🤔 Para Refletir :
"Deus ajuda quem cedo farma."
- Gui

Orca - A maldição de Barbatantes [COMPLETO]

Lembro que joguei o primeiro... Não chequei ao final, mas gostei bastante... Principalmente dos MINI GAMES...

Vou baixar o segundo e aguardar o terceiro... Olha parabéns pelos excelentes jogos!

BENTO comentou:
Lembro que joguei o primeiro... Não chequei ao final, mas gostei bastante... Principalmente dos MINI GAMES...

Vou baixar o segundo e aguardar o terceiro... Olha parabéns pelos excelentes jogos!

Obrigado, BENTO! Os primeiros jogos foram feitos há muitos anos atrás e muita coisa poderia ser melhorada, com certeza. Mas vale a pena conferir enquanto esse aqui não sai! Estamos nos últimos ajustes mas quero ter a certeza de que tudo estará como desejado no lançamento!

Obrigado pelo comentário, todo o incentivo é muito bacana para seguir em frente!

Abraços. :)

Bom... É isso. 07 anos depois a gente termina um ciclo muito lindo de criação, de reflexão e de muitas, muitas mudanças na vida pessoal. Quando comecei Orca - A maldição de Barbatantes nunca imaginei que ele me acompanharia por tanto tempo e através de tantas mudanças... E que ainda assim, após tudo isso, eu voltaria para encerrar um ciclo que foi crucial para a minha formação como ser humano: O RPG Maker.

A maldição de Barbatantes simboliza um ponto final para mim, de algo que começou lá nos meus 10 anos de idade, em meados de 2002, 16 anos atrás. Fazer jogos desde sempre foi uma das maneiras mais especiais para mim de depositar minhas idéias em algum canto e acho que se hoje trabalho com produção e arte com certeza o fato de um dia eu ter encontrado por acaso a revista que me apresentou a esse programa em uma banca de jornal teve tudo a ver com isso. Fazer jogos despretensiosamente transformou meu mundo, me fez conhecer pessoas, mudar de vida e me encaminhar para frente. E aqui estou.

Hoje deixo com vocês a versão completa desse jogo. Alguns contratempos finais fizeram com que esse projeto, completo há alguns meses, ficasse mais um tempinho no gelo. Infelizmente nem tudo prometido foi cumprido. A trilha sonora do jogo conta com músicas originais de Cainã e Lani Romée, mas por motivos maiores que nós, não conseguimos deixa-la completamente original. Ainda assim, acredito que foi um lindo trabalho.

Obrigado a todos os envolvidos. Dattan pela artwork linda, meninos que me auxiliaram com o pixel art, com as músicas, com os testes, com tudo! Encerrar um ciclo assim é lindo, e agradeço do fundo do coração por ver que nesse projeto estão envolvidas as mesmas pessoas que lá, 10 anos atrás, se envolveram em Orca 1 e tem tanto amor por esta história quanto eu.

Para você que joga, espero que abra o coração para o universo do Grande Mar. Espero que se encante pelo aspecto singelo, humilde mas cheio de carinho e amor com que este jogo foi feito. E que acima de tudo, veja isto como um jogo a ser jogado e apreciado com o espírito de quem embarca em uma nova aventura e encara o futuro de frente. É o que eu farei por agora.

Muito obrigado a todas as comunidades pelas quais Orca passou, e todos que se envolveram na minha trajetória maker. Sou muito feliz por tudo que vivi e compartilhei por aqui.

Com vocês, Orca - A maldição de Barbatantes!

Download (Orca - A maldição de Barbatantes 1.0)
(Não necessita do RTP para jogar)

Ahoy, e boa aventura!

Grande Matt sou o primeiro a fazer o download deste incrível game, tenha a certeza que Orca já é um clássico na comunidade Maker, sua analise vai demorar um pouco pois estou fazendo de outro game agora mais deis de já quero deixar meus agradecimentos pela contribuição e pela inspiração que você trouxe a muitos aqui na comunidade Maker, não sei se virá projetos futuros, mas tenha a certeza que se talvez o seu legado acabar aqui, a sua semente com certeza plantou muitas inspirações aqui, e eu sou uma dessas sementes :)

Caramba Matt, parabéns pelo trabalho árduo.

Só joguei o primeiro, pra mim é uma obra de arte, vou jogar o segundo e o terceiro em maratona assim que liberar um tempo, é como o Cross colocou, pra mim Orca é um dos jogos que me inspiram a continuar no mundo maker.

Parabéns mais uma vez pelo jogo, nem preciso jogar pra saber que deve ser uma obra prima, mas vou, pode ter certeza.

Sucesso maninho o/

Opa, beleza?

