Tenho um carinho muito grande pelo Condado Braveheart, acho a estética muito agradável, e se fossem implementadas algumas coisinhas, ai ficaria show!
1. Pagamentos em tópicos de produção de conteúdo.
Um tópico onde o usuario pode receber doações ou ser pago antes de disponibilizar o download do conteúdo seria um diferencial. Esse recurso incentiva a comunidade a criar conteúdo mais elaborado onde a pessoa espera ser remunerada pelo esforço, e ao inves dela ter que sair divulgando sozinha, ela terá como usar a plataforma.
2. Páginas para os produtores de conteúdo.
Bem esse recurso é igual ao que o itch.io acaba fazendo, aqui eu deixo a página (TecnoAnalogica) do nosso querido @DadoCWB como exemplo. O mais legal dessa pagina é a possibilidade de juntar todos os nossos conteúdos e montar de forma "bonitinha", como um e-commerce.
3. Produção de conteúdo educativo.
Existe a necessidade do incentivo na área de tecnologia, precisamos desmistificar alguns paradigmas e quebrar alguns preconceitos com tecnologias e a profissão como um todo. Focar na criação de tópicos mais organizados, roterizados, dessa forma dando mais credibilidade a informação passada, lembrando que nosso objetivo é ensinar e dar confiança ao aluno em nosso acervo.
4. Notoriedade da Staff
Aqui deixo minha sugestão a staff, vocês precisam ser mais presentes e produzir conteúdo, serem nossa referência, os membros precisam ver os responsaveis da plataforma como pessoas que possuem habilidades que invejamos (Mas de uma forma boa, pois nos força a estudar e trabalhar para se equiparar), isso cria o engajamento e torna os membros da equipe em influenciadores.
5. Recompensas dentro da plataforma
O esquema da loja ficou muito bem bolado, acredito que ele possa ser melhorado e já serve como um mimo. Os tópicos serem recompensados com bravecoins em casos de produção de material educativo, visando incentivar a comunidade eu apoio.
6. Buscar por apoiadores/patrocinadores
O mais importante é ter empresas onde nossos membros possam ingressar com mais facilidade, devido a confiança que nossa plataforma passa aos nossos apoiadores, pois produzimos conteúdos educativos, temos membros experientes produzindo conteúdo profissional e negociando na plataforma.
7. TOP Produtores de conteúdo
Igual ao Top Screens do manito @FL, aumentando a competição saudável na produção de conteúdos na plataforma.
8. Destaques do mês
Painel com tópicos mais bem avaliados do mês, essa é uma manobra para deixar os produtores querendo sempre está em alta.
9. Possibilidade de ser assinante da página do produtor de conteúdo
Esse recurso possibilita a plataforma a receber % mensais junto dos produtores de conteúdo, e inicia um outro recurso que é a divulgação de conteúdo exclusivo aos assinantes.
Inicialmente gostaria de destacar que toda a sugestão e crítica é bem-vinda. Ficamos bastantes contentes ao nos depararmos com um tópico estruturado como a este, tecendo críticas de forma construtiva e dando sugestões objetivas. Muito obrigado por dedicar um tempo do seu dia apenas para tentar fazer o Condado se tornar um lugar melhor.
No que tange a tópico número 1 e 2, informo que já possuímos algumas ideias em planejamento para facilitar essa comunicação entre "criadores de conteúdo" e "usuários", mas estamos concentrando a nossa limitada mão de obra para eliminar alguns esqueletos que ainda estão no armário, por isso solicitamos paciência. Inclusive você poderá acompanhar essa faxina total que estamos fazendo para o bem e estabilidade do Condado através do nosso Log de Atualizações.
A respeito do conteúdo educativo, atividade da staff e do apoio externo (número 3, 4 e 6), o que posso adiantar é que estamos trabalhando arduamente para trazer o melhor conteúdo possível, tanto para os mais novatos como para os mais experientes. Estamos firmando parcerias com comunidades especializadas e canais para trazer conteúdo externo, assim como estamos renovando a staff para agregar mais conteúdo e produzirmos novos materiais para que vocês possam aproveitar.
Logo, logo essas parcerias serão divulgadas em grande estilo.
Adianto ainda que além do conteúdo educativo, estamos buscando criar conteúdo interativo, como jogatinas sociais e bate-papo em nosso servidor do Discord para ligar os membros e a staff, estreitando os laços e diminuindo a distância.
