🤔 Para Refletir :
"A verdadeira ideia criativa vem do momento mais simplório do dia."
- Yonori Akari

O que ganhamos com tudo isso? A importância do Feedback...

Wesley Jesus Masculino

Cidadão
Membro
Membro
This is Wesus. Hi.
Juntou-se
02 de Abril de 2017
Postagens
150
Bravecoins
1
Esse vai ser um tópico um pouco mais sério e "pesado" do que os outros que eu já fiz aqui... :(

Bom, acontece que o seguinte: muitos de nós são pessoas comuns com o desejo e a determinação de criar um projeto, certo? Mas... se fomos parar pra pensar, o que nos motiva? O que nos mantem com tanta determinação para continuar seguindo em frente? Alguns de nós talvez tenha o desejo de conseguir criar um projeto comercial? Mas e nós que criamos um jogo totalmente gratuito...?

O simples desejo de querer compartilhar o universo que criamos é o que nos mantém seguindo em frente...? É o que nos enche de determinação pra não desistir...? Comigo pelo menos sim... Acredito que ter um mundo criado pela minha imaginação, e ver ele sendo apreciado por outras pessoas é o que faz tudo isso valer a pena... Afinal, o simples ato de alguém chamar meu personagem pelo nome que eu escolhi já é suficiente pra colocar um sorriso no meu rosto... :)

Então... o quão triste pode ser quando uma pessoa dedica tanto tempo, trabalho, dedicação e esforço para criar um projeto, e nem ao menos isso ele consegue realizar? Infelizmente eu já vi muitos casos aqui... O jogo foi feito com o coração, mas infelizmente ele é esquecido no tempo, sendo devorado pelo vácuo e nunca mais sendo visto de novo... Então mesmo sabendo que o jogo não traria nenhum lucro, o maker se dedicou a criar todo um projeto com o desejo de compartilhá-lo ao mundo, mas nem ao menos isso ele conseguiu...

Eu não quero citar nomes, mas um cara uma vez me disse que "críticas são importantes e elogios não levam a lugar nenhum, porque o cara provavelmente já recebeu elogios demais"... Bom meu amigo, mas tem um "pequeno" porém: quem disse que todo mundo aqui recebeu todos esses "elogios" que você diz? Muitos de nós são pessoas simples e comuns, que está experimentando com criações de histórias pela primeira vez. Você realmente espera que uma pessoa totalmente amadora possa crescer quando é dito que a história dela é ruim em todos os sentidos?

"Mas então você espera que alguém minta pra ela, dizendo que a história é boa, mesmo não sendo?"
Não, mas do mesmo jeito que você está criticando os erros dela, seria bom apontar os acertos também. Está certo que "só elogios não fazem a pessoa crescer", porém ser elogiado por algo que ela realmente merece faz enche ela de "esperança e vontade" de continuar melhorando cada vez mais e mais! Me diga: qual é o problema em ser "positivo" um pouco? Ainda mais quando a pessoa realmente se esforçou...? É justo você ignorar todos os acertos que ela fez e massacrá-la apontando todos seus (Na maioria das vezes nem fazendo muito sentido) erros...? Considerando que foi a primeira vez que ela tentou colocar sua imaginação em prática e criar um mundo novo? Considerando que ela não é nenhuma escritora de livros, e sim uma pessoa que genuinamente tentou o melhor de si em sua primeira vez...? Isso... é realmente justo...? Mas de qualquer forma, eu acho que o feedback é realmente importante, porque dá ao criador um sentimento de "dever cumprido" e que todo o seu trabalho e dedicação está ao menos sendo apreciado! :)

Bom, mas então, de volta ao assunto principal do tópico: eu queria perguntar o que motiva vocês a querer continuar? É o puro desejo de querer compartilhar a sua criação com os outros? O desejo de um projeto comercial? Ou simplesmente a diversão e vontade que existe em criar um projeto?

Espero ouvir respostas otimistas de pessoas... :)

Olha vendo seu post é impossível dar uma resposta simples do tipo, no meu caso é comercial, ou por simples prazer, pois vejo que por detrás desta pergunta existe toda uma reflexão a ser passada

Bem infelizmente vivemos em um mundo de extremos em que se vc não for PERFEITO, vai perder toda a credibilidade pelo que faz isso é um fato, mas se me permite quero poder apresentar um outro lado da moeda, o lado em que pessoas seguem jogos populares e acabam criando fan games com total falta de criatividade ou inovação, muitos dessas fan games de jogos populares não foram pesquisadas e as vezes nem mesmo os próprios fãs da franquia sabem o porque gostam do game, no fim você percebe que muitos apenas fazem pela fama pelo sucesso e não porque realmente sabem discernir o que realmente gostam

Vivemos em uma alienação coletiva de entretenimentos dos dois lados, tanto entre os que criticam demais quanto os que elogiam tudo sem criticar nada, dando até mesmo mais credibilidade a jogos péssimos ao invés de valorizar aquele que se esforçou para fazer um game concordo com você devemos SIM elogiar tudo o que for positivo e criticar o que for negativo, mas sempre visando algo construtivo

