🤔 Para Refletir :
"O que e um game dev? Uma miseravel pequena pilha de projetos !"
- codingkitsune

Eventos de Anime - Problemas atuais e como seria as possíveis soluções para um evento ideal

Player Banzai Masculino

Plebeu
Membro
Membro
Juntou-se
04 de Julho de 2017
Postagens
44
Bravecoins
48
Olá pessoa!

Eu andei sumido por aqui e no meu canal também. Eu vou ser mais frequente no fórum e se tudo der certo devo voltar com o canal no ano que vem. Eu decidir postar um assunto interessante que vale a pena comentar.

Já faz alguns anos que deixei de frequentar os eventos de anime, passei desta fase. Eu prefiro curtir os animes em casa mesmo e costumo comprar coisas que tenham utilidades, como canecas. Ultimamente eu leio comentários nos fóruns dos mesmos problemas da época que frequentava os eventos de anime. Eu vou listar aqui:

1 - Declínio de Qualidade e Atrações Repetitivas: Muitos eventos se tornaram repetitivos, apresentando as mesmas atrações todos os anos, o que cansa os frequentadores. A falta de inovação foi apontada como um dos principais motivos da desmotivação dos fãs.

2 - Competição de Egos e Exclusividade: Um problema recorrente é a competição de egos entre grupos de animes, especialmente no cosplay. Pessoas que não estão no padrão são criticadas e até alvos de racismo. Isso cria um ambiente tóxico, afastando aqueles que antes se sentiam acolhidos nos eventos.

3 - Aumento de Preços: Os ingressos estão se tornando caros, o que desmotiva a participação dos frequentadores mais antigos. O fato de ter que pagar para entrar em um evento onde os principais atrativos são vendas internas é criticado. Os organizadores priorizam o lucro em detrimento da qualidade do evento. Isso afasta tanto os fãs mais antigos quanto os novos frequentadores.

4 - Comportamento do Público: Vários usuários mencionaram que o público presente em eventos de anime pode ser infantil ou "socialmente esquisito", que só vão para "zoar", o que faz com que muitas pessoas, especialmente as mais velhas, se sintam desconfortáveis.

5 - Público Ampliado e Não Especializado: Com o aumento da popularidade dos animes, muitas pessoas que não são realmente fãs começaram a frequentar os eventos, mudando o perfil do público e diminuindo o foco na cultura otaku tradicional.

Esses problemas mostram um declínio da experiência dos eventos de anime ao longo do tempo, com a necessidade de mudanças no formato e na forma como os eventos são geridos e promovidos.

Solução para todo isso? Acredito que antes de tudo tem que arrumar patrocinadores fortes que ajudam na parte financeira e não monopoliza na hora de colocar uma estante no evento. Isso resolve parte do problema do item 1 e 3. Para os problemas acima, seria assim:

Sobre Declínio de Qualidade e Atrações Repetitivas

Parcerias com Artistas e Criadores de Conteúdo Locais: Envolver artistas de anime, mangakás, ilustradores e criadores de conteúdo (como youtubers e streamers) locais para participar do evento. Isso não só traria novidades para o evento, mas também daria uma sensação de frescor e originalidade.

Rodízio de Temas: Introduzir temas rotativos para cada edição do evento. Um ano o foco poderia ser "Clássicos dos Anos 90", no outro, "Novos Lançamentos". Isso mudaria a estética e o conteúdo das atividades, mantendo o interesse dos participantes que frequentam regularmente.

Workshops e Palestras Inéditas: Diversificar os tipos de workshops e palestras. Em vez de apenas exibições de anime e concursos de cosplay, introduzir oficinas mais técnicas, como criação de fan-dubs, edição de vídeos de AMV, ou até game design com temática de anime.

Torneios Exclusivos ou Raros: Realizar competições raras e diferenciadas, como torneios de cartas colecionáveis que tenham um tema específico, ou competições de criação de fanfics e AMVs, trazendo uma variedade que nem sempre é encontrada em eventos convencionais.

Sobre Competição de Egos e Exclusividade (Cosplay e Grupos)

Código de Conduta: Estabelecer e comunicar um código de conduta claro para todos os participantes e cosplayers, promovendo respeito e diversidade no evento. Qualquer comportamento tóxico, como racismo, discriminação ou bullying, resultaria em advertências ou expulsão.

Palestras e Workshops de Inclusão: Organizar palestras ou workshops que abordem a importância da inclusão e respeito na comunidade otaku. Convidar cosplayers e figuras conhecidas para debater como o cosplay pode ser uma forma de expressão criativa para todos, independentemente de raça, gênero ou tipo físico.

