🤔 Para Refletir :
"Saber a hora de parar é quase tão importante quanto saber a hora de começar"
- Ricky O Bardo

Henry's Adventures

Jota Masculino

Cidadão
Membro
Membro
Workaholic
Juntou-se
11 de Fevereiro de 2016
Postagens
77
Bravecoins
196
Área
Roteiro
clyLBeq.png

Criado por J. P. Guerra
Engine:
RPG Maker 2000 1.05b
Gênero: Aventura e comédia
Desenvolvimento: Julho/2013 ~ Maio/2017
Estado atual: Cancelado

--- BREVE ESCLARECIMENTO ---
Henry's Adventures é fruto de uma ideia da minha infância. Quando comecei a usar o RPG Maker, um dos meus primeiros projetos já incluía muitos dos personagens deste jogo, como os dois protagonistas e o vilão. Embora fosse um projeto que nunca finalizei, foi a gênese de muitos outros que desenvolvi.

O jogo como o conhecemos hoje começou a tomar forma em 2010, quando, aos treze anos, criei a base da história. Essa base passou por muitos reboots entre 2010 e 2013, até chegar à versão definitiva.

O projeto foi cancelado em 2018 porque percebi que a história precisava de revisão e maturação. Sendo um projeto da minha infância e adolescência, há muito espaço para melhorias. Em 2021, comecei a repaginar o projeto, agora sob o nome de Vestígio, e criei um projeto-piloto, mas ainda não há previsão para o início da produção. Henry's Adventures continuará disponível para todos os jogadores, independentemente da produção do remake.

Saiba mais sobre Vestígio

--- ENREDO ---
Em um continente dividido entre humanos e monstros, um tirano chamado Wenbar ascende ao poder. Autoproclamando-se líder dos monstros, Wenbar inicia uma guerra contra os humanos para conquistar seus territórios.

Essa guerra resultou em um massacre e na divisão perpétua entre as duas raças, tanto geográfica quanto politicamente. O exército monstro de Wenbar, com sua força discrepante em relação aos humanos, foi responsável por muitos crimes - incluindo o genocídio da população de Iaco, uma das maiores cidades do continente - e só era mesmo freado pela desvantagem intelectual e numérica. Para superar isso, Wenbar criou uma quimera: uma raça híbrida de monstros e humanos através de recombinação genética, chamados de mutantes.

Contudo, o experimento saiu de controle. A maioria dos mutantes se rebelou contra Wenbar, recusando-se a obedecê-lo. Com inteligência superior e herança genética humana, os mutantes não aceitaram continuar o genocídio. Refugiados, eles se isolaram em comunidades secretas e desapareceram.

Em meio a esse caos, um jovem chamado Henry acorda em um bosque isolado, sem memórias exceto seu próprio nome. Sem saber de onde veio ou quem conhece, ele decide investigar seu passado para redescobrir sua história. Em sua jornada, ele descobre seu destino, intimamente ligado à guerra e aos eventos anteriores.

--- PERSONAGENS ---
hg5pzYf.png

Henry
Um jovem vivaz e altamente bem-humorado, a despeito de sua condição adversa. De personalidade forte, é um tanto debochado, mesmo com seus amigos; não gosta de perder a piada nunca. Ainda assim, é bastante inteligente, leal e corajoso. Seu principal objetivo é recuperar a memória e, assim, redescobrir o seu passado e poder voltar para casa.

9Z7rTfx.png

Darnier
Um ex-marinheiro aposentado e rico. Tem por volta dos quarenta anos. Bem casado, é na verdade um homem extremamente devasso, traindo com frequência sua mulher sem que ela saiba, geralmente com mulheres muito mais novas. Esse péssimo hábito costuma gerar-lhe situações muito embaraçosas às vezes. Impaciente e preguiçoso, é também muito forte e conhece cada centímetro do continente como a palma de sua mão.