A sociedade precisa amadurecer e nós que somos mais velhos precisamos aprender a ensinar os mais novos como fazer a coisa certa do jeito certo, incentivando os mais novos a perguntarem a si mesmos do que eles gostam e porque eles gostam, as grandes industrias do entretenimento atualmente esta tentando relativizar TUDO, ai os canalhas fazem um conteúdo de péssima qualidade os fanboys lambem os pés desses diretores e com o passar dos anos temos mais e mais animes, jogos ou filmes genéricos sem o menor capacidade de inovação e qualidade, a grande verdade é que os grandes produtores de conteúdos são as maiores influências da situação atual, de um lado temos influenciadores que questionam TUDO e só valorizam aquilo que eles querem valorizar e do outro temos os caras que relativizam tudo e acha que nada deve ser questionado

É preciso questionar assim como é preciso elogiar para incentivar as pessoas pois eu sei que muitos ja desistiram por falta de incentivo, por isso acho que cabe a cada um de nós mostrar o caminho certo aos mais novos e com sabedoria mostrar a elas que o mundo não é feito apenas de Minecraft, Undertale, Bend entre outras franquias populares, mas que existem vários universos de diferentes tipos de gostos espalhados pelo mundo, e que devem ser valorizados SIM, acho que todos nós já ouvimos falar de algum anime ou jogo de alta qualidade e inovação mais que ninguém lembra dele, isso porque nós não divulgamos e muitas vezes preferimos viver em uma bolha de conteúdo.

EU SOU A FAVOR DA DIVERSIDADE E DA PLURALIDADE DE CONTEÚDOS. Principalmente quando as pessoas aprendem a dizer o porque gostam daquele tipo de conteúdo com um olhar critico, isso incentiva ainda mais aos produtores a desenvolverem um bom conteúdo e também a nós fãs de franquias que muitas vezes sonhamos em criar algum conteúdo de entretenimento, estimula a nossa imaginação e nossa criatividade tendo um olhar crítico

Por isso acho importante o feedback pois ele nos faz progredir como criadores e receber o nosso mérito de trabalho (seja ele comercial ou não) mas principalmente nos estimula a desenvolver ainda mais a criatividade e nossas habilidades quer sejamos criticados ou elogiados, mas é claro SEMPRE de maneira justa

Eu pessoalmente não costumo opinar em tópicos sobre assuntos os quais não tenho muito conhecimento ou que não é tanto de meu interesse/não me atraiu...
enhanced-buzz-14782-1456755358-0.jpg

Por exemplo, não entendo nada de programação, então não vou conseguir dar algum feedback a respeito disso; infelizmente não tenho tempo suficiente para avaliar uma demo de um jogo, então também não iria opinar sobre jogabilidade, sistema de batalha, mapeamento, etc.

O q eu acho importante as pessoas terem em mente, entretanto, é que, sendo gratuito ou não, o criador está lá gastando o tempo dele para fazer algo do nada (ainda q seja baseado ou inspirado em algo) e isso já é louvável. Mais incrível ainda quando, mesmo não tendo muito conhecimento teórico ou técnica (para habilidades q requerem mto tempo de estudo /treino), e tendo em vista o tempo escasso, a pessoa vai lá e põe a mão na massa e consegue fazer um desenho decente, criar uma música legal pro próprio jogo. Só por isso, os criadores já merecem um thumbs up por se esforçarem, mesmo que não tenha gerado o produto ideal. Lógico que é preciso ter consciência de que, sem estudo/treino aprofundado em certas habilidades, tb mto dificilmente vai conseguir um resultado 100% satisfatório, de alta qualidade e do jeito que idealizou.

Ninguém precisa "mentir" pra ninguém, dizendo que achou legal, bacana. Aliás, acho q feedbacks rasos assim tb não contribuem mto, só se o criador tiver o intuito de "pescar" elogios...
E tb não precisa o joselito ir lá e detonar o trabalho do outro... não é possível que alguém veja um trabalho e não consiga extrair nada de bom daquilo para elogiar, dar uma moral. E ainda assim, mesmo que veja só o lado imperfeito do trabalho, sempre se podem dar feedbacks construtivos, com sugestões de melhoria, q deveriam ser bem recebidos por quem está dando a cara a tapa.

"críticas são importantes e elogios não levam a lugar nenhum, porque o cara provavelmente já recebeu elogios demais"

Pela construção da frase, se for alguém aqui do fórum, até já sei quem te disse isso. Ignore, esse cara aí é um *zão que só quer saber de desanimar os outros.

Sobre críticas, se prepare pra ouvir muito mais críticas destrutivas do que críticas honestas. Por isso que é muito mais importante você desenvolver a auto-crítica, do que ouvir o que os outros tem a dizer.

Não estou dizendo pra ignorar completamente o que todo mundo diz, mas você tem que desenvolver a habilidade de discernir o que a pessoa diz por bem ou por mal, e se a crítica dela realmente procede. :awesome:

Lembrando que, cada um tem sua opinião, você não é obrigado a acatá-las sempre, mesmo se a pessoa estiver falando aquilo de maneira sincera.

O processo de dar feedback é meio complicado porque requer uma boa quantidade de bom senso tanto de quem dá a opinião, quanto de quem recebe.

Eu acho totalmente descabido fazer uma crítica pesada (mesmo que construtiva) a um joguinho pequeno feito por alguém que ainda está apenas começando, por pior que o projeto seja. Não sou a favor de passar a mão na cabeça e dizer que está tudo ótimo, muito pelo contrário, mas é insensato criticar aquilo que você sabe que a pessoa ainda não tem maturidade o suficiente pra assimilar e corrigir sem se magoar. Todos nós começamos engatinhando, não temos o direito de exigir que alguém novo já saia andando só porque conseguimos correr meia maratona agora.

