🤔 Para Refletir :
"Games do sonhos ficam ali, nos sonhos, faca o game do hoje"
- codingkitsune

Novo RPG Maker

LucasRiot Masculino

Cidadão
Membro
Membro
Reativando isso aqui...
Juntou-se
23 de Janeiro de 2016
Postagens
83
Bravecoins
3
Motor de jogo
RPG Maker MV
Hello makers!
Estive pensando aqui: E se a Enterbrain/Kadokawa Games estivesse desenvolvendo uma nova ferramenta para desenvolver jogos de RPG?
Faz 3 anos que o MV foi lançado, fiquei imaginando se eles pararam de criar ou estão desenvolvendo outro programa. Acham que eles pararam por aí ou haverão mais versões?

Se você acha que estão bolando uma nova versão, o que iriam querer?
- Gráficos 3D ou 2D mais otimizados ainda.
- Mais liberdade na customização dos gráficos feitas pelo mesmo programa.
- Outro

Se você acha que não, por motivos de reparação de bugs e afins - argumente.

--------

See ya!

Eu não acho que ele planejem algo por tão cedo, na verdade ainda estão dando duro melhorando o MV que é algo que foi lançado meio incompleto e foi se completando aos poucos. Acho que vamos ter sim um novo RPG Maker, mas deve demorar.

-Eu duvido muito que um dia eles passem para o 3D, porque eles visam a facilidade e nostalgia dos graficos 2D, sem falar que sim, eles ja fizeram RPG Maker 3D que teve tanto sucesso que niguém lembra kkkkkkkk

-O que seria essa "Mais liberdade de customização de gráficos". Eu acho os gráficos 100% customizáveis, vc pode refazer qualquer coisa que tem nos padrões, nada no RPG Maker é limitado nesse quesito

Ludovic comentou:
-O que seria essa "Mais liberdade de customização de gráficos". Eu acho os gráficos 100% customizáveis, vc pode refazer qualquer coisa que tem nos padrões, nada no RPG Maker é limitado nesse quesito
Eu sei que podemos refazer, mas me refiro a não recorrer programas de fora e sim ferramentas já integrados nele. Exemplo disso é a ferramente de charset/faceset.

Acho difícil que ela desenvolva uma agora já que o MV ainda está sendo atualizado e permite expansão mas isso acontecesse eu gostaria que eles pegassem features antigas do maker, como mode 7 que era suportado nos computadores não-windows além de algumas features mais recentes que permitem maior customização como windowskins. Também gostaria que eles voltassem com a forma de edição por layer presente até o rmxp além de retirar a limitação de tilesets (nos vx-presente você tem espaço demais para autotile e os anteriores ao 2003 o tileset tem tamanho fixo).

Mesmo considerando que o sistema de busca de eventos, personagens da equipe seguindo a player e algumas outras são features resgatadas de rms antigos acho difícil isso que escrevi vire realidade já que a Kadokawa quer que o rm fique cada ver mais fácil e isso significa remover parte desse poder de customização.

Sobre gráficos 3D, eles já tentaram, já fracassaram, foge um bocado da proposta e é mais difícil para o público leigo lidar.

HermesPasser comentou:
Acho difícil que ela desenvolva uma agora já que o MV ainda está sendo atualizado e permite expansão mas isso acontecesse eu gostaria que eles pegassem features antigas do maker, como mode 7 que era suportado nos computadores não-windows além de algumas features mais recentes que permitem maior customização como windowskins. Também gostaria que eles voltassem com a forma de edição por layer presente até o rmxp além de retirar a limitação de tilesets (nos vx-presente você tem espaço demais para autotile e os anteriores ao 2003 o tileset tem tamanho fixo).

Mesmo considerando que o sistema de busca de eventos, personagens da equipe seguindo a player e algumas outras são features resgatadas de rms antigos acho difícil isso que escrevi virar realidade já que a Kadokawa quer que o rm fique cada ver mais fácil e isso significa remover parte desse poder de customização.

