🤔 Para Refletir :
"Mais vale um jogo completo na mão do que dois projetos voando."
- FL

Qual é o limite do Ecchi? (Não recomendado para corações sensíveis)

DadoCWB Masculino

Duque
Membro
Membro
"Esto no me gusta"
Juntou-se
02 de Setembro de 2018
Postagens
726
Bravecoins
1.846
ECCHI.jpg

Estou a fazer um jogo bem simplório para “aquecer os dedos” enquanto espero pelo RPG MAKER MZ. Tal projeto tem intenção de ser uma “comédia” com forte influência de animes do tipo ISEKAI-ECCHI.

Justamente pelo fato de saber que a simples menção da palavra ECCHI causa bastante controvérsia eu gostaria de saber de vocês, se acham que é uma boa explorar esse tipo de conteúdo dentro de um jogo ou não. Mesmo sendo voltado para um público adulto sei que jogos existem pessoas sensíveis ou que simplesmente repudiam ECCHI de qualquer espécie.

Vocês acham que vale a pena investir em um jogo assim, mesmo que seja um projeto pequeno (com duração de 30 minutos a uma hora)? Se sim, até que ponto o ECCCHI é aceitável e quando que ele passa a ser abusivo? Ou o que eu deveria ou não explorar dentro desse universo? Poderia me indicar bons ou maus exemplos do uso de ecchi?

Ecchi ou Etchi (エッチ em tradução livre, "obsceno") é um termo japonês que refere-se a relação sexual ou amostra de muita sensualidade.

Na realidade, não conhecia o termo, no entanto, acho que o gênero Visual Novel pode promover o ECCCHI para um público particular se gerar controvérsia.

Gostei do tópico @DadoCWB abordando um assunto que gostaria que fosse debatido. :cafe:

Se a obra não for séria, acho que você pode fazer o que você quiser, não faz diferença.

Mas não tem coisa pior do que perder toda a imersão numa obra que você acha que é séria por causa de um ecchi que colocam ali. Você fica tipo: "argh, sério?". Ecchi teria que ficar só com ecchi, acho besta quando colocam em alguma obra séria, tira completamente meu interesse.

O meme que fazem do "ecchi desnecessário" dos animes é quando colocam ecchi em anime que não é ecchi e isso destrói a obra, com razão. Não faz sentido e acaba com a seriedade. Ou faz um full on ecchi besteirol ou não faz, sem meio termo.

Primeiro, não existe exatamente uma quantidade certa de ecchi. Até pelo fato de que, dentre as pessoas que desgostam, raramente vão se importar com a quantidade dele, e sim com a mera existência do mesmo, se você estiver indo pra essa rota, apenas coloque a quantidade que te deixa satisfeito, totalmente abrindo mão dessas pessoas, já que não vale a pena pensar em quem o seu jogo não foi feito pra apelar.​
Sobre a seriedade da obra estar em mãos dependendo da quantidade de fan service que você coloca nela... totalmente bullshit. O queridinho de todos os elitistas de plantão, Monogatari Series é provavelmente uma das obras japonesas mais extremas no quesito sexulização bizarra (até mesmo possuindo aquela lendária cena da escova de dentes) e isso não tira nem um pouco o mérito da coisa. Pra não ficar só entre o pessoal big brain, Code Geass é outro anime relativamente sério que abusa bastante de ecchi, além de alguns até usarem isso de filtro, como é o caso de Strike Witches, onde se a pessoa nem consegue passar pela barreira de fan service, ela provavelmente não teria a maturidade pra pensar fora da caixa o bastante e pegar as referências incríveis ao mundo real que o bagulho tem.​
O meme que fazem do "ecchi desnecessário" dos animes é quando colocam ecchi em anime que não é ecchi e isso destrói a obra, com razão. Não faz sentido e acaba com a seriedade. Ou faz um full on ecchi besteirol ou não faz, sem meio termo.
Infelizmente, não. O meme do Ecchi desnecessário é só um monte de criança e barbudo se juntando falando merda só por falar e ir com o fluxo. Eu mesmo fiz questão de na época guardar os argumentos mais comuns que o meme gerou e tentar quebrar um por um.
Eu pessoalmente sou bem ok com essas coisas e meus jogos já foram por essa rota algumas vezes, nenhum deles eu me arrependo da escolha, apesar disso ter tacado eles num nicho bem maior do que eles já seriam por padrão. Mas se for ir pra essa rota, aconselho que jogue todo o medo fora e caia de cabeça na diversidade dos designs e na criatividade em como esse tipo de conteúdo é apresentado.​