No que tange a parte de monetização de conteúdo (número 1 e 6), apesar de estar em nossos planos trabalhar com algo nesse modelo para incentivar a produção de conteúdo, destaco que essa realidade ainda está um pouco distante, pois será necessário rever inúmeras questões que estão do lado de fora da comunidade. Atualmente o Condado é uma sociedade sem fins lucrativos e que se mantém exclusivamentecom a doação de recursos da administração.
Por fim, sobre o ponto 5, ressalto que estamos sempre de olho no que é feito dentro da comunidade e fora dela. Muitas vezes fazemos convites para alguns membros, parabenizando-os e convidando para o cargo de Colaborador, outras vezes os membros é que vêm até a nós com uma proposta. Ambos os casos são analisados com o mesmo carinho e atenção. Por tanto, deixo aqui o convite público para quem tiver alguma proposta de colaboração, seja para a elaboração de conteúdo educativo ou outra iniciativa, entrar em contato comigo por meio de Mensagem Privada que levarei a proposta em uma reunião interna com a staff para analisarmos cada solicitação.
Espero ter esclarecidos as suas dúvidas, qualquer coisa pode entrar em contato comigo que sigo à disposição. Abraços.
Gostaria de deixar registrado o meu apoio a todos os pontos levantados pelo @Dr.Xamã , em especial o item 4. Acredito que que essa é uma das coisas mais motivadoras numa comunidade como o CBH, tendo em vista que engloba não só a expansão do conteúdo, mas também sua qualidade, bem como incentiva a interação. Eu posso comparar a staff que não interage ao criador de jogos que reúne a equipe, mas só traz a ideia.
Eu sou suspeito pra falar, mas acredito que o @Dr.Xamã é um visionário. Pelo que já pude perceber ele é alguém que está sempre olhando "na frente" e eu fico feliz em ter alguém assim por perto. Endosso todos os comentários que ele teceu e ao mesmo tempo tenho pouca esperança em ver qualquer coisa nesse sentido sendo implementado.
O condado é uma uma comunidade muito fechada e isolada em si mesma. Isso tem suas vantagens e desvantagens, mas causa uma estagnação no fórum que não sei se é intencional ou não. Em todo caso, percebo que existe uma resistência bem grande à opiniões externas à staff, como as apontadas aqui. Mas enfim, Eu gostaria muito de ver isso aqui mais movimentado e gerando valor para todos.
O condado é uma uma comunidade muito fechada e isolada em si mesma. Isso tem suas vantagens e desvantagens, mas causa uma estagnação no fórum que não sei se é intencional ou não. Em todo caso, percebo que existe uma resistência bem grande à opiniões externas à staff, como as apontadas aqui.
Gostaria de entender melhor essa sua opinião. Importaria-se de discorrer mais sobre esse "isolamento"? Tem alguma sugestão de como solucionar esse problema?
Ademais, gostaria de destacar que estamos fazendo o possível para melhorar o Condado, inclusive dando a abertura para o diálogo com a comunidade como estou fazendo agora. Caso tenha mais alguma sugestão, estou aberto para ouvir.
Igual ao Top Screens do manito @FL, aumentando a competição saudável na produção de conteúdos na plataforma.
8. Destaques do mês
Painel com tópicos mais bem avaliados do mês, essa é uma manobra para deixar os produtores querendo sempre está em alta.
Esse recurso possibilita a plataforma a receber % mensais junto dos produtores de conteúdo, e inicia um outro recurso que é a divulgação de conteúdo exclusivo aos assinantes.
Opa! Caríssimo, @Dobberman. Eu sei que o Condado atende a um nincho, que por si só é bastante pequeno, mas mesmo dentro deste, pergunto: fora do Condado, onde se fala do Condado? Eu converso com bastante gente, todos os dias da área da gamedev e quase nunca o Condado é assunto, mesmo entre quem usa o rpg maker (ainda que o foco do site não seja essa ferramenta).
Nunca achei que essa fosse uma preocupação do site, por isso mesmo nunca me preocupei numa solução. Apesar disso, pelo porte do condado e ajudado pelo fato de ser uma marca consolidada, seguir um caminho parecido com o que Dr. Xamã recomenda pode aumentar o engajamento dos membros e a visibilidade do site fora do site.
Por mais que vocês não possuam fins lucrativos, acho que falta à staff enxergar o Condado como um produto. Isso seria um bom passo para agitar as coisas por aqui.
Gostaria de agradecer, primeiramente, à sinceridade e à preocupação em nos ver crescer.
Uma parte dos itens que você sugeriu, eu, Aika, Dobberman e Yoshi, quando chegamos à administração, também tínhamos pensado em implementar aqui no fórum. E uma outra parte eu achei bem bacana e, sim, pode ajudar a alavancar bastante a comunidade e conseguirmos alcançar a notoriedade desejada.