De repente deu uma vontade de jogar toda a trilogia. Sempre vejo um deles sendo elogiado por ae. Mesmo em fóruns diferentes. Com certeza deve ser uma boa série. Numa próxima hora livre vou experimentar, com certeza. Ai volto para dar minhas considerações.

Abraço.

Que beleza! Muito sucesso! Não há o que fazer é preciso jogar a trilogia Inteira... Antes que saia o 4. Parabéns!

Cross Maker comentou:
Grande Matt sou o primeiro a fazer o download deste incrível game, tenha a certeza que Orca já é um clássico na comunidade Maker, sua analise vai demorar um pouco pois estou fazendo de outro game agora mais deis de já quero deixar meus agradecimentos pela contribuição e pela inspiração que você trouxe a muitos aqui na comunidade Maker, não sei se virá projetos futuros, mas tenha a certeza que se talvez o seu legado acabar aqui, a sua semente com certeza plantou muitas inspirações aqui, e eu sou uma dessas sementes :)

Eita, foi rápido no download, rapaz, rsrsrs.

Muito obrigado pelas palavras, sempre fico feliz em perceber Orca como uma pontinha do que significa o Maker para a galerinha nova daqui! Espero que goste do jogo, como já disse antes, é diferente do que havia sido feito antes e eu particularmente criei um carinho especial por todo o game dev desse projeto. Grande abraço e até breve!

TsuYa comentou:
Caramba Matt, parabéns pelo trabalho árduo.

Só joguei o primeiro, pra mim é uma obra de arte, vou jogar o segundo e o terceiro em maratona assim que liberar um tempo, é como o Cross colocou, pra mim Orca é um dos jogos que me inspiram a continuar no mundo maker.

Parabéns mais uma vez pelo jogo, nem preciso jogar pra saber que deve ser uma obra prima, mas vou, pode ter certeza.

Sucesso maninho o/

Muito obrigado pelas palavras! Para jogar este jogo não se faz necessário jogar o segundo da série, mas fique a vontade! Espero que goste da experiência e volte para deixar o feedback, fará um carinha nesse lado da tela muito feliz, haha!

Abraços!

NarukamiKyosuke comentou:
Opa, beleza?

De repente deu uma vontade de jogar toda a trilogia. Sempre vejo um deles sendo elogiado por ae. Mesmo em fóruns diferentes. Com certeza deve ser uma boa série. Numa próxima hora livre vou experimentar, com certeza. Ai volto para dar minhas considerações.

Abraço.

Aproveita a vontade e jogar, haha! Obrigado pelo carinho! Não se faz necessário jogar os jogos em ordem, e o três tem uma história completamente independente, então fique a vontade para experimentar a série como quiser! Espero ver seu feedback deste jogo por aqui! Abraços!

BENTO comentou:
Que beleza! Muito sucesso! Não há o que fazer é preciso jogar a trilogia Inteira... Antes que saia o 4. Parabéns!

Obrigado BENTO! Para jogar A maldição de Barbatantes não se faz necessário jogar os outros dois jogos! Espero que curta o jogo!

- - -

Obrigado galera! Espero que tenham bons momentos com este jogo quanto os que tive enquanto ele era um projeto!

Aguardo feedbacks,

abraços!

Prezado, boa noite!

Venho acompanhando seu projeto faz algum tempo, apesar de sempre olhar só de longe, sem me manifestar. Gostaria de dizer que criar um jogo é uma tarefa bem difícil e expor ele é ainda mais, independente disso, você criou três jogos belíssimos. Parabéns!

Quanto ao Orca 3, tive alguns probleminhas. O primeiro surgiu quando fui executar o jogo, uma mensagem de erro surgia informando que o jogo poderia estar corrompido, contudo consegui resolver isso editando o nome da pasta principal para tirar o "ç" e o "~". Desde então tenho me divertido bastante com o jogo. A seleção das músicas é muito boa e a parte visual e os diálogos são incríveis, realmente únicos.

Tenho algumas perguntas:
orca3_1.png

1. Problema de passagem no tile da esquerda do mapa.

2. Após o barco partir, deveria aparecer algum ponto adicional no mapa? Não consigo achar a Costalina...

Mais uma vez, parabéns pelo seu jogo!
Abraços.

Dobberman comentou:
Prezado, boa noite!

Venho acompanhando seu projeto faz algum tempo, apesar de sempre olhar só de longe, sem me manifestar. Gostaria de dizer que criar um jogo é uma tarefa bem difícil e expor ele é ainda mais, independente disso, você criou três jogos belíssimos. Parabéns!

Quanto ao Orca 3, tive alguns probleminhas. O primeiro surgiu quando fui executar o jogo, uma mensagem de erro surgia informando que o jogo poderia estar corrompido, contudo consegui resolver isso editando o nome da pasta principal para tirar o "ç" e o "~". Desde então tenho me divertido bastante com o jogo. A seleção das músicas é muito boa e a parte visual e os diálogos são incríveis, realmente únicos.

