🤔 Para Refletir :
"O tolo despreza jogos antigos até tentar recriá-los."
- Delayzado

Precisamos de Fan Games?

Gavron

Plebeu
Membro
Membro
Juntou-se
27 de Dezembro de 2017
Postagens
44
Bravecoins
17
Olá Makers, Tudo bem? uma vez ou outra dou uma jogada nós clássicos como Castlevania, Metroid, Streets of Rage, Megaman que marcou minha infância e me fiz as seguintes perguntas: Isso é muito bom onde estão os novos jogos dessas franquias?

Tenho certeza que muitos Games já sentirão uma esperança no coração quando surgir um rumo em um site de jogos mundo afora afirmando que essa franquia está com um novo jogo que está sendo desenvolvido à todo vapor e tem previsão de ser lançando em 2019. Isso obviamente deixa  os fãs da franquia felizes e esperançosos com tal noticia, e eles esperam ansiosos que á  desenvolvedora anuncie o jogo em um evento game de grande importância com uma imagem ou até mesmo um trailer, e recebem aquele balde de água fria. :Decepcionado: Exatamente nada :Chorar: :Chorar: e os anos vão se passando e não temos um novo jogo da tal franquia.

Tentando suprimir essa vontade e expulsar tais decepções que desenvolvedores caseiros (Indie) entram em ação(cansados dessa novela chata) para reviver tal franquia e trazer alegria para o coração dos fãs, mas nem tudo são flores não é mesmo? ainda no desenvolvimento que por sinal não é uma tarefa nada fácil, os projetos são tem seu desenvolvimento parado pela grande produtora ou o cancelamento é anunciado pelo fã ou equipe que está desenvolvendo o projeto. 

já fazia um tempinho que havia visto alguns fan games na web e fóruns de Games um ou outro cancelado fan game cancelados e outros desconhecidos, recentemente vejo que muitos fãs estão aderindo á esse movimento e os fãs são agraciados com games lindos com trilha sonoras novas, gráficos e o melhor chegam á ser considerados melhores que os jogos originais. Um exemplo é o recente Castlevania The Lecarde Chronicles 2, Megaman Unlimited e Pokemon Uranium que são verdadeiras obras primas parecendo até mesmo jogos oficiais.

E recentemente estou vendo muitos fãs estão aderindo á esse movimento e eu queria trazer o título do desse tópico [size=10pt]Precisamos de Fan Games?[size=12pt] [/size][/size] Ou é melhor deixa essas franquias intactas sem novos jogos?

Por que não tentar? Não vejo como isso poderia ser um problema em alguma instância. Na pior das hipóteses, ou o fan game será um fracasso ou será derrubado pela desenvolvedora do jogo original. Nos dois casos, não há muito que fazer além de lamentar e seguir em frente sem nenhum drama. Além disso, nessas tentativas, é possível que algo interessante e até inovador surja. Um fan game, bem sucedido ou não, não influenciará em nada na franquia de jogos a qual ele pretende dar "continuidade". Ele não faz parte do cânone, e por esse motivo, não maculará a obra a qual ele reverencia. Jogos memoráveis permanecerão memoráveis com ou sem fan games. E, honestamente, achar que fan games, por serem fan games, seriam ruins, está muito mais para um preciosismo tolo do que para qualquer outra coisa.​

Eu prefiro ver os "sucessores espirituais". Primeiro que assim, os devs não correm risco de receber nenhum C&D da desenvolvedora original. Segundo que eu sou bem purista nesse ponto, não por preconceito com fan games, mas por que eu percebo que, quando trocam os "autores" da obra, a qualidade "muda".

Em Megaman X por exemplo, enquanto o Keiji Inafune é quem tomava conta dela, ela estava indo pra um rumo completamente diferente do que quando veio o Megaman X 6, que apesar de ser bom, ficou um ar de "não é Megaman X".

Já os sucessores espirituais, não há esse tipo de problema, a gente sabe que é inspirado em tal obra, mas não é a mesma, então a expectativa muda e muitas vezes nos surpreendemos pra melhor.