Da mesma maneira, é imaturo se magoar e assumir uma posição defensiva em relação à qualquer coisa que não seja um elogio e um tapinha nas costas - uma crítica dura pode sim ser construtiva! Extrair o que é útil no feedback e ignorar aquilo que não agrega em nada é uma habilidade fundamental não só na nossa comunidade, mas na vida em geral. Críticas geralmente ajudam mais do que elogios porque vão te mostrar os erros que você não conseguiu (ou não quis) enxergar no próprio trabalho, e te dão uma indicação mais precisa do que você tem que fazer pra melhorar e eventualmente chegar onde almeja. Elogios são bons para motivação e auto estima, mas te deixam confortavelmente no mesmo lugar.

No final das contas, o que vai fazer você terminar aquilo que começou é a disciplina, porque a motivação é algo muito volátil e eventualmente vai embora. Tem um vídeo bacana do Shaun Spalding falando sobre isso, recomendo assistir  :awesome:

Salve! Eu curso jornalismo e referindo sobre seu tópico
O que ganhamos com tudo isso? A importância do Feedback...
acho que é legal analisar bem antes de criticar, vejamos, primeiro temos que saber o contexto histórico e tudo que envolve a produção do projeto em si, depois acho que o sensato, pois não estou recebendo nada financeiramente falando e portanto, não tenho interesse de prejudicar ninguém. Então, posso muito bem parabenizá-lo pelo trabalho, explanar os pontos fortes e se tiver alguma coisa que me incomodou (minha opinião/pessoal) enviar um MP para o desenvolvedor. Assim, ele decide se irá mudar algo ou não! É preciso levar em conta em criticar, pois se não puder ajudar é melhor não atrapalhar. Novamente opinião pessoal :^^'

Ótimo tópico. Eu particularmente acho difícil dar feedback, mesmo sendo apenas um elogio eu penso muito antes de escrever. Tenho uma opinião bem peculiar a respeito disso.

Acho que quem posta seu trabalho não deve apenas largar lá no tópico seu projeto ou arte e esperar os feedbacks. Ao meu ver a pessoa devia detalhar mais o tipo de feedback que ela espera das pessoas, por exemplo uma arte, deixe claro que estava treinando pintura e todo o resto você só colocou lá pra dar um contraste no desenho, dai evita comentários do tipo "Esse fundo tá estranho mas o resto tá legal", no fim a pessoa mal prestou atenção na pintura que era o foco. Outro exemplo seria o músico descrever a cena em que se baseia aquela trilha que ele criou pra podermos imaginar a cena enquanto ouvimos a musica assim é mais fácil embasar a critica. Voltando ao caso da arte a pessoa poderia também postar junto a imagem a qual se inspirou e pode perguntar especificamente o que ela deveria fazer pra seus trabalhos parecerem mais com aquele trabalho. São apenas sugestões.

No caso especifico de projetos é mais complicado mas acho que dá pra se aprofundar mais do que criar um tópico template de projeto, mostre porque seu projeto tem um diferencial e foque nele. Se seu projeto tem uma arte única encha de concepts que vc criou, conte mais sobre o processo de criação desses desenhos ao invés de postar apenas 2 desenhos e trocentos screens de mapas genéricos.

Acho sim importante pensar muito antes de postar um feedback pra fazer sua opinião ter algum significado no trabalho da pessoa, mesmo que for apenas um elogio, mas tão importante quanto é a pessoa saber pedir o feedback pra ajudar a direcionar quem comenta a opinar com relevância no seu tópico.

Bem como estamos em um debate (pelo menos é o que diz o titulo do tópico) acho que é valido um contra argumento pois bem vamos lá kkkkkkk

Eu acho totalmente descabido fazer uma crítica pesada (mesmo que construtiva) a um joguinho pequeno feito por alguém que ainda está apenas começando, por pior que o projeto seja. Não sou a favor de passar a mão na cabeça e dizer que está tudo ótimo, muito pelo contrário, mas é insensato criticar aquilo que você sabe que a pessoa ainda não tem maturidade o suficiente pra assimilar e corrigir sem se magoar. Todos nós começamos engatinhando, não temos o direito de exigir que alguém novo já saia andando só porque conseguimos correr meia maratona agora.

Discordo ! A pessoa seja iniciante ou não algum dia ela terá que se deparar com trabalhos profissionais e críticos aguçados, não tem como um iniciante amadurecer sem que ele fracasse antes, logicamente que isso não lhe da motivos de meter o pau no garoto pois como disse antes TEM QUE SER CONSTRUTIVO A CRÍTICA, um amador só vai caminhar quando aprender a lidar com as críticas e absorver o que é bom e descartar o que é desnecessário, é assim que se consegue disciplina, infelizmente muitos hoje fazem críticas desnecessárias que nada agregam a habilidade ou ao desenvolvimento do produtor de conteúdo, se em seu primeiro trabalho quase tudo estiver mal feito a crítica deve SIM apontar o quase tudo mas também elogiar o que foi bem feito ainda que seja pouca coisa, se isso não for feito dificilmente o iniciante será incentivado a desenvolver melhor suas habilidades, todos os profissionais tiveram que passar por este processo, claro que infelizmente muitos passaram de forma dura e rude, por isso acredito que todos aqueles que já estão com uma bagagem mais avançada cabe a eles o papel de criticar SIM quer tudo esteja ruim (o que é quase impossível, porque sempre vai existir algo bom) quer esteja bom, mas de maneira justa para que o iniciante esteja ciente os pontos que deve desenvolver e para poupa-lo de sérias críticas que podem desanima-lo a ser um criador de conteúdo ou pior ainda se adaptar as duras críticas e se tornar um ranzinza quando tiver habilidades avançadas.

