Saudações!
Eu já conhecia o projeto pelo Canal do RPG Maker,mas só agora tive tempo de jogar e me surpreendi muito. O projeto é muito bem-feito em vários sentidos,principalmente no design e nas cutscenes(geralmente muitos jogos RPG Maker pecam nesses 2 aspectos). Eu tenho apenas 2 críticas a fazer:
Essas são as falhas que eu encontrei,de resto o projeto está excelente. Parabéns à todas as pessoas que estão participando do desenvolvimento do projeto.
Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo seu projeto, estou com 02:44 de jogo e estou adorando cada minuto.
Assim que abri o projeto me dei de cara com uma falha ao tentar acessar "Configurações" no menu iniciar.
O jogo fecha imediatamente e aparece o seguinte erro:
Script 'Game_Interpreter' line 1414: NameError ocurred
Uninitialized constant Game_Interpreter::Scene_Options
Devo confessar que esse bug me deixou com um pé atrás em continuar tentando jogar, mas abri o jogo novamente e comecei o teste. Assim que cliquei no iniciar e escolhi o Prólogo, outro bug:
Unable to find file: Audio/BGM/Terror Noturno
Esses dois bugs antes mesmo de começar a jogar retirou bastante o meu ânimo, entretanto resolvi abrir o jogo mais uma vez. Confesso que não gostei dos títulos das dificuldades, questão pessoal, e achei extremamente broxante ler "line one; line two" ao invés de uma descrição condizente com o título das dificuldades, após tudo isso decidi fechar os olhos e ir direto ao jogo.
De inicio pude perceber que a mapeação do jogo é muito boa, porém só com o decorrer do jogo é que percebi a grande dinamicidade entre os mapas. Cada cenário é como se fosse um mundo próprio e isso é muito bacana. Alguns mapas possuem batalhas aleatórias, outros você precisa encontrar os inimigos no mapa, a junção desses dois conceitos em alguns mapas e em outros sequer há batalhas. Certamente, o que me deixou deliciado em explorar os mapas foi a coleta de ervas, de minérios, de madeira e também a exploração por itens secretos nos mapas.
Nessa exploração acabei me deparando com algumas falhas que me permitia "escalar árvores" e "atravessar paredes", principalmente na Rota 3, bugs esses que resolvi ignorar para o fiel prosseguimento do jogo
.
Após alguns minutos de jogo, resolvi dar atenção novamente aos detalhes e acabei me frustrando novamente.
A garota que lhe cobra $150 pela matéria da água na cidade aonde o personagem começa, não lhe dá a matéria quando você clica em "sim". Quando você usa a Carteira G.P., nada acontece. Na descrição de alguns itens aparece um quadrado, como no: Minério de Ferro; Madeira; Oridecon; Cobre; Jellopy; Ferro; Carteira G.P.; Câmera Forográfica.
Na caverna em que o Ralpa aparece e lhe ensina telecinese, durante o segundo puzzle, caso você volte para o inicio da caverna e retorne para a sala aonde ele aparece, o evento se repete, contudo após o evento a tela fica completamente escura e você perde o controle do personagem.
Dentro da Montanha do Mel, quando a abelha vê o jogador dentro da lama/mel, o personagem começa a afundar até que o jogo fecha e aparece o seguinte erro:
Script ' << Speed Trail >>' line 479: RGSSError ocurred.
failed to create bitmap
Adorei bastante o sistema de pesca, mas não me aprofundei muito. Comprei cinco iscas e pesquei alguns peixes (e perdi alguns também), certamente retornarei para explorar mais esse mini-game.
A questão da batalha achei repetitiva, durante o jogo inteiro usei efetivamente quatro habilidades diferentes (contando com o ataque comum). Porém não me aprofundei muito nesse assunto, pela minha analise superficial achei o custo de algumas magias exagerado (200hp para atacar três inimigos aleatórios) enquanto outras magias são fortes e possuem apenas um custo simbólico (10mp para as matérias; 20hp para atacar dois inimigos aleatórios).
