. Ainda bem que tenho uma família super compreensiva, e isso me deixa mais aliviado e não na berlinda kkkkkk como um dia minha esposa ameaçou kkkk só isso. Mas graças a Deus ela entende esse amor que tenho pelo maker e digamos também pelo nosso reinado condado.