mHYg0sK.png

Jairo
Líder de uma gangue rebelde contra o regime wenbarista, composta por ele, seu irmão de sangue Jeremias e sua irmã adotiva Stefanie (uma mutante). Muito inteligente e ótimo explorador, é um aventureiro destemido e muito versátil. Jairo é uma pessoa extremamente pacífica, mas tem mesmo dois objetivos na vida: derrubar a tirania e promover a integração dos mutantes na sociedade humana.

y49xGKQ.png

Stefanie
Uma mutante que nasceu como uma humana normal, algo extremamente incomum em sua raça. Foi uma experiência única de Wenbar, que a transformou numa mutante recombinando seus genes. Foi escrava do tirano durante sua infância, conseguindo se livrar de seu jugo após uma fuga. Conheceu posteriormente Jairo e Jeremias, que a adotaram como irmã, vivendo com eles desde então. Não possui muita força física, mas é perita em magias de cura.

pJ75aU7.png

Jeremias
Não é apenas um explorador, mas também um cientista amador. Possui um quê de gênio, preferindo ficar trancafiado em casa estudando e fazendo experimentos a sair em exploração com seus irmãos. Apesar de ser tão fechado, tem um ótimo senso de humor.

HWG9GUM.png

Odiosvaldo
Não se conhece sua origem. Sabe-se apenas que é um lobo-mutante de nome estranho, que provoca risos em Henry e em outras pessoas. É muito confuso sobre si mesmo, chegando muitas vezes a ser agressivo, mas na verdade é incapaz de fazer mal a alguém. Além disso, vive sendo ridicularizado pelo fato de não possuir um faceset.

ql8gcOK.png

Wenbar
Criatura tenebrosa, dotada de grande inteligência e poder. Seu maior sonho é ser o senhor de todo o continente. Atualmente, tem planos ambiciosos que poderão triplicar o seu poder. No entanto, apesar de sua índole sombria e seu instinto sanguinário, Wenbar é alguém difícil de se levar a sério por quem o conhece pessoalmente; há algo de cômico no tirano que, certamente, é um problema para ele.

ZnaLHoq.png

Bark
Médico e cientista muito conhecido em todo o continente por seus trabalhos e feitos. Foi induzido a ajudar Wenbar em um de seus planos. No geral, não se sabe muito sobre sua personalidade nem sobre seus gostos, mas todos têm certeza de sua capacidade como cientista.

3TUJSwk.png

????
O braço-direito de Wenbar. Ninguém sabe o seu verdadeiro nome, à exceção de seu amo. Além disso, não se conhece o seu rosto e nem se sabe de suas intenções. Foi incumbido da missão de destruir Henry, nosso protagonista, por razões que apenas o tirano conhece.

--- MÍDIA ---
6QTggG1.png

9kK2TO4.png

kyxKLRx.png

1OR2Bld.png

0XsSOu1.png

yPqbtTr.png

9xN2J8z.jpg

1y62u5s.png

P8XOPY4.png

tjHu8kk.png

A7r5KYl.png

DoS3NhW.jpg

VB6L9Bz.jpg

pHo4sBM.png

i0qjJwp.png

Utug5lz.png

ZWUcGnF.png

LtsLsCm.png

PYNiuWY.jpg

29hc3EO.png

lymtm2M.png

aMzXywJ.png

wWMOvnW.png

bidnrjy.png

unGv3aX.png

[youtube][youtube]
[youtube]
[youtube]

--- ANÁLISE DA iMAKER ---
NEQEVke.png

sjvN9OD.png

Faça o download da edição!

--- BAIXE O JOGO ---
itch.io

Mediafire

Última edição:
Olá rapaz!
Muito bom ver este projeto por aqui, eu não tenho muito o que falar pois nunca cheguei jogar este jogo. Mas conheço a grande aceitação deste trabalho e acho que a única coisa que falta a fazer é lançar pra a gente se divertir né? kkkkkkk Boa sorte com a produção e estamos no aguardo de uma demo ou uma versão completa.

Abraços.

Gostei bastante [member=520]Jsage[/member], muita interação com o ambiente, legal, mas...

Cadê o demo?

