Oof, olha o tamanho dessa resposta JESUS CRISTO, empolguei... Mas fazer o que, não tem como ver falarem besteira de um dos meus jogos favoritos e deixar passar a desinformação assim... Ia ser só metade dessa resposta.
Quando você joga um jogo, qual delas você dá preferência?
Esse post me fez pensar. Acho que com o passar do tempo eu fui perdendo um pouco da preferência.
Sempre gostei do coolness das classes mágicas e de classes ladinas (passei muito tempo procurando uma palavra melhor e não achei) e sempre gostei de classes que me dessem uma sensação de segurança, o que me levou a jogar MUITO de Priest e Bruxo/Necromante/Shaman em praticamente todo RPG que eu jogava.
Agora voltando pra pergunta, a classe que eu jogo depende 100% do jogo. Mesmo eu amando classes mágicas e ladinas, existem jogos que simplesmente não sabem fazer (ou que até fazem bem pro jogo, mas a mecanica em si não fica muito boa).
Dois exemplos simples aqui é Dark Souls e Greedfall.
Os atributos e armas (e consequentemente as classes) focadas em destreza, pelo menos pra mim, nunca compensaram muito no Dark Souls. A ideia por trás é simples: a troca da segurança e do poder bruto pela agilidade. Se você é mais leve e mais rapido, teoricamente, fica mais fácil de desviar e você consegue bater mais. Só que no contexto do Dark Souls, onde eu aprendi a esquecer da ganância na hora de atacar, era SEMPRE melhor dar 1 porrada bem dada do que tentar dar 3 e levar uma de volta.
Mas ai, cheguei a jogar DS com uma adaguinha e com roupas de pano? Joguei. Mas não foi pela classe.
Já no caso do Greedfall, a classe mágica é um LIXO. A movimentação é clunky e não existe sensação de poder nos ataques. Sério, foi uma das piores experiências que tive jogando de mago.
Já jogando de Technical (Espada de 1 mão + Rifle/pistola) a gameplay ficou muito mais fluida e divertida overall.
Qual delas você não gosta?
Acho que deu pra ver que não citei classes porradeiras ai pra cima, né?
Não vejo graça alguma nelas. São poucos jogos que conseguem fazer elas se destacarem. No máximo uma classe mais tank. Um templário ou guardião, por exemplo. Mas berserker? Yikes.
Qual classe você haja que não foi bem representada nos RPGs?
Entonces... qual RPG?
Eu não sou muito fã do sistema de quantidade de spells dos magos no D&D (prefiro um sistema de mana ou exaustão).
Também não gosto de DoT (dano por tempo) que muitos RPGs implementam na mecanica de classes ladinas.
E muito menos da monotocidade de classes corpo-a-corpo.
Por outro lado, a mecânica da mana da classe mágica do Outward é genial e me rendeu umas boas horas de um bom jogo.
Também joguei muito de ladino (inclusive uma mistura com mago) e foi uma das minhas melhores experiências em Skyrim.
Gostei MUITO também de fazer um guerreiro em Outward e no Aika, na época que o jogo era bom ~kek.
No final depende muito de aplicação da classe; suas mecânicas no geral.
Qual seria a sua "classe dos sonhos"?
Vou ter que puxar o saco de alguns jogos aqui e dizer que já existem:
Do Skyrim: Nightblade - Uma mistura da árvore de ladino com a árvore de magos. Usando magia de ilusão e skills de furtividade. MEU DEUS. Gastei centenas de horas jogando assim.
Do Dark Souls: Templário - Espada 1h ou lança 2h + milagres. No primeiro jogo Foi ótimo, no 3° foi ok.
Do Florensia: Shaman, Priest e Excavador - Gastei muitas horas upando eles também; provavelmente minha primeira vez sendo o suporte dos grupos com meu Priest ou Excava. Bons tempos. [G]old.
Acabei de ler o ranço sobre os magos do Skyrim e deixe-me dizer: vocês não sabem jogar RPG.
Vou dissecar seus argumentos sobre magos no Skyrim, mas já digo logo que boa parte do que vocês apontaram como falha do jogo na verdade foi falha da análise de vocês do design do jogo. Vocês foram esperando jogar um novo Morrowind/Oblivion e não conseguiram aprender a jogar Skyrim.
[redalert]1- "Há pouquíssimos equipamentos e quase todos não são realmente úteis"[/redalert]
Levando em consideração que Skyrim te dá a liberdade de usar absolutamente qualquer roupa vestível (acho que não dá pra usar roupa de criança) e também ENCANTAR ELAS sem restrição de tipo ou encantamento, se você fala que mago tem pouco equipamento ou que são inúteis automaticamente você ta falando que o jogo INTEIRO e todas suas possíveis classes tem pouco equipamento e que TODOS itens do jogo são inúteis.
