🤔 Para Refletir :
"Quer ouvir um paradoxo? Desenvolvedores que fazem jogos envolventes."
- InterPlay

O que ganhamos com tudo isso? A importância do Feedback...

Fui ver o que tinha de novo aqui e me assustei, Gsuis qta coisa. Mas li tudo >_<.

Não vejo problema algum em dar opinião e ou critica (construtiva) desde que tenha bom senso na hora de escrever afinal o que autor mais quer é feedback, como muitos citaram.

É muito gostoso e importante debater nossas ideias mas pelo amor não vamos começar a impor regras mirabolantes na hora de postar um feedback porque senão vamos acabar com tópicos vazios que vão mais parecer um mural de recados. As vezes temos que lembrar que tudo que o cidadão quer é um gostei, por muitas vezes é o que agente precisa pra não desistir de algo, incentivo.

Abraço. o/

Nan comentou:
Cross Maker comentou:
Discordo ! A pessoa seja iniciante ou não algum dia ela terá que se deparar com trabalhos profissionais e críticos aguçados, não tem como um iniciante amadurecer sem que ele fracasse antes, logicamente que isso não lhe da motivos de meter o pau no garoto pois como disse antes TEM QUE SER CONSTRUTIVO A CRÍTICA, um amador só vai caminhar quando aprender a lidar com as críticas e absorver o que é bom e descartar o que é desnecessário, é assim que se consegue disciplina, infelizmente muitos hoje fazem críticas desnecessárias que nada agregam a habilidade ou ao desenvolvimento do produtor de conteúdo, se em seu primeiro trabalho quase tudo estiver mal feito a crítica deve SIM apontar o quase tudo mas também elogiar o que foi bem feito ainda que seja pouca coisa, se isso não for feito dificilmente o iniciante será incentivado a desenvolver melhor suas habilidades, todos os profissionais tiveram que passar por este processo, claro que infelizmente muitos passaram de forma dura e rude, por isso acredito que todos aqueles que já estão com uma bagagem mais avançada cabe a eles o papel de criticar SIM quer tudo esteja ruim (o que é quase impossível, porque sempre vai existir algo bom) quer esteja bom, mas de maneira justa para que o iniciante esteja ciente os pontos que deve desenvolver e para poupa-lo de sérias críticas que podem desanima-lo a ser um criador de conteúdo ou pior ainda se adaptar as duras críticas e se tornar um ranzinza quando tiver habilidades avançadas.
Assim, eu acho que faltou analisar o motivo pelo qual alguém posta um trabalho para os outros comentarem, e as características de quem postou:
1) É iniciante, intermediário, experiente? (Nos diz o nível de detalhamento e complexidade q uma crítica pode ser e o quanto a pessoa vai conseguir absorver e aprender com ela)
2) Por que fez o trabalho? Está fazendo apenas por hobby sem pretensão de desenvolver nenhuma habilidade ou técnica? Ou quer aprender msm a fazer algo bem? Ou quer um dia se profissionalizar nisso? (Dependendo do intuito, a abordagem e intensidade da crítica deve ser diferente. )
3) Por que quis mostrar o trabalho? Quer críticas ou apenas opiniões ou só elogios mesmo? (Às vezes, a pessoa pode estar apenas mostrando uma parte do portfólio em desenvolvimento, ou mesmo querendo mostrar aos poucos sua evolução, ou só quer mostrar mesmo pra ver se gostaram ou não, por diversão. Então, pode ser q ele nem queria uma crítica, mas apenas opinião pessoal da galera, entender os gostos e preferências )

No exemplo do iniciante: não adianta jogar uma enxurrada de informações sobre td q pode estar errado no trabalho dele, pq provavelmente ele não vai nem saber por onde começar e nem quais são os pontos críticos q ele deve focar. O exemplo dado pelo Lord Wallace tb ilustra bem o aspecto de uma crítica a um iniciante.

