🤔 Para Refletir : "A verdadeira ideia criativa vem do momento mais simplório do dia." - Yonori Akari

Make The RPG - 20ª Edição

Membro Membro
Postagens
575
Bravecoins
198
nIk9EdB.png

Caríssimos! Foi-me dada a honra de anunciar essa nova edição da nossa querida revista, e cá estou eu. As dificuldades ficaram no passado e a equipe está afiada, estamos todos muito contentes com o trabalho e esperamos que vocês, leitores, também fiquem, pois, afinal, essa revista é para vocês; a edição está recheada de ótimos conteúdos, mas não darei spoilers, vejam por si mesmos. Allons-y!​

"Mais importante que a vontade de vencer é a coragem de começar." - Roger Stankewski

Nessa edição, acompanhem conosco como organizar As etapas da criação; vejam nossas colunas sobre O futuro dos consoles de mesa & Diferença entre cenário e construção; conseguimos uma entrevista exclusiva com um dos administradores da Centro RPG: [member=45]King Gerar[/member]; analisem se A morte ainda é uma virada de roteiro interessante; aprendam as funções básicas do aplicativo Aseprite; decidam se Vale a pena aprender Ruby/Javascript; convertam arquivos de áudio do Nintendo DS para outros formatos. E muito mais!


mtrpg20.jpg

Confira já todo esse conteúdo:
[descarga]http://www.condadobraveheart.com/Portal/Make_The_RPG/MRPG-ED20.pdf[/descarga]​
 
Última edição por um moderador:
Haha, primeirão! Vou baixar pra ler e depois comentar o que achei da edição! (Rimou!)

Não precisa nem de muitas palavras, o fato é que temos mais outra fantástica edição recheada de conteúdos em mãos. E o melhor que essa turma além de estar sempre se aprimorando, não parece que vai parar nem tão tão cedo!

Dessa vez, novamente, minha colaboração foi menor, com apenas alguns materiais. Mas o que mais me surpreende é como eles conseguem trazer todos os outros! É sério, é muita coisa, só quem tá por dentro do processo de produção que deve imaginar o trabalho que dá.

Meus parabéns já de antemão para a equipe, como de praxe, agora vou correr pra ler (acreditem, boa parte do material é tão inédito pra mim quanto é pra vocês) e depois dou meu aval.

Aos leitores, aproveitem mais essa super edição!
 
Mesmo que, em questão de quantidade de membros, a equipe ainda não esteja no nível ideal, acredito que em qualidade e comprometimento sim, esses 2 últimos quesitos vem melhorando constantemente a cada edição lançada e, com isso, já podemos manter uma frequência mais consistente nos lançamentos.
Nada é perfeito e imprevistos poderão surgir, mas estamos no caminho certo (eu acho hahahá!)!
 
Caramba... nunca parei para ler completamente uma revista Make The RPG, digo, já li outas edições, mas não por completo. Mas, lendo essa por inteira, me fez lembrar dos saudosos tempos... Mundo RPG Maker (na época, meu nickname era darkslash, depois foi para Dax, hoje em dia é Kvothe (ou dax mesmo)), a comunidade que sempre fui mais ativo. Dos tempos que quase toda semana era uma ideia para um projeto novo haahha, maluco, que saudades!

Devo dizer que realmente, o RPG Maker sempre terá um espaço em meu coração, me deu oportunidades de aprender e conhecer muita coisa. E, se não fosse ele, talvez eu não fosse a pessoa que sou hoje.