Abs.,

Obrigado pelos comentários.  :D
O HA já teve três betas lançadas, contudo, como esse tem sido um projeto demorado e eu ainda não tenho prazo para finalizá-lo, eu decidi retirar o link das betas anteriores. Tenho a impressão de que alguns jogadores costumam baixar uma vez a beta e não baixam as atualizações posteriores, pude notar isso vendo o n°de downloads da primeira e da última beta do HA.
A produção do jogo já chegou na metade e eu creio que agora ele só será lançado completo, mas ainda é cedo demais pra falar isso. XD

Que jogo ótimo cara!

Muito lindo, que vontade de jogar!

Aliás, qual método você usou para fazer uma iluminação tão linda no rpg maker 2000?

Quero ver este jogo pronto cara!

Hoenheim comentou:
Que jogo ótimo cara!

Muito lindo, que vontade de jogar!

Aliás, qual método você usou para fazer uma iluminação tão linda no rpg maker 2000?

Quero ver este jogo pronto cara!

Valeu pelo comentário! Se tudo der certo o HA sai ainda esse ano, afinal já passou da hora de terminar esse projeto. XD

Quanto a iluminação, fiz através de pictures mesmo, nenhum mistério. :)

Bom, o que falar desse game? O jogo está ÓTIMO, bem feito, você souber usar muito bem os gráficos do RTP, história boa, cenários bem feito, ótimos diálogos. Só senti falta de sistemas complementares e principalmente de um sistema de batalha personalizado ou diferenciado do padrão que é bem simples. Poderia fazer por meio de animações os heróis atacando ou algo do tipo, ficaria bem legal. No mais, PARABÉNS!!!

Robercletzon comentou:
Não entendi, o jogo sai esse ano ou foi cancelado???

Foi cancelado. Estou trabalhando atualmente num projeto menor.

Marcos comentou:
Bom, o que falar desse game? O jogo está ÓTIMO, bem feito, você souber usar muito bem os gráficos do RTP, história boa, cenários bem feito, ótimos diálogos. Só senti falta de sistemas complementares e principalmente de um sistema de batalha personalizado ou diferenciado do padrão que é bem simples. Poderia fazer por meio de animações os heróis atacando ou algo do tipo, ficaria bem legal. No mais, PARABÉNS!!!

Obrigado!
Minha intenção para com esse jogo era focar mais na narrativa - como aliás é a maneira que eu costumo pautar os meus jogos - e por isso existem poucos sistemas. Na parte mecânica explorei mais a criação de desafios (puzzles), que são na minha opinião o ponto forte do gameplay (sempre fui meio desleixado com batalhas, confesso).
Em contrapartida, meu projeto atual conta com um action battle system, algo bem simples, mas que dá um pouco mais de dinamismo ao gameplay.

Parece muito bacana o projeto, nunca tinha visto, vou baixar a demo ,jogar e depois mando meu feedback completo.
Gostei bastante do level design das prints^^

vvYZr2m.png

RELANÇAMENTO

Já havia algum tempo que eu gostaria de relançar Henry's Adventures, sobretudo porque a versão final dele foi entregue sem revisões após o cancelamento. Alguns bugs que foram detectados posteriormente foram corrigidos (com destaque para um bug que travava o jogo durante uma sidequest, que era o mais problemático da versão disponível até então).

Tirando a correção de bugs, poucas alterações foram feitas dentro do gameplay, salvo correções de erros ortográficos e algumas melhorias na intro. O jogo também ganhou uma nova tela de título e foi encriptado.

Se por acaso alguém jogar e ainda encontrar problemas, entre em contato para que eu possa corrigi-los.

Clique aqui para baixar!

(Em breve, também estarei fazendo um update na versão disponível de Melissa - Uma aventura às avessas)

Última edição:
@Jsage
Parabéns pela dedicação com o projeto e por não desistir dele!
Uma dúvida: O jogo está completo? Se estiver, eu movo o tópico para a área mais adequada e, quem sabe, ele não possa aparecer em um próximo Condado Review?

Pessoal, queria avisar que fiz upload de uma versão open source do jogo, pois constatei que o MediaFire teve um problema com a versão encriptada. Estarei tentando resolver esse problema, mas por via das dúvidas, para quem quiser baixar o jogo, Clique Aqui!

