🤔 Para Refletir : "Mudar não é fraqueza, pelo contrário, é um sinônimo de superação" - Ricky O Bardo

Frustratia (Demo v9) (RPG Maker 2000)

Membro Membro
Postagens
22
Bravecoins
104
5bfIld.png




Informações Básicas
Nome do criador: Morshy
Gênero: RPG bem tradicionalzasso mesmo porque está sendo feito no RPG Maker 2000 e eu não tenho muita escolha quanto a isso.
Data de inicialização: Algum momento de 2020, o que não significa que o projeto tem 3 anos de desenvolvimento (longe disso).
Duração da demo: Aproximadamente 4 horas.




O QUE ESPERAR


Ppttjn.png


Quando eu era criança, eu tinha o sonho de um dia desenvolver um jogo no RPG Maker 2000, que era o programa que meus primos tinham no computador deles na época. Milhões de anos depois, isso é o que tá saindo daquele sonho original, por bem ou por mal.



A proposta do jogo - em parte pelos meus próprios gostos e em parte por ser algo feito no RPG Maker 2000 da steam sem programas e modificações externas - é ser a minha versão de um RPG tradicional, daqueles que inundavam o mercado pro final da era do Super NES. Um jogo que seguisse uma fórmula bem normal dos jogos da época, com cidades, dungeons, progressão de nível, habilidades e equipamento, etc.



D8wDkC.png




A ideia original com esse jogo era ter uma justificativa e contexto pra fazer o design ser cheio daqueles truques semi-malvados que os jogos faziam na época (por exemplo, esconder um segredo fora das muralhas de uma cidade, fazendo o jogador ter que sair da cidade só um pouquinho, mas não o suficiente pra engatilhar a transição pro mapa-mundi). Anos de calibragem diluíram essa premissa pra algo mais fácil de engolir, mas um fundo dessa ideia original ainda se mantém vivo em alguns aspectos da história e do design.



VyCrxa.png




Além disso, algo que ainda se mantém forte na minha cabeça é ter uma boa variedade de acontecimentos entrelaçados ao longo do enredo pra que, mesmo que o jogo seja tradicional, ainda tenha algo de interessante e surpreendente pra fornecer pro jogador. Talvez isso ainda não tenha se manifestado muito bem nas 4 horas de gameplay que a demo tem, mas é o que eu estou tentando fazer, pelo menos.



Por enquanto, o jogo tem 4 "cidades" e 2 "dungeons", mais diversos lugares pequeninos espalhados aqui e ali, alguns obrigatórios, mas a maioria opcionais.










HISTÓRIA E PERSONAGENS


SINOPSE:



"Arcadia é um mundo que, sob o cultivo da anja de ordem maior Aurena, prosperou muito diante dos olhos do Conselho Superior dos anjos ao longo das últimas eras. Porém, quando Aurena prepara um pedido de Energia Vital ao Conselho, para compensar alguns problemas causados pela espécie dominante de seu mundo (o Humano), o Conselho em vez disso retira de Aurena todos os direitos e responsabilidades com Arcadia e transfere-os para o anjo Ultranatos, um fanfarrão malcriado e cheio de si que já causou problemas em outros mundos que tiveram o azar de cair sob seu comando.



Como novo cultivador de Arcadia (agora renomeado para Frustratia), Ultranatos decide que sua primeira grande ação será escolher um garoto aleatório para infligir danos físicos e psicológicos das maneiras mais criativas que ele conseguir imaginar, de forma que o garoto não vai nem conseguir explicar.



4HWeJe.png




Agora, enquanto Aurena ao mesmo tempo testemunha as atrocidades que Ultranatos comete com seu querido mundo e tenta desesperadamente fazer alguma coisa para que alguém reverta a decisão do Conselho Superior, o garoto lá embaixo deve achar formas de sobreviver e evitar as artimanhas e armadilhas que o mundo inteiro parece ter subitamente e inexplicavelmente erguido contra ele."



PERSONAGENS JOGÁVEIS (Até agora):



A própria premissa de alguns personagens do jogo são meio que um SPOILER, então eu não sei se recomendaria ler esta seção se você já está pensando em jogar, mas a título de ter um post completo, aí vai:



Protagonista (Nome canônico: Destin)

Idade: 20

Elemento(s): Luz/Choque



O homem que Ultranatos escolhe para atormentar. Até este fatídico dia, era só um camponês normal do vilarejo recluso de Vale Verde.

Devido a isso, Destin está topando em situações cada vez mais estranhas e perigosas com uma mistura de confusão e tristeza. Porém, apesar disso, ele ainda consegue pensar rápido sob pressão, e algumas faíscas de sarcasmo se manifestam de vez em quando, nos momentos que a inconformidade dele com sua própria situação vence o medo que ele sente durante a jornada.