Os puzzles estão magníficos, fiquei impressionado com os puzzles de Telecinese, achei realmente muito bacana e muito bem trabalhado. Essas ferramentas, a corda e a telecinese, dão um extra na interação com o ambiente, espero que haja mais ferramentas e mais puzzles.
No geral é isso.
Recomendaria que você desse uma olhando nesses bugs que fecham o jogo e nos pequenos erros que estragam a imersão, como os erros nas descrições dos itens, nas dificuldades, na permissão dos tiles, etc... pois esses erros passam uma imagem suja sobre o seu projeto, o que não é legal para atrair público. Arriscaria a dizer que seria melhor você fazer uma demo com um gameplay bem menor (1 ou 2 horas) e sem bugs ou erros pequenos, do que uma demo com mais de 7 horas de gameplay e com bugs de diversos níveis.
Perguntas:
Na Rota 3, existe alguma interação possível com o monstro do lago? Avistei ele uma vez e depois ele não apareceu novamente.
Na Rota 3, não consegui resolver o puzzle das setas na pedra, porém percebi que se você escolher a seta da direita na primeira e na segunda opção, o menu de escolhas fecha, e se você escolher outra seta, poderá fazer quatro escolhas. Existe alguma referência no jogo para a resposta desse enigma?
Saudações!
Eu já conhecia o projeto pelo Canal do RPG Maker,mas só agora tive tempo de jogar e me surpreendi muito. O projeto é muito bem-feito em vários sentidos,principalmente no design e nas cutscenes(geralmente muitos jogos RPG Maker pecam nesses 2 aspectos). Eu tenho apenas 2 críticas a fazer:
Essas são as falhas que eu encontrei,de resto o projeto está excelente. Parabéns à todas as pessoas que estão participando do desenvolvimento do projeto.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vlw pelo feedback [member=1625]Irineu[/member] e obrigado por ter jogado.
- A questão dos personagens simples é por conta da minha ideia base que era focar na historia do mundo e não na dos personagens, a intenção é passar a ideia de que ninguém é especial, de que poderia ser qualquer grupo de guerreiros fazendo a mesma missão. Mas pra frente alguns personagens são melhor desenvolvidos principalmente os novos. Eu tomei algumas decisões que infelizmente eu não posso voltar atrás se não o projeto só vai acabar daqui a 10 anos.
- Com relação aos efeitos uns amigos já haviam me alertado e eu já retirei e modifiquei alguns para ficar menos poluído no geral. Essa ideia de diminuir o menu eu vou pensar se vale apena, confesso que eu nunca estou satisfeito com ele.
Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo seu projeto, estou com 02:44 de jogo e estou adorando cada minuto.
Assim que abri o projeto me dei de cara com uma falha ao tentar acessar "Configurações" no menu iniciar.
Script 'Game_Interpreter' line 1414: NameError ocurred
Uninitialized constant Game_Interpreter::Scene_Options
Devo confessar que esse bug me deixou com um pé atrás em continuar tentando jogar, mas abri o jogo novamente e comecei o teste. Assim que cliquei no iniciar e escolhi o Prólogo, outro bug:
Unable to find file: Audio/BGM/Terror Noturno
Esses dois bugs antes mesmo de começar a jogar retirou bastante o meu ânimo, entretanto resolvi abrir o jogo mais uma vez. Confesso que não gostei dos títulos das dificuldades, questão pessoal, e achei extremamente broxante ler "line one; line two" ao invés de uma descrição condizente com o título das dificuldades, após tudo isso decidi fechar os olhos e ir direto ao jogo.
De inicio pude perceber que a mapeação do jogo é muito boa, porém só com o decorrer do jogo é que percebi a grande dinamicidade entre os mapas. Cada cenário é como se fosse um mundo próprio e isso é muito bacana. Alguns mapas possuem batalhas aleatórias, outros você precisa encontrar os inimigos no mapa, a junção desses dois conceitos em alguns mapas e em outros sequer há batalhas. Certamente, o que me deixou deliciado em explorar os mapas foi a coleta de ervas, de minérios, de madeira e também a exploração por itens secretos nos mapas.
