🤔 Para Refletir :
"Saber a hora de parar é quase tão importante quanto saber a hora de começar."
- Ricky O Bardo

Meu livro sobre: Estudo de Level Design

BENTO Masculino

Coração Valente
Membro
Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Juntou-se
21 de Julho de 2015
Postagens
1.726
Bravecoins
468
Olá meus amigos como vão!
PQdwhV0.png

Lançado 2ª Edição do livro: Estudo de Level Design - Envolvendo os Jogadores no Mundo Virtual do Game Goof Troop do Super Nintendo.

QvlwCht.jpg

PQdwhV0.png

Edição: Ronaldo Bento

Capa: Ronaldo Bento
YhBR6yE.png

Diagramação: Ronaldo Bento

Prefácio: Daniel Rodrigues (Paradiddle)

Posfácio: Alkemarra de Paula

Revisão: Ronaldo Bento, Alkemarra de Paula

Teaser: JCCOMPANY

PQdwhV0.png

Pretendo através deste modesto livro, demonstrar um pouco dessa etapa, apresentando exemplos e alguns conceitos baseados na minha experiência no estudo do Level Design do game Goof Troop do Super Nintendo (Snes).

JsrM8UW.png

Baseando-me nos livros — Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos do autor Perucia, Game Design: Theory and Practice do autor Richard Rouse e Design de Games: Uma Abordagem Prática do autor Paul Schuytema, citando algumas diretrizes que o auxiliara nesse trabalho complexo. Primeiro vamos conhecer o jogo propriamente dito (review) e consequentemente estudaremos o Level Design do mesmo. Boa leitura!

PQdwhV0.png

Como um bom professor, vou passar “lição de casa”. Procure jogar um jogo e aplicar algumas diretrizes abordadas no livro. Citando o amigo Paradiddle na confecção do prefácio: “Jogar um jogo imaginando o que seu desenvolvedor tinha em mente quando o fez é uma experiência completamente diferente”.
PQdwhV0.png

d3B8ocs.jpg

Contribuição do amigo @Alkemarra

Notícias Semanais • 2ª Semana Janeiro - The Gamer Inside Brasil• Livro: Estudo de Level Design - Envolvendo os Jogadores no Mundo Virtual do Game Goof Troop do Super Nintendo
Novo vídeo de notícias, trazendo novidades sobre o mercado nacional de games. Com lançamentos, novos jogos em desenvolvimento, livro sobre Level Design e muito mais!​

PQdwhV0.png

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
  • Ao Condado Braveheart​
  • Alkemarra​
  • Paradiddle​
  • Douglas12ds​
  • Dr.XGB​
  • Caio Varalta​
  • Vixen​
  • Eliyud​
  • Star Gleen​
  • Player Banzai​
  • Lord Wallace​
  • DadoCWB​
  • JCCOMPANY​
  • BrunaSampa​
  • Ricky O Bardo​
  • Sandro Rocha​
  • A todos que apoiam essa iniciativa.​
PQdwhV0.png

BASTIDORES: CONCEITOS ORIGINAIS

Eu sou das antigas. Portanto, escrevo o rascunho no papel e arquivo numa pasta.​
7n9B1wi.jpg
KOs87LV.jpg
MejxW2x.jpg
QBSmtWw.jpg
hoU7X58.jpg

Última edição:
Parabéns, professor!!

Esse projeto é mais uma conquista pessoal e profissional para você, e certamente é mais um presente para a comunidade de GameDev brasileira.

Bento, por enquanto eu só folheei as páginas -- passando os zóio -- para depois ler os minuciosos detalhes, mas já consegui perceber que esse livro apresenta uma análise aplicada de level design ao jogo.

Isso é bem interessante. O primeiro livro apresentava um cunho bem histórico e relatado, já esse aqui apresenta uma overview e análise profunda de todo o processo de criação e pensamento de level design e game design do Goof Troop.

Achei a premissa fantástica. Esse é um material riquíssimo e certamente ajudará todos os interessados no assunto a aprofundarem seus pensamentos.

Já está downloadado aqui. Espero aproveitá-lo tanto quanto o primeiro livro depois, e se possível utilizá-lo como referência para futuras matérias para a MtG.

Forte abraço!! =D

Que ótima notícia! Tava acompanhando as mensagens na comunidade só esperando o dia 30 chegar. Pegando a galera de surpresa hein, prof?

Fui perceber esses dias que não postei nem sobre o 1º livro ainda, que o diga do 2º. Quisera eu ter essa agilidade pra escrever - e bem, ainda por cima!

