Informações Básicas
Quando eu era criança, eu tinha o sonho de um dia desenvolver um jogo no RPG Maker 2000, que era o programa que meus primos tinham no computador deles na época. Milhões de anos depois, isso é o que tá saindo daquele sonho original, por bem ou por mal.
A proposta do jogo - em parte pelos meus próprios gostos e em parte por ser algo feito no RPG Maker 2000 da steam sem programas e modificações externas - é ser a minha versão de um RPG tradicional, daqueles que inundavam o mercado pro final da era do Super NES. Um jogo que seguisse uma fórmula bem normal dos jogos da época, com cidades, dungeons, progressão de nível, habilidades e equipamento, etc.
A ideia original com esse jogo era ter uma justificativa e contexto pra fazer o design ser cheio daqueles truques semi-malvados que os jogos faziam na época (por exemplo, esconder um segredo fora das muralhas de uma cidade, fazendo o jogador ter que sair da cidade só um pouquinho, mas não o suficiente pra engatilhar a transição pro mapa-mundi). Anos de calibragem diluíram essa premissa pra algo mais fácil de engolir, mas um fundo dessa ideia original ainda se mantém vivo em alguns aspectos da história e do design.
Além disso, algo que ainda se mantém forte na minha cabeça é ter uma boa variedade de acontecimentos entrelaçados ao longo do enredo pra que, mesmo que o jogo seja tradicional, ainda tenha algo de interessante e surpreendente pra fornecer pro jogador. Talvez isso ainda não tenha se manifestado muito bem nas 4 horas de gameplay que a demo tem, mas é o que eu estou tentando fazer, pelo menos.
Por enquanto, o jogo tem 4 "cidades" e 2 "dungeons", mais diversos lugares pequeninos espalhados aqui e ali, alguns obrigatórios, mas a maioria opcionais.
SINOPSE:
"Arcadia é um mundo que, sob o cultivo da anja de ordem maior Aurena, prosperou muito diante dos olhos do Conselho Superior dos anjos ao longo das últimas eras. Porém, quando Aurena prepara um pedido de Energia Vital ao Conselho, para compensar alguns problemas causados pela espécie dominante de seu mundo (o Humano), o Conselho em vez disso retira de Aurena todos os direitos e responsabilidades com Arcadia e transfere-os para o anjo Ultranatos, um fanfarrão malcriado e cheio de si que já causou problemas em outros mundos que tiveram o azar de cair sob seu comando.
Como novo cultivador de Arcadia (agora renomeado para Frustratia), Ultranatos decide que sua primeira grande ação será escolher um garoto aleatório para infligir danos físicos e psicológicos das maneiras mais criativas que ele conseguir imaginar, de forma que o garoto não vai nem conseguir explicar.
Agora, enquanto Aurena ao mesmo tempo testemunha as atrocidades que Ultranatos comete com seu querido mundo e tenta desesperadamente fazer alguma coisa para que alguém reverta a decisão do Conselho Superior, o garoto lá embaixo deve achar formas de sobreviver e evitar as artimanhas e armadilhas que o mundo inteiro parece ter subitamente e inexplicavelmente erguido contra ele."
PERSONAGENS JOGÁVEIS (Até agora):
A própria premissa de alguns personagens do jogo são meio que um SPOILER, então eu não sei se recomendaria ler esta seção se você já está pensando em jogar, mas a título de ter um post completo, aí vai:
Protagonista (Nome canônico: Destin)
Elemento(s): Luz/Choque
O homem que Ultranatos escolhe para atormentar. Até este fatídico dia, era só um camponês normal do vilarejo recluso de Vale Verde.
Devido a isso, Destin está topando em situações cada vez mais estranhas e perigosas com uma mistura de confusão e tristeza. Porém, apesar disso, ele ainda consegue pensar rápido sob pressão, e algumas faíscas de sarcasmo se manifestam de vez em quando, nos momentos que a inconformidade dele com sua própria situação vence o medo que ele sente durante a jornada.
A surpreendente adaptabilidade de Destin faz com que ele consiga usar diversos tipos de arma e armadura, mas ele aprende técnicas físicas apenas com Espadas e Lanças.
