Cross Maker comentou:
Discordo ! A pessoa seja iniciante ou não algum dia ela terá que se deparar com trabalhos profissionais e críticos aguçados, não tem como um iniciante amadurecer sem que ele fracasse antes, logicamente que isso não lhe da motivos de meter o pau no garoto pois como disse antes TEM QUE SER CONSTRUTIVO A CRÍTICA, um amador só vai caminhar quando aprender a lidar com as críticas e absorver o que é bom e descartar o que é desnecessário, é assim que se consegue disciplina, infelizmente muitos hoje fazem críticas desnecessárias que nada agregam a habilidade ou ao desenvolvimento do produtor de conteúdo, se em seu primeiro trabalho quase tudo estiver mal feito a crítica deve SIM apontar o quase tudo mas também elogiar o que foi bem feito ainda que seja pouca coisa, se isso não for feito dificilmente o iniciante será incentivado a desenvolver melhor suas habilidades, todos os profissionais tiveram que passar por este processo, claro que infelizmente muitos passaram de forma dura e rude, por isso acredito que todos aqueles que já estão com uma bagagem mais avançada cabe a eles o papel de criticar SIM quer tudo esteja ruim (o que é quase impossível, porque sempre vai existir algo bom) quer esteja bom, mas de maneira justa para que o iniciante esteja ciente os pontos que deve desenvolver e para poupa-lo de sérias críticas que podem desanima-lo a ser um criador de conteúdo ou pior ainda se adaptar as duras críticas e se tornar um ranzinza quando tiver habilidades avançadas.
Assim, eu acho que faltou analisar o motivo pelo qual alguém posta um trabalho para os outros comentarem, e as características de quem postou:
1) É iniciante, intermediário, experiente? (Nos diz o nível de detalhamento e complexidade q uma crítica pode ser e o quanto a pessoa vai conseguir absorver e aprender com ela)
2) Por que fez o trabalho? Está fazendo apenas por hobby sem pretensão de desenvolver nenhuma habilidade ou técnica? Ou quer aprender msm a fazer algo bem? Ou quer um dia se profissionalizar nisso? (Dependendo do intuito, a abordagem e intensidade da crítica deve ser diferente. )
3) Por que quis mostrar o trabalho? Quer críticas ou apenas opiniões ou só elogios mesmo? (Às vezes, a pessoa pode estar apenas mostrando uma parte do portfólio em desenvolvimento, ou mesmo querendo mostrar aos poucos sua evolução, ou só quer mostrar mesmo pra ver se gostaram ou não, por diversão. Então, pode ser q ele nem queria uma crítica, mas apenas opinião pessoal da galera, entender os gostos e preferências )
No exemplo do iniciante: não adianta jogar uma enxurrada de informações sobre td q pode estar errado no trabalho dele, pq provavelmente ele não vai nem saber por onde começar e nem quais são os pontos críticos q ele deve focar. O exemplo dado pelo Lord Wallace tb ilustra bem o aspecto de uma crítica a um iniciante.
Essa questão de gosto, não vejo o porquê da necessidade de argumentar a favor da própria preferência, sendo que, muitas vezes são realmente apenas preferências e inclinações (condicionadas ou não, sociais, introjetadas no subconsciente, o q seja q a psicologia acha disso) q cada um tem e q dificilmente vai fazer a outra pessoa mudar de opinião.
Por isso, criam-se nichos de mercado q possa atender a cada tipo de "gosto". Há quem goste de jogos de corrida, mas odeia jogos de futebol. Tentar argumentar que um é mais legal q o outro soa o mesmo que dizer q banana é mais gostoso q maçã pq não tem acidez. Mas e se a outra pessoa gosta mais de maçã exatamente por ela ser mais azedinha e menos enjoativa? Não acredito q haja certo ou errado em opiniões. Há, porém, ideologia e até mesmo ignorância disfarçada de opinião ou de crítica, mas isso já é outra história e já foge do tópico principal q é o feedback.