Essa questão de gosto, não vejo o porquê da necessidade de argumentar a favor da própria preferência, sendo que, muitas vezes são realmente apenas preferências e inclinações (condicionadas ou não, sociais, introjetadas no subconsciente, o q seja q a psicologia acha disso) q cada um tem e q dificilmente vai fazer a outra pessoa mudar de opinião.
Por isso, criam-se nichos de mercado q possa atender a cada tipo de "gosto". Há quem goste de jogos de corrida, mas odeia jogos de futebol. Tentar argumentar que um é mais legal q o outro soa o mesmo que dizer q banana é mais gostoso q maçã pq não tem acidez. Mas e se a outra pessoa gosta mais de maçã exatamente por ela ser mais azedinha e menos enjoativa? Não acredito q haja certo ou errado em opiniões. Há, porém, ideologia e até mesmo ignorância disfarçada de opinião ou de crítica, mas isso já é outra história e já foge do tópico principal q é o feedback.

Essa é uma das razões pelas quais eu fiz questão de estabelecer uma diferença entre crítica e opinião. A opinião é de foro íntimo, mas a partir do momento que eu saio do âmbito da opinião e passo para a afirmação de uma posição, se faz sim necessário argumentar e sustentar aquilo que se defende. Sobre a sua comparação com jogos de corrida e jogos de futebol, ela possui um falha: jogos de corrida e jogos de futebol são gêneros distintos e, portanto, não faz sentido compará-los. É como querer comparar um jogador de basquete com um jogador de tênis, para ver quem é o melhor atleta. O importante, a meu ver, é justamente que a opinião não possui peso numa crítica, que a crítica não é uma questão de opinião, e que se faz necessário separar uma coisa da outra.

Cross Maker comentou:
Depende já vi projetos (e já joguei projetos) que foram totalmente independentes feitos apenas por diversão mas com uma originalidade e desempenho fantásticos, ex: Orca, Maker Zone, Final Heart entre outros, o fato de ser ou não comercial não justifica muito se é de qualidade ou não eu mesmo estou desenvolvendo um jogo com artes originais totalmente independente
Não disse pela qualidade do produto, disse pela qualidade da crítica q se deve dar a alguém, dependendo do intuito e da receptividade da pessoa à crítica.

Errado, jogos de corrida são diferentes de jogos de futebol pessoas que discutem este tipo de coisa estão misturando estações a questão é argumentar jogos de um mesmo gênero, com jogabilidades graficos e propostas semelhantes, aí sim podemos avaliar se ele é melhor ou não, a qualidade de um produto de entretenimento é muito visível justamente pelo fato de existir analises técnicas que definem a qualidade deste jogo [...]
Aí tudo bem, se for assim, dá sim pra argumentar sim... mas ainda assim, fatores como subjetividade, saudosismo, "esse foi o primeiro jogo do gênero, então vamos dar um desconto a ele", podem estar embutidos nas avaliações técnicas, então pode ser que nem tudo seja 100% isento de opinião pessoal.

TsuYa comentou:
É muito gostoso e importante debater nossas ideias mas pelo amor não vamos começar a impor regras mirabolantes na hora de postar um feedback porque senão vamos acabar com tópicos vazios que vão mais parecer um mural de recados. As vezes temos que lembrar que tudo que o cidadão quer é um gostei, por muitas vezes é o que agente precisa pra não desistir de algo, incentivo.
Concordo...

[member=1916]RaonyFM[/member] Justo, tinha entendido a questão dos gêneros de jogos, eu q li alguns posts de forma errada e achei q estavam querendo argumentar a favor de um gênero em detrimento de outro. Mas... ponto esclarecido.

Aí tudo bem, se for assim, dá sim pra argumentar sim... mas ainda assim, fatores como subjetividade, saudosismo, "esse foi o primeiro jogo do gênero, então vamos dar um desconto a ele", podem estar embutidos nas avaliações técnicas, então pode ser que nem tudo é 100% isento de opinião pessoal.

Sim mas ai é que esta a questão é a OPINIÂO, acho que este é o fator mais importante para uma crítica, dar uma opinião sensata e justa com o máximo de valores técnicos, esta é a melhor forma de incentivar um criador de conteúdo a oferecer maiores habilidades e qualidade, avaliando é claro todos os fatores que foram abordados aqui ao longo do debate

Primeiramente parabéns pela iniciativa [member=1361]Wesley Jesus[/member]

[redalert]Respeito muito os críticos, pois trata-se de uma analise imparcial ou deveria ser... [/redalert]