Minha situação é um tanto quanto... esquisita, pois participo de ambos os lados dessa moeda. De um lado, sou crítico literário (escrevo resenhas criticas para uma revista de literatura), e por isso tenho um compromisso com a honestidade e com o rigor, e de outro, desenvolvedor que recebe críticas, reflete sobre elas e as seleciona. Mas antes de chegar ao ponto que desejo, farei aquele recuo semântico que muitos odeiam, mas que julgo essencial: o que é a crítica? Em termos filosóficos-epistemológicos, uma crítica nada mais é do que uma análise criteriosa. Aqui, já podemos descartas dois sentidos errôneos para a crítica: 1) ela não é um elogio/depreciação de um trabalho ou obra; 2) ela não é uma simples opinião do tipo gostei/não gostei. Não preciso justificar-me por dizer que gosto de chocolate e não de morangos; assim como não preciso justificar-me por dizer se gosto ou não de um filme/game/livro etc. Mas para dizer se um trabalho ou obra é bom ou ruim, sim, eu preciso apresentar justificativas plausíveis, isto é, apresentar argumentos válidos. A crítica, pensada como uma análise criteriosa, requer rigor, disciplina e conhecimento. Eu não preciso de nenhuma dessas coisas para dar uma opinião. A doxa (opinião) exprime apenas as inclinações da minha subjetividade, a crítica é impessoal, não depende necessariamente do gosto do sujeito (posso perfeitamente criticar positivamente algo que não gosto). A crítica não é uma expressão subjetiva. Um bom projeto não é aquele projeto que eu gosto, mas que atende a certos critérios minimamente objetivos de análise (regras de level design, de roteiro e narrativa, de programação, de jogabilidade etc.).

Contudo, e aqui é onde eu queria desde o início chegar, além da responsabilidade epistemológica com a verdade, o crítico também possui uma responsabilidade ética: ele está falando para pessoas, e sobre pessoas (o trabalho delas). Dizer "o seu projeto é uma merda" não é uma crítica, mas apontar problemas, falhas, lacunas, deslizes, é. Não cabe a mim, como crítico, destruir pessoas e sonhos, mas apontar erros, acertos e, se possível, meios para melhorar o que está errado, tudo isso de maneira criteriosa e argumentativa. Não é a minha função bajular quem quer que seja, assim como não é minha função ferrar com alguém.​

RaonyFM comentou:
  Minha situação é um tanto quanto... esquisita, pois participo de ambos os lados dessa moeda. De um lado, sou crítico literário (escrevo resenhas criticas para uma revista de literatura), e por isso tenho um compromisso com a honestidade e com o rigor, e de outro, desenvolvedor que recebe críticas, reflete sobre elas e as seleciona. Mas antes de chegar ao ponto que desejo, farei aquele recuo semântico que muitos odeiam, mas que julgo essencial: o que é a crítica? Em termos filosóficos-epistemológicos, uma crítica nada mais é do que uma análise criteriosa. Aqui, já podemos descartas dois sentidos errôneos para a crítica: 1) ela não é um elogio/depreciação de um trabalho ou obra; 2) ela não é uma simples opinião do tipo gostei/não gostei. Não preciso justificar-me por dizer que gosto de chocolate e não de morangos; assim como não preciso justificar-me por dizer se gosto ou não de um filme/game/livro etc. Mas para dizer se um trabalho ou obra é bom ou ruim, sim, eu preciso apresentar justificativas plausíveis, isto é, apresentar argumentos válidos. A crítica, pensada como uma análise criteriosa, requer rigor, disciplina e conhecimento. Eu não preciso de nenhuma dessas coisas para dar uma opinião. A doxa (opinião) exprime apenas as inclinações da minha subjetividade, a crítica é impessoal, não depende necessariamente do gosto do sujeito (posso perfeitamente criticar positivamente algo que não gosto). A crítica não é uma expressão subjetiva. Um bom projeto não é aquele projeto que eu gosto, mas que atende a certos critérios minimamente objetivos de análise (regras de level design, de roteiro e narrativa, de programação, de jogabilidade etc.).

Contudo, e aqui é onde eu queria desde o início chegar, além da responsabilidade epistemológica com a verdade, o crítico também possui uma responsabilidade ética: ele está falando para pessoas, e sobre pessoas (o trabalho delas). Dizer "o seu projeto é uma merda" não é uma crítica, mas apontar problemas, falhas, lacunas, deslizes, é. Não cabe a mim, como crítico, destruir pessoas e sonhos, mas apontar erros, acertos e, se possível, meios para melhorar o que está errado, tudo isso de maneira criteriosa e argumentativa. Não é a minha função bajular quem quer que seja, assim como não é minha função ferrar com alguém.​

Mano Raony tu deu uma definição perfeita para a questão acredito fielmente sobre este argumento, mas agora lanço uma batata quente pra ti que acho que é de suma importância para muitos aqui. O que definiria a qualidade de um produto ?? porque se formos avaliar algumas pessoas gostam de jogos com desafios fáceis, mas se avaliarmos em quesito argumentativo (que é muito o meu caso) jogos difíceis definem qualidade SIM já que um jogo foi feito especificamente para obter desafios sendo assim quanto maiores os desafios maiores serão a qualidade do produto, mas a questão é que tem pessoas que não gostam de um jogo com desafios muito difíceis de serem concluídos, ai chegamos ao seguinte ponto. Até onde se é definido a qualidade de um produto ? E até onde neste quesito algo é considerado como crítica ou não, já que gosto é algo muito relativo ?? É claro que dei apenas um exemplo aqui mas no geral podemos aplicar em diversos aspectos referente a um produto de entretenimento.

