Tentando reproduzir as trocas de postura do
Earthlock, aqui chamadas de Fantasia. A ideia era o personagem trocar de classe durante o combate.
Deu um trabalhinho fazer isso. Toda alternativa que eu testava tinha alguma limitação chata.
Inicialmente tentei só usar uma Habilidade pra trocar a Classe, mas o personagem não aprendia as habilidades da nova classe.
Depois tentei usar um slot de Equipamento, como eu já vi o
D-Virus fazer pra equipar habilidades nos personagens, mas não tem comando pra trocar equipamentos durante o combate, então não daria pra trocar posturas durante o combate que nem o Earthlock faz.
Depois tentei com Itens. Até consegui fazer o item não ser consumido, mas não consegui restringir o item pra só poder ser usado pelo personagem certo.
Depois tentei com uma habilidade que aplicasse um Estado. Nesse caso, até que deu certo quando eu coloquei as habilidades que eu queria em cada estado, o personagem ganhava as habilidades quando entrava no estado, e as perdia quando saia dele. Mas ainda tinha algumas coisas me incomodando, como o fato de não ter nenhuma indicação nos menus de qual postura o personagem estava usando, e também a gambiarra que era ter que remover todos os estados das demais.
Mas com essa última tentativa, eu aprendi que poderia tentar a mesma abordagem com Classes, então eu voltei pro plano de só trocar a classe, mas coloquei as habilidades nas Características, ao invés de usar a tabelinha de progressão por nível. Aí finalmente deu certo. Não vai dar pra ganhar habilidades subindo de nível, e ainda tem o bug da habilidade dizer que "não causou efeito", mas pelo menos, a mecânica tá funcionando bem, e parece que vou conseguir adicionar mais posturas nos personagens ao longo do jogo (isso é ideia minha). Agora eu tenho que focar na minha pior habilidade:
bolar a história do jogo!
E sim, eu desabilitei o comando "Atacar" de propósito. Na verdade queria era sumir com ele, mas até agora, só achei a opção de Selar Habilidade. Como eu já citei acima, estou tentando reproduzir o combate do Earthlock, e nele, não há um "Ataque básico", os personagens lutam exclusivamente com habilidades.