Sobre gráficos 3D, eles já tentaram, já fracassaram, foge um bocado da proposta e é mais difícil para o público leigo lidar.
Realmente as "otimizações" que você citou seriam justamente para makers com mais experiência. Inclusive no trailer do MV, a empresa postou algo mais ou menos assim "SIMPLE ENOUGH FOR A CHILD, POWERFUL ENOUGH FOR A DEVELOPER"
A intenção dela é facilitar as coisas para abranger o máximo de usuários possível. Mas creio que isso não exclua a credibilidade para os usuários mais experientes, da qual não iria afetar o desenvolvimento simples do jogo para um iniciante.

Eu gostaria que eles fizessem algo que já fizeram com a chegada do VX, VX/ACE e MV, pegar coisas básicas que não tem na ferramenta e implementar como básico, um exemplo disso é ferramenta para fazer char, batalha lateral do MV, seguidores segundo o herói do VX pra frente, voltar com as faces nos diálogos como padrão, essas coisas.

Para uma nova versão eu gostaria, por exemplo, que eu pudesse customizar o menu de herói a vontade, escolher a opção que eu quiser, customizar sua cara a vontade, lógico que se quisesse algo mais elaborado precisaria recorrer a scripts/plugins, mas já poder mexer coisas básicas como poder escolher qual opção quer ou não colocar já é algo excepcional.

Pra nós que somos BRs acho que precisa de suporte para fazer o game em línguas diferentes, pro resto do mundo fazer em seu idioma local é de boa, mas muitos makers BRs buscam visibilidade geral, e não apenas no cenário local, o que nos faz ficar divididos entre só lançar o game em inglês, fazer duas versões, ou abrir mão e só fazer em PT-BR mesmo.

Gostaria da mudança dos gráficos (CHEGA DE CHIBI), isso é o pessoal do pessoal, já não tenho curtido os gráficos chibis e quadradões há um bom tempo, então eu particularmente gostaria de uma inovação neste quesito, pra mim esa foi a única coisa de involuiu na ferramenta, os gráficos do XP são muito bons comparados com os atuais, na minha humilde opinião. Fazer sprites maiores, tilesets mais detalhados é uma opção.

Por fim, gostaria que a Database fosse customizada, ela é toda travada, seria interessante que colocassem um feature dessa para quem ficar mais expert na ferramenta, assim poderíamos configurar a database da melhor forma possível, adicionando as configurações que quiséssemos, sem as restrições que temos hoje, na verdade hoje você não consegue fazer nada além do que a database fornece, isso é muito restrito para uma engine para fazer jogos.

Eu acho que é isso, pode ser que a lista aumente se eu começar a pensar mais kkkkkk Quanto a estar fazendo outra engine, vai demorar... MUITO, para sair algo novo, vamos aguardar :D

EDIT 99999 (Corrigi muitos erros de ortografia kkkk): Precisam colocar suporte para mais de uma linguagem de programação, o próximo RPG Maker precisa ser JavaScript/C#. O C# é só uma das linguagens mais usadas (se não for a mais usada) no mundo dos games.

Hizashi_Brum comentou:
Eu gostaria que eles fizessem algo que já fizeram com a chegada do VX, VX/ACE e MV, pegar coisas básicas que não tem na ferramenta e implementar como básico, um exemplo disso é ferramenta para fazer char, batalha lateral do MV, seguidores segundo o herói do VX pra frente, voltar com as faces nos diálogos como padrão, essas coisas.

Para uma nova versão eu gostaria, por exemplo, que eu pudesse customizar o menu de herói a vontade, escolher a opção que eu quiser, customizar sua cara a vontade, lógico que se quisesse algo mais elaborado precisaria recorrer a scripts/plugins, mas já poder mexer coisas básicas como poder escolher qual opção quer ou não colocar já é algo excepcional.

Pra nós que somos BRs acho que precisa de suporte para fazer o game em línguas diferentes, pro resto do mundo fazer em seu idioma local é de boa, mas muitos makers BRs buscam visibilidade geral, e não apenas no cenário local, o que nos faz ficar divididos entre só lançar o game em inglês, fazer duas versões, ou abrir mão e só fazer em PT-BR mesmo.

Gostaria da mudança dos gráficos (CHEGA DE CHIBI), isso é o pessoal do pessoal, já não tenho curtido os gráficos chibis e quadradões há um bom tempo, então eu particularmente gostaria de uma inovação neste quesito, pra mim esa foi a única coisa de involuiu na ferramenta, os gráficos do XP são muito bons comparados com os atuais, na minha humilde opinião. Fazer sprites maiores, tilesets mais detalhados é uma opção.

Por fim, gostaria que a Database fosse customizada, ela é toda travada, seria interessante que colocassem um feature dessa para quem ficar mais expert na ferramenta, assim poderíamos configurar a database da melhor forma possível, adicionando as configurações que quiséssemos, sem as restrições que temos hoje, na verdade hoje você não consegue fazer nada além do que a database fornece, isso é muito restrito para uma engine para fazer jogos.

Eu acho que é isso, pode ser que a lista aumente se eu começar a pensar mais kkkkkk Quanto a estar fazendo outra engine, vai demorar... MUITO, para sair algo novo, vamos aguardar :D
Concordo em quase tudo no que você  citou.
A questão de idioma do jogo, não teria nada a ver com a empresa. Até porque é um software mundial. E todo mundo sabe que se voce quer fazer um jogo mais visível, que seja no idioma inglês, é claro!
Em relação ao Database, quais seriam as restrições que te incomodam?

LucasRiot comentou:
Eu sei que podemos refazer, mas me refiro a não recorrer programas de fora e sim ferramentas já integrados nele. Exemplo disso é a ferramente de charset/faceset.
Meio complicado eles desenvolverem cada programa editor para cada coisa, eu acho inviável e torça para que não percam tempo com coisas e foquem em deixar a engine leve para rodar no android e PC e que fique funcional e poderosa para competir com as demais no mercado. Pra editar os gráficos nós temos programas muito bons externamente que a propria empresa do RPG maker nao conseguiria chegar nos pés nem em um milhão de anos, Photoshop e muitos outros pra editar os graficos, Audacity para Audio, Wave Raiser para efeitos, Particle Illusion para Animations e por aí vai. Não dá pra uma empresa como essa se tomar um outro ramo completamente diferente porque alguém queria um editor interno.

Pelo fato de ter trocado de empresa eu só vi declinio no Rpg Maker... Sinceramente, acho que seria mais legal uma engine que criasse outro estilo de jogo, como luta que não fosse como o MUGEN, que lembrasse mais os antigos da ASCII mas voltados para WEB ou multiplataformas de computadores (MAC, LINUX e Windows x64) e se possivel smartphones.

Eu gostaria que eles refizessem o RM2k3. Na minha opinião, é o melhor e mais completo de todos. Só peca pela falta de customização em algumas partes do Database, mas se incluissem RGSS, pronto, não falta mais nada.

Mas eles teriam que fazer um sem aquela bagaceira toda que só roda em PC de gringo (ou BR rico).

O que eu acho que deveria ter num novo RPG Maker eu já citei aqui. Enfim, acho que não veremos um Maker novo tão cedo. Quem sabe daqui um ano ou dois.

Ludovic comentou:
Eu duvido muito que um dia eles passem para o 3D, porque eles visam a facilidade e nostalgia dos graficos 2D, sem falar que sim, eles ja fizeram RPG Maker 3D que teve tanto sucesso que niguém lembra kkkkkkkk
Na verdade, ele teve um sucesso considerável. Fizeram dois RPG Makers 3D, mas para videogames, e o sucesso deles foram o suficiente para virem ao ocidente e serem traduzidos para inglês, feito que só um RPG Maker 2D de console conseguiu.

LucasRiot comentou:
Eu espero que eles sigam uma direção contrária para alguns aspectos. Por exemplo: Por mais que eles criem uma ferramenta gráfica para edição de sprites, eu DUVIDO que eles consigam desenvolver algo próxima às ferramentas de terceiros, como Photoshop ou Gimp. Basicamente o que o [member=39]Ludovic[/member] citou.

No entanto, acho que gerador de chars/Faces não se enquadraria nisso porque é algo que meio que implementa um padrão (de char/face) deles mesmos.

Hizashi_Brum comentou:
O C# é só uma das linguagens mais usadas (se não for a mais usada) no mundo dos games.
Só se for dentre os Indies, e mesmo assim tenho dúvidas. No geral o C++ ainda reina.

Hizashi_Brum comentou:
EDIT 99999 (Corrigi muitos erros de ortografia kkkk): Precisam colocar suporte para mais de uma linguagem de programação, o próximo RPG Maker precisa ser JavaScript/C#.
Antigamente eu era MUITO à favor de múltiplas linguagens, hoje sou contra, porque atrapalha quando você procura scripts de terceiros. É bom ter um padrão. E meu voto para linguagem vai para Python, Ruby ou CoffeeScript.

Eu acho que ainda é um pouco cedo para lançarem um Novo RPG Maker,geralmente é lançado um RPG Maker totalmente novo entre 3 a 4 anos,não faz nem 3 anos que o MV foi lançado (23/10/15),sem contar que ano passado foi lançado o RM Fes para o 3ds.

- A coisa que eu mais quero num novo RM é a volta do sistema de mapeamento do XP! Esse sistema era bem mais livre que os atuais,sem falar que não tinha tamanho máximo para uma tileset.

- Outra coisa que eu quero que volte do XP é o estilo de charsets. Eu sei que vai fazer as imagens ficarem mais pesadas em relação ao estilo chibi,mas é bem mais agradável visualmente.

- Eu também gostaria que ele fosse mais leve em relação ao MV. Há muitos jogos de RM MV que eu não joguei,pois a lagava muito. Esse problema não acontecia no XV ace e no XP.

- Por último,eu gostaria que eles continuassem com os gráficos 2D.

Conclusão:
Se eles se baseassem mais no XP e menos no MV,eu acho que esse novo RM tem bastante potencial para ser o melhor RM de todos os tempos,pra mim o XP só não é o melhor por ter relativamente menos conteúdo que o MV e o XV ace. Sinceramente eu não me importo se escolherem continuar com o JavaScript ou voltarem para o RGSS.
Está é a minha opinião...

Irineu comentou:
Eu acho que ainda é um pouco cedo para lançarem um Novo RPG Maker,geralmente é lançado um RPG Maker totalmente novo entre 3 a 4 anos,não faz nem 3 anos que o MV foi lançado (23/10/15),sem contar que ano passado foi lançado o RM Fes para o 3ds.

- A coisa que eu mais quero num novo RM é a volta do sistema de mapeamento do XP! Esse sistema era bem mais livre que os atuais,sem falar que não tinha tamanho máximo para uma tileset.

- Outra coisa que eu quero que volte do XP é o estilo de charsets. Eu sei que vai fazer as imagens ficarem mais pesadas em relação ao estilo chibi,mas é bem mais agradável visualmente.

- Eu também gostaria que ele fosse mais leve em relação ao MV. Há muitos jogos de RM MV que eu não joguei,pois a lagava muito. Esse problema não acontecia no XV ace e no XP.

- Por último,eu gostaria que eles continuassem com os gráficos 2D.