Obrigado por essa edição :)
 
Poxa galera, que nostalgia. Eu estou há um tempão parado e muita vontade de retornar ao mundo maker.
Meus últimos projetos, relacionados ao RPG Maker 2000/2003 + DestinyPatcher, que estão há mais ou menos 2 ou 3 anos arquivados, por sinal, incluem uma tradução integral das dessas três ferramentas e para o pt-br mais aceitável de todos!!
Na época eu estava estudando, febrilmente, engenharia reversa de softwares. Era capaz de rolar até algumas melhorias, não tão boas quanto os Patchers disponíveis, mas a minha maior ambição era consertar o problema de resolução no modo FullScreen, eu tava quase conseguindo, era tudo na cagada, basicamente eu estava usando um depurador e contando com a sorte. Cabe ressaltar que o plano inicial era traduzir o RM2k, que tinha suporte ao DestinyPatcher, depois de concluída, isso começou em meados de 2014 por aí, daí surgiu o RM2k3 versão oficia pela Steam, eu comprei e tentei me aventurar numa arriscada aventura de tradução, só tinha proteção DRM, embora tivesse uma EULA para modificação do software. A sorte é que a última versão oficial está desprotegida, eu ainda não conferi, mas acho que cheguei a traduzir algumas strings. Depois, como era de se esperar, surgiu a versão oficial do RM2k Steam e No Steam, adquiri todas as versão novas oficiais, estive conversando até com David Trapp, o famoso Cherry, trocamos várias idéias, ele até disse que não poderia fornecer o código de inclusão da barrinha de Scrolls na lista de comentando de evento, por questões éticas e também outras mais, só que ele ainda me auxiliou em algumas coisas, enfim, o cara é gente fina, assim com o Banannen Joe, que coincidentemente chama-se David.
Pelo avanço que eu chequei alguns dias atrás, o RM2k já está 100% BR, bem como o RTP, o mesmo se aplica à nova versão do RM2k (1.62+, creio eu), o manual da nova versão também está parcialmente traduzido, não "like-as" como a feita pela Archeia, embora siga a mesma estrutura de tópicos.
A coisa mais ruim na tradução do Manual do DestinyPatcher, foi que está em alemão, parece que o Banannen Joe não tem intenções de disponibilizar uma versão em inglês, isso não é por mal, é extremamente chato, embora ele possa, como já fez na versão 1.0 do DestinyPatcher, a falta de tempo e projetos paralelos é uma boa razão.
A tradução é modesta, mas bem feita, como aí disse, alguns tópicos.
Eu sei que esse não é o melhor espaço pra falar isso, pode até enquadrar em pirataria, em parte, mas vocês é quem "dão o preço". Essas engines foram abandonadas há muito tempo, a verdade é que já fazem 5 anos que eu estou nessa peleja, tem que revisar apenas algumas coisas e testar outras, eu já até tinha esquecido que o RPG Maker ainda existe, acreditem, é tanta coisa pra fazer que às vezes eu esqueço dessas coisas, eu lembro dum tempo em que usava o RM2k o dia inteiro, todo o detalhe era minuciosamente calculado o código, os mapas, as imagens usadas. Meu projeto, que ficou em oculto, mais capcioso foi uma versão idêntica ao Harvest Moon do SNES, eu ficava umas 8, por dia, sentado na frente do PC, estudando o comportamento dos personagens no mapa, os sprites eram ripados por terceiros, mas os mapas eu fiz questão de ripar do Jogo, tudo por Parallax mapping, uma das vantagens do RM2K/2k3, Parallax à vontade e com taxa de Lag quase nula, as animações dos poços de água eram perfeitas. Nem sei se ainda tenho o projeto arquivado, a verdade é que eu tenho muita coisa do tempo do Mundo RPG Maker, tipo resources e etc. Enfim, estou pensando seriamente em voltar.

Parabéns por uma publicação!!!
 
Percebi que deu uma diminuída nas quantidades de paginas, mesmo sem perder a qualidade por um lado fico mais gostosa a leitura, excelente trabalho como sempre. Ultimamente eu to viciado em Neverwinter Nights(o primeiro) e isso foi algo que senti falta não so nos jogos de rpg maker mais como em rpgs AAA que foi o Role Play você sempre pega um personagem ja criado e talz e so guia ele ta mais pra um livro sem aquela interpretação dos rpg de mesa que tu cria todo o char e vai vivendo a historia, podia ter mais jogos nesse estilo, ta pra sair o Baldur´s gate 3 vamo ve se traz de volta isso.
 
Voltar
Topo