Oi, @Jully Anne!
Sabe que essa pergunta sobre se o jogo está completo é mais complexa do que parece? ^^'

Acredito que o tópico está no lugar certo, pois Henry's Adventures (entenda-se por esta versão do projeto) não possui um final. Iniciei a produção desta versão em 2013 e a descontinuei em 2018 por, entre outros motivos, haver muitas coisas nessa versão que eu tinha vontade de mudar, mas como ela já estava grande demais eu só poderia mudar o jogo com um reboot.

E é isso que eu pretendo fazer no futuro, um reboot de Henry's Adventures. Um game totalmente reformulado, com a mesma história, mas com melhorias e, sobretudo, um novo nome. Na prática, seria um projeto novo, e sempre me questionei se eu deveria criar um novo tópico quando desse início a ele, ou simplesmente reformular esse tópico aqui. A questão é que esse jogo ainda é muito querido pelo público, sobretudo porque foi um projeto que teve destaque na época da Mundo RPG Maker, então mesmo que eu fizesse um reboot, acredito que essa versão do jogo deveria continuar no ar. Até por isso achei justo fazer um relançamento dele corrigindo bugs que existiam na beta anterior.

Então, pra resumir: Henry's Adventures ainda é um projeto em curso, no qual eu ainda estou trabalhando e futuramente irei tirar a nova versão do papel, mas essa versão que está disponível foi descontinuada em 2018. Ela não chega até o final da história, mas tem um tempo considerável de gameplay - cerca de 4 ou 5 horas, incluindo três sidequests.

Seria interessante vê-lo no Condado Review, caso seja do interesse e se adeque nos parâmetros de escolha de vocês, obviamente. *:)

Abraços!

Última edição:
Caraca, olha aí que sensacional!

Eu já tinha comentado um pouco com você da minha experiência com o Henry's. Joguei ele até o fim em 2020, na época que ressurgiram vários projetos de 2000/3 de uma vez. Me identifiquei DEMAIS com a história da sua relação com o projeto, o mesmo aconteceu comigo praticamente ponto a ponto (também começando em 2007, inclusive). É nítido o cuidado e dedicação com ele, o que acaba criando uma certa intimidade entre autor e obra que só quem trabalha por anos num mesmo projeto entende mesmo. Esse orgulho é real, e não vem de ego ou vaidade; é pura e simplesmente paixão por criar e jogar jogos. Entendo isso perfeitamente.

Não pretendo falar muito sobre agora, pois esse relançamento é a oportunidade perfeita pra jogar de novo, o que estou fazendo agora mesmo (até pra ter ideias sobre aquilo que conversamos pro meu próprio projeto 😉). Mas já adianto que achei um jogão, de jogabilidade variada, com puzzles, sidequests e etc, e um enredo surpreendentemente bem desenvolvido, com começo, meio e fim. Na verdade, achei foi estranho ele ter sido abandonado, porque me lembro dele ter ido BEM longe. Isso me lembrou inclusive o primeiro Aventurietas, o projeto praticamente completo que o Rober largou pra começar outro do zero.

Enfim, vou deixar uma análise mais decente quando terminar Henry's de novo. Até lá, vou encher o saco do @Dr.XGB pra jogar o projeto no sábado laranja também. Valeu!

Fala, grande @Paradiddle!

De fato, você conseguiu captar bem a minha relação com Henry's Adventures!
Por ser um projeto que existe desde a minha mais tenra idade (afinal eu comecei a mexer com RPG Maker muito cedo), o jogo de certa forma se confunde com minha própria vida - isso quer dizer, também, que a produção do jogo enfrentou quase todos os "altos e baixos" da minha vida.

