🤔 Para Refletir :
"CHAR armazena um valor alfanumérico à variável. Programar, por si só, armazena bugs à constante."
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Make The RPG 11ª Edição

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Jazz Masculino

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01 de Julho de 2015
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RPG Maker 95
RPItS5y.png
Apesar de estarmos no fim do ano, podem esperar mais da Make The RPG em 2016, além desta 11ª ed... ( ?° ?? ?°)

A cada edição lançada, a união da equipe de redação da MTRPG se mostra forte o bastante para atravessar todos os tipos de barreiras que dificultam o processo de desenvolvimento, principalmente as criadas pelos afazeres do dia-a-dia de cada integrante do time.



"A luz no fim do túnel é a nossa esperança, nossa missão só estará completa quando a alcançarmos!"



Nesta edição, ensinamos como organizar seu projeto de forma mais precisa e detalhada; inauguramos a seção BraveArt, onde você poderá exibir seus desenhos; trouxemos ótimas dicas para que você possa criar seus próprios tilesets; entrevistamos o maker inglês Matseb2611; disponibilizamos um tutorial para eliminar o fade in/fade out em faixas de áudio; destacamos o projeto Umbra, que está sendo desenvolvido pelo [member=279]Angelo Nobre[/member]; com exclusividade, apresentamos detalhes sobre o belíssimo projeto A guerra dos mortos: O cálice sagrado; além de veicularmos a excelente iniciativa do professor [member=164]Ronaldo Bento[/member] com A utilização de RPG em sala de aula e nos laboratórios de Informática.



?> Esses e MUITOS outros conteúdos só na melhor revista sobre RPG Maker do território nacional! <3​



make11.jpg


Confira já:
[descarga]http://www.condadobraveheart.com/Portal/Make_The_RPG/MRPG-ED11.pdf[/descarga]​
 
Última edição por um moderador:
Aos amigos, tanto velhos como novos,

Pois muito bem, antes que a chefia venha puxar minhas orelhas e lavar a roupa suja err, digo, justificar os motivos do atraso da edição, já venho publicamente e humildemente pedir desculpas pelo atraso, já que algumas matérias minhas demoraram um pouco mais do que eu acreditava que iriam.

Sim, a "culpa" é minha, mas também acredito que fiz minha maior e melhor contribuição para o cenário maker todos estes anos. Espero que o atraso tenha se pagado, assim, tratando de um tema que considero mais do que essencial. Que os meus projetos anteriores pareçam poeira perto desse, ha há!

No mais, a equipe foi fantástica e temos uma edição com novas seções e mais um recorde de páginas! Estão todos de parabéns! A equipe está muito firme e bem, estável, sem mais muitas saídas repentinas (fora a recente do Ludo por motivos pessoais), então pode ter certeza que esse será o patamar daqui pra frente.

Aos leitores, desejo a todos uma boa leitura e que não e preocupem, as próximas edições não se prejudicarão com o atraso desta e que desde já podemos esperar um material de primeira, que já está em construção agora nesse exato momento (entre outras novidades que não estou autorizado a falar!)

Então podem esperar, que logo terá mais material fresquinho vindo aí.

Atenciosamente,
RSM
 
HirotoSonogans comentou:
Bem terminei de ler a revista e olha, só tenho a parabenizar a redação,essa revista está muito boa, não está superior as anteriores, mas ela está muito legal, digamos que está diferente das demais,com a organização da revista em si, tipo na edição passa na 10º edição, eu havia comentado sobre as propagandas, e ver que eu recebi uma resposta e que minha chamada de atenção foi realmente vista, levado a serio, me fez perceber o quanto os redação se dedica a revista.
E mais, agora tão criando interação com seu leitores,o evento Quiz da revista realmente me chamou a atenção, apesar de estar um pouco difícil, pra mim que não vi o laçamento da revista, já peguei ela  na 8º ou 9º edição não lembro ao certo,porém mesmo assim isso foi legal.Enfim to sem palavras o conteúdo da revista a cada edição ta melhorando,a organização então tá ficando impecável, porém o designer pode ficar melhor, mas claro está ótimo do jeito que está, mas ainda acho que ele pode ficar melhor,o que realmente me incomodou um pouco foi o uso do fundo branco com o cinza na letra, cando estevam a falar  da " União não faz só açúcar ", acho que podiam ter usado, cores diferente, mais vivas podendo ficar até mais chamativo, e bonito claro.Bem essa pequena avaliação da revista, estou no aguardo da 12º edição,pra ler seu conteúdo e ver sua melhoras , e também ver se irei ganhar no evento da revista.