Infelizmente, neste momento, a única maneira que mantemos o servidor de hospedagem e o fórum é o nosso próprio bolso (isso quando recebemos doações dos próprios membros que já ajudam um bocado). E só pra ficar maneiro e jogar o clima lá no alto, o fórum ainda é cobrado em dólar, ou seja, se o dólar aumentar, o fórum fica mais salgado pra gente.
Concordo muito com o meu quase xará e com o Dado que devemos pensar fora da caixa (essa foi a proposta que apresentamos quando entramos na administração). Inclusive na parte da monetização pois ele resolverá, com um tempo, o problema de termos que bancar as despesas do Condado, além também de oferecer prêmios melhores aos membros nos próximos eventos para movimentar o mercado de desenvolvimento de jogos. Isso, ainda mais hoje em dia, é indispensável. Seria muita loucura se falarmos que tá bom do jeito que tá.
Todavia o foco neste momento, como o nosso querido Dobberman disse, é botar ordem na casa pra conseguir botar todos esses planos à frente. Enquanto a nossa estrutura não estiver sólida, não conseguiremos alcançar as metas ou elas serão implementadas de maneiras tortas.
1. Pagamentos em tópicos de produção de conteúdo.
Um tópico onde o usuario pode receber doações ou ser pago antes de disponibilizar o download do conteúdo seria um diferencial. Esse recurso incentiva a comunidade a criar conteúdo mais elaborado onde a pessoa espera ser remunerada pelo esforço, e ao inves dela ter que sair divulgando sozinha, ela terá como usar a plataforma.
Bem esse recurso é igual ao que o itch.io acaba fazendo, aqui eu deixo a página (TecnoAnalogica) do nosso querido @DadoCWB como exemplo. O mais legal dessa pagina é a possibilidade de juntar todos os nossos conteúdos e montar de forma "bonitinha", como um e-commerce.
Não posso falar muito sobre isso ainda porque faz parte de um de nossos planos diabólicos
Mas esperem que vai vir coisa boa sobre essa parte. Acredito que isso vai ajudar a movimentar os desenvolvedores aqui, além de também, quem sabe, servir como portfólio pra ele conseguir oportunidades pelo mundo afora.
Existe a necessidade do incentivo na área de tecnologia, precisamos desmistificar alguns paradigmas e quebrar alguns preconceitos com tecnologias e a profissão como um todo. Focar na criação de tópicos mais organizados, roterizados, dessa forma dando mais credibilidade a informação passada, lembrando que nosso objetivo é ensinar e dar confiança ao aluno em nosso acervo.
Isso eu acho muito legal e apoio demais: formar novos desenvolvedores.
O único problema é a escassez de pessoas interessadas para isso. A seção de Academia até existe, mas ainda não está muito movimentada. Se a seção ainda existe é graças aos nossos Colaboradores, que sempre tiram um pedaço do seu tempo para movimentar as gincanas, por exemplo.
Nossos planos é reengrenar essa área que já nos leva direto para o nosso próximo tópico:
Aqui deixo minha sugestão a staff, vocês precisam ser mais presentes e produzir conteúdo, serem nossa referência, os membros precisam ver os responsaveis da plataforma como pessoas que possuem habilidades que invejamos (Mas de uma forma boa, pois nos força a estudar e trabalhar para se equiparar), isso cria o engajamento e torna os membros da equipe em influenciadores.
Nisso você está certíssimo. Precisamos ser exemplo para os membros.
Essa é a parte que está mais nos pesando neste momento. Por isso estamos passando por uma fase de reciclagem na Staff, recrutando novos membros pra ajudar a levantar essa comunidade junto com a gente. Acho que depois disso, conseguiremos ter um avanço nessa parte, fazendo com que toda a equipe crie conteúdo e sempre motivando os membros.
O esquema da loja ficou muito bem bolado, acredito que ele possa ser melhorado e já serve como um mimo. Os tópicos serem recompensados com bravecoins em casos de produção de material educativo, visando incentivar a comunidade eu apoio.
Esse aqui também já estamos bolando novas possibilidades de movimentar os bravecoins aqui no fórum. Estávamos pensando em uma espécie também de gameficar a comunidade, com alguns jogos diários onde o membro ganha bravecoins, vira e mexe um desafio (talvez mensal ou semanal, isso precisa ser estudado ainda).