Tenho algumas perguntas:
orca3_1.png

1. Problema de passagem no tile da esquerda do mapa.

2. Após o barco partir, deveria aparecer algum ponto adicional no mapa? Não consigo achar a Costalina...

Mais uma vez, parabéns pelo seu jogo!
Abraços.

Olá!

Obrigado por baixar o jogo e fico muito feliz de saber que está curtindo a experiência! Em relação aos erros de execução, que curioso! Não haviam relatos desse tipo de situação antes... Vou aguardar para ver se mais gente passa por isso, obrigado por reportar!

Em relação para onde se encaminhar a partir dessa parte do jogo:

Na sua screenshot mesmo há uma folinha ali no mar, consegue ver? Logo abaixo do caranguejo. Dê uma conferida ali! :D

Fico no aguardo de mais comentários conforme avançar na aventura, obrigado por jogar! :D

Prezado [member=916]Matt RvdR[/member] , bom dia!

Inicialmente gostaria de lhe pedir desculpas, pensei que o fato de não progredir no jogo decorria de algum bug, o que não ocorreu. Estou com mais de 5 horas de jogo e 17 das 42 Frutas do Sol coletadas, até o momento não vislumbrando qualquer bug, o que demonstra a sua dedicação e zelo despendido com o projeto, ora jogo. Quanto mais avanço no jogo, mais me divertido.

Até aonde joguei, se você me permite, gostaria de fazer alguns apontamentos:

1. Problema (!?) de passagem no tile da direita no subterrâneo. A lâmpada da esquerda permite que você passe por baixo, enquanto a lâmpada da direito não permite.

Sobre o jogo, só tenho a elogiar. O jogo conseguiu criar uma identidade visual e única com a escolha das cores, charasets e facearts, ponto positivo para a equipe responsável. A escolha das músicas também é muito agradável, todas combinam muito bem com o ambiente e a cena. Os personagens são incríveis, cheios de detalhes, não apenas nos facearts, mas também na própria construção da personalidade, história e no desenvolver dos diálogos. Levando o jogador a acreditar que, de fato, são personagens de verdade no melhor estilo da ficção.

A tela de abertura é muito linda e possui efeitos incríveis, mas quando você precisa ver ela pela vigésima vez no mesmo dia você começa a se perguntar se deveria ser obrigado a ver a cena sempre até o fim. Não é possível pular a tela de intro e sempre que você quiser carregar o jogo, deverá ver ela inteira. Certamente que isso não afasta o brilho do jogo, mas é um cansaço que poderia ser evitado.

Apesar das batalhas não serem o foco do jogo, elas cumprem perfeitamente com o seu papel. Batalhas padrões com certo risco de morte e chefões com estratégias próprias. No que tange as habilidades, também não há muita inovação, a verdadeira utilidade das habilidades é o dano causado, o que deixa o Capitão Barbatantes um pouco de lado, já que ele - em sua penosa forma atual - só possui habilidades de buffs e debuffs.

A variedade de equipamentos é pequena, pelo menos no inicio do jogo. O jogador vislumbra inúmeros itens a venda, porém só pode adquirir aqueles que sua limitada carteira lhe permite. A limitação do dinheiro máximo não é um fator negativo, pelo contrário, é algo que considero muito criativo. Contudo, falta opção para que o jogador escolha seus equipamentos, seja lutando para adquirir ou comprando na loja. A escolha é puramente pelo "maior atributo" e existe apenas uma ou duas armas e armaduras disponível.

A progressão por exploração combinou muito bem com o jogo, que é voltado mais a investigação do que ao combate e ao grind. A opção pelo caminho de cada personagem ao progredir de nível foi uma sacada genial, porém com ressalvas. Quando a Wave entrou para o grupo já estava no nível 3, o que me leva a questionar qual o rumo que ela seguiu? Algum rumo aleatório ou predefinido? Enfim, parece-me que esse rumo afeta apenas os atributos, contudo seria interessante um esclarecimento a mais sobre como funciona esse sistema, não digo neste tópico, mas sim dentro do próprio jogo. De fato, caso eu não conhecesse a engine, não teria a menor ideia da utilidade da agilidade e da sorte no jogo, o que me deixa sem saber em qual rumo deveria seguir ao subir de nível.