Nessa exploração acabei me deparando com algumas falhas que me permitia "escalar árvores" e "atravessar paredes", principalmente na Rota 3, bugs esses que resolvi ignorar para o fiel prosseguimento do jogo
.
Após alguns minutos de jogo, resolvi dar atenção novamente aos detalhes e acabei me frustrando novamente.
A garota que lhe cobra $150 pela matéria da água na cidade aonde o personagem começa, não lhe dá a matéria quando você clica em "sim". Quando você usa a Carteira G.P., nada acontece. Na descrição de alguns itens aparece um quadrado, como no: Minério de Ferro; Madeira; Oridecon; Cobre; Jellopy; Ferro; Carteira G.P.; Câmera Forográfica.
Na caverna em que o Ralpa aparece e lhe ensina telecinese, durante o segundo puzzle, caso você volte para o inicio da caverna e retorne para a sala aonde ele aparece, o evento se repete, contudo após o evento a tela fica completamente escura e você perde o controle do personagem.
Dentro da Montanha do Mel, quando a abelha vê o jogador dentro da lama/mel, o personagem começa a afundar até que o jogo fecha e aparece o seguinte erro:
Script ' << Speed Trail >>' line 479: RGSSError ocurred.
failed to create bitmap
Adorei bastante o sistema de pesca, mas não me aprofundei muito. Comprei cinco iscas e pesquei alguns peixes (e perdi alguns também), certamente retornarei para explorar mais esse mini-game.
A questão da batalha achei repetitiva, durante o jogo inteiro usei efetivamente quatro habilidades diferentes (contando com o ataque comum). Porém não me aprofundei muito nesse assunto, pela minha analise superficial achei o custo de algumas magias exagerado (200hp para atacar três inimigos aleatórios) enquanto outras magias são fortes e possuem apenas um custo simbólico (10mp para as matérias; 20hp para atacar dois inimigos aleatórios).
Os puzzles estão magníficos, fiquei impressionado com os puzzles de Telecinese, achei realmente muito bacana e muito bem trabalhado. Essas ferramentas, a corda e a telecinese, dão um extra na interação com o ambiente, espero que haja mais ferramentas e mais puzzles.
No geral é isso.
Recomendaria que você desse uma olhando nesses bugs que fecham o jogo e nos pequenos erros que estragam a imersão, como os erros nas descrições dos itens, nas dificuldades, na permissão dos tiles, etc... pois esses erros passam uma imagem suja sobre o seu projeto, o que não é legal para atrair público. Arriscaria a dizer que seria melhor você fazer uma demo com um gameplay bem menor (1 ou 2 horas) e sem bugs ou erros pequenos, do que uma demo com mais de 7 horas de gameplay e com bugs de diversos níveis.
Perguntas:
Na Rota 3, existe alguma interação possível com o monstro do lago? Avistei ele uma vez e depois ele não apareceu novamente.
Na Rota 3, não consegui resolver o puzzle das setas na pedra, porém percebi que se você escolher a seta da direita na primeira e na segunda opção, o menu de escolhas fecha, e se você escolher outra seta, poderá fazer quatro escolhas. Existe alguma referência no jogo para a resposta desse enigma?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vlw por jogar meu jogo [member=1349]Dobberman[/member] !
- Os bugs do Prologo, Seleção de Dificuldade e Configurações eu já estava ciente, deixa a demo com esses bugs mesmo assim porque achei que isso não afetaria o gameplay de teste, mas obrigado por se preocupar. A escolha de deixar disponível todo o game criado até agora pra teste se deve ao fato de eu n ter ninguém no momento pra testar ele, e pode aparecer um bug em qualquer lugar sem que eu perceba.