RaonyFM comentou:
  Por que não tentar? Não vejo como isso poderia ser um problema em alguma instância. Na pior das hipóteses, ou o fan game será um fracasso ou será derrubado pela desenvolvedora do jogo original. Nos dois casos, não há muito que fazer além de lamentar e seguir em frente sem nenhum drama. Além disso, nessas tentativas, é possível que algo interessante e até inovador surja. Um fan game, bem sucedido ou não, não influenciará em nada na franquia de jogos a qual ele pretende dar "continuidade". Ele não faz parte do cânone, e por esse motivo, não maculará a obra a qual ele reverencia. Jogos memoráveis permanecerão memoráveis com ou sem fan games. E, honestamente, achar que fan games, por serem fan games, seriam ruins, está muito mais para um preciosismo tolo do que para qualquer outra coisa.​

Concordo [member=1916]RaonyFM[/member] além disso os fan games vão implementar na franquia do jogo em questão mesmo não sendo canônica pra saga, isso me lembrou o caso do fan game extinto Chrono Resurrection(Chrono Trigger) que demonstrava ser um projeto com grande potencial, mas a Square Enix acabou barrando o projeto, muitos diziam que ela estava com "medo" que o projeto fosse tira o brilho do clássico do Super Nintendo o que realmente não concordo, caso o projeto fosse pra frente poderia ser belo aos olhos mais nada comparado ao original.

CleanWater comentou:
Eu prefiro ver os "sucessores espirituais". Primeiro que assim, os devs não correm risco de receber nenhum C&D da desenvolvedora original. Segundo que eu sou bem purista nesse ponto, não por preconceito com fan games, mas por que eu percebo que, quando trocam os "autores" da obra, a qualidade "muda".

Em Megaman X por exemplo, enquanto o Keiji Inafune é quem tomava conta dela, ela estava indo pra um rumo completamente diferente do que quando veio o Megaman X 6, que apesar de ser bom, ficou um ar de "não é Megaman X".

Já os sucessores espirituais, não há esse tipo de problema, a gente sabe que é inspirado em tal obra, mas não é a mesma, então a expectativa muda e muitas vezes nos surpreendemos pra melhor.

Eu particularmente não gosto dos  "sucessores espirituais" pois  na maioria das vezes esses jogos não acabam fazendo tanto sucesso ou são considerados os famosos "Clones" da determinada franquia um exemplo disso é a duologia Koumajou Densetsu 1 & 2 que é notável que é uma aura de Castlevania no game, mas obviamente não posso nega o fato que alguns sucessores espirituais realmente se destacam trazendo uma ou outra novidade e falando de Keiji Inafune me lembrou o caso do polêmico Mighty No 9 que prometia ser o sucessor espiritual do Megaman e muitos compraram aquela ideia "Olha esse é sucessor do Megaman" e quando o game saiu não agradou boa parte do público, e claro que haveria aquela comparações com os personagens do jogo com à franquia do Megaman Original que são praticamente plágios do Megaman com as mesmas funções.

Primeiramente excelente tópico, esses dias estava pensando sobre fan-games.

Minha opinião é parecida com a do Clean, eu sou muito fã dos jogos originais com enredos próprios, não só jogos como HQs, animações, curtas, qualquer coisa produzida independente ou semi-independente. 

Acredito que quase 100% das pessoas que criam seus jogos tomam de inspiração vários jogos, isso é normal afinal hoje em dia é quase impossível criar algo original no sentido puro da palavra, aqueles que admiramos e usamos como inspiração tem seus próprios musos e assim por diante num ciclo quase interminável.

Sobre os fan-games eu não desgosto de maneira alguma, acho uma pena ver empresas derrubando jogos de fan como a Nintendo, por exemplo, mas também consigo entender o lado delas, afinal é uma criação própria e estão no direito de fazê lo. Apenas me simpatizo mais pelos jogos originais.

Quanto as copias baratas e descaradas, inclusive copias de jogos indies, é lamentável. Copias exatas do jogo mudando apenas o nome do personagem com a finalidade de fazer dinheiro fácil, vide as centenas de jogos clones no Playstore e afins, acho totalmente mau caratismo. 

TsuYa comentou:
Primeiramente excelente tópico, esses dias estava pensando sobre fan-games.

Minha opinião é parecida com a do Clean, eu sou muito fã dos jogos originais com enredos próprios, não só jogos como HQs, animações, curtas, qualquer coisa produzida independente ou semi-independente. 

Acredito que quase 100% das pessoas que criam seus jogos tomam de inspiração vários jogos, isso é normal afinal hoje em dia é quase impossível criar algo original no sentido puro da palavra, aqueles que admiramos e usamos como inspiração tem seus próprios musos e assim por diante num ciclo quase interminável.