Basicamente: mutas "críticas" só sabem apontar os Contras sem mostrar os Prós.

Exemplo:
As vezes um jogo é chato, mas não porque a estória contada seja ruim pode ser "N" fatores, como um roteiro mal desenvolvido, ou até bem desenvolvido, mas com um Gameplay chato, como aqueles RPGs que os Chefes são muuito fortes, e você perde muito tempo upando seu Lv para poder ter chance com ele, mas o jogo não oferece quests secundárias para ganhar itens melhores ou XP, ai você fica desanimado de upar só matando monstro.

Isso é só um exemplo, mas podemos ver que dessa forma, apontando o que está ruim (e também o que está bom) o Maker sabe o que deve ser feito para melhorar.

E esse é um bom motivo de se ter Beta Testers em seus jogos!

Cross Maker comentou:
Discordo ! A pessoa seja iniciante ou não algum dia ela terá que se deparar com trabalhos profissionais e críticos aguçados, não tem como um iniciante amadurecer sem que ele fracasse antes, logicamente que isso não lhe da motivos de meter o pau no garoto pois como disse antes TEM QUE SER CONSTRUTIVO A CRÍTICA, um amador só vai caminhar quando aprender a lidar com as críticas e absorver o que é bom e descartar o que é desnecessário, é assim que se consegue disciplina, infelizmente muitos hoje fazem críticas desnecessárias que nada agregam a habilidade ou ao desenvolvimento do produtor de conteúdo, se em seu primeiro trabalho quase tudo estiver mal feito a crítica deve SIM apontar o quase tudo mas também elogiar o que foi bem feito ainda que seja pouca coisa, se isso não for feito dificilmente o iniciante será incentivado a desenvolver melhor suas habilidades, todos os profissionais tiveram que passar por este processo, claro que infelizmente muitos passaram de forma dura e rude, por isso acredito que todos aqueles que já estão com uma bagagem mais avançada cabe a eles o papel de criticar SIM quer tudo esteja ruim (o que é quase impossível, porque sempre vai existir algo bom) quer esteja bom, mas de maneira justa para que o iniciante esteja ciente os pontos que deve desenvolver e para poupa-lo de sérias críticas que podem desanima-lo a ser um criador de conteúdo ou pior ainda se adaptar as duras críticas e se tornar um ranzinza quando tiver habilidades avançadas.

Eu não disse que não tinha que fazer crítica pra quem tá começando, só que não podia ser uma crítica pesada. Muita gente confunde crítica pesada com crítica destrutiva, mas isso não é verdade - críticas construtivas podem sim ser duras.

Vamos pegar um exemplo. João de Tal criou um tópico com o primeiro projeto dele em RMaker, ele começou a mexer faz uns dois meses mas só agora se sentiu confortável em mostrar pro pessoal o que ele tá fazendo. João sabe que seu projeto é pequenininho e bem básico, mas ele tá aprendendo RMaker e tá muito empolgado por estar criando um jogo pela primeira vez. Então, aparecem duas respostas no post do João:

Resposta 1:
Joguei a demo e não gostei muito.
Primeiro, os gráficos: você nem sequer adicionou sprites novos, foi com o RTP direto - ficou muito batido e sem originalidade.
Segundo, o mapeamento tá meio mal feito e vazio, não tem nada pra fazer enquanto eu ando da vila A pra vila B a não ser o tédio de batalhar com os monstros que aparecem (no sistema default de combate, sem nem um scriptzinho!). Os interiores das suas casas são gigantescos sem necessidade, e tem várias outras coisas que eu poderia falar, mas sugiro meeesmo que você comece a estudar mapeamento.
Terceiro, a história é beeeem cliché, apesar de ser até engraçada. Um cavaleiro Sir Lançalote que precisa salvar a Lady Guinevéia de um mago maligno Merlão - você só colocou nomes novos. Já vi essa estrutura em uns 456 jogos já, não dá nem vontade de jogar. Cria alguma nova em cima disso e desenvolva melhor as personagens que pode ficar melhor.

Resposta 2:
Eae João! Acabei de testar a demo aqui, ainda não tá aquela belezura mas dá pra melhorar em alguns pontos.
Eu curti a sua ideia de pegar elementos da história do Rei Arthur e fazer uma adaptação meio comédia, ficou divertido. Mesmo assim, tenta dar mais uma encorpada na história, porque ela tá muito padrão desse jeito só trocando os nomes, tenta criar outras coisas.
Vi que você usou o RTP, e não tem problema nenhum nisso. É bem prático porque ele já vem na engine, mas mais pra frente tenta procurar uns sprites novos que vão deixar seu projeto parecendo bem mais original. Mais pra frente, tenta procurar uns scripts pra deixar o combate mais diversificado e também e dar uma estudada em mapeamento pra preencher mais os seus mapas.

Ora, as duas críticas foram construtivas, apresentando as falhas e sugerindo melhoras pro jogo, e a primeira delas é inclusive mais criteriosa, mencionando pontos específicos em vez de aspectos mais gerais que nem a segunda. Entretanto, a segunda é a que provavelmente vai surtir o melhor efeito no João.