Concursos com Critérios de Inclusividade: Incentivar concursos que premiem não apenas a precisão técnica, mas também a criatividade e a originalidade, abrindo espaço para cosplays menos convencionais ou adaptados.

Sobre Aumento de Preços

Atividades Gratuitas ou Inclusas no Ingresso: Garantir que grande parte das atividades dentro do evento sejam inclusas no preço do ingresso. Evitar que muitas atividades exijam pagamento adicional pode ser uma boa estratégia para que os visitantes sintam que estão recebendo mais pelo valor pago.

Crowdfunding ou Financiamento Coletivo: Considerar o financiamento coletivo para parte do evento, permitindo que os fãs contribuam diretamente para a realização do evento em troca de recompensas exclusivas, como itens de colecionador, ingressos antecipados ou meet-and-greets com artistas convidados.

Sobre Comportamento do Público

Segmentação de Público: Criar atividades e espaços direcionados para diferentes faixas etárias e perfis de público, como espaços mais tranquilos para os fãs das antigas e áreas mais animadas para os novatos. Por exemplo, uma área de relaxamento para quem quer socializar com calma e outra para atividades mais intensas, como jogos e karaokê.

Monitores e Staff para Moderação: Treinar monitores e seguranças para intervir de forma respeitosa e evitar comportamentos inadequados, sem afastar os participantes. Isso inclui prevenir bullying, confusões e comportamentos que possam incomodar outros.

Sobre Público Ampliado e Não Especializado

Sessões Específicas para Diferentes Públicos: Criar atrações tanto para o público novo quanto para os fãs mais antigos. Por exemplo, exibir animes clássicos para agradar os "fãs das antigas" e trazer novas séries populares para o público mais jovem. Assim, cada grupo se sente representado.

Comunidade Colaborativa: Organizar atividades que promovam interação entre novatos e fãs veteranos, como mesas redondas ou eventos colaborativos, onde os mais experientes podem compartilhar sua paixão e conhecimento com os novos fãs.

Agora e com vocês, com base no que eu disse, qual seria a opinião e sugestões para fazer um evento ideal?

Workshops e Palestras Inéditas: Diversificar os tipos de workshops e palestras. Em vez de apenas exibições de anime e concursos de cosplay, introduzir oficinas mais técnicas, como criação de fan-dubs, edição de vídeos de AMV, ou até game design com temática de anime.

Torneios Exclusivos ou Raros: Realizar competições raras e diferenciadas, como torneios de cartas colecionáveis que tenham um tema específico, ou competições de criação de fanfics e AMVs, trazendo uma variedade que nem sempre é encontrada em eventos convencionais.
Cara, essas duas recomendações aqui são sensacionais...

Eu lembro de quando fui em um Anime Friends e tinha palestras com dubladores (tipo o Wendel Bezerra fazendo brincadeiras com o clássico goku+bob esponja+jackie chan), foi bem maneiro; só que ter uma oficina de fan-dub ou até mesmo uma oficina mostrando o passo a passo pra se profissionalizar na área seria fantástico.

Você deu exemplos que, pra mim, soam como um aprofundamento no conteúdo oferecido. E é interessante porque, em geral, minha experiência nestes eventos é justamente um conteúdo 'raso'.

O exemplo do Wendel foi literalmente a melhor 'apresentação/workshop/palestra' que vi nestes eventos, e em termos de conteúdo foi 'raso'. Não foi como um workshop que te ajuda a desenvolver uma habilidade x, ou que destrincha os prós e cons da indústria da dublagem.

Honestamente, para mim, a forma como está não é um problema, porque eu já vou com a expectativa bem baixa nestes eventos, e geralmente só pra trocar ideia com o pessoal, juntar uma turma de cosplays temáticos ou comer umas comidas diferentes.

Mas se fosse um evento que tivesse mais aprofundamento -- com uns workshops maneiros e temas pertinentes, e até competições como, sla, 'faça sua página de mangá em 30 minutos' etc., eu acharia beeeeem mais maneiro e participaria com mais frequência, sem sombra de dúvidas.

Nossa, amei esse texto, quero levar ele pra vida.
Trabalho com eventos a anos e bicho, te falar a real, realmente PRECISA dessa visão nova, os eventos estão sempre no mesmo padrão e a ideia de ter eventos com TEMÁTICAS é tão simples, mas que dá tão bom.
Tá de parabéns real pelo trampo!

