Dobberman comentou:
Assim, a proposta deste tópico é discutir sobre as classe/estereótipo dos jogos. Quando você joga um jogo, qual delas você dá preferência?
Vamos lá
Antes de escolher, vou analisar da seguinte forma: Grupo ou Solo.
Em grupos, se tratando dos RPG Táticos:
Dependendo do jogo como em Front Mission para Snes, por exemplo, eu tento equilibrar os equipamentos nos mechas deixando eles com escudo em um ombro para se defenderem de misseis a distância, no outro ombro eu deixo um lança míssil para ataques a distância e nas mãos de cada braço eu faço uma variação de arma pesada com único tiro de dano alto entre a arma de vários tiros com danos médios ou com uma arma de dano físico que também tem um único ataque de dano alto.
A estrategia onde eu faço uso dos misseis a distância e depois dou o dano restante frente a frente com o inimigo por meio das armas funciona ainda mais quando ganhamos habilidades de mirar em qual parte dar dano no oponente seja frente a frente ou a distância, dar dois ataques em sequência, mas o ganho de XP muda em relação aos ataques, dando pouca experiência e dessa forma não da chances para trabalhar a evolução de alguns personagens podendo ser prejudicada, mas por outro lado que eu me lembro além de ganhar experiência para os leveis, você ganha pontos para as habilidades também, então mantinha um equilíbrio em relação as habilidades citadas.
No caso de Final Fantasy Tactics Advance eu sempre mantive a rotatividade de classe, onde buscava passar inicialmente um personagem Soldados para Thief, roubar os equipamentos únicos ou mais avançados nas quests principais/secundárias para equipa-los nos outros e com o tempo eles iriam adquirindo habilidades de sua classe o suficiente para a mudança de classe, então o primeiro mago branco que era um Nu mou assim que aprendido habilidades graças aos itens eu passava para outra classe usando a opção de usar as habilidades de uma classe secundaria, no caso o mago branco. Dessa forma eu fazia com as raças restantes, pois eu poderia usar as habilidades de classes distintas.
Mas para funcionar bem cada poder, cada classe ao passar de level ganha pontos em status diferentes, então eu revesava pelo menos 10 leveis para cada tipo de classe onde, por exemplo, eu ganhava status com Mago Branco MP e MagicDef e depois de 10 leveis eu trocava para uma classe onde o foco era HP e Ataque, então da metade para o final do jogo os personagens tinham os HP, MP, Ataque, Defesa etc equilibrados, o personagem do suporte não tomava tanto dando e ainda batia forte mesmo com uma Staff de mago, da mesma formas os ataques/defesas mágicas eram boas.
Já jogos onde não temos essa opção de mudança de classe a vontade e quando envolvia tropas ai eu optei pela variedade como em Warsong/Langrisser, onde cada comandante tinha mais opções de unidades, pois no máximo podia se ter 3 variações para cada, mas não se podia escolher uma de cada, apenas 1 tipo para cada comandante. Além de claro ter um comandante a cavalo forte contra voadores, mas fraco contra unidades arqueiras, um comandante forte na magia ofensiva/defensiva, mas fraco contra arqueiros e assim por diante.
Como as classes não são mutáveis e os cenários/missões são variados, é essencial ter algum comandante que contrate arqueiro por exemplo para mais da metade do jogo você ter vantagens contra monstros voadores, pois esses mesmos são fracos somente para arqueiros. Na tentativa e erro eu fui aprendendo com esse jogo muitas vezes até zerar e entendendo as vantagens o jogo se torna mais fácil.