Por fim, o jogo possui cenas muito belas e eventos muito bem construídos, porém, em alguns momentos, peca pelo excesso de espera. Eventos como do mini jogo do Baú da Sorte faz o jogador esperar muito para realizar qualquer ação, feito este que poderia ser simplificado para tomar o mínimo de tempo do jogador entre o inicio do mini jogo e a escolha do baú. Outro evento que toma tempo desnecessário é a movimentação pelo mapa (escolha dos pontos). Além do jogador ter que caminhar tile por tile, as opções entre dia/noite ficam no canto inferior da tela, fazendo com que o jogador precise percorrer todo o caminho para mudar o período. A transição entre ilhas também poderia ser simplificada, o jogador é movido para o convés do navio e precisa se deslocar até a cabine para interagir com o mapa e ser movido para outro mapa para só então escolher o destino, ou seja, no mínimo três teleportes para mudar de cenário. Caso o jogador escolha o destino errado, terá que fazer todo o caminho novamente.

Gostaria de fazer uma nota ao mini jogo do Baú da Sorte em Costalina. Apesar de já ter adquirido uma Fruta do Sol neste evento, não sei se há outro item para ser obtido. Seria interessante uma lista mostrando os possíveis prêmios no mini jogo, de modo que o jogador possa saber se há alguma recompensa especial pela qual vale a pena dedicar moedas e tempo.

É um jogo que vale muito a pena jogar, porém requer certa paciência e tempo disponível para poder extrair a diversão máxima esperada.

Essas são as minhas sinceras críticas até o momento, agora me deem licença que preciso coletar ainda 25 Frutas do Sol.

Parabéns e obrigado por criar e disponibilizar gratuitamente esse belo jogo!
Aguardo notícias.
Abraços.

Dobberman comentou:
Prezado [member=916]Matt RvdR[/member] , bom dia!

Inicialmente gostaria de lhe pedir desculpas, pensei que o fato de não progredir no jogo decorria de algum bug, o que não ocorreu. Estou com mais de 5 horas de jogo e 17 das 42 Frutas do Sol coletadas, até o momento não vislumbrando qualquer bug, o que demonstra a sua dedicação e zelo despendido com o projeto, ora jogo. Quanto mais avanço no jogo, mais me divertido.

Até aonde joguei, se você me permite, gostaria de fazer alguns apontamentos:

1. Problema (!?) de passagem no tile da direita no subterrâneo. A lâmpada da esquerda permite que você passe por baixo, enquanto a lâmpada da direito não permite.

Sobre o jogo, só tenho a elogiar. O jogo conseguiu criar uma identidade visual e única com a escolha das cores, charasets e facearts, ponto positivo para a equipe responsável. A escolha das músicas também é muito agradável, todas combinam muito bem com o ambiente e a cena. Os personagens são incríveis, cheios de detalhes, não apenas nos facearts, mas também na própria construção da personalidade, história e no desenvolver dos diálogos. Levando o jogador a acreditar que, de fato, são personagens de verdade no melhor estilo da ficção.

A tela de abertura é muito linda e possui efeitos incríveis, mas quando você precisa ver ela pela vigésima vez no mesmo dia você começa a se perguntar se deveria ser obrigado a ver a cena sempre até o fim. Não é possível pular a tela de intro e sempre que você quiser carregar o jogo, deverá ver ela inteira. Certamente que isso não afasta o brilho do jogo, mas é um cansaço que poderia ser evitado.

Apesar das batalhas não serem o foco do jogo, elas cumprem perfeitamente com o seu papel. Batalhas padrões com certo risco de morte e chefões com estratégias próprias. No que tange as habilidades, também não há muita inovação, a verdadeira utilidade das habilidades é o dano causado, o que deixa o Capitão Barbatantes um pouco de lado, já que ele - em sua penosa forma atual - só possui habilidades de buffs e debuffs.

A variedade de equipamentos é pequena, pelo menos no inicio do jogo. O jogador vislumbra inúmeros itens a venda, porém só pode adquirir aqueles que sua limitada carteira lhe permite. A limitação do dinheiro máximo não é um fator negativo, pelo contrário, é algo que considero muito criativo. Contudo, falta opção para que o jogador escolha seus equipamentos, seja lutando para adquirir ou comprando na loja. A escolha é puramente pelo "maior atributo" e existe apenas uma ou duas armas e armaduras disponível.

A progressão por exploração combinou muito bem com o jogo, que é voltado mais a investigação do que ao combate e ao grind. A opção pelo caminho de cada personagem ao progredir de nível foi uma sacada genial, porém com ressalvas. Quando a Wave entrou para o grupo já estava no nível 3, o que me leva a questionar qual o rumo que ela seguiu? Algum rumo aleatório ou predefinido? Enfim, parece-me que esse rumo afeta apenas os atributos, contudo seria interessante um esclarecimento a mais sobre como funciona esse sistema, não digo neste tópico, mas sim dentro do próprio jogo. De fato, caso eu não conhecesse a engine, não teria a menor ideia da utilidade da agilidade e da sorte no jogo, o que me deixa sem saber em qual rumo deveria seguir ao subir de nível.