Quanto às recompensas por criação de conteúdo, isso meio que já existe. Só precisava ser um pouco melhor lapidado pois ele fica meio escondidinho, no meu ponto de vista. Dava pra botar na HUD do fórum, talvez. Outra coisa que precisa ser estudada.
O mais importante é ter empresas onde nossos membros possam ingressar com mais facilidade, devido a confiança que nossa plataforma passa aos nossos apoiadores, pois produzimos conteúdos educativos, temos membros experientes produzindo conteúdo profissional e negociando na plataforma.
Muito importante essa colocação. Na nossa revista Make the Game até temos algumas parcerias que estamos revendo-as, além de conseguir mais outras pra fortalecer nessa parte. É uma coisa que deve ser muito valorizada, principalmente.
O que nós temos, até então, são os Tópicos em Destaque, que são colocados manualmente por nós. Mas uma barrinha lateral com os, não só tópicos mas, posts mais avaliados seria bem legal de implementar. Vou botar na minha checklist que isso aí é batata de fazer!
O condado é uma uma comunidade muito fechada e isolada em si mesma. Isso tem suas vantagens e desvantagens, mas causa uma estagnação no fórum que não sei se é intencional ou não. Em todo caso, percebo que existe uma resistência bem grande à opiniões externas à staff, como as apontadas aqui.
* ERA uma comunidade fechada.
Sobre a resistência, não posso falar pela antiga gestão se eles eram assim ou não, até pra não ser antiético com eles aqui no fórum prefiro não comentar. Cada um tem a sua forma de receber e tratar as informações. Mas nós aqui (Eu, Dogão, Aikita e Yoshão) estamos sempre abertos ao diálogo e à opinião de vocês. Afinal, isso é um fórum, né? A gente precisa usar esse espaço pra debater mesmo, oras .
Nisso você pode ficar tranquilo, afinal a opinião e colaboração (principalmente) de vocês é muito importante para fortalecer o movimento de desenvolvimento de jogos, que é o foco deste fórum.
Nosso objetivo aqui é, justamente, quebrar esse paradigma de bolha e, com a ajuda de todos vocês, tornarmos referência no mercado de jogos indie. Vou dizer que é uma coisa que vai acontecer da noite pro dia? Claro que não. Mas almejar e se empenhar pra isso não custa nada.
O que não pode é cagar no chão, tocar a campainha e sair correndo. Lembre-se que somos uma comunidade, e não um reino .
Mais uma vez, gostaria de agradecer ao carinho, à preocupação e, principalmente, a sinceridade em apontar falhas e ver, do lado de fora, coisas que podem ser implementadas para incentivar os membros aqui.
O que podemos pedir encarecidamente neste momento é paciência. Pois temos toda uma estrutura a ser reorganizada (já estamos fazendo isso desde Dezembro do ano passado, inclusive) para que possamos decolar e botar o Condado na boca do povo .
E tudo isso será feito um de cada vez, de forma organizada. De grão em grão, a galinha enche o papo.
Cara, essa discussão é realmente extensa e envolve inúmeros detalhes, então vou tentar dar uns pitacos bem breves.
Como alguém que participou de muitas comunidades especificamente de RPG Maker ao longo dos anos - RPG Maker Brasil, Santuário, Mundo, Centro, Dungeon, Caverna do Dragão e o próprio Condado - e viu incontáveis discussões desse tipo pipocando de tempos em tempos, posso dizer que tem algo óbvio que não pode ser esquecido.
Por maior que seja o esforço por parte da administração e moderação em movimentar uma comunidade, existem dois elementos que PRECISAM existir pra que haja qualquer chance de sucesso: tem que ter gente disposta a FAZER JOGOS, e tem que ter gente JOGANDO JOGOS que a rapaziada fez. Sem esse dois ingredientes, não existem no mundo medidas boas o suficiente que impedirão uma comunidade desse tipo de sofrer essa suposta "estagnação". Insisto: falo como alguém que viu comunidades nascerem e morrerem desde 2009 ou algo assim.
Não me entendam mal, é claro que essas sugestões são todas válidas e muito bem-vindas. Mas, já que os pontos envolvendo a responsabilidade da staff já foram extensivamente levantados, é necessário lembrar também que a matéria prima mais básica de uma comunidade são seus membros.
No fim das contas, vamos agradecer e dar suporte à galera que postou seus projetos na comunidade recentemente e toda a incansável turma que está fazendo gameplays por aí em seus tempos livres.
Este site usa cookies para ajudar a personalizar seu conteúdo e deixar você logado caso se registre.
Ao continuar usando o site, você concorda com o uso de cookies.