(O post ficou enorme, então vou colocar spoiler)

Eu tinha apenas treze anos quando a ideia para o roteiro atual do HA surgiu na minha cabeça. Entre 2008 e 2009 o projeto havia sofrido algumas tentativas de reboot, mas todas com enredos completamente diferentes - até jogo-solo do Darnier, o "protagonista n° 2", surgiu nesse meio tempo. Foi em 2010 que eu decidi levar o projeto a sério, afinal, aqueles personagens que eu havia criado em 2007 retornavam o tempo todo nas minhas ideias posteriores. Na época eu tinha muito tempo livre, e se por um lado isso me ajudou a montar uma base sólida onde eu construiria o enredo mais tarde, por outro lado isso foi a perdição do projeto naquela época - toda vez que eu tentava tirar a ideia do papel eu empacava, seja por preguiça, seja por achar que eu poderia estar fazendo melhor, seja pelo fato de que na época eu era muito influenciado por outros jogos de RM que jogava e ficava sempre tentando criar algo próximo daqueles que eu gostava... E tudo isso só foi possível porque eu tinha muito tempo disponível e podia ficar me dando ao luxo de reiniciar o projeto o tempo todo.

Contudo, o vaivém acabou no ano seguinte, quando eu finalmente consegui "tapar os buracos" que faltavam na história e iniciei uma versão de Henry's Adventures que deu certo, durou e até chegou a ficar disponível para download - a versão de 2011, que por sinal tem cerca de metade do gameplay da versão atual. Apesar disso, eu achava que o projeto ainda padecia de uma certa falta de maturidade - culpa da minha pouca idade na época - e aos dezesseis anos iniciei a versão atual de Henry's Adventures, com inúmeras melhorias.

O período 2013-2014 foi a fase de ouro do projeto, a época de maior destaque, que culminou em algumas indicações para o Projeto de Ouro da extinta Mundo RPG Maker e na matéria da iMaker. Foi durante esse período que quase todo o jogo foi construído, inclusive. Em 2015 o projeto sofreu sua primeira crise, com um quase abandono da minha parte por questões pessoais, mas os problemas acabaram por se resolver e a produção seguiu - apesar de muito mais lenta. Para se ter uma ideia, iniciei a quest da cidade de Iaco - a última parte da versão jogável - em outubro de 2015 e só vim a concluí-la em maio ou junho de 2017. Eu sentia um certo "desgaste" com relação ao projeto, e re-jogando algumas vezes pude detectar o principal motivo desse desgaste: Haviam coisas na história que ou não fechavam ou estavam mal explicadas. Via que podia trabalhar melhor os motivos da amnésia de Henry, ou a divisão territorial do continente (que aliás, sequer tem um nome na versão atual), ou mesmo as explicações por trás do ódio do vampiro Wenbar à humanidade, o que realmente move os seus ideais, toda aquela história de mutação e recombinação genética... Enfim, quando me dei conta, eu já estava com uma proposta de reboot em mãos - mais um reboot. E, nesse contexto, eu já não poderia mais fazer alterações no projeto atual, que está grande demais (mesmo porque tem coisas na parte "estrutural" do projeto que eu quero mudar, inclusive o nome).

Como na época em que descontinuei a versão atual eu estava com bem menos tempo livre e, ainda por cima, com outro projeto, optei por esperar. Os anos seguintes seriam - e continuam sendo - de aprendizado e de melhoria técnica. Ainda não tenho como me dedicar plenamente à ideia de Henry's Adventures para, enfim, reiniciar o projeto, mas acredito que isso inevitavelmente ocorrerá. Eu próprio não me sinto satisfeito com esse jogo sem final. Como quero fazer algo realmente bem-feito, afinal esse jogo merece, estou trabalhando devagarinho nele, tal como fiz há onze anos, inicialmente melhorando o roteiro para, futuramente, tirá-lo do papel. Vamos ver como as coisas vão correr daqui pra frente.

Estarei no aguardo do seu feedback, afinal vi que você gostou muito do jogo!
Sempre é bom ver o feedback do pessoal que tem um carinho pelo meu velho projeto, também para ter uma ideia sobre em quais pontos devo mexer quando for refazer o jogo.

E se o HA aparecer no Sabadão do Cenoura será uma honra, pois até agora ele só jogou grandes projetos. Vamos aguardar pra ver! :winking:

Voltar
Topo Inferior