Por fim, o jogo possui cenas muito belas e eventos muito bem construídos, porém, em alguns momentos, peca pelo excesso de espera. Eventos como do mini jogo do Baú da Sorte faz o jogador esperar muito para realizar qualquer ação, feito este que poderia ser simplificado para tomar o mínimo de tempo do jogador entre o inicio do mini jogo e a escolha do baú. Outro evento que toma tempo desnecessário é a movimentação pelo mapa (escolha dos pontos). Além do jogador ter que caminhar tile por tile, as opções entre dia/noite ficam no canto inferior da tela, fazendo com que o jogador precise percorrer todo o caminho para mudar o período. A transição entre ilhas também poderia ser simplificada, o jogador é movido para o convés do navio e precisa se deslocar até a cabine para interagir com o mapa e ser movido para outro mapa para só então escolher o destino, ou seja, no mínimo três teleportes para mudar de cenário. Caso o jogador escolha o destino errado, terá que fazer todo o caminho novamente.

Gostaria de fazer uma nota ao mini jogo do Baú da Sorte em Costalina. Apesar de já ter adquirido uma Fruta do Sol neste evento, não sei se há outro item para ser obtido. Seria interessante uma lista mostrando os possíveis prêmios no mini jogo, de modo que o jogador possa saber se há alguma recompensa especial pela qual vale a pena dedicar moedas e tempo.

É um jogo que vale muito a pena jogar, porém requer certa paciência e tempo disponível para poder extrair a diversão máxima esperada.

Essas são as minhas sinceras críticas até o momento, agora me deem licença que preciso coletar ainda 25 Frutas do Sol.

Parabéns e obrigado por criar e disponibilizar gratuitamente esse belo jogo!
Aguardo notícias.
Abraços.

Boa noite!

Rapaz, que lindo ter um comentário embasado dessa maneira após o lançamento do game, fico realmente feliz de perceber que as pessoas que estão jogando Orca nas comunidades estão encarando a experiência de coração aberto. Obrigado por jogar e deixar suas pontuações por aqui!

Sobre tempo desprendido com algumas partes do jogo:

Em relação aos comentários, compreendo as questões de tempo desprendido em algumas ações como os mapas, título e mini-game, de fato é algo que eu não me atentei enquanto criava o projeto, talvez por não ter que lidar tanto assim com essas situações em questão, partes em que eu raramente perambulei durante os testes... Tudo muito válido, agradeço por aponta-los e levarei em consideração em futuras atualizações do projeto se houver alguma muito grande. Em relação ao baú da sorte, realmente teria sido bacana deixar alguma explicação referente aos prêmios, de todas as pontuações é a que menos me atentei, admito não ter dado muita atenção ao mini-game dentro do jogo, hehe.

Sobre atributos dos personagens, batalhas e equipamentos:

Sobre os atributos nas coletas de frutas do sol, todos os personagens sempre estarão no mesmo nível, inclusive os que entrarão no grupo mais a frente da história. Não imaginei que seria algo que deixasse algum jogador com a pulga atrás da orelha, mas a título de esclarecimento, todos os personagens inclusive os iniciais já pendem para algum lado. Ao passar de nível todos os atributos são aumentados. O que acontece com as escolhas é um bônus para dar a oportunidade do jogador salientar o que achar mais importante na sua equipe... Não senti a necessidade de colocar isso dentro do jogo na época, mas concordo que é bacana explicar melhor toda a questão de level up. Em Orca I e Orca II eu fui bem metódico com explicações e tutoriais, acabei tentando simplificar o que pude e deixar nas mãos do jogador descobrir as coisas, nesse aspecto talvez tenha ficado vago demais, de fato...

Em relação as batalhas, à medida que avançamos no jogo elas vão se tornando um pouquinho mais táticas, e Barbatantes vai tomando seu papel de importância dentro das batalhas relevantes... Acompanhei os beta testers durante o jogo e pude perceber que utilizando sabiamente o que ele tem a oferecer a aventura se tornou bem mais estratégica e facilitada. Cabe ao jogador brincar de refletir sobre o papel dos heróis no jogo ou ir em busca do ataque mais forte. As batalhas realmente não são o foco do jogo, é algo que eu mesmo tento evitar ao máximo, então em grande parte elas são mais rápidas e simplificadas, mas acredito que as batalhas certas ficaram interessantes, e seu grau de dificuldade fica intimamente ligado ao interesse do jogador em explorar e fortalecer o grupo, expandindo o leque de habilidades de cada personagem e aumentando suas possibilidades estratégicas. Digo o mesmo em relação aos equipamentos, que em um primeiro momento são simples e de fácil compreensão mas à medida que avançamos na aventura temos acesso a equipamentos mais elaborados e que nem sempre tem como atributo destaque sua capacidade de dano ou defesa...

