🤔 Para Refletir : "Não, não olhe para mim, olhe para seu mouse e teclado e comece a desenvolver!" - Victor Sena

Podem me ajudar com a fonte? - RPG Maker VX Ace

Membro Membro
Postagens
8
Bravecoins
46
Olá a todos, vim aqui compartilhar um pequeno problema que me incomoda um pouco e que estou prestes a desistir de achar uma solução, kkkkkkk...

No RPG Maker VX Ace e creio eu que nas outras versões também, as fontes no jogo ficam brancas com uma borda preta bem feia, pois o meu jogo tera será feito com pixel-art e não ilustrações "normais", porém as fontes não estão ajudando nem um pouco nisso.

help1.png


Gostaria de saber como faço para ter as fontes sem essa borda preta e se possível que elas fiquem em "píxeis" certinhos, como as fontes de Pokemon Fire Red, por exemplo.

help2.png
 
Bom, cara, tem dois passos para isso. Primeiramente, na questão da estética da fonte em si, você precisa escolher a que você quiser usar e baixar ela. Por exemplo, você pode procurar fontes 8-bit ou fontes pixeladas, ou fontes inspiradas em algum jogo que você curta. Basta ter certeza que elas são de uso grátis e você pode inserir no seu projeto (criando uma pasta "Fonts" dentro da pasta do jogo e deixando o arquivo dessa fonte lá dentro).

Agora, para realmente selecionar e utilizar a fonte dentro do projeto, você pode ou mudar diretamente no Main, ou usar algum script que permita isso (recomendo a segunda opção, e entrarei em mais detalhes).

1° opção (mais direta, mas menos opções): você abre a parte de scripts do seu projeto, procura o "Main" no final da lista, e substitui o texto dele por isto (não se preocupe, nada do original foi removido, só adiciona-se uma parte):
Código:
#==============================================================================
# ** Main
#------------------------------------------------------------------------------
# This processing is executed after module and class definition is finished.
#==============================================================================

Font.default_name = ["FONTE"] # Edite a fonte aqui.
Font.default_size = 22 # Edite o tamanho aqui.

rgss_main { SceneManager.run }

Onde você coloca, em vez de FONTE, o nome da fonte que você decidiu usar (e que precisa estar na pasta "Fonts" junto com seu jogo) e você também pode escolher o tamanho do texto.

2° opção (mais completa, mas precisa manjar de inglês ou usar um tradutor para ver as instruções): em vez de fazer isso, você pode usar um script de mensagens no projeto - recomendo o Ace Message System, do Yanfly. Ele serve para tirar as bordas pretas que você queria.
Com ele, você poderá mudar a fonte e o tamanho do texto do mesmo jeito, além de ter muitas outras opções mostradas no link, como acelerar o texto segurando Shift (in-game), colocar caixas de nome dos personagens, usar ícones e imagens etc.
Só um detalhe, se você for usar esse script, tem que pegar pelo link do Github ou do Pastebin em inglês mesmo, porque o download da demo, assim como da versão em português, estão fora de ar.
 
Voltar
Topo