A surpreendente adaptabilidade de Destin faz com que ele consiga usar diversos tipos de arma e armadura, mas ele aprende técnicas físicas apenas com Espadas e Lanças.



Diana

Idade: 19

Elemento(s): Luz



A irmã de Destin.

Ela parece ser incapaz de ouvir as reclamações de Destin sobre as óbvias inconsistências do mundo que eles conheciam. Apesar disso, ela ainda o ajuda a fazer as tarefas que ele precisaria fazer em um dia normal da vida deles em Vale Verde. Com a capacidade de utilizar magias de cura, e a súbita aparição de criaturas hostis até dentro do vilarejo que Destin achava ser seguro, ele vai precisar dessa ajuda.



Syke

Idade: 21

Elemento(s): Vento/Trevas



Uma assassina a preço fixo que foi contratada para acabar com a vida de Destin.

Porém, em uma certa reviravolta do destino, ela acaba aceitando ajudar Destin com um determinado objetivo, pela chance de esse objetivo significar a anulação do contrato.

Devido a sua personalidade que já era problemática antes de Ultranatos assumir controle de Arcadia, a mente de Syke foi deixada mais ou menos intacta e livre das manipulações do anjo, logo suas tendências erráticas e exageradas são fruto apenas dela mesma.

Syke pode equipar adagas, espadas, arcos e chicotes, além de armaduras leves e médias, e aprende técnicas com adagas e arcos.



Por enquanto é isso.








CLIPE DO INÍCIO (VERSÃO BEM ANTIGA)











MÚSICAS


A trilha sonora do jogo está sendo composta inteiramente por mim, e eu acredito que possa ser a melhor parte do jogo (ou pelo menos foi a única parte que até agora ninguém reclamou da dificuldade ou da hostilidade com o jogador!)



Aqui vão alguns exemplos de umas gravações dos MIDIs que tocam no jogo:









DOWNLOAD






8PZPV%2B.png




Pra ser totalmente sincero, eu estou fazendo essa divulgação do projeto porque eu meio que parei o desenvolvimento devido a falta de motivação.

Eu não estava planejando me expor pra internet assim tão cedo, mas já que eu provavelmente não vou fazer mais muita coisa sem algum impulso, achei que já estava mais do que na hora.

Sendo assim, se você se interessar pelo projeto o suficiente pra baixar e dar uma olhada, eu gostaria muito de ouvir qualquer feedback que você tenha sobre o jogo, mesmo que seja um rant interminável sobre como ele é uma porcaria total. Qualquer comentário é bem-vindo!





Link para download: https://morshtalon.itch.io/frustratia



Aviso: Como na maioria das vezes sou só eu mesmo testando, é bem provável que existam diversos bugs que eu ainda não descobri. É recomendável salvar seguidamente, rotacionando 3 ou 4 arquivos diferentes. Qualquer bug indicado será resolvido por mim assim que possível.









 
Última edição:
Que bom que trouxe seu jogo pra cá!
Ainda não consegui completá-lo, na verdade "empaquei" no puzzle das tábuas de madeira. Já baixei a versão revisada, assim que tiver tempo jogo novamente pra descobrir como se resolve aquilo. 🧩

Pra quem gosta de jogos desafiadores e do bom e velho RM2K - e sabemos que um monte de gente gosta - fica a minha recomendação a Frustratia, jogo que merece atenção.
 
Que bom que trouxe seu jogo pra cá!
Ainda não consegui completá-lo, na verdade "empaquei" no puzzle das tábuas de madeira. Já baixei a versão revisada, assim que tiver tempo jogo novamente pra descobrir como se resolve aquilo. 🧩

Pra quem gosta de jogos desafiadores e do bom e velho RM2K - e sabemos que um monte de gente gosta - fica a minha recomendação a Frustratia, jogo que merece atenção.

Sim! Fiz pela recomendação.

Eu acredito que fora a parte sobre salvar no mapa-mundi, a versão nova não vai mudar muito sobre essa parte do jogo, mas se o pessoal achar a solução desse puzzle hostil -demais- (que passe do desafio pra sacanagem), dá pra ver alguma outra revisão que possa ser feita.

Eu estou pensando em mover a função das dicas de puzzle das configurações iniciais do jogo pra um item consumível (talvez de custo elevado) de efeito temporário pra ajudar nessas seções. Ainda não sei direito como implementar, mas é algo que vem passando pela minha cabeça desde antes de eu botar o projeto na internet. Talvez isso também acabe vindo nas próximas versões!?!?

