Quid ita serius?

O sonho de todo desenvolvedor de jogos surge indubitavelmente da mesma forma: através da paixão por jogos. Sendo assim, não podemos negar que, no nosso tempo livre, gostamos de passar algumas horinhas experimentando um novo jogo ou mesmo aquele nosso querido main game - como costumo chamar aquele jogo que mais toma nosso tempo em relação aos demais. Mas, além de jogadores, nós somos desenvolvedores. Então é bem comum analisar as características de um jogo na perspectiva do design de jogos.
Quando você começou a desenvolver o seu primeiro jogo, por mais inovador que tenha sido, ele certamente teve influências, diretas ou indiretas, dos jogos que mais marcaram a sua vida. Isso é natural. Entretanto, conforme aperfeiçoamos nossas técnicas, a tendência é deixar de lado o apego emocional aos jogos que passamos a vida amando e nos inspirar nos jogos mais adequados ao estilo do qual estamos produzindo no momento. Tenho uma experiência recente que posso usar como exemplo nisso: ao planejar o desenvolvimento do Outer Heart, a principal inspiração do jogo foi Final Fantasy 5. Assumindo isso, é evidente que a engine RPG Maker era adequada para o desenvolvimento do jogo. Porém, como o projeto tem fins comerciais, tive que reconhecer que um jogo como o mencionado título da série Final Fantasy possui características de design que, embora ainda tenham o seu público, não acompanham os moldes atuais do que se espera de um jogo moderno. Em contra-partida, eu pude me inspirar nas decisões do grande Tetsuya Nomura, diretor do aclamado Final Fantasy 7: Remake, no que tange a "modernização" de um JRPG que foi um clássico a anos atrás.
Podemos concluir que, como desenvolvedores maduros, estamos sempre moldando nossas perspectivas de design baseado em inspirações. Arrisco dizer que um desenvolvedor de jogos que não joga, não possui recursos suficientes para produzir jogos, por mais que haja uma baita infraestrutura para tal. É como esperar que um escritor escreva ótimos livros sem nunca ter lido grandes obras.
Agora, quero saber de você: o que você tem jogado nas últimas semanas e como esse(s) jogo(s) te inspirou(aram)?