Uma analogia: Não curto o futebol profissional, pois há um grupo que ganha muito e não volta para a sociedade, mas não é isso que quero mencionar. Criticar um jogador profissional (que é bem comum) com recursos, ou seja, sua profissão é uma coisa, mas o fulano que joga apenas no fim de semana para descontrair é outra. Além disso, um crítico não pode ser tendencioso, senão deixa de ser uma crítica e vira uma campanha. Para ser um critico é preciso conhecimento, conhecer a obra em questão e criticar para ajudar que no próximo projeto seja melhor etc... Dito isso, converse com o autor antes, posso fazer uma análise/critica do seu jogo? Ou pode fazer algo que aprendi com o amigo [member=320]JoeFather[/member] que é fazer uma análise e os pontos negativos (minha opinião) envio por MP, email dentre outros. É difícil criticar um projeto sem saber o histórico, por exemplo, meu primeiro jogo foi criticado por utilizar RTP, mas essa era a proposta de apresentar para meus alunos eu até escrevi um roteiro e com ajuda de um colaborador confeccionamos algumas cutscenes (com as personagens do RTP) para o projeto. Por isso, acho muito difícil criticar, eu jogo converso muito com o desenvolvedor e questiono o porquê disso? Só depois escrevo a critica. Eu aprendi muito cedo que criticar é fácil e dar o exemplo é o que realmente importa. 

BENTO comentou:
Primeiramente parabéns pela iniciativa [member=1361]Wesley Jesus[/member]

[redalert]Respeito muito os críticos, pois trata-se de uma analise imparcial ou deveria ser... [/redalert]

Uma analogia: Não curto o futebol profissional, pois há um grupo que ganha muito e não volta para a sociedade, mas não é isso que quero mencionar. Criticar um jogador profissional (que é bem comum) com recursos, ou seja, sua profissão é uma coisa, mas o fulano que joga apenas no fim de semana para descontrair é outra. Além disso, um crítico não pode ser tendencioso, senão deixa de ser uma crítica e vira uma campanha. Para ser um critico é preciso conhecimento, conhecer a obra em questão e criticar para ajudar que no próximo projeto seja melhor etc... Dito isso, converse com o autor antes, posso fazer uma análise/critica do seu jogo? Ou pode fazer algo que aprendi com o amigo [member=320]JoeFather[/member] que é fazer uma análise e os pontos negativos (minha opinião) envio por MP, email dentre outros. É difícil criticar um projeto sem saber o histórico, por exemplo, meu primeiro jogo foi criticado por utilizar RTP, mas essa era a proposta de apresentar para meus alunos eu até escrevi um roteiro e com ajuda de um colaborador confeccionamos algumas cutscenes (com as personagens do RTP) para o projeto. Por isso, acho muito difícil criticar, eu jogo converso muito com o desenvolvedor e questiono o porquê disso? Só depois escrevo a critica. Eu aprendi muito cedo que criticar é fácil e dar o exemplo é o que realmente importa. 

Concordo perfeitamente com tua visão [member=164]BENTO[/member] mas acho desnecessário perguntar ao autor qual era a intenção dele criar o game em questão, pois ele tem um tópico inteiro para apresentar o seu projeto e sua proposta, se ele não apresentou é porque ele não quis pois a seção jogos em desenvolvimento e jogos completos é feito justamente para isso ANUNCIAR O SEU JOGO, é ali que ele deve passar as informações e não pessoalmente, se ele não passou esta informação em seu anuncio do game o erro foi dele e não do critico de analisar errado a proposta justamente pelo fato do criador não ter apresentado estas informações, mas sobre a questão de perguntar para fazer uma analise antes e todo o resto sou super a favor

Uau! Muitas respostas! :O

É ótimo ver a opinião de todos aqui! E é ainda mais ótimo que mesmo tendo opiniões um pouco diferentes, todo mundo foi bastante educado um com o outro, e isso na verdade é o mais importante de todos! :)

Eu queria mostrar um pequeno exemplo de história e os diferente tipos de feedback que eu já vi as pessoas fazerem:
História do membro:
Um demonio muit poderoso quase destrui a raça humana mas isso foi impedio pelo lendário cavaleiro ledario Fenix. Fenix o lendario lutou bravamente contra o demonio e aprisionou no Limbo. Agora um feiticeiro chamado Shaft que quer libertar o demonio mas o descedente de Fenix o Phoenix vai enfrentar o feiticeiro pra impedir a volta do demonio ao nosso mundo. Digam o que acharam?

