Eu sempre fui a favor da emulação e quanto mais tempo se passa, menos motivos eu encontro pra marginalizar ela. Hoje em dia a preservação de jogos é tão patética que ou você tá jogando uma franquia famosa com alguma coleção sem vergonha em preço salgado pro pessoal daqui, ou você tá derrubando bem mais dinheiro do que você deveria em ter o console e jogo físico de segunda mão, dinheiro esse que os desenvolvedores não vão ver 1 centavo pra começo de conversa.
Dá bem fácil pra entender o apelo de você querer a experiência original do console, como as diferenças que vem de você emular o console original (tem até exemplos clássicos tipo o N64 que até hoje é uma emulação bizarra cheia de problemas visuais engraçados). Mas a conversa antiga de dar uma facada no próprio bolso por questões morais só me parece bem arbitrário, ainda mais quando o seu método de desviar emulação é, novamente, não entregar um tostão pra quem de fato fez o jogo.
Emulação de jogos que você não pode comprar em nenhum lugar ou pertencem a franquias essencialmente mortas por outro lado é uma experiência bem legal, não só pra experienciar coisas que você não poderia legalmente, como abre as portas pra um novo tipo de experiência que nasce dessa variação de "um jogo no emulador não é a mesma coisa do jogo no console".
Quando eu penso em emulador eu penso em
randomizers que dão um fator replay infinito a jogos que já são lendários, nos
jogos com texturas HD no Mesen, ou nas diversas hack roms de novas campanhas ou qualidade de vida que joga pra fora todas as inconveniências de jogos que foram feitos numa época que ninguém sabia como desenvolver um jogo pra ser bem mais aproveitável do que o original muito provavelmente seria pra alguém que não viveu a época que ele saiu.
Quantas vezes eu joguei Castlevania Dawn of Sorrow sem o patch que oblitera o gimmick de touch screen do DS? Quais são meus jogos favoritos de Pokémon? Eles são meus favoritos pelos jogos base terem envelhecido tão bem assim ou é por eu ter me acostumado demais com modificações de fãs que obliteram as diferenças de versões numa rom só e expandem o jogo num nível impossível de rodar num GB/GBA de verdade no pretexto de serem feitas pra serem aproveitadas num emulador?
Enquanto as empresas que seguram os IPs legalmente estão nos bombardeando com terríveis estratégias de negócio, os fãs estão usando os emuladores e literalmente recriando jogos antigos do 0 no intuito de estudar eles e otimizar a experiência de um jogo que eles amam (hell, a gente chegou no ponto de até existir
engines dedicadas a fazer jogos pra consoles mortos, e isso é super maneiro!), mantendo o hype pra franquias que não tem jogos novos a anos ou os jogos novos não são mais pensados pro público que consumia o jogo lá pros anos 90 ou final dos anos 2000 e no meio disso tudo, não estão competindo com as vendas de nenhum jogo oficial e em muitos casos nem está substituindo uma versão legal de relançamento.
A falta de seriedade das grandes empresas em relação a preservação de jogos sempre foi algo que me incomodou bastante, pois fica muito óbvio numa vista mais completa como isso não tá exatamente afetando apenas jogos antigos. Pense em todas as notícias tristes de lojas virtuais fechando e tente se lembrar dos jogos dessa plataforma que não tiveram um lançamento físico, como você vai jogar aquilo legalmente agora? Pense na quantidade de jogos físicos que são lançados tão as pressas no ponto que são injogáveis sem um patch de dia 1, como vai ser a experiência desses jogos quando tal patch não for mais possível de baixar? A gente vai ter que rezar pra versão em circulação ser um pouco mais recente, se tal versão sequer existe.
Eu não quero fazer parecer que emuladores são a representação de tudo que é belo e moral, já que as questão de legalidade são bem óbvias e acho que não tem muita discussão de que comprar as coisas legalmente direto de quem "fez os jogos" é a opção do bom cidadão. O que me suporta bastante nesse sentimento contra as grandes empresas é bem como elas parecem fazer um esforço pra serem o mais birrentos com coisas insignificantes possível enquanto ativamente viram a cara pro problema e/ou diretamente contribuem pra agravar ele.
Se a Nintendo não vende mais jogos de 3DS fisicamente e a loja virtual já não está mais funcionando, qual é o motivo da
atualização pra impedir desbloqueio do console fora um dedo no meio com a mensagem: "Quem se importa com os jogos desse console velho? Gaste seu dinheiro nas coisas recentes ao invés lol"? E o que ela queria dizer correndo atrás de fan games de Pokémon, Metroid e Mario quando eles estavam pra lançar um jogo que seria amado pela comunidade de um jeito ou de outro?
Isso sem lembrar de vexames tipo o Super Mario 3D All-Stars que foi uma tentativa da Nintendo de vender uma coleção POR TEMPO LIMITADO pra novamente ampliar esse sentimento de que preservação não é a primeira, segunda, nem terceira prioridade deles. Eu estaria impressionado se estivesse em qualquer lugar do top 100.
Sempre foi óbvio que eles fazem o que fazem por dinheiro e eu honestamente não me importo, mas é triste que a filosofia seja fazer o dinheiro
agora sem se importar com o valor artístico e cultural de tudo que eles fizeram antes "do hoje".
Isso tudo dito... não vamos esquecer que nós g*mers temos nossa contribuição em transformar esse mundo num lugar diretamente pior do que ele poderia ser. Quero chamar atenção pro caso do suposto colecionador privado que estava tentando censurar em massa vídeos, imagens e downloads de um jogo que pertencia a sua coleção chamado "Cookie's Bustle". Esse jogo estaria de baixo do radar por anos sem quase ninguém saber da existência dele, mas sem querer foi exposto pra uma grande quantidade de seguidores do canal
Vinesauce enquanto o Vinny jogava uma coleção de jogos japoneses estranhos que um seguidor fez pra ele e aleatoriamente continha o jogo.
Apesar de Cookie's Bustle não ser um jogo incrível, ele foi extremamente engraçado de assistir e ressoou bem forte com a cultura em volta do canal e a internet num geral. E novamente, lembre-se que 1 cara está ativamente tentando nos impedir de saber da existência desse jogo quando até hoje é difícil você ter acesso a ele mesmo depois do boom de popularidade:
Esse jogo trouxe tantas boas memórias pro pessoal que ficou sabendo que ele existia que até spawnou uma quantidade de fanarts da personagem!
A gente tem inúmeros casos de grandes empresas fazendo merda, mas vale lembrar que a base de jogadores carrega um número de pecados contra a preservação de videogames. Caso alguém entenda inglês e queira assistir um dos vídeos informativos que cobrem um pouco o que aconteceu, eu recomendaria
esse aqui.
Mas é, resumo da ópera: Emuladores são legais e tanto o pessoal com os direitos dos jogos originais e nós como jogadores fazemos o nosso melhor pra piorar tudo. Claro, isso não se estende a todos, e tem sim uma comunidade ativa de pessoas arquivando jogos antigos na internet e aos poucos escavando jogos a muito tempo perdidos, seja de propósito ou sem querer, como foi o caso do Vinny.