🤔 Para Refletir :
"Não julgue um jogo pelo Title!"
- FL

[JAM VX ACE] Poste o desenvolvimento do seu projeto

Dr.XGB Masculino

O Cenourão
Administração
Administração
Jogador maluco, problemático, olho parado.
Juntou-se
21 de Julho de 2015
Postagens
585
Soluções
3
Bravecoins
3.056
Área
Programação
Motor de jogo
RPG Maker 2003

Salve pessoal! 🥕

Este espaço é para que vocês possam postar o andamento do seu projeto participante do nosso festival JAM VX ACE EXTRA NÃO OFICIAL.
Vocês podem fazer desde capturas de tela até um resumo simples ou um checklist dos seus planos ou do que já fizeram em seu projeto.
Caso você não tenha começado ainda o projeto, não tem problema! Pode fazer um breve resumo e depois você pode postar algumas imagens. O importante é publicar o progresso do seu jogo periodicamente para animar os outros participantes.

Portanto usem e abusem deste espaço para postar qualquer avanço que você der em seu projeto! :winking:

Começando comigo. Aqui vão algumas capturas de tela de como o meu projeto está ficando por enquanto:
1739582064856.png
1739582129260.png

1739582214839.png
1739582260605.png

1739582303064.png
1739582327233.png

O Meu parti para a história cliche de Salvar a Princesa, não vou falar muito para não estragar. rs
pois etou fazendo bastante dinamicas uma coisa que não vai ter no jogo é subir de nivel,
tudo estou fazendo por evento mas não vou postar a fotos rs.

o jogador vai conseguir aumentar os atributos e escolher habilidades não vou falar muito
das dinamicas se não vai estragar a surpresa de quem vai jogar mas estou fazendo tudo com
o rtp padrão como regra do evento.

Aqui esta algumas imagens inicias

1739584428064.png

1739584508687.png

1739584537339.png

1739584674679.png

1739584695887.png

Eu não vou poder postar nada do meu jogo! Até por que eu perdir todo o progresso e vou ter que começar de novo ! :cry::cry::cry: o Steam e o Rpg Maker estavam abertos e ai faltou energia e como meu notebook não tem bateria e direto agora, já sabem né ! 😭😭😭 hooo que tristeza .... vou ter que fazer meu sistema de magias de novo ! Poxa...! 😔😞😣😩🥺 vou tentar recomeçar!

Terminei o Primeiro boss, agora falta configurar a ultima caverna que é o confontro final .
Hoje terminei o mapa da Ruinas a pessoa vai participar uma vez só mas terá boas
recompensas.

Acho que só falta para terminar a ultima caverna (ainda não criei ela) , configurar os monstros no world maps e terminar de fazer os equipamentos que estou fazendo um set especial basaeado em casa monstro que for aparecer.

Caverna do confronto com o primeiro boss.

1739740824859.png

Wordl maps dividido em 4 ids de região. vai ter 2 monstro por enquanto em cada ID, depois acrescento mais se der tempo.

1739740873813.png

Habilidade que tive que improvisar de ver HP por evento. se alguem quiser fazer alguma meio parecida. ou melhor
segue o print.
1739741082463.png

A Animação aparece depois ao configurar na aba habilidade, fiz tb esta habilidade
gastar apenas 1MP assim a pessoa pode usar a vontade.

1739741192454.png

Sinopse do jogo pronta:

Em um mundo medieval fantasioso onde magia e tecnologia avançada coexistem, o Império de Potestas trabalha em um projeto cruel: Veritas Vestis, uma armadura biomecânica que transforma soldados em máquinas de guerra vivas. Sem sentimentos. Sem livre-arbítrio. Apenas obediência absoluta.

Você é VRVS01, o primeiro protótipo bem-sucedido do programa. Uma arma perfeita. Um "robô de carne" moldado para cumprir ordens sem questionar.

Sem memórias e sem livre-arbítrio, você executa as ordens do Império com precisão implacável. No entanto, em meio a batalhas e missões brutais, um erro inesperado no sistema desperta algo há muito perdido dentro de você: sua consciência e liberdade de escolha.

Perdida entre as sombras do seu passado e o peso de um futuro incerto, você deve decidir:
Continuar sendo a lâmina do Império ou desafiar seu próprio destino?