Resumindo essa questão toda, minha tentativa em Orca 3 foi dar a possibilidade de sucesso tanto para os jogadores experientes quanto para os jogadores que nunca tiveram o costume de jogar um RPG. A diferença estará no quão imerso o jogador se permitirá ficar dentro da maneira com que gosta de criar estratégias e avançar com armamentos. Provavelmente o jogo invariavelmente penda para o lado de ser simples demais ou complexo demais nesse aspecto (no caso desse jogo, acho que para o simples, hehe), mas tentei dar a oportunidade de qualquer um poder jogar e não se sentir lesado por frustar-se com alguma parte demasiadamente difícil ou de estratégias complicadas, mas que, se assim for a vontade do jogador, pode se tornar uma experiência com grandes reflexões e momentos intensos.

Ah, a classe atribuída a Chill no início da aventura também tem grande impacto na maneira com que se consideram as batalhas. Piratas, Alquimistas e Estrategistas precisam lidar com o que o grupo tem a oferecer dentro do combate de diferentes formas, mas prefiro deixar isso para a experiência particular de cada jogador, hehe.

Sobre visual, músicas, personagens e enredo:

Por fim, em relação ao visual, sou muito grato pelos elogios! O Dattan arrasou nas facearts, e juro que me esforcei ao máximo para conseguir o que podia em pixel art! (As árvores maravilhosas e vegetação foram feitas por Kleptos e Nader, dois artistas muito talentosos dos tempos mais antigos do RPG Maker no Brasil. O template inicial dos charsets foi feito por LuKo, e o resto foi muita persistência desse cara aqui que nunca teve muito o dom para arte gráfica, rsrsrs.). Em relação as músicas, grande parte das músicas temas foram feitas por Lani Romée, e para mim são as de maior qualidade dentro do projeto (na pasta de músicas há os créditos para as músicas autorais do jogo). Em relação aos personagens e história, fico muito feliz de saber que está se divertindo e que está achando tudo muito cativante! Meu principal propulsor ao fazer meus jogos é ter uma história para contar e personagens para os quais dar vida! Tem muito de mim dentro de cada uma dessas personalidades aí e admito que saber que nesse ponto há reconhecimento de acerto me faz sentir que a missão principal com o projeto foi completa, haha! Que essa sensação boa se mantenha até o final do desenrolar da história!

Espero que continue a jogar e volte para falar mais do que achou ao concluir o projeto ou avançar na história! Gosto muito de acompanhar a aventura dos outros e saber sobre suas experiências individuais dentro da história que contei!

PS: Boa sorte com as Frutas do sol, muitas das side-quests foram feitas com carinho e considero a melhor parte do jogo!

Abraços e até breve! :D

Prezado [member=916]Matt RvdR[/member], boa tarde!

Prossigo na missão de livrar o temível Barbatantes de seu penoso fardo. Até o momento estou com 10:13:43 horas de jogo e 33 Frutas do Sol coletadas. Renovo minhas considerações sobre o cuidado com que você programou o jogo e criou os detalhes no cenário, até o momento o jogo não perdeu em nada a qualidade proposta no inicio, algo bastante valioso e que merece ser reconhecido. Parabéns!

Conforme solicitado, segue um pequeno relato das minhas impressões até o momento.

BUG
1. Alguns problemas de passagem dos tiles detectado. É possível andar sobre a água e agarrar esse cipó, assim como subir no telhado para espiar a rainha das fadas.

2. Algumas mensagens não mostram o faceart dos personagens, em especial, essa conversa com o Barbatantes.

3. Apesar de o dinheiro ser limitado pelas bolsas, você pode vender itens no mercador para passar do limite da bolsa e comprar os equipamentos mais caros. Enquanto não fechar a loja, o dinheiro não é reduzido.

4. (EDITADO) Problema na passagem das paredes nas cavernas termais, até os inimigos se aproveitam do bug para correr de mim.

OPINIÃO
Renovo todas as minhas considerações sobre a arte gráfica, sonora, e em especial, ao enredo e o desenvolvimento dos personagens. A cada minuto de jogo fica mais difícil de parar de jogar.

Sobre as batalhas, devo confessar que quanto mais avanço, mais fracas elas se tornam. Assim que adquiri a corda e o explosivo, resolvi voltar a caçar as frutas, e agora, com 33 delas, a rainha das fadas não me causou nenhum desconforto. Reconheço que a chefe foi construida para ser um chefe, inclusive com estratégia própria, contudo, ao adquirir quatro medalhões de regeneração de MP, pude ficar abusando das magias em área da Wave e do Chill, não dando espaço nenhum para a chefe ou seus lacaios agirem. Além do mais, deixando Twist com um desses medalhões, não preciso mais me preocupar com a vida do grupo. Isso tirou bastante o brilho das lutas. Estou causando mais de 100 de dano por ataque e está difícil encontrar algum inimigo que me dê trabalho. O risco que havia nas lutas no começo do jogo desapareceu, deixando as lutas como um mero contratempo no avanço do jogo.

