[member=1052]Kawthar[/member] Eu ia quotar tudo, mas vou citar e responder porque eu acho mais fácil. Eu respondi num modo geral o tópico e sim eu li tudo ao contrário do que você pensa. Só acho que não me expressei direito pois achei que muita coisa fosse subtendida, mas vi que não, então vou tentar detalhar meu ponto de vista:
Sobre o salário de 10k+ poder facilmente colocar um jogo na steam por uma média de 1.7k a 8.5k R$, que foi a sugestão dada pelo FL, eu acho que vc não está levando em consideração o custo de vida que acaba por levar cerca de 80 a 90% do salário liquido sem contar os impostos, levo em consideração a classe média para fazer tal cálculo. Também tentei deixar subtendido que meu amigo levou anos, desde que saiu do colégio até os dias atuais apenas se aprimorando e se especializando em sua área de atuação saindo do salário mais boçal até agora, onde ganha 10k. Ao decorrer desse tempo, ele se comprometeu a pagar um apto, casou-se, teve filhos, tudo isso só adiciona mais gastos.
E o salário nos EUA é maior, mas o custo de vida lá é em dolar, não se esqueçam disso. E inclusive o custo de saúde lá é muito pior que o Brasil.
Lendo algumas respostas vejo que muitos tem a ideia muito romantizada de que fulano ganha 10.000R$ então não tem problema gastar R$ 5.000. Não funciona assim.
Resumindo, minha visão é que com salários altos vem muita, muita responsabilidade e em muitos casos dezenas de anos. Dai tanto faz seu jogo ser comercial ou não afinal você não depende mais se ele vai fazer sucesso pra conseguir dinheiro pra "viver disso" afinal você já é um programador que ganha R$ 10k+ entendeu meu ponto de vista?
Como diz o ditado: Quando se tem tempo, não se tem dinheiro e quando se tem dinheiro não se tem tempo.
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Agora quanto a sua ideia de aplicar uma reserva de R$ 20 todo mês até que no fim de alguns anos quando ele acabar o projeto ele tenha para lançar na Steam, acredito ser uma das melhores sugestões.
E como eu disse quis apenas dar minha opinião acerca de salários e custo de vida que parecia que vocês não estavam levando em consideração nas respostas. Sobre o greenlight ou o direct não tenho dados pra opinar, eu gostava do Greenlight porque eu sentia que era mais "justo", mas depois que li as respostas vi que uma mescla realmente seria o melhor. Mas com preços ajustados a realidade brasileira, afinal estamos no Brasil (a maioria) e quanto as regras lá fora que sejam ajustadas a realidade deles.
Espero que agora tenha ficado claro minha opinião sobre uma parte desse assunto. Caso não tenha ficado não tem problema quota ai que eu respondo. Não sou muito bom me expressando.
Sobre o salário de 10k+ poder facilmente colocar um jogo na steam por uma média de 1.7k a 8.5k R$, que foi a sugestão dada pelo FL, eu acho que vc não está levando em consideração o custo de vida que acaba por levar cerca de 80 a 90% do salário liquido sem contar os impostos, levo em consideração a classe média para fazer tal cálculo. Também tentei deixar subtendido que meu amigo levou anos, desde que saiu do colégio até os dias atuais apenas se aprimorando e se especializando em sua área de atuação saindo do salário mais boçal até agora, onde ganha 10k. Ao decorrer desse tempo, ele se comprometeu a pagar um apto, casou-se, teve filhos, tudo isso só adiciona mais gastos.
E o salário nos EUA é maior, mas o custo de vida lá é em dolar, não se esqueçam disso. E inclusive o custo de saúde lá é muito pior que o Brasil.
Lendo algumas respostas vejo que muitos tem a ideia muito romantizada de que fulano ganha 10.000R$ então não tem problema gastar R$ 5.000. Não funciona assim.
Resumindo, minha visão é que com salários altos vem muita, muita responsabilidade e em muitos casos dezenas de anos. Dai tanto faz seu jogo ser comercial ou não afinal você não depende mais se ele vai fazer sucesso pra conseguir dinheiro pra "viver disso" afinal você já é um programador que ganha R$ 10k+ entendeu meu ponto de vista?
Como diz o ditado: Quando se tem tempo, não se tem dinheiro e quando se tem dinheiro não se tem tempo.
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Agora quanto a sua ideia de aplicar uma reserva de R$ 20 todo mês até que no fim de alguns anos quando ele acabar o projeto ele tenha para lançar na Steam, acredito ser uma das melhores sugestões.
E como eu disse quis apenas dar minha opinião acerca de salários e custo de vida que parecia que vocês não estavam levando em consideração nas respostas. Sobre o greenlight ou o direct não tenho dados pra opinar, eu gostava do Greenlight porque eu sentia que era mais "justo", mas depois que li as respostas vi que uma mescla realmente seria o melhor. Mas com preços ajustados a realidade brasileira, afinal estamos no Brasil (a maioria) e quanto as regras lá fora que sejam ajustadas a realidade deles.
Espero que agora tenha ficado claro minha opinião sobre uma parte desse assunto. Caso não tenha ficado não tem problema quota ai que eu respondo. Não sou muito bom me expressando.