🤔 Para Refletir :
"Não descarte uma ideia aparentemente ruim, pode ser apenas o efeito do spoiler."
- Frank

Isto é algo muito difícil de se fazer...

CleanWater

Marquês
Membro
Membro
Juntou-se
22 de Setembro de 2017
Postagens
659
Bravecoins
55
Primeiramente, bom dia!

Eu estou passando por um longo processo de autorreflexão e como parte desse processo, resolvi ler algumas mensagens minhas e discussões antigas da quais participei, e hoje, percebi muitas falhas e erros que cometi. A verdade é que em uma discussão, ambos os lados saem perdendo, e eu perdi muito com isso sem ter percebido. Muitas vezes.

Vendo alguns comentários negativos de pessoas falando a meu respeito aqui, percebo sinceramente que não posso condená-los por isso, pois se estivesse em seu lugar, provavelmente pensaria da mesma forma a meu próprio respeito.

Na época eu estava passando por muitos problemas, a maioria deles relacionados a CleanWaterSoft (que acabou inevitavelmente fechando as portas) e estava com a cabeça bem quente por causa disso. Mas isso não é desculpa para agir como eu agi! Todas as pessoas tem seus problemas, sem exceção. Eu cai na terrível armadilha de colocar meus próprios problemas acima do de todos os outros, e eu não deveria ter feito isso. No fundo, no fundo, eu buscava apenas a compreensão dos outros, mas o que foi que eu fiz para compreender vocês?

Eu acabei ignorando completamente a opinião dos outros, seus anseios e desejos e falava apenas de mim e de meus interesses. Acabei me tornando aos poucos egoísta e arrogante sem perceber.

Não sei por que, mas acabei enfiando na minha cabeça que muitas das pessoas das quais me desentendia frequentemente aqui eram aqueles típicos aborrecentes riquinhos, mimados e sustentados pelos pais, incapazes de arrumar a própria cama ou lavar o próprio prato, que nunca trabalharam e não tem a mínima noção do valor das coisas, sendo que muitos de vocês já são adultos e responsáveis, trabalham arduamente e sabem muito bem o estrago que um boleto atrasado causa no fim do mês no orçamento da casa. Eu queria muito mostrar que era um cara pobre, sem condições de estudar formalmente numa faculdade, e que mesmo com todas as minhas dificuldades ainda corria atrás dos meus sonhos. Mas quantos de vocês também não fazem isso? Quantos aqui, mesmo que tenham conseguido fazer uma faculdade, não se formaram na marra, aos trancos e barrancos, e passam pelas mesmas dificuldades, ou até mesmo outras piores que eu nem imagine? Quantos aqui também não sacrificaram, ou ainda sacrificam o almoço para ter o que jantar? Ou também sabem o que não é ter dinheiro para pagar o ônibus e já precisaram ou ainda precisam ir a pé de uma lonjura até a outra, talvez até mesmo por entre estradas de terra, para trabalhar ou estudar?

Quando o assunto era pirataria, principalmente, eu me sentia na obrigação de dar uma boa lição sobre o assunto e provar por A+B o erro de todos em fazerem isso, mas nunca levei em consideração as circunstâncias as quais levaram muitos de vocês a recorrerem a tal ato. Eu cresci na minha época aprendendo coisas como: "Sim é sim, não é não", "se tem dinheiro compra, se não tem fica sem", "não pegue o que não é seu", "se errou, vá lá e peça desculpas" e acabei querendo cobrar uma postura igual dos outros, como uma espécie de pai ou educador virtual a longa distância. Mas, mesmo que fosse o caso de estar lidando com adolescentes grosseiros e mimados que tiveram uma educação falha, que moral eu tinha para fazer isso, sendo que eu próprio era incapaz de enxergar e corrigir meus próprios erros?

Até mesmo com o Victor, do Gemaplys, com quem tive um profundo desafeto, percebo que posso ter sido infeliz e precipitado no meu julgamento e nas minhas reações. Se eu estivesse em seu lugar, também poderia ter tido a mesma opinião que ele teve (assim como os seus seguidores) a meu respeito na época e não posso condená-lo por isso.

Sinceramente percebo que falhei com todos vocês, sem exceção, e peço minhas sinceras desculpas à todos vocês. Se quero continuar a me considerar uma pessoa de caráter, o mínimo que eu poderia fazer era reconhecer isso e me desculpar publicamente.