Os diferentes tipos de feedback:
Massa! É uma história com bastante potencial, hein? Espero ver mais pela frente!
É boa. Precisa desenvolver mais, mas fiquei curioso em saber o resto
Você tem criatividade, garoto! Espero ler essa historinha gostosa mais pela frente! Boa sorte aí!
Mas que lixo. Voce não podia ver uma história mais cliche nao?
Eu já vi essas historias o tempo todo. Elas não me cativam nem um pouco.
É cliche. E cliche ruim pra piorar.
É uma história extremamente clichê, e que já foi usada milhares de vezes. Se isso é o melhor que pode fazer, você nunca conseguirá chamar a atenção do público. Treine mais e só volte quando estiver pronto.
Porque o demônio quis destruir a raça humana? Porque o cavaleiro Fenix foi o único que tinha poder pra aprisionar ele? Porque ele aprisionou ele ao invés de matar? Como o feiticeiro Shaft ficou sabendo do demônio? Como ele vai libertá-lo? Essa história gerou tantas perguntas que fiquei confuso... Se você conseguir explicar elas, acredito que a sua história vai melhorar muito.
1: É clichê.
2: Não tem profundidade nenhuma nos personagens.
3: Não tem emoção.
4: Parece ter sido escrita por um menino de 10 anos.
5: Foi copiada de Castlevania Dracula X.

Porém a história tem potencial. Em uma escala de 1 a 10, eu daria 4. Não desista.

"Um demonio muit poderoso
Oh, claro. Temos certeza que ele é "muit poderoso" quando nem o próprio criador sabe escrever direito...

lendário cavaleiro ledario Fenix
Desisto de ler essa história. Tem tantas erros grotescos que eu fico até surpreso...

Fala, cara!

Então, primeiro vamos aos pontos positivos:
- Eu acho massa o fato de ter uma batalha que se iniciou em uma geração e que vai terminar em uma outra!
- O nome Fenix tem todo aquele significado de "ressurgir das cinzas" e talvez você possa usar ele de alguma forma! Além disso, mesmo "Phoenix" sendo o "Fenix" em inglês, ficou massa! Dá a impressão de que Fenix e Phoenix tão conectados de alguma forma!
- Isso de "um demonio que quase destruir a humanidade antes, e agora está de volta" é bem maneiro se for trabalhado de maneira certa!

Agora vamos aos pontos negativos, que você pode melhorar:
- Usar vírgulas (,) no texto pode ajudar muito a torná-lo mais profissional e deixá-lo mais fácil de lermos. O texto tinha muitas vírgulas faltando, então se você fosse corrigir isso, acho que ficaria muito bom.
- É uma base clichê, mas isso não é um problema! O problema é se você não tiver nada pra oferecer a mais. Exemplo: Tente explorar mais os personagens ou os acontecimentos, para que essa "base clichê" tenha muito mais identidade própria do que parece!
- Falta de personalidades dos personagens. Fenix não tem nenhuma personalidade fora ser o "herói lendário", enquanto a única coisa que sabemos sobre Phoenix é que ele "é descendente de Fenix". O mesmo vale para o demônio e o feiticeiro. Tente explorar mais as personalidades e dar traços únicos para cada um! Você vai ver que assim, os personagens da sua história vão se tornar muito mais vivos e carismáticos! Porque e o quê fez o demônio querer destruir a raça humana? Talvez ele tinha nojo dela? Até... inveja de alguma forma? Porque Fenix teve tanta coragem de enfrentar o demônio sozinho? O que movia ele? Talvez a vontade de provar o seu valor? E o Phoenix? O que ele pensa sobre o seu ancestral Fenix? Ele tem orgulho ou talvez inveja por ser sempre comparado a ele? E o feiticeiro Shaft? Ele confia mesmo no demônio? Ele não está arriscando a sua vida libertando ele? Talvez o feiticeiro Shaft odeia todos e quer causar o fim do mundo? Talvez ele foi manipulado pelo demônio?

Acho que é só isso que percebi. Boa sorte com a sua escrita cara! Você tem potencial!