Última edição:
Bom, se for um ecchi, acho que o exemplo clássico do que não fazer é algo na linha do Interspecies Reviewers (como a capa que você escolheu já bem indica :P) - se é pra forçar tanto a barra, melhor fazer um hentai logo do que tentar transformar em ecchi algo que deveria passar dos limites dele.

Do mais, é só uma questão de anunciar claramente pras pessoas do que se trata o seu jogo, e assim atingir o público alvo apropriado. Eu particularmente não gosto desse tipo de jogo, mas há um mercado considerável que você pode explorar com ele.

Apesar de ser algo que desagrada a muitos e quase sempre gera polêmica quando ganha repercussão jogos com algum conteúdo ecchi de certa forma me são muito menos ofensivos do que jogos com violência explicita. Não que uma coisa se oponha a outra mas me estranha que uma imagem de nudez, ou semi nudez incomode mais do que uma cabeça explodindo. Talvez por isso eu veja o ecchi como algo mais aceitável, resguardado é claro circunstâncias em que ele é apresentado sob alguma forma de abuso.

Apesar de não pretender tratar o tema de forma crítica/filosófica como em Shimoneta, Kill la Kill ou mesmo Ishuzoku Reviewers tampouco pretendo cair em uma comédia escrachada como Musume no Iru Nichijou ou ainda Kangoku Gakuen. Apesar de honestamente gostar de todas essas obras.
animes.jpg

animes2.jpg

Eu pretendo fazer algo mais sutil e talvez bem de leve e me parece que é esse o tipo de obra que mais desagrada. Nesses casos quem gosta de ecchi acaba achando que o autor foi muito econômico ou covarde e quem não gosta de ecchi sempre acha tudo “desnecessário” por mais que a obra seja declaradamente um ecchi.

Eu particularmente me sinto muito atraído por Ecchis, apesar de não em animes, porque eu... Assisti pouquíssimos animes. Mas em contrapartida, eu já li inúmeros Visual Novels: saga Grisaia, trilogia MuvLuv, Clannad, Nekopara e afins... E quem consome este nicho sabe que é daí do Ecchi pra baixo... Ou para cima, dependendo do ponto de vista.

Eu confesso que um jogo com Ecchi ganha pontos extras de interesse comigo e sou pessoalmente atraído a obras que usam deste artifício. Talvez eu seja a ovelha negra deste tópico, apesar de não me sentir solitário graças ao @AbsoluteXandy, que como ele mesmo citou no post dele, escreveu um artigo incrível sobre o tema.

Então, em resumo, para mim Ecchi é sempre bem vindo e nunca é demais.

Eu particularmente me sinto muito atraído por Ecchis, apesar de não em animes, porque eu... Assisti pouquíssimos animes. Mas em contrapartida, eu já li inúmeros Visual Novels: saga Grisaia, trilogia MuvLuv, Clannad, Nekopara e afins... E quem consome este nicho sabe que é daí do Ecchi pra baixo... Ou para cima, dependendo do ponto de vista.

Eu confesso que um jogo com Ecchi ganha pontos extras de interesse comigo e sou pessoalmente atraído a obras que usam deste artifício. Talvez eu seja a ovelha negra deste tópico, apesar de não me sentir solitário graças ao @AbsoluteXandy, que como ele mesmo citou no post dele, escreveu um artigo incrível sobre o tema.

Então, em resumo, para mim Ecchi é sempre bem vindo e nunca é demais.

Gosto de jogos ou outro tipo de mídia na qual se possa contar uma história de quando o ecchi é funcional para a trama. Se for a coisa só gratuita e forçada como em Fire force, meio que torço o nariz. Indo além do Ecchi até mesmo quando se trata de hentai existem obras muito interessantes que conseguem usar o erotismo como elemento de argumentação para a narrativa.

Bom saber que existe público para este tipo de jogo no meio da comunidade do RPG MAKER.

Voltar
Topo Inferior