Outro ponto que pude notar é que, quando Twist entrou no grupo, apesar de estar no mesmo nível dos outros heróis (lv. 7), ele causava cerca de metade do dano deles. Acredito que isso tenha ocorrido por ter escolhido o caminho que aumenta a força para todos os personagens nestes 7 lvs, e apesar de o Twist ter acompanhado o nível deles, a falta do bônus a cada nível acentuou bastante essa diferença. Isso causa uma certa punição ao jogador que queira explorar de mais antes de recrutar todos os membros, já que estará desperdiçando os bônus de evolução que poderia adquirir quando o personagens estivesse no grupo.

Devo destacar ainda que a missão alternativa do pescador está muito próxima da perfeição. O jogador recebe todas as informações necessárias para prosseguir com a missão, assim como lhe é informado o local em que poderá adquirir os itens. Prosseguindo, o NPC informa a quantidade diferente de peixes necessários, bem como a quantidade de cada fonte (salgado ou doce), podendo o jogador, a qualquer momento, retornar e revisar todas as informações. Uma missão clara e direta que não deixa dúvidas no jogador. Por fim, a recompensa ao completar a missão é significativa no âmbito do jogo. Missão nota DEZ!

Por fim, pode ser apenas uma questão pessoal, mas tive alguns problemas em saber como prosseguir no jogo. Em determinadas partes o jogo não é muito intuitivo (ou é isso, ou eu ando meio desligado), até o mesmo o próprio Barbatantes, o mais temível pirata dos mares, afirma não possuir qualquer ideia de como prosseguir na trama, isso acontece após adquirir a primeira parte da flauta. Sem saber pra onde ir, vaguei por algumas horas até entrar - sem querer - no bar de Costalina e descobrir que precisava ir ali para prosseguir no jogo.

Além do mais, muitas missões possuem uma linha de progressão muito estreita, o jogador é obrigado a iniciar o evento com um NPC determinado para somente então poder prosseguir com a missão. Isso fica muito evidente na missão de salvar os cidadãos, pois os sapos necessários para liberta-los, somente aparece um de cada vez após interagir com cada um dos cidadãos. Obrigando o jogador a cruzar o mapa diversas vezes: interagir com o primeiro cidadão > buscar o primeiro sapo > interagir com o segundo cidadão > buscar o segundo sapo > etc... Outra missão que evidencia tal "estreitamento" é a de pegar a chave do lacaio do Twist. Todas as peças para concluir o evento estão no bar, mas você só pode pegar a bebida no momento certo da missão, assim como a cantora só cantará após você falar com o NPC exato que diz que ela canta. Esse estreitamento não me agrada muito pois dá uma artificialidade nas decisões e no rumo dos eventos.

Essas são as minhas sinceras críticas até o momento, o jogo é carismático e que me parece agradar tanto o público infantil quanto o adulto. Agora me deem licença que preciso voltar ao jogo!

Aguardo notícias.
Abraços.​

EDITADO

Prezado, bom dia!

Consegui fechar o jogo hoje pela manhã. Coletei todas as Frutas do Sol e terminei com 11:35:45 de tempo do jogo. Desde a ultima vez que postei, encontrei mais um problema na permissão do tile, adicionei nos "BUGs" (4) no começo dessa postagem.

Agora que fechei posso dizer que gostei muito de todo o jogo. Possui belos gráficos, lindas músicas e um enredo bem envolvente. O foco do jogo está no enredo, na exploração e nos quebra-cabeças. O combate é deixado em segundo plano, a dificuldade está apenas nas primeiras horas de jogo e é reduzida drasticamente no progresso. No inicio os heróis podem morrer em um ataque dos inimigos, e, ao coletar as Frutas do Sol, os heróis crescem exponencialmente sua força até o ponto em que o ultimo chefe pode ser morto com o abuso dos ataques básicos. Isso pode não agradar muito a quem busca os RPGs pelas batalhas (como eu), mas, deixando as batalhas de lado, o jogo é muito agradável em toda a sua trama, e o que peca nas batalhas, compensa com sua ambientação, enredo e interação.

