Gostei do tópico, vou aproveitar pra contar então minha experiência de vários projetos deixados pela metade.
(trechos em negrito pra quem quiser só pegar a ideia principal do que eu vou dizer)
Sim, tive não só um, mas como vários projetos que nunca viram a luz do dia (que aliás se tenho um arrependimento foi de não tê-los salvo em algum lugar, queria muito revisitar meu velho eu de épocas atrás). Bem, to na comunidade de rpg maker desde 2007, mas só meti a cara com meu projeto mais recente. Lembro que eram sempre histórias presas à estética do RTP, medieval, fantástica e mágica etc. Confesso, e não me batam por isso, que histórias medievais me saturaram, nunca gostei muito, e descobrir coisas como Mother e, por que não, Undertale, me fizeram deslumbrar outras perspectivas sobre jogos.
As lições que eu aprendi fora principalmente técnicas, que eu acho que são chatas demais pra comentar em detalhes, mas em resumo eu estudei sério pra melhorar meus desenhos de sprite, e hoje não dependo do RTP para meu projeto. Aprendi que é preciso "compartimentar" seu planejamento da história, nunca pensar trechos fodas, mas suspensos entre um vazio narrativo, tendo nada que conecte uma coisa à outra, e achar que isso basta pra uma história. Acho que se pegar tudo que eu aprendi falhando foi basicamente se levar mais à sério, levar seu projeto mais à sério se você tem paixão pelo que faz.