Esses foram alguns dos tipos de feedback que eu já percebi... Novamente, eu não estou criticando ou julgando ninguém! Se você usa algum desses, é uma escolha sua. Eu só queria mesmo mostrar os diferentes tipos de comentário que uma única história pode ter!​

Até mais e bom debate a todos! :)

Bom, a minha opinião continua a mesma desde aquele tópico. Criticas são fundamentais, inevitáveis e desejáveis. É melhor receber uma critica do que ser esquecido e não saber o porquê.  A pessoa que te critica está perdendo um tempo da vida dela, saindo de seu caminho, ativamente, para analisar o seu produto e dizer no que você poderia melhorar. Quando eu critico alguém, é porque eu sei que essa pessoa pode fazer melhor, que ela está passando pelo que eu já passei, e quero que ela cometa esses erros obrigatórios no menor tempo possível, que ela consiga criar a melhor versão possível do produto dela, da visão dela.

É igual meu irmão sempre diz: ninguém tá nem ai para o quanto você se esforçou para fazer esse jogo, eles não vão ver ou jogar esforço, eles vão jogar o produto, o resultado. A critica vai um passo além, ela não só joga o resultado como te diz como melhorar É aquela questão, você não precisa ser perfeito em tudo que faz, mas precisa tentar ser, mesmo que seja impossível. Caso não, você é uma ofensa a quem passa a vida tentando.
A unica critica que não é aceitável é a impossível, ou que vai contra o contexto do produto, Obvio. Há também criticas ruins e pessoas mal educadas, é preciso de discernimento.
No momento em que você posta em um fórum, tem que estar preparado para criticas.

Mas esse não é o ponto do tópico, é? O ponto aqui é o que motiva os criadores. E para muitos aqui eu sei que é diversão. Criar jogos é divertido, é um bom passatempo.  Eles criam para o presente, para o agora.
No meu caso, eu acho que é uma boa forma de reconhecer minha existência. De atuar de forma ativa e criar algo que é, de certa forma, parte de mim. E ver essa parte cativar outras pessoas, por isso eu posto meus jogos aqui. E prefiro ser criticado do que ser esquecido e não saber o porquê.
Ou, melhor, todo jogo será esquecido, toda pessoa será esquecida. Esse não é o ponto. Prefiro ser criticado e entender o porquê minha visão não cativou as pessoas. Na teoria musical existe milhares de milhares de possibilidades de musicas diferentes, mas humanos gravitam em direção a alguns especificas, deixando esse universo para sempre inexplorado, é como é. Não há o que fazer. O máximo que posso fazer é tentar criar uma parte de mim que cative essas pessoas, ou guardar para mim a minha visão.

Então... o quão triste pode ser quando uma pessoa dedica tanto tempo, trabalho, dedicação e esforço para criar um projeto, e nem ao menos isso ele consegue realizar? Infelizmente eu já vi muitos casos aqui... O jogo foi feito com o coração, mas infelizmente ele é esquecido no tempo, sendo devorado pelo vácuo e nunca mais sendo visto de novo... Então mesmo sabendo que o jogo não traria nenhum lucro, o maker se dedicou a criar todo um projeto com o desejo de compartilhá-lo ao mundo, mas nem ao menos isso ele conseguiu...

Isso é o futuro de quem não aceita criticas. De quem diz que o jogo é apenas para si e mesmo assim quer que os outros o vejam e o joguem. O mundo é indiferente ao nosso esforço, é assim que é. O máximo que podemos fazer e continuar tentando. é o fardo de quem cria um produto artístico.

O que me motiva é saber que um dia eu posso olhar para trás e ver um eu um pouco diferente de mim, e como ele agiu e criou, o como ele mudou ao longo do tempo, como ele melhorou, e as pessoas que ele moveu. De saber que ele existiu e fez o máximo que pôde.

Primeiramente, na minha opinião a base de um feedback deveria ser primeiramente a critica ao invés do elogio. O negócio do feedback é fazer a pessoa que o esta recebendo melhorar, e não continuar na mesma.

Eu simplesmente quando apresento algo e espero criticas e as pessoas só vem com elogio, eu fico PUTO.

Eu trabalhei em um telemarketing durante 1 e 2 meses. Enquanto a maioria recebia feedback, eu nunca levei um feedback naquele lugar. Pois como eu sempre estava entre os primeiros, para meu supervisor, eu não tinha que receber feedback e o pior é que eu ainda cobrava ele e até ficava perto dele para ouvir os feedbacks que ele dava nos outros, porque ele simplesmente não me dava 1. Ele me fazia o perfeito, sendo que até eu sabia que eu não era.

