Olá pessoal hoje venho trazer a vocês uma pequena contribuição para o cenário rpg maker mz, a muito tempo tenho vontade de fazer algo parecido mas por falta de tempo ou interesse eu acabei não fazendo, mas dessa vez deu certo. Meu objetivo é contribuir com quem assim como eu ama tanto essa ferramenta de criação de jogos por tantos anos. Apesar de hoje em dia ter várias engines mais "poderosas" no mercado como o godot por exemplo que pra mim é uma ótima ferramenta, por hobby ainda gosto de retornar ao rmmz e fazer alguns joguinhos ou brincar com eventos, então vamos ao que interessa.
MZThreeDPS é um ecossistema em desenvolvimento para RPG Maker MZ criado com o objetivo de permitir a utilização de personagens 3D reais dentro dos mapas tradicionais do RPG Maker, mantendo eventos, mapas e ferramentas nativas do Maker.
O projeto também inclui um Action Battle System (ABS) integrado, permitindo combate diretamente no mapa com configurações para monstros normais e boss, utilizando todas as informações reais do banco de dados assim como as recompensas e eventos.
Minha ideia aqui sempre foi fazer um combate de ação pelo mapa utilizando personagens 3d para uma melhor experiência e ampliação da criatividade de quem está criando o jogo.
O projeto também inclui um Action Battle System (ABS) integrado, permitindo combate diretamente no mapa com configurações para monstros normais e boss, utilizando todas as informações reais do banco de dados assim como as recompensas e eventos.
Minha ideia aqui sempre foi fazer um combate de ação pelo mapa utilizando personagens 3d para uma melhor experiência e ampliação da criatividade de quem está criando o jogo.
- Suporte a modelos 3D e animações FBX/GLB/GLTF
- Combate ativo em grupo
- Configuração de inimigos comuns e boss
- Animações personalizadas para habilidades
- Banco de dados totalmente refletido nos heróis/inimigos
- Até 10 habilidades ativas na hotbar do 1 ao 0 do teclado de forma automática
- Ataque básico no LMB (clique esquerdo do mouse)
- Ataque secundário opcional no RMB (clique direito do mouse)
- Movimentação nas setas e WASD
- Velocidade de ataque básico refletido na AGILIDADE do herói/monstro
- Sons configuráveis ao atacar, receber dano e morrer
- Ferramenta para configuração de posicionamento de armas/escudos 3D
- Sistema de status com buffs/debuffs
JOGAR!
Google Drive
P - Como consigo modelos 3D?
R - Existem vários sites que tem modelos grátis para você utilizar no seu projeto, como o kaykit que oferece não só modelos de personagens como assets de armas, o sketchfab é outro exemplo bom.
P - Como faço para criar modelos 3D animados?
R - A forma mais fácil que você vai encontrar ao meu ver é criar uma imagem do seu personagem no chatgpt ou gemini e usar um serviço tipo o tripo3d para gerar o modelo em malha, depois no site do mixamo, importa seu personagem para fazer um auto-rig e exportar as animações que quiser.
Última edição: