🤔 Para Refletir :
"Reduz o tamanho desse jogo aí... não tenho espaço... *snif*"
- Delayzado

Novo RPG Maker

HermesPasser comentou:
Irineu comentou:
Eu acho que ainda é um pouco cedo para lançarem um Novo RPG Maker,geralmente é lançado um RPG Maker totalmente novo entre 3 a 4 anos,não faz nem 3 anos que o MV foi lançado (23/10/15),sem contar que ano passado foi lançado o RM Fes para o 3ds.

- A coisa que eu mais quero num novo RM é a volta do sistema de mapeamento do XP! Esse sistema era bem mais livre que os atuais,sem falar que não tinha tamanho máximo para uma tileset.

- Outra coisa que eu quero que volte do XP é o estilo de charsets. Eu sei que vai fazer as imagens ficarem mais pesadas em relação ao estilo chibi,mas é bem mais agradável visualmente.

- Eu também gostaria que ele fosse mais leve em relação ao MV. Há muitos jogos de RM MV que eu não joguei,pois a lagava muito. Esse problema não acontecia no XV ace e no XP.

- Por último,eu gostaria que eles continuassem com os gráficos 2D.

Conclusão:
Se eles se baseassem mais no XP e menos no MV,eu acho que esse novo RM tem bastante potencial para ser o melhor RM de todos os tempos,pra mim o XP só não é o melhor por ter relativamente menos conteúdo que o MV e o XV ace. Sinceramente eu não me importo se escolherem continuar com o JavaScript ou voltarem para o RGSS.
Está é a minha opinião...
Basicamente o que precisamos é de um novo XP! Com gráficos e resolução maior e mais poder de customização.
Discordo completamente, apesar de ser meu maker favorito. XP é muito bom para os veteranos, mas é o pior para os iniciantes.

Discordo completamente, apesar de ser meu maker favorito. XP é muito bom para os veteranos, mas é o pior para os iniciantes
Não acho que o XP seja ruim para iniciantes,ele só é menos fácil de se acostumar em relação ao XV ace e o MV. Tanto é que eu comentei Neste tópico que o XP tinha muitas divisões de mapa e isso deixava o maker mal-acostumado. No meu caso eu não demorei muito para me acostumar com o XP,porque já tinha uma certa experiência com o XV ace,porém eu acho que se começasse pelo XP eu não teria muita dificuldade.

Obs: O XP não possuí mapas de exemplo igual o XV ace e o MV,então eu entendo um pouco o que vc quis dizer.

Vocês começaram em que RM? Estou com a impressão começam o VX que é mais mastigado e tiveram um choque ao ver o XP.  De fato, o XP é brusco mas não é difícil para iniciantes, mas é um velho se guerra falando então acho que estou enviesado

Irineu comentou:
Discordo completamente, apesar de ser meu maker favorito. XP é muito bom para os veteranos, mas é o pior para os iniciantes
Não acho que o XP seja ruim para iniciantes,ele só é menos fácil de se acostumar em relação ao XV ace e o MV. Tanto é que eu comentei Neste tópico que o XP tinha muitas divisões de mapa e isso deixava o maker mal-acostumado. No meu caso eu não demorei muito para me acostumar com o XP,porque já tinha uma certa experiência com o XV ace,porém eu acho que se começasse pelo XP eu não teria muita dificuldade.

Obs: O XP não possuí mapas de exemplo igual o XV ace e o MV,então eu entendo um pouco o que vc quis dizer.

HermesPasser comentou:
Vocês começaram em que RM? Estou com a impressão começam o VX que é mais mastigado e tiveram um choque ao ver o XP.  De fato, o XP é brusco mas não é difícil para iniciantes, mas é um velho se guerra falando então acho que estou enviesado
Eu não acho que ele é ruim ou difícil para iniciantes, só acho que é o pior maker dentre os principais para quem está começando, ou seja, acho o 2k, 2k3, VX, VX Ace e MV (esse último eu tenho minhas dúvidas) melhores para iniciantes.

Obs: Eu comecei no 2k, na época que era a opção mais atual.

Em que sentido exatamente ele é difícil para os novatos? Nota: é uma dúvida sincera mesmo.

E acho que estamos totalmente fora do escopo do tópico.

Cara, na moral,todos sao faceis pra iniciantes,dificil pra iniciante eh unity/Unreal ou ir direto pro sdl.
Oq vejo hj em dia eh q tem muito geracao nutella.Gente q qr ver um tutorial ou ler um ebook e já aprender tudo.Esses dias num encontro de devs um menino de 18anos me perguntou como aprendi c# avançado,e quando disse q li a biblia do c# com quase mil paginas,durante alguns meses,eles abaixou os ombros.

HermesPasser comentou:
Em que sentido exatamente ele é difícil para os novatos? Nota: é uma dúvida sincera mesmo.

Quando eu comecei a mexer no RPG Maker, achei o XP mais difícil, por que quase tudo que era um pouquinho "mais complexo" exigia scripts, e eu não entendia bulhufas de RGSS ou programação em geral.

Hoje, já não me assusto tanto com o XP, mas mesmo assim ainda prefiro o 2k3, mesmo tendo tantas limitações.

Estou empolgado com um projeto pra 2020, que gostaria de fazer no XP, mas se tiver dando muita dor de cabeça fazer os eventos no XP, e eu não conseguir achar tutoriais que expliquem o RGSS do XP direito, vou usar o 2k3 mesmo.

Pessoalmente não espero mais nenhuma versão do RM. Eu tenho um enorme desgosto pelo MV então não tenho nenhum anseio por ver um sucessor ao mesmo estilo (que muito provavelmente é o que vai acontecer).

Sobre o XP. O RGSS é uma bagunça. )o)
Para um iniciante eu também não recomendaria. Não por ser difícil, mas porque se você não é programador então você terá muita dificuldade pra encontrar suporte e recursos (scripts em especial) para essa engine. Coisa que não acontece com o 2k3, por exemplo. Já que em geral você só precisa se preocupar com eventos e seus bugs nativos.

Isso porque quando o 2k3 saiu muita gente preferiu se manter no 2k por o acharem difícil demais... Hoje em dia isso seria visto como piada, mas foi por isso que no XP houve uma regressão quanto ao sistema de batalha padrão.

Eu adorava o vx ace. Sempre vi o rpg maker como o realizador de quem apenas queria criar um jogo simples com otimas historias, sem ter que estudar anos pra chegar lá desanimado e fazer um jogo ruim.

Caro [member=2188]Lithiunn[/member], editei suas mensagens para evitar o double post. Por gentileza, atente-se para o modo como postas, pois diversas mensagens encavaladas, além de comprometerem a visualização, passam a impressão de tratar-se apenas de flood. No mais, sinta-se livre para indagar a staff a respeito de alguma regra de "etiqueta" do fórum; ou, se preferir, dê uma conferida no post Regras Gerais.​

:)

Voltar
Topo Inferior