Sobre os fan-games eu não desgosto de maneira alguma, acho uma pena ver empresas derrubando jogos de fan como a Nintendo, por exemplo, mas também consigo entender o lado delas, afinal é uma criação própria e estão no direito de fazê lo. Apenas me simpatizo mais pelos jogos originais.

Quanto as copias baratas e descaradas, inclusive copias de jogos indies, é lamentável. Copias exatas do jogo mudando apenas o nome do personagem com a finalidade de fazer dinheiro fácil, vide as centenas de jogos clones no Playstore e afins, acho totalmente mau caratismo.
Obrigado [member=994]TsuYa[/member], vale lembrar que temos algumas grandes empresas como a Capcom que distribuiu o jogo Megaman X Street Fighter (Fan Game) gratuitamente para download ou a Konami com o Castlevania The Lecarde Chronicles 2(Nesse caso uma benção) o que realmente incomoda são empresas grandes deixarem boas franquias de lado e investirem em jogos genéricos esperando o mesmo retorno financeiro.  :vixi: Mas ela ter os direitos e não lançar um game novo? Isso incomodar e muito por sinal como a franquia Devil May Cry que depois do DMC(e seu fracasso) só à rumores de um possível jogo e nada de jogo novo até um momento e isso é apenas um exemplo quantas franquias já não foram abandonadas por suas empresas.

Não, não precisamos mas temos o que não precisamos as vezes e não temos o que precisamos sempre. Pessoalmente acho que se os caras gastaram tempo num jogo que pelo menos ele não seja passível de processos, por isso sempre é bom dar uma revitalizada naquela formula do jogo que tu gosta e disto até pode sair uma nova franquia.

Acredito que a pessoa que vá fazer um fan game precisa trabalhar duro, se esforçar e levar o tempo que for preciso, se o desenvolvimento levar 10 anos, faça nos seus 10 anos, pois temos muitos fan games fenomenais (Como os que citou), mas muitos saem de forma deprimente. Aqui são vários os fatores que podem influenciar, falta de experiência, pressa para lançar ou simplesmente querer aparecer fazendo um fan game de uma franquia já estabelecida. Acredito que se a pessoa quer fazer um trabalho realmente bom, que vá honrar o trabalho original e vai trazer coisas novas, isso deve ser feito, sim! Caso contrário, é melhor não mexer nisso.

HermesPasser comentou:
Não, não precisamos mas temos o que não precisamos as vezes e não temos o que precisamos sempre. Pessoalmente acho que se os caras gastaram tempo num jogo que pelo menos ele não seja passível de processos, por isso sempre é bom dar uma revitalizada naquela formula do jogo que tu gosta e disto até pode sair uma nova franquia.
Sim [member=1330]HermesPasser[/member] fan games que trazem algo novo pra uma franquia é sempre ótimo, além de entrega uma boa nostalgia :^-^: seria muito bom tais industrias divulgassem o jogo( Konami e á Capcom.)
Hizashi_Brum comentou:
Acredito que a pessoa que vá fazer um fan game precisa trabalhar duro, se esforçar e levar o tempo que for preciso, se o desenvolvimento levar 10 anos, faça nos seus 10 anos, pois temos muitos fan games fenomenais (Como os que citou), mas muitos saem de forma deprimente. Aqui são vários os fatores que podem influenciar, falta de experiência, pressa para lançar ou simplesmente querer aparecer fazendo um fan game de uma franquia já estabelecida. Acredito que se a pessoa quer fazer um trabalho realmente bom, que vá honrar o trabalho original e vai trazer coisas novas, isso deve ser feito, sim! Caso contrário, é melhor não mexer nisso.
Isso me lembrou os Fan Games do OpenBor do Street of Rage que particularmente não curtir nem um pouco :ue: e tem uma biblioteca  vastar de jogos ruim, mas tem exceções como o Street of Rage Silent Storm. Acredito que para cria fan game é necessário muita experiência e força de vontade(dentre outras coisas) para faze-lo e isso com certeza não é pra qualquer um, e já outros não levam tal tarefa á sério e assim resulta em fan games lamentáveis :aff:.