Bom, que bom que gostou, mas bicho, você já leu ela toda?  :o: Kkkk, tu é ninja mesmo, hein.  :XD:

Tem um tópico aqui específico onde você pode dar sugestões referentes ao design, se te interessar. Olha ele aqui: http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=379.0

Tenho que admitir pra você, é justamente essa a parte mais difícil e as vezes demorada da revista, pois é a arte de encaixar textos e palavras em um mesmo espaço, e cada um destes tem as suas peculiaridades. Vou anotar as suas sugestões e ver o que já podemos fazer na próxima, está bem assim?

No mais, espero muito sinceramente que tenha gostado da Matéria de Capa, pois botei um bocado de esforço nela (é, talvez ainda tenha uns errinhos e possa melhorar, não está tão refinada assim...). Eu acho o tema importante demais para ser ignorada pela comunidade maker brasileira, no geral.

Até breve, meu caro!  :Okay_fix:
 
Fala gente, JoeFather na Área!  :^^':

De fato esta revista ficou ótima, ao meu ver.

Na questão do design, não é a minha praia, mas adorei o que os colaboradores da revista fizeram nas matérias que participei, inclusive mostrei a revista durante a revisão para um amigo meu que é especialista em design e ele só falou o seguinte: Está linda demais! E olha que se tem um cara crítico no mundo, em todas as esferas, é esse cara, detalhista ao extremo!

Creio que todo mundo que se aventurar por suas páginas vai tirar um excelente proveito, apesar de ser a edição mais longa da Make, ficou muito equilibrada.

Espero que todos gostem, pois o trabalho da equipe de produção, de fato, foi árduo!

Agora resta ao meu amigo [member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member] traduzir a matéria "O mundo paralelo de Atonement: Scourge of Time" para o inglês e assim eu envio uma cópia para meu amigo Matthew. Imagine a alegria do mesmo! Mas tem que traduzir e deixar o design da matéria como está...

Abs.,
 
Impressão minha ou essa saiu em tempo bem menor do que a anterior? Se sim, acho que qualquer
desculpa quanto a prazos é desnecessária, afinal, ninguém se importa com supostos atrasos se o
produto entregue tem qualidade. Muito bom ver que vocês seguem firmes e fortes na produção das
revistas, é um conteúdo bem legal e demasiadamente informativo de se ter.

Baixei-a aqui e passei o olho antes de comentar, mas já vi que preserva o recheio que as outras continham.

[member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member] , se ainda houver um espaço para matéria de forasteiros na próxima edição, me avise
novamente. Deixei passar tanto tempo desde que me falou da oportunidade que acabei esquecendo, Mas
ainda gostaria de ajudar em algo. Ou na diagramação/design, se precisarem de alguma mãozinha aí pra
frente.

Ah, e já pode postar n'outras comunidades? Ou alguém já irá fazê-lo?