Obrigado mais uma vez por me deixar fazer parte dessa experiência, professor. Estou à sua disposição pra falar sobre games sempre que precisar de alguém pra isso!

Meus parabéns mais uma vez!

62 páginas lidas e absorvidas! Uma leitura muito agradável e divertida, uma analise bem interessante acerca do Goof Troop e informações muito boas sobre o tema de Level Design o qual eu gosto muito e tento faze-lo em meus projetos da melhor maneira possível. Parabéns professor, um trabalho pelo qual deve se orgulhar de ter concluído.

Isso é bem interessante. O primeiro livro apresentava um cunho bem histórico e relatado, já esse aqui apresenta uma overview e análise profunda de todo o processo de criação e pensamento de level design e game design do Goof Troop.
Achei a premissa fantástica. Esse é um material riquíssimo e certamente ajudará todos os interessados no assunto a aprofundarem seus pensamentos.

Muito obrigado pelo comentário e apoio @Caio Varalta

A premissa do projeto é para os estudantes iniciantes, mas acho que as indicações também irão ajudar todos os Devs. A inspiração surgiu do magnífico trabalho do @Dr.XGB e também dos responsáveis pelos excelentes tutoriais do canal do Condado no YouTube. E claro iniciei esse projeto mesmo sem saber ao escrever um artigo para o site/ fórum Librarium, mais ou menos dois anos atrás.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Muito obrigado @Paradiddle pela ajuda em escrever um ótimo prefácio que me comoveu bastante e também pelo apoio.

Que ótima notícia! Tava acompanhando as mensagens na comunidade só esperando o dia 30 chegar. Pegando a galera de surpresa hein, prof?

Eu antecipei, pois o administrador @Alkemarra ajudou muito com a revisão.

Fui perceber esses dias que não postei nem sobre o 1º livro ainda, que o diga do 2º. Quisera eu ter essa agilidade pra escrever - e bem, ainda por cima!

É verdade você me deve um comentário sobre o livro COMO ERA SER GAME ANTES DO ADVENTO DA INTERNET.

Estou à sua disposição pra falar sobre games sempre que precisar de alguém pra isso!

Estou pensando em uma série de Estudos de... Acho que o próximo será sobre NARRATIVA. Podemos escrever juntos. Novamente muito obrigado pelo excelente prefácio e apoio!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

62 páginas lidas e absorvidas! Uma leitura muito agradável e divertida, uma analise bem interessante acerca do Goof Troop e informações muito boas sobre o tema de Level Design o qual eu gosto muito e tento faze-lo em meus projetos da melhor maneira possível. Parabéns professor, um trabalho pelo qual deve se orgulhar de ter concluído.

Muito obrigado pelo comentário @Omar Zaldivar

Sim estou muito orgulhoso em fazê-lo e muito obrigado pelo apoio e pelas palavras de incentivo. Valeu!

Última edição:
Que demais! Uma leitura direta e super recomendável. A parte sobre cooperatividade me lembrou das horas investidas com meus amigos construindo nossa fortaleza em 7 days to die (deve ser um servidor fantasma agora 😪).
Meu foco recaiu sobre o capítulo que trata de criar algo divertido tanto para o dev quanto para o player. Se colocar o dedo aqui, leva o braço inteiro e todo o tema de game design. Quando o assunto é mercado, público, recepção e game design aparece tanta coisa na cabeça que renderia discussões bem amplas.

Criando para quem?
Criando por quê?

Esse deslocamento de consciência é um exercício necessário, essencial para todo criador de conteúdo.

Seu livro, certamente, é uma leitura que vou revisitar várias vezes nas minhas experiências markerzantes.

Muito obrigado pelo tesouro.

C ya. 🥰

Achei da hora o capitulo em que o senhor fala sobre todo mundo quer ser Game Designer. Eu comecei com o ps2 e nunca tinha jogado o jogo do pateta e joguei para falar que o lance dos mapas é muito interessante. Eu entendi o seu ponto de vista e mesmo nunca lendo nenhum livro sobre o tema, sei que você prof simplificou para ser fácil assimilação. Ah! Parabéns pelo o dia de hoje e obrigado pelo presente que é esse livro.

Meu foco recaiu sobre o capítulo que trata de criar algo divertido tanto para o dev quanto para o player. Se colocar o dedo aqui, leva o braço inteiro e todo o tema de game design. Quando o assunto é mercado, público, recepção e game design aparece tanta coisa na cabeça que renderia discussões bem amplas.