Terminei o Jogo. agora só estou tentando equilibrar a partida . vai ter um pouco de grind aonde jogador vai ter que matar alguns monstros upa habiliadde para passar e estou jogando o próprio jogo para ver se não tem erro ou bugs . terminando já vou ver o procedimento para postar.

Só um pedaço da imagem do crédito resolvi fazer ele diferente com o cantor do PUB o qual quebra as 4 parede rs.

1739999422662.png

Tentando reproduzir as trocas de postura do Earthlock, aqui chamadas de Fantasia. A ideia era o personagem trocar de classe durante o combate.

Animação.gif

Deu um trabalhinho fazer isso. Toda alternativa que eu testava tinha alguma limitação chata.

Inicialmente tentei só usar uma Habilidade pra trocar a Classe, mas o personagem não aprendia as habilidades da nova classe.

Depois tentei usar um slot de Equipamento, como eu já vi o D-Virus fazer pra equipar habilidades nos personagens, mas não tem comando pra trocar equipamentos durante o combate, então não daria pra trocar posturas durante o combate que nem o Earthlock faz.

Depois tentei com Itens. Até consegui fazer o item não ser consumido, mas não consegui restringir o item pra só poder ser usado pelo personagem certo.

Depois tentei com uma habilidade que aplicasse um Estado. Nesse caso, até que deu certo quando eu coloquei as habilidades que eu queria em cada estado, o personagem ganhava as habilidades quando entrava no estado, e as perdia quando saia dele. Mas ainda tinha algumas coisas me incomodando, como o fato de não ter nenhuma indicação nos menus de qual postura o personagem estava usando, e também a gambiarra que era ter que remover todos os estados das demais.

Mas com essa última tentativa, eu aprendi que poderia tentar a mesma abordagem com Classes, então eu voltei pro plano de só trocar a classe, mas coloquei as habilidades nas Características, ao invés de usar a tabelinha de progressão por nível. Aí finalmente deu certo. Não vai dar pra ganhar habilidades subindo de nível, e ainda tem o bug da habilidade dizer que "não causou efeito", mas pelo menos, a mecânica tá funcionando bem, e parece que vou conseguir adicionar mais posturas nos personagens ao longo do jogo (isso é ideia minha). Agora eu tenho que focar na minha pior habilidade: bolar a história do jogo!

E sim, eu desabilitei o comando "Atacar" de propósito. Na verdade queria era sumir com ele, mas até agora, só achei a opção de Selar Habilidade. Como eu já citei acima, estou tentando reproduzir o combate do Earthlock, e nele, não há um "Ataque básico", os personagens lutam exclusivamente com habilidades.

Boa noite a todos! Meu projeto já tem um nome: 7 Guardiões.

Acredito que será um jogo pequeno, e vai contar com um castelo, uma cidade e sete dungeons. O jogador inclusive pode escolher a ordem que quiser para ir nessas dungeons, o que adiciona um pouco de valor de replay. A inspiração pra isso foram os jogos de Megaman, mas ainda assim, o jogo é pura fantasia medieval.

Minha estratégia para completar esse jogo a tempo é primeiro fazer todos os mapas para só então começar a adicionar NPCs, inimigos, baús e etc. No momento em que escrevo isso, falta mapear apenas a dungeon final, então acredito que estou até adiantado em relação ao tempo da Jam. Entretanto, graças a isso, todas as imagens que vou postar aqui estão completamente vazias, pois como eu disse, meu trabalho por enquanto é só mapear.

Minha ideia inicial era criar um jogo curto em duração, mas agora acredito que o jogador pode demorar até duas horas pra terminar o jogo. Talvez até mais, caso ele queira encontrar todos os itens e desbloquear todas as cenas extras. O enredo é super simples, mas pretendo tentar criar personagens mais profundos do que o enredo, proporcionando diálogos interessantes entre eles.