No mais, parabenizo à equipe envolvida.  :Palmas:
 
Compartilharam esse tópico lá na MRM, eu tive que criar uma conta aqui pra parabenizar vocês. Não sabia que tinha gente trabalhando tão sério numa revista pra nós da comunidade maker. muito obrigado mesmo. Ainda tô meio perdido em o que fazer depois de ter tantas idéias boas! Talvez com tempo e as dicas de organização de projeto do Rafael Sol meu projeto saia por aí algum dia...

um pequeno erro que me incomodou foi "entendendo as Senes do rpg maker" creio que era pra ser scenes. desculpa mais estava escrito bem grande não deu pra esquecer :P
 
akkain comentou:
Compartilharam esse tópico lá na MRM, eu tive que criar uma conta aqui pra parabenizar vocês. Não sabia que tinha gente trabalhando tão sério numa revista pra nós da comunidade maker. muito obrigado mesmo. Ainda tô meio perdido em o que fazer depois de ter tantas idéias boas! Talvez com tempo e as dicas de organização de projeto do Rafael Sol meu projeto saia por aí algum dia...

um pequeno erro que me incomodou foi "entendendo as Senes do rpg maker" creio que era pra ser scenes. desculpa mais estava escrito bem grande não deu pra esquecer :P
Primeiramente seja bem-vindo e grato pelas palavras de incentivo.
Segundamente, grato pela dica.
Abs.,
 
King Gerar comentou:
Ah, e já pode postar n'outras comunidades? Ou alguém já irá fazê-lo?
Pode postar em quantos lugares você quiser, Gerar -- quanto mais, melhor. Agora que já fizemos o produto, ter uma mãozinha de parceiros, amigos e leitores na disseminação da palavra é trivial, hehehe. =D

akkain comentou:
Compartilharam esse tópico lá na MRM, eu tive que criar uma conta aqui pra parabenizar vocês. Não sabia que tinha gente trabalhando tão sério numa revista pra nós da comunidade maker. muito obrigado mesmo. Ainda tô meio perdido em o que fazer depois de ter tantas idéias boas! Talvez com tempo e as dicas de organização de projeto do Rafael Sol meu projeto saia por aí algum dia...

um pequeno erro que me incomodou foi "entendendo as Senes do rpg maker" creio que era pra ser scenes. desculpa mais estava escrito bem grande não deu pra esquecer :P
Akkain, esse tipo de feedback vale ouro para nós, como o Joe disse acima, incentiva que é uma beleza!
E esse erro que você comentou, pelo jeito, passou furtivamente pelos olhos de todos nós :P.

De qualquer modo, seja bem-vindo, rapaz! Pode entrar na área de Downloads que você achará mais uma pancada de edições da MTRPG; quando precisar de material teórico é só entrar lá.

:Okay_fix:
 
Olá pessoal.

Mais uma vez uma edição da revista impecável. Trabalho de primeira de toda a equipe e vocês estão novamente de parabens! Como só tenho tempo a noite, vou ler o conteúdo mais tarde, mas já dei uma boa olhada e esta excelente como ja disse.

Amanhã vou atualizar a página do OCS com esse novo material.
Valeu galera, estão de parabéns!

 
Parabéns para todos nós, os desenvolvedores da revista, os leitores e makers que acompanham e dão força ao projeto, sem dúvidas essa é a prova de que, mesmo em meio a um cenário ruim do Maker no Brasil, ainda temos gente interessada em ensinar e aprender nesse que é o hobbie de muitos por aqui, independente se você apenas cria ou apenas joga.
Vamos lá pessoal, deem uma olhada na revista porque o envio das questões da promoção deve ser feito só até dia 18 de Dezembro, não quero saber de ninguém chorando depois dizendo que não teve tempo heim?
 
akkain comentou:
Compartilharam esse tópico lá na MRM, eu tive que criar uma conta aqui pra parabenizar vocês. Não sabia que tinha gente trabalhando tão sério numa revista pra nós da comunidade maker. muito obrigado mesmo. Ainda tô meio perdido em o que fazer depois de ter tantas idéias boas! Talvez com tempo e as dicas de organização de projeto do Rafael Sol meu projeto saia por aí algum dia...

um pequeno erro que me incomodou foi "entendendo as Senes do rpg maker" creio que era pra ser scenes. desculpa mais estava escrito bem grande não deu pra esquecer :P
Ficamos felizes demais com seu feedback querido ^^ Isso que nos faz acreditar cada vez mais no trabalho que fazemos com tanto carinho para vocês leitores. Seja bem vindo a nossa casa e fica ligado que muito coisa bacana vem por aí.
 