E olha só, aqui dá pra ler a seção dos personagens 😂
 
Eu acredito que fora a parte sobre salvar no mapa-mundi, a versão nova não vai mudar muito sobre essa parte do jogo, mas se o pessoal achar a solução desse puzzle hostil -demais- (que passe do desafio pra sacanagem), dá pra ver alguma outra revisão que possa ser feita.
Acho que, a menos que haja algum bug que impeça o jogador de prosseguir, você não precisa se preocupar tanto em facilitar o desafio. Eu não joguei o suficiente ainda para medir o grau de dificuldade dele, e não imagino como ficaria se eu tivesse escolhido usar as dicas (estou jogando sem elas). Acho que a maioria dos puzzles de jogos de RPG Maker que vi até hoje eram um tanto "auto-evidentes" quanto a sua solução, e um ponto forte do seu jogo é justamente o de não serem, o que acaba forçando o jogador a explorar mesmo o ambiente em volta. Foi assim que consegui solucionar o quebra-cabeça das prateleiras e o do barco.
 
Saudações Azulinas, Morsh!

Jogos em 2k3 me trazem uma nostalgia gostosa, a revista digerati, os vários jogos que vinham nela, bons tempos!

Seu projeto parece legal, apesar de simples, traz ideias interessantes e que se bem trabalhadas podem nos dar boas horas de jogo.

Bom trabalho!
 
Saudações Azulinas, Morsh!

Jogos em 2k3 me trazem uma nostalgia gostosa, a revista digerati, os vários jogos que vinham nela, bons tempos!

Seu projeto parece legal, apesar de simples, traz ideias interessantes e que se bem trabalhadas podem nos dar boas horas de jogo.

Bom trabalho!

Fico feliz que tenha achado legal!

E só por questão de curiosidade tangencialmente relacionada ao comentário: Pelo fato desses rpg makers mais antigos serem uma parte da minha infância, eu meio que sempre quis fazer um jogo que não complicasse muito e fosse bem associado ao próprio RPG maker 2000 (e eu confesso que alguns aspectos dele pra mim hoje, como a falta de defesa mágica e o limite de nível em 50, são difíceis de lidar).

E pelo enredo que eu tenho planejado eu acredito que o jogo completo, se sair, vai ter ali entre 20 e 25 horas, se continuar no mesmo ritmo da demo.
 
UPDATE!

Pessoal, um pequeno mas importante ajuste foi feito em uma das dungeons, pois havia erros com a interação dos mapas com os objetos que tornavam possível alguém quebrar o jogo fazendo os movimentos errados. Agora, se deus quiser, os erros estão corrigidos, e o jogo está funcionando como deveria. O download já foi atualizado no link.


Eu também errei o ponto de início do jogador quando fiz a última revisão, fazendo com que novos jogos fossem... Bem, impossíveis... Ha ha ha..............

Desculpem pelo inconveniente!
 
🎙🐉TOCA DO DRAGÃO



DE VOLTA NO CANAL DO RICKY!
FRUSTRATIA!
Deixe o sininho no esquema, e não perca!​






Um jogo de @MorshTalon Disponível aqui no Condadinho ❤️ : AQUI
A incrível lenda de CENOURAX (o @Dr.XGB de outra realidade)
:Gamers_Rise_Up:🥕



Inscreva-se no Canal do Toca, Compartilhe, Deixe seu Like e
Comente lá para ganhar um Coraçãozinho do Bardo!


 
Depois da gameplay do Bardo, algumas coisas que foram apontadas em Dimensa estão sendo modificadas para se adequar melhor:. A seguir estão algumas das mudanças

cultivadores.png


A posição da anja que comentava sobre as estátuas de Norid e Lilith foi definida como fixa neste ponto, para que não haja ambiguidade sobre o que ela está falando. Além disso, o comentário sobre eles dois serem "amantes" foi trocado para "cultivadores", pois o ponto de enredo dos dois serem amantes fazia parte de uma versão antiga do planejamento do script, e acabou ficando no diálogo dos NPCs de Dimensa como um resquício das versões anteriores.


n dimensões.png
nao fique desanimado.png


O anjo que comentava sobre "n" dimensões teve seu diálogo trocado para fluir mais naturalmente sem ter que deixar uma letra solta na caixa de texto. Além disso, na mesma caixinha de texto, Aurena falava "Não se desanime!", o que o bardo achou estranho e notou que seria melhor apenas "não desanime". Como aqui na minha região/criação eu acabei achando que o contrário de aplica, e não desanime parece menos natural do que não se desanime, para ficar um texto mais legível e sensato para todos, eu decidi trocar para uma fala levemente diferente, "não fique desanimado".