A dificuldade de se fazer um fan game não é apenas de natureza técnica, é preciso conhecer bem a franquia a qual se pretende reverenciar. Então, além da expertise como desenvolvedor (programação, level design, storyteller etc.), ainda há todo o trabalho de pesquisa sobre o jogo/franquia que será objeto do fan game. Por exemplo, se quero fazer um fan game de FF, devo indagar-me o que um jogo como FF precisa ter; isso exige entender o porquê de cada elemento que compõe o jogo, uma profundidade sobre o que faz um FF ser, justamente, um FF. Aplica-se essa lógica a qualquer projeto do gênero. Afora, como já disseram aí em cima, o comprometimento, que nem sempre (na maioria das vezes) está presente - um adendo: isso também vale para projetos do RPG Maker, o que vejo com frequência é autores de projetos querendo fazer tudo às pressas só para entregar algo medíocre, sem paixão, sem respeitar o tempo próprio do projeto. Pressa e falta de comprometimento destroem qualquer ideia.​

Respondendo: Sem dúvida! O mercado tem espaço para todos. Para mim, é quase igual pensar "Precisamos de jogos Indies?" Vai ter jogadores de mainstream que não estarão nem ai e irão responder "Não".

E isso de "o fan game foi derrubado pela produtora" na maior parte das vezes só acontece quando os desenvolvedores pedem doações ou algo do gênero. Chuto que menos de 1% dos projetos totalmente frees receberam um DCMA legítimo.

RaonyFM comentou:
Um fan game, bem sucedido ou não, não influenciará em nada na franquia de jogos a qual ele pretende dar "continuidade".
Isso não é necessariamente verdade. O remake de fã do Dragon's Trap influenciou o remake oficial. O fato de o Nappa estar em alta nos vários jogos de Dragon Ball é influenciado pelo ganho de popularidade dele com o Dragon Ball Abridged (pesquise no DeviantArt) e o dublador foi chamado para dublar o Xenoverse (mas não o Nappa).

RaonyFM comentou:
E, honestamente, achar que fan games, por serem fan games, seriam ruins, está muito mais para um preciosismo tolo do que para qualquer outra coisa.
QFTW

CleanWater comentou:
Ou para pior, né Mighty Number 9?

Eu aceito, mas, como citado pelo [member=1859]Gavron[/member], não acho que "sucessores espirituais" sejam a mesma coisa porque muitas vezes não sai algo do mesmo universo. Ao jogar um fangame de pokémon, você quer usar pokémon e não monstros genéricos. Num fangame de Dragon Ball, você quer interagir com Saiyans e Nameks, não os sucessores espirituais deles.

FL comentou:
Isso não é necessariamente verdade. O remake de fã do Dragon's Trap influenciou o remake oficial. O fato de o Nappa estar em alta nos vários jogos de Dragon Ball é influenciado pelo ganho de popularidade dele com o Dragon Ball Abridged (pesquise no DeviantArt) e o dublador foi chamado para dublar o Xenoverse (mas não o Nappa).

Bem observado, e a propósito, nesse caso o fan game reverberou de forma positiva sobre o jogo oficial. Todos saem ganhando! Enfim, não sei o quanto isso é frequente na indústria, confesso que não estou muito por dentro desse universo de fan games, mas suponho que sejam casos insólitos, ou não? E se ele não tiver força para provocar essa reverberação, ou for um fracasso, tanto melhor, ao menos foi uma tentativa.

FL comentou:
Eu aceito, mas, como citado pelo [member=1859]Gavron[/member], não acho que "sucessores espirituais" sejam a mesma coisa porque muitas vezes não sai algo do mesmo universo. Ao jogar um fangame de pokémon, você quer usar pokémon e não monstros genéricos. Num fangame de Dragon Ball, você quer interagir com Saiyans e Nameks, não os sucessores espirituais deles.

De fato, não penso que sejam a mesma coisa que fan games. Eles servem a propósitos distintos, este serve para satisfazer o desejo do jogador de retornar ao mundo daquele jogo que não teve uma continuação; aquele, pretende dar continuidade a uma ideia, uma visão, que não necessariamente replicará a experiência original. Vale lembrar que Mass Effect foi apresentado pela Bioware como um sucessor espiritual de Knights of the Old Republic, sendo que Mass Effect sequer é do universo Star Wars, e estou certo de que ele não serve para suprir o desejo de quem gostaria de revisitar o universo de Knights of the Old Republic.​