Pessoal, aproveitando que temos um anexo nesse tópico, gostaria de saber se todos estão conseguindo visualizá-lo/baixá-lo normalmente. É que estou alterando algumas coisas no banco de dados no fórum e gostaria de saber se não influenciaram em nada para os membros (modifiquei algumas coisas nos anexos).
No mais, boa leitura à todos e votem no Doge para presidente!
 
Olá Condado!

Acredito que é a melhor de todas... Com conteúdos variados e importantes como a matéria sobre: A Importância do Documento de Design do Jogo, Transformando enredos de RPG em livros, VÁ DE RETRÔ Final Fantasy X e outras como TRIPLE FULL, os BASTIDORES com o espetacular continuação do O CÁLICE SAGRADO etc. A entrevista com Matthew Ashworth (nick: Matseb2611), residente no Reino Unido é fabulosa e mostra como vale a pena dedicar ao RPG Maker segundo a palavra do entrevistado “Iniciei fazendo jogos gratuitos e gradualmente fui evoluindo por ouvir o feedback dos meus jogadores” . Já acompanho pelo facebook o excelente projeto Umbra do amigo Angelo Nobre.  :Palmas:

Agradeço pelo espaço para expor e promover meu trabalho e também quero reforçar aos amigos que a revista é para todos segundo a Coordenadora Jully Anne. Abraço!
 
Primeiramente, gostaria de parabenizar toda a equipe MTRPG, essa edição saiu bem mais rápido do que eu esperava, o que acabou sendo uma surpresa muito agradável, não tendo nenhuma perda de qualidade apesar de possuir mais páginas e ter sido publicada em menor tempo visto sua última edição.

Agora, começando pela capa, que ficou muito boa e combinou com a matéria principal, juntamente com o retorno do bom e velho logotipo e, logo em seguida, da descrição dos membros.

A matéria da capa foi completíssima, serio, gostaria até de sugerir, como já foi entrado nesse assunto, que futuramente seja feita uma matéria sobre Storyboard.

A seção extra com Ronaldo Bendo foi incrível, e remeteu bastante a um projeto que um professor possui perto de meu bairro, introduzindo a criação de jogos para qualquer interessado, a diferença sendo que este utiliza construct 2 ao invés do Rpg Maker, apesar que depois que mostrei a revista juntamente com o Maker ele ficou fascinado com a facilidade de uso do programa.

Sobre a “vá de retro”, que diga-se de passagem, foi minha favorita, a nostalgia bateu forte, botei até o tema de Zanarkand enquanto lia, esse jogo chega quase a ser meu favorito da série, perdendo apenas para o XII.

Curti pra caramba a TRIPLE FULL, me fez lembrar que ainda não joguei Dragon Shadow, bom, mais um na lista, só não entendi por que o autor de Reveille está como Angelo Nobre, o autor não seria Math2607, além de que jogo foi feito no Ace?

No geral é isso, a revista está muito boa, e deixo novamente os parabéns para toda a equipe que participou do desenvolvimento, eu apenas desgostei de alguns pequenos detalhes que eu acredito que tenham passado batido na revisão, que são:

Na matéria “O Maker como você nunca viu”, algumas imagens acabaram se sobrepondo as palavras, impossibilitando assim a leitura.

Na página 66, a “palavra” ignoprópriosrarem.

Na página 39 a palavra “informações” foi repetida na primeira coluna.

Na página 82 tivemos a “serão” extra.

E, nem tanto quanto um detalhe mas mais como um bug, a revista não abriu no celular de meu professor, e se não me engano já foram feitos alguns comentários sobre isso em edições passadas, então achei que seria bom avisar-lhes.
 
Demorei postar mas tamo aqui, essa edição ta ótima se continuar assim tenho certeza que a comunidade Maker Br vai se enteresar pelo mesmo aguardo ansioso as proximas edições e bom trabalho a todos os participantes da mesma. :Beijinho2: 
 
Olá, meu caro. Tudo em ordem?