Esse foi o meu ponto. Não adianta e nem é sensato fazer críticas muito criteriosas e duras a quem está engatinhando em game dev ainda. É muito mais efetivo você dar indicações mais gerais e ir aos poucos indicando os problemas pra pessoa do que derrubar uma avalanche de feedback que ela pode não ter a maturidade pra interpretar da maneira correta.

Cross Maker comentou:
Mano Raony tu deu uma definição perfeita para a questão acredito fielmente sobre este argumento, mas agora lanço uma batata quente pra ti que acho que é de suma importância para muitos aqui. O que definiria a qualidade de um produto ?? porque se formos avaliar algumas pessoas gostam de jogos com desafios fáceis, mas se avaliarmos em quesito argumentativo (que é muito o meu caso) jogos difíceis definem qualidade SIM já que um jogo foi feito especificamente para obter desafios sendo assim quanto maiores os desafios maiores serão a qualidade do produto, mas a questão é que tem pessoas que não gostam de um jogo com desafios muito difíceis de serem concluídos, ai chegamos ao seguinte ponto. Até onde se é definido a qualidade de um produto ? E até onde neste quesito algo é considerado como crítica ou não, já que gosto é algo muito relativo ?? É claro que dei apenas um exemplo aqui mas no geral podemos aplicar em diversos aspectos referente a um produto de entretenimento.

Eu já esperava que essa batata quente fosse cair nas minhas mãos... hahaha... Mas, vamos lá... a questão de o nível de desafio servir como critério de qualidade, a meu ver, está relacionada com a força dos argumentos pró ou contra. Toda crítica, por mais imparcial e criteriosa que se pretenda, encontra resistência, e se dá num meio que, se é verdadeiramente aberto e democrático, não só permite como estimula a discordância. Trata-se de uma relação de força entre perspectivas que não se resolve, nunca, de uma vez por todas. Você coloca o gosto por desafio contra o gosto por facilidades, mas tratar-se-ia apenas de uma questão de gosto, realmente, ou de algo mais? Eu poderia perfeitamente indagar se não há razões sociológicas, mercadológicas e até mesmo psicológicas que determinam meu gosto e, portanto, o gosto não é algo assim tão relativo ou isento, mas pressupõe toda uma estrutura que o condiciona. Isto é, a questão do porquê de as pessoas, hoje, preferirem a facilidade, ultrapassa até mesmo a questão própria dos videogames, mas alcança questões outras da sociologia e da psicologia e até mesmo da economia. Isso implica considerar critérios interdisciplinares, que tornam tudo ainda mais nebuloso. Entretanto, para não tornar isso mais complicado do que já é, vale sempre avaliar a força dos argumentos. Nessa disputa, qual lado apresenta os melhores argumentos? Dizer "é o meu gosto" não é argumento, é narcisismo. Você pode, e é totalmente livre para tal, gostar ou não gostar, mas a partir do momento em que você pretende defender uma posição, participar do jogo argumentativo, faz-se necessário sair da zona de conforto da opinião (gosto/não gosto) e assumir que você deve apresentar justificativas plausíveis sobre aquilo que você defende. Se você quer apenas manifestar o seu gosto, ótimo, fique à vontade, mas se quiser defendê-lo, vai ter que apresentar algo mais do que uma simples afirmação subjetiva. Em termos mais canalhas: se não quer brincar, não desce para o playground, meu filho!

[member=1916]RaonyFM[/member] disse tudo nos seus posts. Infelizmente, não é isso que vejo a maioria dos "críticos" fazerem hoje em dia.

[member=225]Lord Wallace[/member] agora entendi, é que na minha visão é impossível trazer uma crítica construtiva já que se tu meter o loco em um novato de nada vai agregar as habilidades e criatividades do caboclo, mas pelo teu exemplo que tu deu consegui perceber a questão

[member=1916]RaonyFM[/member] então deixe-me ver se entendi, em relação a industria de entretenimento, vence quem tiver o melhor argumento em relação ao seus gostos ? Bem faz até que sentido, mas se for ver serão debates sem fim já que não tem como definir o que é de qualidade ou não de certa forma em um jogo/anime/filme e etc, pois quer queiramos ou não alguns aspectos sempre vai envolver uma opinião pessoal a respeito, com é claro algumas exceções ex: Graficos/Trilha Sonora/História e etc, mas acredito que até nestes aspectos mais técnicos é preciso avaliar conforme a proposta do game em questão por ex: se você fizer uma crítica em jogos infantis não pode ser avaliado como um jogo feito para adultos pois a proposta é diferente, por isso acho que a melhor forma é definindo a qualidade de acordo com a proposta que ele esta trazendo ao produto de entretenimento e conforme o autor faça continuações daquela obra maior será as exigências pois ele deve fazer uma sequência de qualidade sem perder a essência de seus jogos anteriores, imagina jogar um jogo do mario em que você mata demônios e zumbis onde rola sangue por todo o lado, isso irá fazer perder totalmente a qualidade devido fugir da realidade daquele universo.

