🤔 Para Refletir :
"De pixel a pixel, os tiles compõem o Mapa."
- Yasashii

RPG Maker 2003 Informação demais na tela e rolagem

vahn Masculino

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
24 de Junho de 2026
Postagens
3
Bravecoins
15
(as imagens não são screens do projeto. são mockups que criei usando pictures/imagens que irão pro projeto pra tentar visualizar a tela de batalha)

TL;DR - A quantidade de informação nessas telas é excessiva/ruim? A quantidade de informação nessa tela dá um ar de "gambiarra"? Um sistema em que as opções estão em janelas menores com uma barrilha de rolagem seria melhor? Se sim, você tem alguma ideia de como fazer isso no RM2K3 (com Maniacs) sem precisar de pictures para esconder as opções "roladas para fora"?​

MockupB_01.jpg

Estou colocando no papel um sistema de batalha customizado para usar no RM2K3. É pouquíssimo provável que eu consiga fazer o que quero. Esse projeto (um fan remake de um jogo que já era quase um fangame...) é algo que tenho usado pra brincar no RM2K3 vez ou outra nos últimos anos. A diversão agora é tentar criar uma batalha legal com as limitações da ferramenta.

MockupB_02.jpg

Mas acho que tem coisa demais na tela ao mesmo tempo. Não gosto de "minimalismo"; por outro lado, coisa demais aparecendo me deixa confuso e agoniado. Minha preocupação maior é com os submenus do menu principal de combate, como esse de magias.

Como um personagem pode, em tese, aprender até 50 magias pelo sistema de AP, separei em abas por elemento/tipo de orb (item que ensina magias) pra organizar. Ainda assim, os dois elementos com mais magias têm até oito, como mostrado na tela. Parece muito, mas achei que dá pra descer...

MockupB_03.jpg

Alguns elementos saem da tela a depender do momento. Aqui o menu some para dar ênfase em quem é atingido pela magia escolhida. As informações que estão aí - personagens da batalha, Menu de Turnos, Barras de Status e Menu de Ajuda - são as que eu julguei mínimas e que estarão aparecendo constantemente.

MockupB_04.jpg

Alguns menus são bem pequenos, como esse de combos (meio Unite de Suikoden, meio Double/Triple Techs de CT). Pra evitar a necessidade de mais informações, tentei usar o que já tem na tela para passar a mensagem de que, por exemplo, o personagem Ossal não está apto a participar do combo (sem MP e não tem um turno previsto antes do próximo turno inimigo) e, portanto, o personagem ativo no turno, Chaene, não pode escolher os Combos que envolvem o Ossal.

MockupB_05.jpg

O problema real está aqui. O jogo tem uma série de tipos de itens e nem todos são úteis em batalha. Mesmo assim, o menu de medicinais está assim, precisando de 21 "células" para mostrar um inventário que tenha pelo menos uma unidade de cada medicinal. Esse seria o maior menu planejado, então não teria algo maior do que isso.

Mas fiquei na dúvida se assim, com tudo aparecendo, não fica feio ou confuso. Ou, mais do que isso, se não fica com cara de gambiarra feita por quem não sabe programar/criar um sistema mais limpo - um clássico do RMK, né hahaha.

Então vou colocar aqui as dúvidas que tenho - e espero que esse seja o board certo para isso:
01. Tem informação em excesso nesse sistema? Se sim, você acha que algo pode sair ou ser só temporário? Sei que é difícil decidir isso sem ver as animações, personagens em movimento, etc. Mas se assim, cru e sem o "brilho", já estiver poluído demais, vou tomar como um sinal pra repensar antes de continuar a criar o sistema.​
02. Um sistema com janelas menores e uma "barra de rolagem" seria MUITO melhor? Eu sei que seria melhor, ou pelo menos acho que seria. Mas eu não consigo pensar em uma forma adequada de criar e animar isso mesmo com o Maniacs Patch. Então se for só um pouco melhor, talvez eu opte por manter assim. Mas se a diferença for grande para alguém mais aí que não se dá bem com muita informação, então pode valer a pena eu montar isso.​
03. Você aí sabe de algum jogo ou projeto que tenha um sistema de "barra de rolagem" no RM2K3? Ou melhor ainda, se voccê tem alguma sugestão de como fazer isso de maneira fluida. Não os detalhes com cada passo dos Eventos, mas só uma ideia de como, por exemplo, movimentar essas pictures sem precisar de outras pictures em cima escondendo o resto do menu.​

Agradeço desde já por qualquer auxílio que possam dar.

Fiquei na dúvida se era o board adequado porque me parece que as dúvidas aqui são mais técnicas, enquanto essa minha é mais estética. Mas é uma estética que vai determinar como eu vou aplicar a técnica pra fazer o sistema, então talvez enquadre? Se não for o caso, peço desculpas à moderação.

Valeu!

Suikoden I e II - Gráficos dos personagens e do vilão. Apesar de recoloridos e miniamente editados, ainda estão praticamente iguais aos originais. Gráfico do faceset do Ossal e do Chaene.
Final Fantasy IX (Original) - Gráficos dos ícones de itens no Menu de Itens.
Roco - Facesets (Kima, Lisa, Letira)

Anexos

• Mockup_01.jpg
    Mockup_01.jpg
    114,6 KB · Visualizações: 8
Voltar
Topo Inferior