Não pretendo voltar a frequentar este fórum. Primeiro, porque acredito que dificilmente seria bem recebido aqui novamente. Segundo, porque sou apenas um bode velho da época do RPG Maker 2k/3 e já estamos na era do RPG Maker MZ. Eu não teria muito mais com o que contribuir no fórum, pelo contrário, vocês é que teriam muito o que me ensinar, mas a verdade é que não estou mais com cabeça para desenvolver jogos. É tanto que parei de trabalhar com isso de vez.

Um sincero abraço e desejo muito sucesso aos projetos de todos vocês!

Prezado, boa noite!
Nunca teremos todas as respostas, por isso a autorreflexão constante é uma ótima ferramenta para nos engrandecer cada vez mais. O simples fato de você ter dedicado o seu tempo para escrever essa postagem já é um ótimo sinal de amadurecimento, e é de pessoas maduras que o mundo está mais precisando agora.​
Confesso que fiquei animado com a sua postagem, apesar de ela ter me entristecido um pouco por ser uma despedida.​
Não há muito o que eu possa dizer além do clássico: não desista dos seus sonhos. Eu já desistir de me tornar um desenvolvedor de jogos mais de uma vez, contudo acabo sempre voltando para esse lugar. Por mais que a vida insista em me arremessar contra pedras e para outros caminhos, de um jeito ou de outro, acabo voltando para aqueles sonhos de criança de querer desenvolver os meus próprios jogos. O Maker 2003 foi também por onde eu passei a me interessar por criação de jogos, e nele eu fiquei por alguns anos. Hoje eu tento desenvolver um projeto pelo MV e tenho um outro projeto na Unity, mas ambos desenvolvo apenas por hobby. Acredito que nunca é tarde para começar a aprender uma nova linguagem ou a usar uma nova ferramenta, nunca é tarde para começar um novo projeto.​
Caso algum dia você queira retornar para o desenvolvimento de jogos, não pense que é fraqueza, é apenas a sua vontade interior querendo trazer você de voltar para si mesmo.​
Por fim, gostaria de ressaltar que achei muito bacana a sua iniciativa de liberar todos os seus jogos de forma gratuita.​
Abraços e até breve.

@Dobberman você teve o cuidado de responder a este tópico, e o mínimo que posso fazer é agradecê-lo por aqui agora.

Eu entendo perfeitamente seus conselhos e agradeço muito. Sinceramente não estou mais com cabeça para desenvolver nada no momento. Fazer jogos dá muito trabalho e é um trabalho que não acaba, mesmo depois dos mesmos terem sido lançados. Fiquei estafado depois de quase 10 anos me dedicando a isso. Mesmo que isso seja algo que eu me divirta fazendo e seja uma paixão de vida.

Ainda assim, a verdade é que a vontade de desenvolver jogos nunca morreu dentro de mim. Se parei foi bem a contragosto mesmo. Mas ler suas palavras certamente me deixaram motivado a tentar de novo algum dia. Não sei quando, nem onde, nem como, mas saiba que nunca esquecerei do que me disse!

MUITO OBRIGADO!

Também gostaria de agradecer a todos que apenas curtiram minha postagem. Mesmo não comentando (e provavelmente tiveram seus motivos para isso), não deixaram de demonstrar sua consideração com essa atitude.

Eu não costumo comentar em tópicos desse tipo (não estou comentando em nada ultimamente, pra falar a verdade), mas vou abrir uma exceção aqui. Cara... Pelo que eu me lembro, nós nunca chegamos a conversar por MP (se chegamos, foi uma vez só), mas eu lembro de você frequentemente comentar nos meus tópicos. Não tenho muito conhecimento de toda essa controvérsia, mas vendo as coisas que você comentava (não só nos meus, mas na maioria dos tópicos do Condado), eu consigo sentir que você não é alguém mau-caráter. A forma como você está se desculpando dá a entender (para aqueles que não estão ligados) que você cometeu um crime ou algo assim. Concordo que vir aqui pedir desculpas é provavelmente a melhor atitude que você poderia ter tomado, mas você não deveria estar se "destruindo" dessa forma, já que é um ser humano que erra assim como todos nós. Se essa for a sua despedida definitiva, adeus e obrigado.