Achei interessante este debate porque faz a gente perceber que gostar de um produto é muito mais profundo do que simplesmente dizer "apenas gosto" faz você criticar mais a obra por uma qualidade e criatividade melhor, eu sou super a favor as pessoas meterem o pau em obras profissionais caso os diretores ofereçam um relaxo a sua obra pois quanto maiores as empresas maiores as oportunidades e capacidades que eles tem de oferecerem um produto profissional e de qualidade infelizmente a nossa realidade por parte de alguns produtos de conteúdo não fazem isso porque preferem oferecer uma história popular para ganhar mais money (e sim DB Super eu estou de olho em você !!!!! uasaushuahsuahsuhausuahs)

Cross Maker comentou:
[member=225]Lord Wallace[/member] agora entendi, é que na minha visão é impossível trazer uma crítica construtiva já que se tu meter o loco em um novato de nada vai agregar as habilidades e criatividades do caboclo, mas pelo teu exemplo que tu deu consegui perceber a questão

[member=1916]RaonyFM[/member] então deixe-me ver se entendi, em relação a industria de entretenimento, vence quem tiver o melhor argumento em relação ao seus gostos ? Bem faz até que sentido, mas se for ver serão debates sem fim já que não tem como definir o que é de qualidade ou não de certa forma em um jogo/anime/filme e etc, pois quer queiramos ou não alguns aspectos sempre vai envolver uma opinião pessoal a respeito, com é claro algumas exceções ex: Graficos/Trilha Sonora/História e etc, mas acredito que até nestes aspectos mais técnicos é preciso avaliar conforme a proposta do game em questão por ex: se você fizer uma crítica em jogos infantis não pode ser avaliado como um jogo feito para adultos pois a proposta é diferente, por isso acho que a melhor forma é definindo a qualidade de acordo com a proposta que ele esta trazendo ao produto de entretenimento e conforme o autor faça continuações daquela obra maior será as exigências pois ele deve fazer uma sequência de qualidade sem perder a essência de seus jogos anteriores, imagina jogar um jogo do mario em que você mata demônios e zumbis onde rola sangue por todo o lado, isso irá fazer perder totalmente a qualidade devido fugir da realidade daquele universo.

Achei interessante este debate porque faz a gente perceber que gostar de um produto é muito mais profundo do que simplesmente dizer "apenas gosto" faz você criticar mais a obra por uma qualidade e criatividade melhor, eu sou super a favor as pessoas meterem o pau em obras profissionais caso os diretores ofereçam um relaxo a sua obra pois quanto maiores as empresas maiores as oportunidades e capacidades que eles tem de oferecerem um produto profissional e de qualidade infelizmente a nossa realidade por parte de alguns produtos de conteúdo não fazem isso porque preferem oferecer uma história popular para ganhar mais money (e sim DB Super eu estou de olho em você !!!!! uasaushuahsuahsuhausuahs)

Exatamente, Cross, acredito que seja por aí, mesmo. Inclusive, a proposta é um elemento que deve ser considerado dentro de uma crítica, porque do contrário vira bagunça. Imagina que eu sou uma pessoa que gosta de gráficos realistas e vou fazer uma crítica de Cuphead. Esse jogo não tem gráficos realistas, afinal, é um desenho animado interativo, e é exatamente isso que ele quer ser, então, não posso criticá-lo por aquilo que ele não quer ser. Outro exemplo: criticar a ausência de drama numa comédia, ou profundidade numa obra que pretende, justamente, valer-se da superficialidade (como personagens propositadamente caricatos). Assim é para games de RPG Maker: querer que eles tenham a mesma qualidade gráfica de um God of War é descabido. Mas avaliar a qualidade técnica da pixel art, o seu estilo dentro da proposta, é possível.​

[member=225]Lord Wallace[/member] vendo seu post eu lembrei de um tutorial da RPG Maker Web que ensina a "como fazer críticas". :XD:

Se a pessoa quer realmente ajudar em um projeto dando feedback, ela tem que falar de maneira "educada" o que está ruim, e principalmente, mostrar os "acertos" que a pessoa fez.

Esse tipo de "técnica pra opinar" é o que faz um feedback ser eficaz.

Agora, o primeiro exemplo que você deu é o caso típico de, diria até mesmo, assédio moral. Como quando acontece um bullying na escola entre alunos mais velhos, ou até mesmo professores, pegando no pé do novato. Ninguém cresce com esse tipo de atitude. Pelo contrário, só serve pra baixar a auto-estima da pessoa e eventualmente fazê-la desistir.

CleanWater comentou:
[member=225]Lord Wallace[/member] vendo seu post eu lembrei de um tutorial da RPG Maker Web que ensina a "como fazer críticas". :XD:

Se a pessoa quer realmente ajudar em um projeto dando feedback, ela tem que falar de maneira "educada" o que está ruim, e principalmente, mostrar os "acertos" que a pessoa fez.

Esse tipo de "técnica pra opinar" é o que faz um feedback ser eficaz.

Agora, o primeiro exemplo que você deu é o caso típico de, diria até mesmo, assédio moral. Como quando acontece um bullying na escola entre alunos mais velhos, ou até mesmo professores, pegando no pé do novato. Ninguém cresce com esse tipo de atitude. Pelo contrário, só serve pra baixar a auto-estima da pessoa e eventualmente fazê-la desistir.

Rapaz, quando um manual de como fazer críticas se faz necessário, é porque estamos realmente perdidos... hahahaha...