Quarto Andar.png


O anjo do elevador agora fala corretamente que eles estão no quarto andar antes da audiência com o conselho superior. O engraçado é que esta fala já estava corretamente posta em seu lugar no jogo. Porém, eu desabilitei, por algum motivo, o switch que é ligado após a audiência, quando a aurena vai para o terceiro andar. Eu não vejo nenhuma razão para eu ter feito isso, e eu lembro nitidamente que o anjo falava quarto andar no quarto andar em versões mais antigas do jogo, então sei lá o que se passou pela minha cabeça para eu ter desativado ele recentemente.


arcadia.png


Arcadia está apropriadamente com a primeira letra em maiúsculo quando Ultranatos menciona o nome do mundo em seu diálogo. Esse erro aí não tem muita história por trás, eu só devo ter apertado o Shift mais fraco do que eu deveria quando estava escrevendo essa caixinha de texto XD

Além disso, algumas mudanças mais pequenas foram feitas nos acentos e principalmente nas cores e nos nomes de quem está falando porque alguns deles estavam errados na hora.

Pela especificidade da natureza dessas mudanças, e de elas não serem algo que vai impactar o jogo profundamente, eu vou esperar até a versão 10 da demo para que essas revisões sejam publicadas, pois não acho que seria relevante fazer as pessoas baixarem outros 20 mega de update e transferir os saves pros arquivos novos só por causa de alguns erros em Dimensa. Porém, conforme o Bardo for jogando mais, quaisquer erros que aparecerem ao longo do gameplay também serão retificados logo em seguida, então a próxima versão irá implementar um texto mais limpo em geral, por toda a demo.


jotasage.png


Falar nisso, @Jotasage , a Aurena não está clipando por baixo do prisma de controle mais XD

hud.png


Falando nisso, eu refiz o ExFont do projeto e adicionei alguns ícones, inclusive no menu, para representar as estatísticas. Não sei se não seria melhor simplesmente deixar o texto, então quem quiser opinar no que preferiu, sinta-se livre, e eu mudo de volta para o texto normal caso não tenha ficado legal.


Enfim, é isso pessoal, bom jogo pra quem baixou. Fico muito agradecido pela recepção que ele parece estar recebendo na internet, e me sinto motivado a continuar desenvolvendo além do ponto atual da versão 9 da demo. Até mais!
 
Fico feliz por ter ajudado! Todos juntos sempre em prol da Comunidade e de melhorarmos cada vez mais! Ainda estou caçando erros em AO e a maioria deles são erros ortográficos hahahaa Parabéns pelo jogo @MorshTalon domingo que vem tem mais! CENOURAX! O verdadeiro herói dessa história vai se decepcionar profundamente com pessoas muito próximas e ele...
 
🎙🐉TOCA DO DRAGÃO



DE VOLTA NO CANAL DO RICKY!
FRUSTRATIA!
Deixe o sininho no esquema, e não perca!​






Um jogo de @MorshTalon Disponível aqui no Condadinho ❤️ : AQUI
A incrível lenda de CENOURAX (o @Dr.XGB de outra realidade)
:Gamers_Rise_Up:🥕



Inscreva-se no Canal do Toca, Compartilhe, Deixe seu Like e
Comente lá para ganhar um Coraçãozinho do Bardo!


 
🎙🐉TOCA DO DRAGÃO



DE VOLTA NO CANAL DO RICKY!
FRUSTRATIA!
Deixe o sininho no esquema, e não perca!​






Um jogo de @MorshTalon Disponível aqui no Condadinho ❤️ : AQUI
A incrível lenda de CENOURAX (o @Dr.XGB de outra realidade)
:Gamers_Rise_Up:🥕



Inscreva-se no Canal do Toca, Compartilhe, Deixe seu Like e
Comente lá para ganhar um Coraçãozinho do Bardo!


 
To acompanhando aos poucos pelo canal do Ricky e o game ta muito bom se loko, deu uma nostalgia imensa da época que eu tinha gameboy e jogava ff, gráficos tão muito bonitos, o jogo ta suave e a trilha ta uma delicia, meus parabéns
Que bom que tá gostando! Fico muito feliz que realmente haja um pessoal que tá se identificando bastante com a "voz" do jogo.

Ele tá realmente almejando ser uma interpretação um pouco mais autoconsciente dos rpgs dessa época (que são a gasolina que me fizeram querer fazer jogos). Inclusive o Ultranatos foi concebido justamente pra me dar o direito de incluir design contraditório à realidade porque qualquer inconsistência pode ser só o Ultranatos mexendo com as propriedades do planeta heheheh...