Criando para quem?
Criando por quê?

Esse deslocamento de consciência é um exercício necessário, essencial para todo criador de conteúdo.

Muito obrigado pelo depoimento @misterdovah

Esse é o intuito do livro, promover o debate sobre várias abordagens que o desenvolvedor possa levantar e aplicar.

Seu livro, certamente, é uma leitura que vou revisitar várias vezes nas minhas experiências markerzantes.

Muito obrigado pelo tesouro.

Eu que agradeço pelo apoio!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Achei da hora o capitulo em que o senhor fala sobre todo mundo quer ser Game Designer. Eu comecei com o ps2 e nunca tinha jogado o jogo do pateta e joguei para falar que o lance dos mapas é muito interessante. Eu entendi o seu ponto de vista e mesmo nunca lendo nenhum livro sobre o tema, sei que você prof simplificou para ser fácil assimilação. Ah! Parabéns pelo o dia de hoje e obrigado pelo presente que é esse livro.

Muito obrigado pelo depoimento @Indeterminado

Procure fazer a lição de casa com seu Jogo favorito e obrigado pela força!

Como já mencionei no email prof eu agradeço muito por poder ter avaliado antes do lançamento. Disse que achei fantástico, pelo motivo que o livro utiliza exemplos pratico como o mapa do Goof Troop. Eu já li sobre artigos e livros, mas não é tão intuitivo como seu livro. Outro fato interessante e bem acertado foi que você prof escolheu um jogo simples e muito rico e conhecido pelo público. Outro ponto é que o livro é bem ilustrado ajudando muito no aprendizado. Você falou que foi feito no Word 2010 isso me motivou bastante porque a principio achei que teria feito em diversos programas. Sucesso com o livro e desculpe a demora vc mandou o link faz um semana, mas a netflix não deixa eu em paz.

Como já mencionei no email prof eu agradeço muito por poder ter avaliado antes do lançamento. Disse que achei fantástico, pelo motivo que o livro utiliza exemplos pratico como o mapa do Goof Troop. Eu já li sobre artigos e livros, mas não é tão intuitivo como seu livro. Outro fato interessante e bem acertado foi que você prof escolheu um jogo simples e muito rico e conhecido pelo público. Outro ponto é que o livro é bem ilustrado ajudando muito no aprendizado. Você falou que foi feito no Word 2010 isso me motivou bastante porque a principio achei que teria feito em diversos programas. Sucesso com o livro e desculpe a demora vc mandou o link faz um semana, mas a netflix não deixa eu em paz.

Valeu mesmo @Leo pelo comentário e apoio. Você divulgou até no seu face. Muito obridado pelo apoio!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Acabei de ler a revista e depois comento seu mais novo livro professor.

Muito obrigado pelo comentário @Sandro Rocha

Daaaaaale, Professor!
Foi um prazer colaborar com a produção desse material, afinal de contas ele tem ligação vários de nossos trabalhos nas comunidades no decorrer dos anos.

Leitura recomendada, galera.
Além de ter bastante conteúdo, existem também várias referências que vocês podem pesquisar e se aprofundar depois da leitura.

Interessante esse trabalho, já que apresenta um GAME relevante e destrincha e oferece o estudo do level design. Outro ponto que merece destaque são as ilustrações e os mapas do jogo, lemos e vemos os mapas, isso é sensacional. Espero que seja um acontecimento professor.

Foi um prazer colaborar com a produção desse material, afinal de contas ele tem ligação vários de nossos trabalhos nas comunidades no decorrer dos anos.

Muito Obrigado pelo comentário, apoio e ajuda @Alkemarra
Seu posfácio foi incrível e obrigado pela revisão.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Interessante esse trabalho, já que apresenta um GAME relevante e destrincha e oferece o estudo do level design. Outro ponto que merece destaque são as ilustrações e os mapas do jogo, lemos e vemos os mapas, isso é sensacional. Espero que seja um acontecimento professor.

Muito Obrigado pelo depoimento @BrunaSampa

A concepção da ideia para o livro era de unir as descrições e diretrizes do Level Desisgn com os mapas, assim sendo, ajuda o leitor na associação.

Olá meus amigos como vão!
O amigo JCCOMPANY do Canal Jc Gamer confeccionou um vídeo bacana sobre o jogo Goof Troop do Snes e mencionou meu singelo livro. Muito obrigado!

Mais um excelente canal para solicitar um game player do seu jogo. Recomendo fortemente!

Voltar
Topo Inferior