Não tenho nem ideia do que rolou, mas sei de uma coisa: "Jogos são uma das melhores coisas da vida". Faça o que tiver que ser feito e quando se sentir bem com isso, volte se divertir criando ou jogando, jogos seus ou de outros. A vida é curta demais para perdermos tempo com coisas desagradáveis. Até breve.

Essa problemática toda rolou quando estive fora, então não vou comentar quanto a isso. Mas tenho noção do que você está falando, pois já vi uma ou duas das suas calorosas discussões sobre pirataria.

O que posso dizer? Estou feliz com esse tópico, como o Dobb também está, mesmo sendo uma despedida. Embora você esteja se despedindo do mundo do desenvolvimento de jogos, vejo que as experiências te trouxeram maturidade; e isso ninguém pode tirar de você. Me senti inspirado por suas palavras e pela atitude em si.

Continue evoluindo, Clean, devemos sempre continuar. Caso algum dia o gamedev volte a aquecer seu coração, dê uma passada pelo Condado. Estaremos na tentativa de continuar evoluindo e amadurecendo também o/

Meus amigos, assim como o Dobberman, vocês tiveram a consideração de comentar no tópico, e o mínimo que posso fazer é agradecê-los um a um.

@Irineu

Sempre te achei muito sábio em suas palavras, principalmente nas suas poesias,e olhando do seu ponto de vista você tem toda razão! Estamos tão desacostumados a ver alguém se desculpando e se retratando que isso soa até estranho, humilhante e depreciativo para os padrões de hoje em dia, mas por outro lado, quantas pessoas você conhece que estão dispostas a fazer isso?

Posso estar errado, mas eu particularmente vejo essa minha iniciativa, não como uma "autodestruição", mas sim uma "reforma". Quando precisamos reformar nossa casa, ou qualquer outra coisa, não precisamos as vezes destruir parte dela para construir algo novo e melhor no lugar?

Mas talvez você esteja mais do que certo sobre este meu comportamento estar sendo autodestrutivo, e eu certamente irei refletir sobre isso nas próximas vezes que for pedir desculpas a alguém (e essa lista certamente é grande).

Muito obrigado pelo conselho!

@DadoCWB

Cara, confesso que não estou lembrado de você aqui no fórum. Talvez você tenha trocado o nick como o Bruce Azkham fez, mas não sei. Em todo caso eu dei uma olhada nos seus scripts, e cara, são incríveis! Está de parabéns pelo seu trabalho!!

Os comentários de todos vocês ajudaram a reacender o fogo da motivação que eu precisava para tentar lançar um jogo mais uma vez. E ter você como referência de aprendizado certamente vai me ajudar muito!

Muito obrigado pela sua inspiração!

@Alkemarra

Bruce Azkham! Fiquei confuso na hora que te vi comentando com um nome diferente, mas depois que descobri quem era fiquei muito feliz de te ver aqui. Seu comentário foi o último combustível que eu precisava para voltar a ativa!

MUITO OBRIGADO!

Uma última vez, muito obrigado a todos vocês que comentaram, aos que apenas curtiram e até mesmo quem não curtiu minha postagem, mas curtiu as respostas de outros membros (certamente isso foi feito com a intenção de demonstrar algo muito importante do qual eu deva refletir a respeito).

Um grande abraço para todos vocês!

A vida da gente é tipo função cosseno. Nem sempre as coisas estão no seu máximo mas depois de um vale sempre tem um pico. Então o negócio é começar a subida.

Isso me lembra um pouco o final do Silent Hill origins, quando ...

Depois de todos os momentos difícieis o protagonista entra no seu caminhão e zera o odometro. Um ato bobo como esse sinaliza que a partir daquele momento ele ta "resetando" sua própria vida.
1613421761809.png

Acho que a gente tem que ser tipo Seya "tá ligad?". Ele pode não ser o cavaleiro preferido da maioria da galera mas não importa quantas vezes ele caia, ele sempre vai se levantar e mesmo que não consiga, ele vai continuar tentando.

Obrigado por apreciar meu trabalho. Apesar deles não serem nada grandiosos são fruto de um estudo contínuo. E sobre não se lembrar de mi, acho que isso quer dizer que meu spray apagador de memórias ainda está funcionando.

Voltar
Topo Inferior