Peterson comentou:
Primeiramente, gostaria de parabenizar toda a equipe MTRPG, essa edição saiu bem mais rápido do que eu esperava, o que acabou sendo uma surpresa muito agradável, não tendo nenhuma perda de qualidade apesar de possuir mais páginas e ter sido publicada em menor tempo visto sua última edição.

Agora, começando pela capa, que ficou muito boa e combinou com a matéria principal, juntamente com o retorno do bom e velho logotipo e, logo em seguida, da descrição dos membros.
Hah! Qualé, o novo logotipo não está tão feio assim, só o dourado que devia estar verde, não acha?  :Hm:

No mais, que bom que gostou da imagem, uma versão original dela é fácil de achar, mas de última hora decidi dar uma incrementada para dar um tcham, heheh.
Peterson comentou:
A matéria da capa foi completíssima, serio, gostaria até de sugerir, como já foi entrado nesse assunto, que futuramente seja feita uma matéria sobre Storyboard. [...]
Não garanto nada, mas Storyboard, Roteirização, Diagramas de Fases (Level Design), ou algo do tipo, são temas que posso tentar explorar em próximos artigos. Fique ligado!
Peterson comentou:
[...]
Na página 82 tivemos a “serão” extra.

E, nem tanto quanto um detalhe mas mais como um bug, a revista não abriu no celular de meu professor, e se não me engano já foram feitos alguns comentários sobre isso em edições passadas, então achei que seria bom avisar-lhes.
Bom, a Jully já endereçou os erros mais gritantes, vamos às explicações!

Sim, é Serão Extra mesmo, o ato ou efeito de você fazer um esforcinho a mais pra poder entregar o resultado. Como se fosse uma "Hora Extra" misturada com "Mutirão". Maldita expressão arcaica, haha.

Quanto a bugs de abrir, cara, garanto que aqui bug não há. Já testei em diversos aparelhos com diversos sistemas operacionais e leitores (inclusive num Kindle) e nunca tive nenhum problema. Como a revista é muito carregada em efeitos avançados, camadas e imagens, procure ver se ele leitor que está usando aguenta, ou se o celular tem condição de rodar bem. O que dá para fazer nesse caso é imprimir como imagem somente, mas aí o tamanho da revista triplica e a qualidade cai pra metade, pelo menos. Particularmente acho o melhor custo/benefício que dá para alcançar, o sweet spot do tamanho pela qualidade, então peço para que se possível tente outras alternativas, pois ao que parece não tem como rodar ela em todos os meios, infelizmente.

----------

Bom, é isso! Agradeço enormemente por dispendiar um pouquinho do seu tempo que seja para nos dar um feedback, só assim podemos melhorar cada vez mais! Muito obrigado por ler a revista, espero de coração que ela seja útil a seus propósitos e que qualquer coisa, não deixe de nos avisar! Abraço!



taisho comentou:
Demorei postar mas tamo aqui, essa edição ta ótima se continuar assim tenho certeza que a comunidade Maker Br vai se enteresar pelo mesmo aguardo ansioso as proximas edições e bom trabalho a todos os participantes da mesma. :Beijinho2: 
Valeu, nós que agradecemos a leitura. Compartilhamos de um mesmo desejo, de dar aquele apoio e avivada que a comunidade nacional de RPG Maker merece. Conto com você nas próximas edições! Abraço!
 
Parabéns pessoal :Palmas:
Acabei de baixar a revista, está ótima, também adorei ver o desenho do meu projeto na edição  :XD:
 
Primeiramente, zilhões de desculpas, pessoal! Realmente está sendo um ano corrido e cheio de problemas por aqui, ainda mais depois que fiquei doente (que não é assunto para este tópico). Sei que estou em falta, e sinto muitíssimo por isso. Entretanto, fico extremamente feliz em ver os leitores comentando de forma tão positiva o que a revista tanto transparece com tamanho carinho e esforço dessa galerinha que dá o sangue por ela.

