Bom, lá vão meus dois centavos:
Ripagens é uma zona muito cinzenta. Para fazer fã-games, beleza, aí o cara que se resolva com o autor. Se a NãoIntendo enviar uma carta de Pare e Desista, é entre ele e a NãoIntendo.
Agora já concursos, como o nosso caso, não acho certo usar recursos ripados, sendo que o cara pode obter vantagens com o uso deles (incluindo alguns prêmios que convenhamos não são tão baratos assim).
Tem a categoria de fazer jogos? Beleza? Mas é melhor que faça com recursos originais. Até por que o foco do evento é criar recursos originais. Jogos com recursos ripados não devem participar de concursos, isso dá rolo e é algo que podemos evitar. Mas em situação normal, não vejo problema nenhum em fazer jogos ou fã-games com recursos ripados, esses também merecem ter importância. Só não nesse tipo de ocasião.
Para mim, estamos no caminho certo: Mesmo usando recursos free ou pagos para jogos, no caso dos recursos, temos que ser bem restritos nos recursos por fora, como temos feito, tipo, mesmo que o cara tenha comprado o maker, usar chars gerados ou apenas recolors não deveriam valer. Se o cara usar um template, tipo um char peladão e daí fazer uma coisa completamente nova, talvez possamos considerar, mas vai de cada caso. Acho que a palavra final da validade do recurso (o mesmo pode valer até para scripts) para o fim do concurso deve ser do organizador, uma vez investigado o caso com as pessoas competentes.
(Well, eu mesmo gerei uma música com uma ferramenta de composição automática mas tive um tantinho de trabalho com ela, vocês terão que decidir se é uma contribuição válida pro concurso)