Pequena sinopse do jogo: O rei Jarvane sempre foi o responsável por proteger seu povo de ameaças externas como invasões de reinos vizinhos, bandidos ou mesmo monstros que se atrevessem a atacar o reino de Nova Gramore. O tempo, no entanto, é o maior inimigo de todos, e agora que o rei já é um homem velho, ele não está mais apto a lutar. É então que ele resolve convocar sete guardiões para que eles sejam os protetores do reino a partir de agora, e tudo parece correr bem até que Lodaki, um poderoso feiticeiro de origem desconhecida ataca Nova Gramore de maneira inesperada, lançando um feitiço nos sete guardiões e manipulando suas mentes. Com isso, os protetores do reino passam a atacar o local que antes defendiam, e não há nada que o rei Jarvane possa fazer. Entretanto, algo inesperado acontece, e um dos sete guardiões consegue se livrar do feitiço, criando uma aura capaz também de livrar seus companheiros da manipulação de Lodaki. Ao descobrir isso, o feiticeiro ordena que os seis guardiões restantes se escondam em locais perigosos do reino, para que não sejam atingidos pela aura libertadora do sétimo guardião, e enquanto isso, o próprio Lodaki se esconde para conjurar uma grande magia que destruirá o reino. Agora, cabe ao sétimo guardião encontrar seus seis companheiros e livrá-los do feitiço, para que todos juntos consigam derrotar Lodaki a tempo.

Estou anexando algumas imagens do jogo também:

sete01.jpg sete02.jpg sete03.jpg sete04.jpg sete07.jpg sete08.jpg sete05.jpg sete06.jpg

Joia, vou entrar nessa brincadeira também!

Esse será o meu segundo projeto no VXAce (o primeiro foi um projeto engavetado chamado NPC Quest, que por sinal é bem ruim kkk :poop:). Como a minha engine favorita é o XP, esse projeto será mais simples, não só por causa do tempo e das limitações estipuladas pelo evento como também por causa da minha falta de prática com outros RPG Makers.

Este será um jogo com tema bíblico, as screens dizem por si só.

screen0.png

screen1.png

Eu pretendia seguir o processo de criação adotado em El Pistolero, começando pelo que torna um jogo jogável: as mecânicas. Mas como a jogabilidade será a boa e velha batalha em turnos, pulei essa parte e estou montando os mapas das cidades invadidas pelos hebreus. Aqui você jogará com personagens originais que receberão as missões das maiores personalidades bíblicas. Não pretendo me aprofundar no desenvolvimento da lore de cada um deles por enquanto, pois o foco está em contar a jornada deles até a Terra Prometida.

Um mapa de bairro de palafitas. Postaria um mapa-mundi se tivesse um, mas a ideia desse jogo é se passar numa cidade só, então não faria sentido.
1741576807344.png

Inclusive, fazer mapas tá sendo chatinho. Não que eu tenha experiência com isso, mas...

O Auto-tile atrapalha um bocado, porque o tile de água que estou usando coloca uns tijolos em cima dele toda vez que tem um tile diferente acima dele. Além disso, até agora eu não entendi de verdade como essas sombras geradas pelos tiles funcionam, então elas ficam inconsistentes em alguns pontos.

Quando ao RTP, achei decepcionante os tiles de água serem todos diferentes e não encaixarem um no outro. Fazer uma praia ai não rolou. Por outro lado, ia ser só mais trabalho, então deixa pra lá. E a cerejinha do bolo: ainda não achei nenhum tile de barco, só os sprites pra quando você navega no mundo. Nem sei se coloco eles no mapa, porque eu acho que a escala vai ficar estranha.

Pelo menos, eu já tenho uma ideia de pra onde quero levar a história do jogo.

E aí galerinha! Entrei nessa brincadeira também!

Pra mim isto está sendo um desafio e tanto, mesmo que seja apenas uma gincana. Eu pretendia trazer muito mais conteúdo pra esse projeto, mas o tempo é curto e eu fui bem direto. Durante o processo foi só surgindo ideias e mais ideias, mas anotei para o futuro e quem sabe um dia eu faço um remake. Enfim, o jogo tem uma pegada enorme nos FF's pré-históricos de onde eu tirei minha inspiração (como o Dobberman disse na página do evento), o jogo está com uma dificuldade bem desafiadora e eu acredito que mesmo sendo simples, tem uma história envolvente e reviravoltas. Acho que dia domingo (dia 23) eu já consigo lançar o jogo para todos poderem jogar.

Vou deixar aqui uma introdução do meu jogo e um mapa mundi do mundo.

5.JPG

Até logo!

Voltar
Topo Inferior