Saindo dos Táticos para os RPGs tradicionais:
Como pode notar acima e para não prolongar muito em jogos com muitos personagens eu costumo equilibrar também, nesses RPGs não temos muitas mudanças de classe e até mesmo fica estabelecido quem da o suporte, quem é bruto que da mais dano e tem HP grande, quem é o equilibrado. Então quando jogo eu sempre mantenho o suporte protegido com HP máximo, compro equipamentos bons assim que tem disponível na loja, pois ele salvará o grupo dos venenos, mortes, dar um boost para algum status sempre deixando no minimo 1 membro como suporte, pois seus ataques são de fato fracos e na maioria das vezes ele é útil para usar itens/magias em vez dos personagens principais usarem, caso ele morra eu me garanto com poções para reviver ele.
Agora quando eu tenho um grupo de 4 membros e 2 deles são suporte como um mago branco e outro negro eu já não gosto muito, para mim deixa as batalhas cansativas e demoradas.
Em Chrono Trigger por exemplo eu gosto assim que liberam mais personagens acabar com o trio principal do jogo, pois mais a frente contra os bosses manter Lucca e Marle na mesma batalha é complicado, pois se não me engano ambas tem o menor HP de todo grupo, então eu gosto de colocar um de Suporte mesmo que não tenha habilidades próprias para isso para assim os 2 atacantes (seja Chrono, Frog, Robo ou Magus) poderem atacar não prolongando as batalhas e ficar gastando muitos itens de reposição de MP e HP.
Solo
Não lembro de jogar RPGs solos onde era focado 100% em magos, geralmente o personagens é da ação e tem algumas skill de magia. Porém caso eu pegue jogos como Dungeons&Dragons, eu não gosto de escolher o personagem pesado, os de distância como arqueiro e mago eu gosto de usar e o principal desse tipo de jogo também onde não é tão rápido e não tão lento nos golpes e nem muito fraco, mas acredito que foge um pouco da temática RPGs, pois eu mesmo não tenho costume de jogar MMOs.
Qual delas você não gosta?
Então, se leu até aqui, não curto os suportes, mas deixo em meus grupos por serem essenciais, porém gosto que o personagem tenha pelo menos um pouco de cada classe, seja um guerreiro com 2 magias, por que não? rs
Qual classe você haja que não foi bem representada nos RPGs?
Bom, eu acredito que todas são representadas. Existem muitas que para mim são somente subdivisão das principais como:
A distância: ai entra arqueiros, atiradores, arremessadores de pedras, magos, summoners, domadores de monstros, lançadores de misseis, catapultas, enfim, podemos citar vários, porém cada um pode ter uma vantagens diferente entre si seja na velocidade de locomoção, o acerto ser mais preciso que outro, a distancia até o alvo ser maior ou menor...
Aproximação (não encontrei palavra melhor :v): espadachins, gigantes com machados, arisco com facas, lanceiros... também pode ter vantagens diferenciadas como um espadachin ter oportunidade de escudo, gigante ser forte mas muito lento para movimentar, o arisco ser veloz mas tem dano baixo e não usa escudo não tendo defesa muito boa, já o lanceiro pode ser uma mistura de distância com aproximação, mas a distância deve ser curta do alvo podendo ter dano reduzido ou acerto reduzido porém você evita dele receber um counter do inimigo caso esteja frente a frente e de aproximação pode ter uma chance de dano critico com uma esquiva baixa...
Enfim, acredito que muitas classes já são exploradas, não li os comentários acima ainda para saber se tem alguma que me passou despercebido, mas como citei tem a mistura de distância/aproximação dos lanceiros, classes mais altas das básicas como paladinos. Fica até difícil em pensar em alguma classe nova sem subdividir alguma já existente.
Qual seria a sua "classe dos sonhos"?
Vamos ver se entende a pergunta, seria eu vivenciando uma classe? Se for eu gostaria de ser da classe de arma de fogo, eu poderia ser o pistoleiro, com escopeta, com metralhadora, de longe como sniper... Não que eu gostaria de ter ou sou doido para comprar uma, nunca tive interesse nisso na vida real, mas para jogos eu não sei o porque, me passam a sensação de badass. "Tufão humanóide Vash! O estouro da boiada"