Cross Maker comentou:
Assim, eu acho que faltou analisar o motivo pelo qual alguém posta um trabalho para os outros comentarem, e as características de quem postou:
1) É iniciante, intermediário, experiente? (Nos diz o nível de detalhamento e complexidade q uma crítica pode ser e o quanto a pessoa vai conseguir absorver e aprender com ela)
2) Por que fez o trabalho? Está fazendo apenas por hobby sem pretensão de desenvolver nenhuma habilidade ou técnica? Ou quer aprender msm a fazer algo bem? Ou quer um dia se profissionalizar nisso? (Dependendo do intuito, a abordagem e intensidade da crítica deve ser diferente. )
3) Por que quis mostrar o trabalho? Quer críticas ou apenas opiniões ou só elogios mesmo? (Às vezes, a pessoa pode estar apenas mostrando uma parte do portfólio em desenvolvimento, ou mesmo querendo mostrar aos poucos sua evolução, ou só quer mostrar mesmo pra ver se gostaram ou não, por diversão. Então, pode ser q ele nem queria uma crítica, mas apenas opinião pessoal da galera, entender os gostos e preferências )

No exemplo do iniciante: não adianta jogar uma enxurrada de informações sobre td q pode estar errado no trabalho dele, pq provavelmente ele não vai nem saber por onde começar e nem quais são os pontos críticos q ele deve focar. O exemplo dado pelo Lord Wallace tb ilustra bem o aspecto de uma crítica a um iniciante.

Essa questão de gosto, não vejo o porquê da necessidade de argumentar a favor da própria preferência, sendo que, muitas vezes são realmente apenas preferências e inclinações (condicionadas ou não, sociais, introjetadas no subconsciente, o q seja q a psicologia acha disso) q cada um tem e q dificilmente vão fazer a outra pessoa mudar de opinião.
Por isso, criam-se nichos de mercado q possa atender a cada tipo de "gosto". Há quem goste de jogos de corrida, mas odeia jogos de futebol. Tentar argumentar que um é mais legal q o outro soa o mesmo que dizer q banana é mais gostoso q maçã pq não tem acidez. Mas e se a outra pessoa gosta mais de maçã exatamente por ela ser mais azedinha e menos enjoativa?
[error]Desculpem aí se viajei demais na batatinha. Aliás, eu devia ter usado batata como exemplo, em homenagem ao caro Wesley... rsrsrs[/error]
Não acredito q haja certo ou errado em opiniões. Há, porém, ideologia e até mesmo ignorância disfarçada de opinião ou de crítica, mas isso já é outra história e já foge do tópico principal q é o feedback.

2) Por que fez o trabalho? Está fazendo apenas por hobby sem pretensão de desenvolver nenhuma habilidade ou técnica? Ou quer aprender msm a fazer algo bem? Ou quer um dia se profissionalizar nisso? (Dependendo do intuito, a abordagem e intensidade da crítica deve ser diferente. )

Depende já vi projetos (e já joguei projetos) que foram totalmente independentes feitos apenas por diversão mas com uma originalidade e desempenho fantásticos, ex: Orca, Maker Zone, Final Heart entre outros, o fato de ser ou não comercial não justifica muito se é de qualidade ou não eu mesmo estou desenvolvendo um jogo com artes originais totalmente independente, é claro que um jogo comercial por envolver money vai ganhar bem mais prestigio por poder usufruir de programas melhores, mas a questão é que jogos independentes com uma certa originalidade obviamente irão receber notas bem mais altas do que jogos feitos em RTP, a menos que este jogo feito em RTP conseguir fazer uma jogabilidade historia entre outras coisas que possa suprir a necessidade de gráficos originais

Essa questão de gosto, não vejo o porquê da necessidade de argumentar a favor da própria preferência, sendo que, muitas vezes são realmente apenas preferências e inclinações (condicionadas ou não, sociais, introjetadas no subconsciente, o q seja q a psicologia acha disso) q cada um tem e q dificilmente vai fazer a outra pessoa mudar de opinião.
Por isso, criam-se nichos de mercado q possa atender a cada tipo de "gosto". Há quem goste de jogos de corrida, mas odeia jogos de futebol. Tentar argumentar que um é mais legal q o outro soa o mesmo que dizer q banana é mais gostoso q maçã pq não tem acidez. Mas e se a outra pessoa gosta mais de maçã exatamente por ela ser mais azedinha e menos enjoativa? Não acredito q haja certo ou errado em opiniões. Há, porém, ideologia e até mesmo ignorância disfarçada de opinião ou de crítica, mas isso já é outra história e já foge do tópico principal q é o feedback.

Errado, jogos de corrida são diferentes de jogos de futebol pessoas que discutem este tipo de coisa estão misturando estações a questão é argumentar jogos de um mesmo gênero, com jogabilidades graficos e propostas semelhantes, aí sim podemos avaliar se ele é melhor ou não, a qualidade de um produto de entretenimento é muito visível justamente pelo fato de existir analises técnicas que definem a qualidade deste jogo, um exemplo clássico é o jogos que o youtuber MrPoladoful colocava nos seus videos, os jogos são visivelmente mal feitos para "zoar" e eu duvido que alguém na humanidade ache Supra Mario Krat mais divertido que o original Mario Kart, isso porque Mario Kart ao invés deste jogo zueiro, tem um flexibilidade de jogabilidade ao contrário do outro game, tem um modo competitivo ao invés do outro game enfim.... existe diversos aspectos que o tornam melhor, agora se formos falar de Crash Team Racing e Mario Kart 64, podemos avaliar vários aspectos, justamente por ambos terem sido criados na mesma era do play 1 e Nintendo 64, ex: Crash tem personagens com gráficos 3D, Mario já não tem, ou seja os dois tem a mesma proposta quase a mesma capacidade de processamento mas Crash se sobre sae por ter graficos melhores. Isso mostra que jogos podem e devem ser debatidos SIM, justamente para exigir que o diretor consiga melhorar seu produto e atender os fas que são consumidores deste produto. 

Voltar
Topo Inferior