Se alguém posta algo com qualidade boa, eu faço o máximo de esforço possível para tentar comunicar algum tipo de falha caso aquilo tenha, se ficou realmente bom, eu comento e digo que ficou bem, se esta correto, mas ainda pode melhorar, mas não contem erros, eu simplesmente não comento nada. Se o negócio esta com erros e a qualidade é ruim, só senta e chora, pq eu não vou falar bem de nada.

Eu mesmo prefiro ajudar as pessoas e não encher o ego delas, da mesma forma que o desejo. E se o cara quer ser bom, ele vai aprender a receber a critica de boa e vai pensar em uma forma de corrigi-la.

Um exemplo que ocorreu recentemente comigo, foi um pergunta que fiz no stackoverflow referente um assunto X e o pessoal que viu meu código estava fazendo comentário e critica de assunto Y, era algo que nada tinha haver com a minha pergunta e que para eles eu estava pecando, eu poderia ter ignorado e ignorei, pois o que eles estavam comentando era algo totalmente "OPCIONAL" e nem era algo que eu estava focando, e eu sinceramente não sabia exatamente sobre o que eles estavam falando e porque eu estava pecando, sendo que aquilo era realmente algo "OPCIONAL", pois tudo estava funcionando perfeitamente.

Só que ao passar do tempo eu comecei a perceber do que eles estavam falando, pois minha aplicação começou a apresentar problemas pelo método que eu estava utilizando o código, que era justamente o que eles estavam falando, e basicamente, eu tive que mudar boas partes do meu código para adaptar a esse erro que eu estava cometendo e decidi ignorar pois "não era necessario".

A verdade é, quanto maior é o seu planejamento, maior é seu sucesso na execução, quanto mais cedo você recebe criticas, mas rápido você pode corrigir problemas que podem te causar problema no futuro.

Se você é o cara que ta "começando" ou que sabe que fez tudo "de qualquer jeito" pois não tinha um planejamento correto, saiba que você é a pessoa que mais precisa absorver critica quando elas aparecerem e tentar corrigir isso e ao invés de refutar a critica da pessoa, pergunte como você pode arrumar isso e essa pessoa não necessariamente tem obrigação de te responder como fara isso, poiso  projeto é seu e você tem que se virar para fazer as coisas acontecerem.

Uma pergunta que me faço a bastante tempo. O que me leva sentar em frente ao computador, ficar horas mapeando, fazendo a programação dos eventos, scripts e quebrando a cabeça com um monte de coisa para...  Sinceramente não sei.
Talvez uma única satisfação pessoal. Criar um mundo é uma coisa bem divertida. As vezes é aquela vontade de colocar para fora um sentimento próprio. A gente sempre tem alguma esperança que aquilo vá tocar alguém de alguma forma. Mas é uma pergunta complicada de responder.Eu utilizo a ferramenta a mais de 10 anos, e apesar de ser aprimorada em muitas coisas, fico me perguntando o por que, se adiantou tudo isso mesmo, e se ser perfeito no RPG Maker faz alguma diferença.

Hoje penso um pouco diferente de alguns anos, e acredito que a diversão está em primeiro lugar. Crie a história da melhor forma, que você entender e gostar. As pessoas não tem nenhuma obrigação de gostar do seu projeto e nem vão reconhecer o seu esforço ( bem vindo a vida), e nem você tem que agrada-las. Claro que é legal ver um projeto se aprimorando com seus feedbacks, só acho que as vezes o pessoal almeja um jogo fora das proporções de alguns aqui, e acaba exigindo demais, sem necessidade, e se esquece de se divertir com coisas simples. ( Projetos com mais de anos,  onde o criador, quer tudo perfeito, e não reconhece seus limites, e o jogo acaba nunca saindo ou sendo abandonado)

Acho que, fazer coisas no RPG Maker, é algo muito intimo, só você sabe até onde quer ir, e quando parar. A motivação de criar é completamente individual, alguns querem sucesso comercial, outros só reconhecimento e compartilhar suas ideias, e tem aqueles que querem "tocar" o jogador de alguma forma, e por ultimo tem alguns que só querem se divertir um pouco, nada complexo ou perfeito, Temos que aprender a respeitar todas as motivações, e entender que o RPG Maker é para todos.

;)

Voltar
Topo Inferior