Eu sou a favor de fã games sim, pelo simples fato de que eles servem como uma forma de mostrar para as empresas que suas obras podem tomar novos rumos e continuarem atendendo às expectativas dos fãs.
Vejam por exemplo o fã game Streets of Rage Remake que, para muitos que curtem a série, ficou melhor que os originais (também acho) e foi barrado pela SEGA, que por ser "cega", não soube tirar mais proveito dessa ótima franquia e tudo o que faz é ficar re-lançando os jogos da mesma para várias plataformas, sem alterar nada...
Se derem uma pesquisada, encontrarão uma enxurrada de fã games desenvolvidos no MUGEN das franquias Street Fighter, King of Fighters e Capcom vs SNK, e nada dessas empresas anunciarem versões em 2D dessas séries que cativou os fãs, insistem naquele 3D estilo boneco de Borracha e apelação em fã service, o que faz com que os fãs prefiram os jogos antigos dessas desenvolvedoras...

Yoshi comentou:
Eu sou a favor de fã games sim, pelo simples fato de que eles servem como uma forma de mostrar para as empresas que suas obras podem tomar novos rumos e continuarem atendendo às expectativas dos fãs.
Vejam por exemplo o fã game Streets of Rage Remake que, para muitos que curtem a série, ficou melhor que os originais (também acho) e foi barrado pela SEGA, que por ser "cega", não soube tirar mais proveito dessa ótima franquia e tudo o que faz é ficar re-lançando os jogos da mesma para várias plataformas, sem alterar nada...
Se derem uma pesquisada, encontrarão uma enxurrada de fã games desenvolvidos no MUGEN das franquias Street Fighter, King of Fighters e Capcom vs SNK, e nada dessas empresas anunciarem versões em 2D dessas séries que cativou os fãs, insistem naquele 3D estilo boneco de Borracha e apelação em fã service, o que faz com que os fãs prefiram os jogos antigos dessas desenvolvedoras...
Sobre o caso do Street of Rage Remake a Sega havia mandando uma justificativa afirmando os desenvolvedores pedirão doação para o projeto ser completado se é verdade ou não eis a questão :Ahn: mas quando as desenvolvedoras "boazinhas" descobrem sobre os fan games, elas resolvem sabe sobre todos os detalhes do desenvolvimento do jogo para serem aprovados caso contrário o fan game é derrubado pela empresa que já foi citado pelo [member=779]FL[/member].

Acho que depende muito de quem produz este tipo de conteúdo, hoje em dia vejo muitas fã games muito genéricas criadas por fãs, e existem franquias que tem tantas fãs games que da até vontade de vomitar a franquia de vez, o problema em minha opinião não é as fã games em si mas a forma como esta massante hoje em dia, acho que a comunidade gamer deveria criar um grupo em que todos avaliariam se a fã game é boa ou não e criar um tópico de recomendações e não simplesmente jogar a bel prazer na internet, porque muitas vezes a gente acaba pegando uma péssima fã game genérica que  nem sabemos se ela é boa ou não classificado pela comunidade de fã games da franquia, enfim e o que eu penso

PS: Outro ponto importante que queria destacar, é que hoje em dia muitos vivem baseados em franquias já criadas, e criam fã games porque gostam muito da franquia, o que é um ponto positivo, mas eu percebo que ao longo dos anos as pessoas estão perdendo originalidade de projetos de jogos, onde muitos já nem desenvolvem mais a criatividade mas apenas montam histórias em cima de um franquia já criada o que acaba sendo um grande risco nos desenvolvedores de jogos hoje em dia só uma observação mesmo, o que reforça minha ideia de fazer uma votação geral e recomendações de jogos, pois apenas fã games que obtivessem maior originalidade e criatividade seriam escolhidas o que incentivaria os fãs da franquia trabalharem melhor em seus projetos e não fazer qualquer porcaria como vemos hoje em dia :/

Cross Maker comentou:
Acho que depende muito de quem produz este tipo de conteúdo, hoje em dia vejo muitas fã games muito genéricas criadas por fãs, e existem franquias que tem tantas fãs games que da até vontade de vomitar a franquia de vez, o problema em minha opinião não é as fã games em si mas a forma como esta massante hoje em dia, acho que a comunidade gamer deveria criar um grupo em que todos avaliariam se a fã game é boa ou não e criar um tópico de recomendações e não simplesmente jogar a bel prazer na internet, porque muitas vezes a gente acaba pegando uma péssima fã game genérica que  nem sabemos se ela é boa ou não classificado pela comunidade de fã games da franquia, enfim e o que eu penso
Isso se aplica a jogos Indies no geral, não apenas Fan Games.