Conclusão:
Se eles se baseassem mais no XP e menos no MV,eu acho que esse novo RM tem bastante potencial para ser o melhor RM de todos os tempos,pra mim o XP só não é o melhor por ter relativamente menos conteúdo que o MV e o XV ace. Sinceramente eu não me importo se escolherem continuar com o JavaScript ou voltarem para o RGSS.
Está é a minha opinião...
Basicamente o que precisamos é de um novo XP! Com gráficos e resolução maior e mais poder de customização.

Ponto focal e plausivel para mim em um novo RPG Maker seria:

• Possibilidade de alterar a interface do editor através de scripts/plugins.

É algo que já implementaram no VN Maker, então é um caminho que já pensam em seguir.

Hizashi_Brum comentou:
O C# é só uma das linguagens mais usadas (se não for a mais usada) no mundo dos games.
Só se for dentre os Indies, e mesmo assim tenho dúvidas. No geral o C++ ainda reina.
Sim,sem duvida, Quem reina mesmo eh o C/C++ , pq em ganho de performance pra jogos so o asm msm pra desbancar.
Agora em questao de linguagem de script C# eh um dos mais usados

lista de mais usadas (07/2017)

1-Java – 13.774 %
2-C  – 7.321 %
3-C++ – 5.576 %
4-Python  – 3.543 %
5-C#  – 3.518%
6-PHP -3,093%
7-Visual Basic .Net – 3,05%
8-JavaScript – 2,60%
9-Delphi/Object Pascal – 2,49%
10-Go – 2,36%

Ellye comentou:
Ponto focal e plausivel para mim em um novo RPG Maker seria:

• Possibilidade de alterar a interface do editor através de scripts/plugins.

É algo que já implementaram no VN Maker, então é um caminho que já pensam em seguir.

Tem algo semelhante com aqueles itens adicionais que pode "acoplar" no MV não? Essa possibilidade é bem "quente".

Sendo bem realista, o que eu gostaria de ver em um novo maker?

- Um sistema de templates ao iniciar um projeto novo (Construct fez escola aqui);
- Melhorias na exportação (urgente!);
- Mais opções de sistema (como mudar fontes, tamanho de letra, tamanho da tela, velocidade de movimento, etc.) ajustáveis com menos variáveis "ocultas" ou necessidades de scripts/plugins para tal.
- Um sistema melhor de Condições de Execução de um determinado evento (Pode ser uma lista que você vai adicionando, parecido com o sistema de Traços).
- Alguma coisa similar mais de igual impacto: Bom, mas quase nenhum no longo prazo.

Mais do que isso é querer demais, a meu ver. Digo, não de sugestão, mas sim o mais longe que iriam... E isso só melhora as coisas uns 5%, não é nada revolucionário.

O MV está indo muito bem, e dificilmente eles vão lançar algo novo tão cedo. Não tem necessidade. Essas sugestões poderiam ser incluídas no próprio MV se eles quisessem.

o MV está cheio de DLCs, e ainda vem mais ai, eu dou mais 2 anos talvez para haver um novo RPG Maker, mas até lá não é muito necessario o MV vai se aguentar durante muito.

As possibilidades do MV são muito mais largas que alguma vez outro RPG Maker foi

Rafael_Sol_MAKER comentou:
- Um sistema de templates ao iniciar um projeto novo
Nossa, verdade.

Eu fiz uma pastinha de modelo de "projeto em branco" por causa disso, mas seria ideal já ter algo próprio para esse gerenciamento.

Rafael_Sol_MAKER comentou:
O MV está indo muito bem, e dificilmente eles vão lançar algo novo tão cedo. Não tem necessidade. Essas sugestões poderiam ser incluídas no próprio MV se eles quisessem.
Eu também acho que isso poderia ser implementado no MV.
Todavia, muita gente quer o sistema de mapeamento em layers do XP. Não sei se a empresa já viu essa sugestão, até porque creio que até o pessoal gringo também pensa dessa forma.

Voltar
Topo Inferior