Diana
Elemento(s): Luz
A irmã de Destin.
Ela parece ser incapaz de ouvir as reclamações de Destin sobre as óbvias inconsistências do mundo que eles conheciam. Apesar disso, ela ainda o ajuda a fazer as tarefas que ele precisaria fazer em um dia normal da vida deles em Vale Verde. Com a capacidade de utilizar magias de cura, e a súbita aparição de criaturas hostis até dentro do vilarejo que Destin achava ser seguro, ele vai precisar dessa ajuda.
Syke
Elemento(s): Vento/Trevas
Uma assassina a preço fixo que foi contratada para acabar com a vida de Destin.
Porém, em uma certa reviravolta do destino, ela acaba aceitando ajudar Destin com um determinado objetivo, pela chance de esse objetivo significar a anulação do contrato.
Devido a sua personalidade que já era problemática antes de Ultranatos assumir controle de Arcadia, a mente de Syke foi deixada mais ou menos intacta e livre das manipulações do anjo, logo suas tendências erráticas e exageradas são fruto apenas dela mesma.
Syke pode equipar adagas, espadas, arcos e chicotes, além de armaduras leves e médias, e aprende técnicas com adagas e arcos.
Por enquanto é isso.
Elemento(s): Luz/Choque
O homem que Ultranatos escolhe para atormentar. Até este fatídico dia, era só um camponês normal do vilarejo recluso de Vale Verde.
Devido a isso, Destin está topando em situações cada vez mais estranhas e perigosas com uma mistura de confusão e tristeza. Porém, apesar disso, ele ainda consegue pensar rápido sob pressão, e algumas faíscas de sarcasmo se manifestam de vez em quando, nos momentos que a inconformidade dele com sua própria situação vence o medo que ele sente durante a jornada.
A surpreendente adaptabilidade de Destin faz com que ele consiga usar diversos tipos de arma e armadura, mas ele aprende técnicas físicas apenas com Espadas e Lanças.
Diana
Elemento(s): Luz
A irmã de Destin.
Ela parece ser incapaz de ouvir as reclamações de Destin sobre as óbvias inconsistências do mundo que eles conheciam. Apesar disso, ela ainda o ajuda a fazer as tarefas que ele precisaria fazer em um dia normal da vida deles em Vale Verde. Com a capacidade de utilizar magias de cura, e a súbita aparição de criaturas hostis até dentro do vilarejo que Destin achava ser seguro, ele vai precisar dessa ajuda.
Syke
Elemento(s): Vento/Trevas
Uma assassina a preço fixo que foi contratada para acabar com a vida de Destin.
Porém, em uma certa reviravolta do destino, ela acaba aceitando ajudar Destin com um determinado objetivo, pela chance de esse objetivo significar a anulação do contrato.
Devido a sua personalidade que já era problemática antes de Ultranatos assumir controle de Arcadia, a mente de Syke foi deixada mais ou menos intacta e livre das manipulações do anjo, logo suas tendências erráticas e exageradas são fruto apenas dela mesma.
Syke pode equipar adagas, espadas, arcos e chicotes, além de armaduras leves e médias, e aprende técnicas com adagas e arcos.
Por enquanto é isso.
A trilha sonora do jogo está sendo composta inteiramente por mim, e eu acredito que possa ser a melhor parte do jogo (ou pelo menos foi a única parte que até agora ninguém reclamou da dificuldade ou da hostilidade com o jogador!)
Aqui vão alguns exemplos de umas gravações dos MIDIs que tocam no jogo:
Pra ser totalmente sincero, eu estou fazendo essa divulgação do projeto porque eu meio que parei o desenvolvimento devido a falta de motivação.
Eu não estava planejando me expor pra internet assim tão cedo, mas já que eu provavelmente não vou fazer mais muita coisa sem algum impulso, achei que já estava mais do que na hora.
Sendo assim, se você se interessar pelo projeto o suficiente pra baixar e dar uma olhada, eu gostaria muito de ouvir qualquer feedback que você tenha sobre o jogo, mesmo que seja um rant interminável sobre como ele é uma porcaria total. Qualquer comentário é bem-vindo!
Última edição: