Bão de mais sô. E você, comuê que cê tá?
Já experimentei, no Midjourney eu notei que ele tratava o "pixel art" como Minecraft, onde era muito pixelado com tons variantes porém não dava forma correta aos elementos deixando as artes geradas bizarras ou confusas. Já removendo esse detalhe de "pixel art", mas mantendo "spritesheet" os resultados são melhores, porém para dimensões menores ele fica ilegível.
Um software ou plugin para ele, seria 1 feito pro Aseprite, existe um usuário que elaborou e publicou, porém é pago contendo 3 tipos de planos, então não cheguei a testar, mas me parece melhor para sprites pequenos, porém parece ainda gerar muitos tons desnecessários que podem ser reduzidos pelo próprio Aseprite na opção de alterar as paletas.
Para "facesets" ou "mugshots" ele e demais IA geraram bem as variações. O mesmo para "mapas" ou "chipmaps", eram bem gerados com bastantes variações e sempre seguindo o tema.
Recentemente apareceu para mim no feed, o
https://www.seaart.ai/. Gostei, porém existe mais opções que o Midjourney me deixando um pouco perdido, tem muitos filtros e estilos que você pode escolher para aquela imagem seja gerada da forma que deseja, e você pode criar um filtro próprio privado inserindo imagens que sirvam de modelo para IA treinar e gerar imagens semelhantes ao modelo que você criou. Não cheguei a testar muito.
Uns dos testes que fiz foram esses:
Gerado por apenas descrição:
Gerado como base no Picture do RMDS para Ace, onde foi estabelecido um filtro diferente da arte original:
Tentei usar a descrição de faceset para RPG Maker, mas não gerou o que eu queria. Apesar de respeitar a temática.
Talvez eu precisaria criar um modelo bem detalhado com apenas 1 estilo para evitar esses diferentes ou descrever melhor o que desejo gerar.