- Os quadrados que aparecem em alguns itens é um bug comum do RPG Maker (sempre acontece) de qualquer forma vou tentar resolver.
- O custo de habilidade e o poder delas é algo que já venho tentando equilibrar faz tempo, mas é meio complicado do meu ponto de vista, feedback de outros me ajudam muito principalmente em relação a essa área.
Respondendo as perguntas:
O monstro do lago é só um monstro cenográfico, um NPC conta a historia dele mas serve apenar para a 'lore' e não é possível interagir.
Puzzle da Rota 3 (Enigma 2) pode ser resolvido com uma dica com a sequencia anotada em um item chamado Papel Velho que pode ser encontrado na Cachoeira Brilhante. Está cachoeira é uma área secreta que está no Mapa Mundi (overworld) um pouco entre a Rota 3 e a Cidade Turar, fica na parte de cima das montanha (existem mapas secretos no mapa mundi em todos os continente também)
Obrigado a todos que jogaram, estou fazendo o game sozinho usando os scripts disponibilizados nas comunidades, o feedback de vocês é muito importante. Até breve.
O jogo está muito grande, quase 1 giga? Devia remover uns arquivos grandes como videos e músicas e coisas assim, os maiores jogos com 1000 mapas que joguei dos makers antigos tinham no máximo 300 megas...
O jogo travou na intro depois do mapa do deserto e também travou ao entrar nas configurações, ve se mais gente teve esse problema, pode ter sido problema ao baixar o jogo aqui em casa mas não sei ao certo.
História
Da pra perceber que a história foi bem desenvolvida, e bem interessante. Afora isso, não tenho muito o que comentar sobre ela, afora de que ela da um espaço bem interessante pra sidequests e exploração pro jogador aprender mais sobre ela.
Visual
O visual do jogo ficou lindo, alguns dos cenários mostrados ficaram maravilhosos, que nem o cenário embaixo da água, o na neve e especialmente o em 3D, esse é provavelmente um dos jogos mais bonitos que eu vi nesse forum.
Os mapas ficaram bem interessantes e eu adorei a Interface, tanto a parte do dialogo quando a parte dos menus em si e nas brigas. A arte dos inimigos foi outra coisa que eu achei que ficou muito bonita.
Audio
A musica ta ótima. Especialmente, eu adorei a musica de batalha, me lembra bastante de jogos tipo Final Fantasy e um pouquinho de Ragnarok Online. Os efeitos sonoros também ficaram maravilhosos. Entretanto, eu acho que a musica e os efeitos podem estar um pouco altos demais, obviamente isso depende de cada um e do sistema de audio de cada computador, mas eu acho que podia dar uma olhada nisso.
Jogabilidade
As batalhas ficaram bem interessantes. O sistema é bem simples, mas tem algo bem interessante nele, especialmente no quesito daquela tela de "Battle Results", que alias, me lembra bastante de Final Fantasy XIII. Eu senti uma nostalgia gigante no sistema de materias direto de FF VII.
No geral, você realmente foi com tudo na jogabilidade e criando várias sistemas que são interessantes e que deixa o jogador fazer bastante coisa e personalizar a equipe dele, então fica uma coisa bem interessante, porque deixa muito espaço pro jogador criar algumas estratégias próprias dele e de como lidar com inimigos.
Eu entretanto, achei que aquelas moedas no meio do cenário ficaram meio estranhas em um rpg desse estilo. Se é pra entregar moedas, é melhor fazer isso usando baus de tesouro. Nesse caso, as moedas parecem algo que devia estar em um jogo de plataforma.
Esse é um projeto que parece bastante ambicioso, interessante e tem muito potencial. Eu fiquei francamente impressionado porque eu vi muita pouca gente pegando o RPG Maker pra fazer algo desse calibre no quesito jogabilidade e fico muito curioso pra ver o que mais acontece nesse projeto.
Este site usa cookies para ajudar a personalizar seu conteúdo e deixar você logado caso se registre.
Ao continuar usando o site, você concorda com o uso de cookies.