O jogo é bem interativo e a exploração é recompensada com níveis nos heróis - única forma de subir o nível. Apesar disso, a recompensa pela exploração deixa um pouco a desejar. Além das Frutas do Sol e a progressão no limite de sua bolsa de dinheiro, o jogo apenas fornece itens de cura (de hp e de mp). Todos os equipamentos do jogo estão disponíveis apenas nos mercadores e só influem significativamente nos atributos no inicio do jogo, quando os heróis estão em níveis menores e sua bolsa é limitada. No inicio do jogo, os equipamentos disponíveis apenas mudam o bônus de atributo, e no final do jogo, quando o jogador possui uma bolsa maior para adquirir os demais equipamentos, o bônus das armas e armaduras não são mais importantes, influem muito pouco, não compensando o tempo gasto para coletar o dinheiro. Por sinal, ao invés de comprar novos equipamentos, é disponibilizado ao jogador comprar atributos direto para os seus heróis, retirando toda a necessidade de adquirir novos equipamentos, os quais, por sinal, possuem um bônus menor do que a compra dos atributos direto.

Os mercadores merecem um ponto positivo. Não são apenas mercadores que vendem itens melhores do que o anterior. Além de possuírem uma certa "personalidade", todos os mercadores do jogo vendem itens úteis desde o inicio e até o final do jogo, fazendo com que cada vendedor possua sua utilidade.

Apesar de poder comprar os atributos, a dificuldade do jogo não se acentua ao ponto de fazer o jogador ter que desenvolver seus personagens ou comprar alguns equipamentos/atributos para prosseguir no jogo. De fato, o que ocorre é que as vezes o jogador pode se perder no rumo da trama e não saber para aonde prosseguir, mas isso apenas até a metade do enredo, após completar o grupo de quatro heróis, o jogo segue um ritmo direto e claro, não deixando dúvidas para aonde seguir. Quem não gosta de quebra-cabeças podem enfrentar alguma dificuldade na progressão do jogo, em especial, na ultima ilha.

As missões alternativas são empolgantes e diversificadas. Há algumas missões que se repetem, mas são poucas, não diminuindo o brilho da obra completa. O enredo do jogo é um ponto muito positivo, certamente todo jogador que fechar Orca 3, irá guardar com carinho os personagens e essa experiência em seu coração.

Novamente, gostaria de lhe parabenizar pela criação desse jogaço e principalmente pela sua disponibilização gratuita.
Aguardo notícias suas e de seus futuros projetos.
Abraço.

[member=1349]Dobberman[/member]

Teu feedback por si só já fez valer a pena a longa produção desse jogo, haha. Muito bacana perceber a minuciosidade e a apreciação do projeto pelos teus olhos, tanto como alguém que buscava pelas problemáticas quanto por jogador apreciando uma obra. Muito obrigado por tudo!

Em relação ao feedback geral, compreendo que no final das contas a questão de balanceamento de batalha tenha ficado mais para o fácil do que para o equilibrado, com certeza é um reflexo do fato de eu como jogador nunca apreciar muito as batalhas em um RPG, creio que acabo passando isso para os jogos que produzi, hehe. As questões de desbalanceamento com o decorrer do jogo, claro, não foram propositais, mas inicialmente minha tentativa era de manter estratégias interessantes ao longo do jogo ao mesmo tempo que nenhuma batalha se prolongasse além do esperado. Penso que no fim acabei facilitando demais ao jogador, mas ainda assim fico satisfeito em saber que apesar dessa questão a história e a trama prendem o suficiente para até um jogador exigente sentir a vontade e o impulso de concluir a aventura. De tudo em um jogo, sempre prezei muito a ambientação, os personagens e tudo que envolve eles, e saber que acertei nesse quesito me faz muito feliz! Como já falei antes, todos esses personagens e esse mundo tem uma carga emocional muito especial para mim, e é lindo perceber que obtiveram sucesso em tocar de alguma forma o jogador.

Obrigado por reportar os bugs, obrigado pelas opiniões mas principalmente obrigado por engajar no jogo e aproveita-lo como um jogador e espectador dessa história, espero que tenha sido uma aventura compensadora!

Grande abraço, nos vemos por aí! :D

Fala aew [member=916]Matt RvdR[/member]  firme ? estou jogando o seu game e estou para fazer uma analise dele (acho que vc ja sabe haha), no entanto eu gostaria de  informações suas que gostaria de saber para poder agregar mais conteúdo as minha análise

1 - As perguntas iniciais do game, elas apenas definem seu job, ou conforme suas respostas elas variam a dificuldade também ?

2 - As variações de tempo podem mudar o rumo da história gerando finais alternativos ou até mesmo side quests ou não ?

3 - Lembro que em Orca 1 e 2 as bibliotecas traziam bastante informações extras para o jogador, sobre os lugares e sobre duvidas que não são respondidas no decorrer do jogo, gerando easter eggs que tiram bastante curiosidades do jogador a respeito do universo de Orca, no entanto neste game vc apenas vai a biblioteca para pegar itens, as curiosidades extras do game foram excluídas ou tem partes em que o game fornece essas informações ?

4 - Tem boss secreto neste game ?

Voltar
Topo Inferior