Eventos presenciais, em uma época onde tudo é tão virtualizado me parecem algo que tem que valer muito a pena para me fazerem sair de casa. Eu gostava de ir a eventos de anime para encontrar o pessoal, comer Yakisoba e jogar RPG, mas duas décadas depois, isso meio que perdeu a graça.

Nos eventos antigos de anime, as grandes atrações eram a exibição de animes (em auditórios) e a possibilidade de adquirir um ou outro produto importado cujo acesso era extremamente difícil. Também tinha, claro a possibilidade de comprar aquela zine impressa em A4 e que o autor era um fulano desconhecido. Me lembro de ter ido em SP na Mangacon e frequentar o Animencontro em Curitiba. Eram eventos simples e tudo era novidade, já que a gente não tinha acesso a quase nada.

Hoje as coisa mudaram. O pessoal tem acesso a tudo pela internet e não parecem se importar muito em estabelecer algum contato presencial com os amigos com quem só conversam nas redes sociais. O que tenho notado muito é que a galera vai pra evento pra tirar foto pro instagram ou para comprar alguma coisa e fazer vídeo. Não que isso seja errado, mas é um comportamento que gera nos organizadores dos eventos a ideia de que tudo no evento deve ser apenas "aparência" e a experiência toda fica bem na superfície.

Isso tem acontecido em eventos de games também. Onde o pessoal vai lá só pra dizer que foi e tirar fotinho no estande da empresa x ou y. Mesmo em eventos cujo foco é boardgames o RPG a coisa toda anda girando meio em torno das aparências. Aqui na minha cidade rola o O Shinobi Spirit e conheço algumas pessoas que gostam e tal, mas particularmente o evento não conversa comigo.

Outra coisa chata é você estar com sua família nesses eventos e um bando de adolescentes se comportando como idiotas e falando palavrões aos montes pra chamar a atenção e sem se importar se as pessoas ao seu redor querem ouvir aquele tipo de baboseira.

Eu acho que para um evento como esse dar certo, ele tem que ter uma pegada mais madura. Tentar atrair um publico mais familiar, onde os pais possam levar seus filhos para ter contato com essa cultura. Também seria legal tentar parceiras com escolas e construir uma imagem mais série para a sociedade a respeito do evento.

Última edição:
Eu nunca estive num evento de animes na vida, não por falta de vontade mas sim por falta de oportunidade, mas mesmo de longe eu tenho a sensação que o que mais prejudica não só eventos de animes mas eventos de um modo geral é a popularização desses eventos, na falta de uma palavra melhor. É o que o autor do tópico mencionou no item 5. Esse público ampliado e não especializado não frequenta esses eventos pelo amor aos animes, e sim porque talvez isso tenha se tornado algo popular, onde ele não quer frequentar pra aproveitar a experiência de estar em um lugar com outras pessoas que também amam aquilo que ele ama, e sim por outros motivos que, sejam eles quais forem, não contribuem para o bom andamento do evento. Como eu disse, mesmo de longe, essa é a impressão que eu tenho em todo tipo de evento. Já ouvi pessoas falando que até em estádios de futebol esse tipo de coisa acontece, e aqueles torcedores que realmente amam o time e amam aquele ambiente se sentem incomodados com os torcedores chamados "modinhas", que estão ali pra qualquer outra coisa, menos pra torcer para o time.

Sinto que o que o @DadoCWB mencionou também é real não só em eventos de anime mas em todos os tipos de eventos e até ambientes, e isso me incomoda demais, talvez por eu ser velho e ranzinza: Pessoas que vão para lugares apenas pra tirar fotos pra postar em rede social e não pra aproveitar a experiência. Cada um vive a vida do jeito que achar melhor e de nenhuma maneira eu quero condenar aqueles que fazem isso, mas nossa, como isso me incomoda. Não a ponto de estragar meu dia, mas me incomoda sim. Imagino que num lugar mais específico como um evento de animes ou mesmo de videogames, quem vai pelo amor a essas obras também se sente incomodado com a presença de aspirantes a estrelas do Instagram que não estão nem aí para o evento em si, e sim se a foto dele vai sair legal.

Eu também acredito que esses eventos deveriam ter uma pegada mais familiar. Um dia, eu adoraria levar minha filha a um evento de animes, games e coisas do tipo, mas fico com um pé atrás justamente por esses problemas apontados aqui no tópico. Problemas esses que, como eu falei, percebo em todo tipo de evento hoje em dia.

Voltar
Topo Inferior