Bom, essa é uma pergunta complicada, sendo que só me interessei em aprender a mexer no maker e no construct 2 para poder desenvolver fã game (OBS: to aprendendo ainda, não sei fazer NADA ainda kkkkkk havia começado a fazer um projeto no construct e pausei pra fazer um outro projeto no rpgmv  :Okay_fix:).... POREM, penso que para poder fazer isso, devo fazer algo com QUALIDADE... não apenas mais um game, mas sim um fã game que alguém possa jogar e dizer... "Putz, não é que esse game ficou Bom", já vi alguns fã games de animes e infelizmente não curti, MUITOS são mau feitos, claro a intenção sempre é boa em fazer um game de algo que vc gosta, porem isso não significa que o resultado final vá ser Bom, pois muitas vezes a ideia que estava em seus pensamentos vão agradar somente vc ( sendo que vc estará mudando ou adicionando algo em uma história existente, isso muitas vezes não agrada os fãs ).
Tem um fã game muito Bom, feito por um BR, o game é no estilo "Beat's of Rage" ( o famoso Briga de rua ), através desse game que me deu vontade de fazer meu próprio game, pois todo o desenvolvimento do game foi feito pensado nos mínimos detalhes como cenários, trilha sonora, personagens jogáveis (diga-se de passagem é o mais vasto que eu já vi kkkkkk), inimigos e etc... 
Nos rpg's da vida, algo que para MIM é muito importante e não me agrada muito em muitos games, é o mapeamento... as vezes o game está muito bom mas o mapeamento está bem simples ou não foi muito bem feito... Bom isso é minha opnião ( é que acho o mapeamento essencial ).
Em um outro forum eu vi um cara fazendo um projeto pra um game indie, ele nao falou de história nem nada, a galera foi em massa pra poder ajudar, sem nem mesmo saber sobre o q se trata...
Tentei fazer o mesmo, porem disse q meu projeto era pra um fã game, ninguém se prontificou ou simplesmente perguntou sobre como seria o projeto... claro ninguém tem obrigação disso, mas percebi que no RPGMK, a galera tem meio q um certo receio dos fã games... acho eu que por causa que já teve muitos q por sua vez ficaram ruins.....

Bom essa é minha opnião  :Okay_fix:

Site do Br que faz vários fãs games

skrot21 comentou:
Bom, essa é uma pergunta complicada, sendo que só me interessei em aprender a mexer no maker e no construct 2 para poder desenvolver fã game (OBS: to aprendendo ainda, não sei fazer NADA ainda kkkkkk havia começado a fazer um projeto no construct e pausei pra fazer um outro projeto no rpgmv  :Okay_fix:).... POREM, penso que para poder fazer isso, devo fazer algo com QUALIDADE... não apenas mais um game, mas sim um fã game que alguém possa jogar e dizer... "Putz, não é que esse game ficou Bom", já vi alguns fã games de animes e infelizmente não curti, MUITOS são mau feitos, claro a intenção sempre é boa em fazer um game de algo que vc gosta, porem isso não significa que o resultado final vá ser Bom, pois muitas vezes a ideia que estava em seus pensamentos vão agradar somente vc ( sendo que vc estará mudando ou adicionando algo em uma história existente, isso muitas vezes não agrada os fãs ).
Tem um fã game muito Bom, feito por um BR, o game é no estilo "Beat's of Rage" ( o famoso Briga de rua ), através desse game que me deu vontade de fazer meu próprio game, pois todo o desenvolvimento do game foi feito pensado nos mínimos detalhes como cenários, trilha sonora, personagens jogáveis (diga-se de passagem é o mais vasto que eu já vi kkkkkk), inimigos e etc... 
Nos rpg's da vida, algo que para MIM é muito importante e não me agrada muito em muitos games, é o mapeamento... as vezes o game está muito bom mas o mapeamento está bem simples ou não foi muito bem feito... Bom isso é minha opnião ( é que acho o mapeamento essencial ).
Em um outro forum eu vi um cara fazendo um projeto pra um game indie, ele nao falou de história nem nada, a galera foi em massa pra poder ajudar, sem nem mesmo saber sobre o q se trata...
Tentei fazer o mesmo, porem disse q meu projeto era pra um fã game, ninguém se prontificou ou simplesmente perguntou sobre como seria o projeto... claro ninguém tem obrigação disso, mas percebi que no RPGMK, a galera tem meio q um certo receio dos fã games... acho eu que por causa que já teve muitos q por sua vez ficaram ruins.....