Você pode ser um mago de heavy armor se você quiser. Ir pro campo de batalha de full plate e castando bolas de fogo.
Ou você pode ser um mago de light armor; ou de cloth armor; ou uma mistura dos 3 (não existe penalidade direta por isso, além da possível perca de bonus de perk).
Em relação aos encantamentos, tenho que concordar que poderia ser melhor. A variedade é meio inexistente e itens únicos não são nativamente desencantáveis.
[redalert]2- "A árvore de skills é ridícula e zoada"[/redalert]
Como aqui você foi extremamente vago, não posso comentar muito, mas se você comparar a constelação azul com a constelação vermelha ou até mesmo a verde, vai perceber que a azul é a mais diversificada do jogo.
Tirando a main branch das arvores, os outras branchs tem efeitos muito massa e com umas iterações muito legais pra quem quer explorar. Quer ver um exemplo?
Já tentou ser um vampiro lvl 70 em restauração e pegar o perk
Necromage (All spells are more effective against undead)? O efeito é simples, toda magia castada sobre você mesmo vai ser mais efetivo também.
Quando eu percebi essa iteração eu fiquei tipo: "'0' Como nunca vi isso antes?" e instantaneamente fui criar um mago vampiro
[redalert]3- "E o arsenal arcano é irrisório"[/redalert]
Aqui eu acho que se torna subjetivo (pelo uso do irrisório).
Pessoalmente eu acho IRADO as máscaras dos Dragon Priest, os amuletos encontrados pelas missões (como o anel de fogo e gelo da DLC Dragonborn) e o meu cajado favorito do jogo:
[redalert]4 - "Até arquearia é um tanto inútil" | "As outras classes estão presentes no jogo só para dizer que tem e não porque possuem particularidades e vantagens próprias"[/redalert]
Eu nunca li algo TÃO ERRADO sobre Skyrim nesses quase 9 anos de existência do jogo.
Archery é simplesmente (e concordado por toda a comunidade) a árvore mais forte do jogo (ofensiva, no caso; Sneak é a mais forte defensiva).
Junto com a Sneak, Archery é a ÚNICA árvore que consegue dar hit kill mesmo nas dificuldades mais altas do jogo sem o MÍNIMO risco de morte. O jogo fica completamente desbalanceado, inclusive existem mods que removem ou reformulam muitos perks dessas duas arvores.
Além de Archery, a árvore de destruição do mago tem um perk que também foi concordado que era desbalanceado (no sentido de muito forte), o famoso Impact (sim, o perk tem uma página na Wiki só pra ele).
Com certeza as árvores do Guerreiro são mais fáceis de jogar, porque são mais fáceis de APRENDER. Elas são essencialmente brainless, você não precisa usar o cérebro pra fazer nada ali funcionar... Só pegue seu machadão e sua full plate e sai gritando e batendo.
E pra fechar
No ES3: Oblivion, as classes mágicas tinham uma tremenda vantagem em relação às classes marciais, e no ES4: Skyrim, as magias foram reduzidas à um papel de mero auxiliar, na minha opinião.
Você tem que concordar comigo que "uma classe ter uma tremenda vantagem em relação à outra" num contexto geral é simplesmente errado numa perpectiva de game design.
Lógico que cada classe tem seus pontos fortes e fracos, mas nenhuma deve ser simplesmente mais forte ou mais fraca que outra.
Em Skyrim o mago e o ladino não tankam como o guerreiro mas em contra partida dão o mesmo dano (ou mais, dependendo do seus perks e itens) sem se arriscarem tanto.
Colocando de forma simples os pros e cons ficariam:
Guerreiro:
+ Tanka
+ Brainless (desliga o cérebro e vai jogar)
- Dano (é a classe com menos dano do jogo. Ponto.)
- Dificuldade pra matar dragão em dificuldades altas
Mago:
+ Muito dano
+ Utilidade demais (Restoration, Illusion, Impact)
+ Precisa usar MUITO o cérebro pra jogar de mago
- A classe mais frágil
- Demora pra ficar forte
Ladino:
+ Maior dano do jogo
+ Classe mais eclética do jogo (da pra misturar com tudo)
+ Não precisa usar o cérebro pra jogar depois de upado
- Precisa usar o cérebro pra upar o personagem
- Demora pra ficar forte
- Relativamente frágil até o final do jogo
E pra quem ainda acha que Ladino ou Mago são inúteis no Skyrim, só posso dizer uma coisa:
Git Gud, Casul
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=8hC5RvJN_bk[/youtube]