O próprio nome do jogo é basicamente uma brincadeira com "frustrado", sentimento que eu tive muito quando jogava os jogos mais casca grossa da era de ouro (me lembro especificamente de phantasy star 2). A explicação pro nome do jogo - de ser o novo nome do planeta arcadia após o ultranatos renomear - foi algo em que eu só pensei bem depois, quando o enredo já estava terminando de se concretizar.

Muito obrigado pelo elogio à trilha sonora! Eu venho compondo em MIDI há anos, e se eu puder fazer um leve merchan pessoal, eu acredito que a qualidade das faixas vai melhorando conforme o jogo vai prosseguindo... ou, bem, pelo menos eu espero que sim XD
 
Que bom que tá gostando! Fico muito feliz que realmente haja um pessoal que tá se identificando bastante com a "voz" do jogo.

Ele tá realmente almejando ser uma interpretação um pouco mais autoconsciente dos rpgs dessa época (que são a gasolina que me fizeram querer fazer jogos). Inclusive o Ultranatos foi concebido justamente pra me dar o direito de incluir design contraditório à realidade porque qualquer inconsistência pode ser só o Ultranatos mexendo com as propriedades do planeta heheheh...

O próprio nome do jogo é basicamente uma brincadeira com "frustrado", sentimento que eu tive muito quando jogava os jogos mais casca grossa da era de ouro (me lembro especificamente de phantasy star 2). A explicação pro nome do jogo - de ser o novo nome do planeta arcadia após o ultranatos renomear - foi algo em que eu só pensei bem depois, quando o enredo já estava terminando de se concretizar.

Muito obrigado pelo elogio à trilha sonora! Eu venho compondo em MIDI há anos, e se eu puder fazer um leve merchan pessoal, eu acredito que a qualidade das faixas vai melhorando conforme o jogo vai prosseguindo... ou, bem, pelo menos eu espero que sim XD
Cara parabéns pelo empenho, eu não jogava tantos games na infância por não ter console ainda, mas nessa época do gameboy tinha uns games impossíveis pra mim rsrsrs, phantasy star eu conheci na epoca do ps3 quando peguei a fase boa do multimídia e dale rpg kkkk. Tem muitos games na frente na lista, mas quero trazer ele no canal também, gostei bastante do game.
 
🎙🐉TOCA DO DRAGÃO



DE VOLTA NO CANAL DO RICKY!
FRUSTRATIA!
Deixe o sininho no esquema, e não perca!​






Um jogo de @MorshTalon Disponível aqui no Condadinho ❤️ : AQUI
A incrível lenda de CENOURAX (o @Dr.XGB de outra realidade)
:Gamers_Rise_Up:🥕



Inscreva-se no Canal do Toca, Compartilhe, Deixe seu Like e
Comente lá para ganhar um Coraçãozinho do Bardo!


 
🎙🐉TOCA DO DRAGÃO



DE VOLTA NO CANAL DO RICKY!
FRUSTRATIA!
Deixe o sininho no esquema, e não perca!​






Um jogo de @MorshTalon Disponível aqui no Condadinho ❤️ : AQUI
A incrível lenda de CENOURAX (o @Dr.XGB de outra realidade)
:Gamers_Rise_Up:🥕



Inscreva-se no Canal do Toca, Compartilhe, Deixe seu Like e
Comente lá para ganhar um Coraçãozinho do Bardo!


 
Pela urgência da situação:

FOI UM BUG PESSOAL!!!

A tela preta na gameplay do bardo acima foi causada por um erro no controle das cutscenes que constituem o capítulo 2.

O erro já foi consertado e quem for pegar o jogo no link estará com a versão revisada.

O fim da demo é bem marcado e diz pro jogador que é o fim, além de apresentar alguns atributos relevantes da gameplay da pessoa.

É isso, desculpas pelo inconveniente. Os saves são compatíveis devido à natureza do rm2k. É só puxar todos os "SaveXX.lsd" de uma pasta (a mesma que contém o RPG_RT.exe e botar na outra, da versão revisada).
 
o jogo está muito bom, bonito e gostosinho de jogar. Não achei nenhum bug, parabéns pelo trabalho.
No aguardo da versão final.
Mas bah tchê, agora eu vou ter que fazer mais versões então! 😲

Obrigado pela apreciação, ainda falta bastante conteúdo pro jogo chegar no fim, mas com certeza ele vai chegar, já está tudo planejado, eu já sei o número de capítulos que o jogo vai ter. Só ficar no aguardo.
 
Voltar
Topo