Bom essa é minha opnião  :Okay_fix:

Site do Br que faz vários fãs games
Olá [member=1992]skrot21[/member] concordo em alguns pontos da sua opinião acredito sim que um fan game deve ser produzido por um desenvolvedor (ou uma equipe) que tenha certa bagagem na área de desenvolvimento de jogos para evitar aqueles fan games sem qualidade, como você mesmo disse e por sinal, bem genéricos encontrados nos fórums da vida.  :Decepcionado:

Um fan game deve ser algo muito bem projetado (roteiro, desenvolvimento, design, trilha sonora e etc.) principalmente se estive trabalhando sozinho no projeto ou até mesmo em equipe e obviamente isso não se limitar a fan games os próprios projetos makers exigem isso do desenvolvedor.

(Eu conheci o Zvitor recentemente curtir o game da Liga da Justiça espero que venha uma sequência :Palmas:.)

Esse é um assunto bem relativo. Existe um ditado entre essas empresas de jogos outros meios artísticos que é melhor encerrar com chave de ouro do que insistir e virar uma piada. Enquanto sempre vai ter alguma parcela de fans doidos, uma maioria tá pouco se lixando e não aguenta mais, causando assim a inevitável "Falta de lucro", e sem lucro que dê pra sustentar o projeto, não vale a pena para essas empresas.

Aqui nós não podemos esquecer de uma coisa importante, você citou 3 projetos que ficaram famosos, porém apenas 2 foram satisfatorios, e exatamente aqueles que não usam RPG Maker, infelizmente eu nunca vi um fan game de RPG Maker ficar realmente bom (talvez eu não tenha jogado algum que realmente seja). O que houve com Pokemon Uranium foi um mega site de amigo divulgar "Oh! 9 anos de produção e talz! Finalmente ficou pronto!" e aquela parcela de fans de pokemon que mal conhecem nada das mecanicas, da franquia e muito menos de "pokemon essentials" caiu matando. EU peguei o game pra jogar, fui seco achando que seria mesmo algo interessante, me deparei com uma coisa bem padrãozão de essentials, que aqueles 9 anos foram apenas umas horinhas num final de semana sem vontade e total abandono durante meses, porque praticamente nada foi trabalhado pra ficar diferente do que nos ja temos pronto no essentials. A preguiça no projeto foi tanta que logo no começo você ja nota que até as animações estão padrão, enquanto uns golpes são uns sprites extremamente pixelizados de pokemon Ruby, outros são animations padrão do VX Ace bem suaves, vc fica tipo, q????

Então minha opinião a respeito de fan games em RPG Maker vai ficar meio, "melhor não", mas cada faz o que bem entender e pode muito bem criar uma fan game lindo e melhor que o original, só que ainda não vi kkkkkk Quem sabe vc que está lendo seja o primeiro.

E... eu ja fiz fangame, (varios kkkk) inclusive um (Digimon Adventure - Muito nubão) que teve uma aceitação incrível, estimo cerca de 1 milão de downloads desde 2011 (eram cerca de 500.000 no megaupload e 500.000+ no Mediafire, que tinham ferramentas de contagem de download, infelizmente o megaupload foi encerrado e minha conta no mediafire recebeu strike da Bandai detentora dos direitos e foi excluída depois de tanto tempo.
)

Fan Games era algo mais comum no passado, lembro de 2004~2008 haver Fan Game de todo e mais alguma coisa, seja feito no RPG Maker ou qualquer outra engine, era aos montes

A ideia morreu um pouco e mesmo assim quando se faz Fan Games agora são de jogos antigos mas são poucos e quase nenhum é bom sequer.

E a ideia atual de um fan game e de um clone quase muito identicas, já fi fan games que são apenas clones de outros jogos.

O que se faz mais atualmente é mods para o jogo em questão, por exemplo o half life 2 está cheio de fan games que são mods, apenas o black mesa é bom o resto não é muito bom.

Sinceramente, não precisamos muito de fan games, eu não gosto muito de fan games nunca achei muito interessante, prefiro jogar o jogo real

Voltar
Topo Inferior