Em segundo, zilhões de parabéns, Galeriiiiiiiiiiiiiiiiiiz! É uma droga está na minha situação, sem poder fazer além do gostaria, e muito. Espero melhorar logo, ajeitar e ajustar meu tempo novamente para dá o sangue junto com vocês, e fazer tanto quanto estiver ao meu alcance! <3
A revista tá muito show, lindona e cheia de informações, bate-papo e interação com os membros do fórum que dá muito gosto ler!  :Kawai_Desu:

Até a próxima e que continuemos sempre assim para melhor!  :Beijinho2:

-

PS: [member=506]Peterson[/member], te respondo ainda hoje! Desculpa a demora, problemas da vida T___T :Beijinho2:
 
Olá Condado!

Comentários parte 2
Complementado a excelente matéria sobre “Transformando enredos  de RPG em livros”,  gostaria de recomendar o programa GAMEPEDIA EP. 51 sobre Videogame e literatura.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=PC1b7P9pox8&list=PLnmuq4G4ZmIcA3BEu8__5mOhO61fIFtQ9&index=36[/youtube]​

Agora falando do dedicado trabalho do Rafael sobre “A Importância do Documento de Design do Jogo”... Acredito que seja a melhor matéria (tenho certeza) sobre um assunto que estudei sobre Documento de Design... O roteiro da explicação do mesmo é uma verdadeira aula, Passo a passo e abordando e promovendo características distintas e revelando a importância de seguir o planejamento facilitando a execução e desenvolvimento do jogo.
Gostei muito do colocado pelo Rafael do DDJ como um guia seguro a ser seguido que deve ser feito em sequência. E que planejamento também é parte da construção. Um jogo mal planejado é quase certeza de ser um jogo mal executado também.
O que o documento contém? O documento de proposta do jogo?  O documento  de Especificação Técnica (O que mais gostei, pois garante que nada tenha ficado de fora de lugar.) Melhorando seu documento e alertando para os erros comuns e certificando para não pular nenhuma etapa na hora de criar o documento são todas etapas que facilita e tornar um trabalho melhor. A equipe está de parabéns, o conteúdo abordado é de total qualidade e muita pesquisa e estudo. Veja que o Rafael ainda sugeriu fontes:

Fontes e literatura adicional, em inglês [1] www.gamasutra.com/view/feature/131791/the_anatomy_of_a_design_document_.php [2] www.develop-online.net/opinions/death-of-the-game-design-document/0195381

 
[member=164]Ronaldo Bento[/member]

Bom, meu caro, realmente foi um material um tanto trabalhoso, mas convém deixar bem claro que o trabalho que fiz foi pequeno perto da vastidão do material disponível. Na verdade quase todos os créditos deveriam ir para o Tim Ryan, o que fiz foi adaptar o artigo dele da melhor forma que pude. Digo isso com muito orgulho, pois quem ver algumas das coisas que escrevi no passado pode notar que já tinham as sementes do que finalmente pude concretizar agora, e isso tudo é graças a esse super material, que foi uma das coisas que mais me impactou enquanto maker.

Essa matéria possui algumas (várias, na verdade) falhas, e ainda precisaria de muita pesquisa e literatura da minha parte para se tornar algo realmente profissional. Mas infelizmente é o que pude fazer dada minhas limitações atuais (Cês sabem, né, eu não sou um game designer, sou apenas um maker amador afinal). No futuro, com leituras melhores, espero poder retificar e tornar esse material ainda melhor.

Agora quanto a seu trabalho em levar os RPGs para a sala de aula, cara, que coisa incrível. Se eu fosse seu aluno, isso para mim seria um sonho e um baita incentivo. A importância de projetos como esse é gigantesca demais, então não tenho sequer como agradecer pela sua disposição e parabenizar um milhão de vezes pelos seus esforços.

Força, meu caro, não deixe de nos prestigiar com a sua honorária presença e participação por aqui!
 
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