Na atualidade, muito se ouve falar sobre representatividade. Mas você faz ideia do que isso seja?
Rani Andrade, do canal informativo "Politize!", define representatividade como a expressão dos interesses de um grupo na figura do representante. Em outras palavras é o ato de representar a subjetividade de algum grupo social, abstendo-se de estereótipos, pragmatismos e preconceitos.
Rani Andrade, do canal informativo "Politize!", define representatividade como a expressão dos interesses de um grupo na figura do representante. Em outras palavras é o ato de representar a subjetividade de algum grupo social, abstendo-se de estereótipos, pragmatismos e preconceitos.
Os indivíduos cada vez mais estão politizados. Mulheres, indígenas, LGBTQIA+, negros e outras minorias, paulatinamente, vêm se organizando em coletivo e se impondo enquanto pessoas de direito. Nas últimas décadas, a TV, o teatro, o cinema, a literatura, vem buscando se renovar às tendências globais. Por mais que essas adaptações venham a ser fruto do capitalismo e de suas pretensões em fazer com que esse marketing inclusivo gere lucro, a representatividade faz-se deveras importante em um contexto onde padrões sociais são impostos, ocasionando, caso os critérios não venham a ser atendidos, complicações, como exclusão social, sofrimentos psíquicos, marginalização, subserviência, dentre outros.
Pensando nisso, ao ler um artigo no site "Oficina da Net", intitulado "A representatividade de minorias em videogames: passado, presente e futuro", me despertou a ânsia por discutir aqui, na comunidade, acerca deste assunto.
Pensando nisso, ao ler um artigo no site "Oficina da Net", intitulado "A representatividade de minorias em videogames: passado, presente e futuro", me despertou a ânsia por discutir aqui, na comunidade, acerca deste assunto.
Os papeis sociais de gênero historicamente privaram as mulheres de sequer esboçar algum interesse por games, esse fato se perpetua, mesmo que minimamente, até os dias atuais. Os papeis sociais atuam de forma tão implícita na formação de uma criança, que podemos contrastá-los por meio de uma análise dos fatos aqui expostos e dos reflexos do como a sociedade espera que os indivíduos se comportem na vida adulta. Meninas são estimuladas a brincarem de bonecas, esperando que elas se tornem boas mães, com brinquedos que simulam aparelhos domésticos, como fogões e pias, que ensinam desde cedo a como desempenhar as atividades do lar. Já os meninos são estimulados a brincar de luta, com bonecos de ação, de futebol, e por fim, a jogar videogames. Historicamente, o videogame foi criado para atingir o público masculino.
Bruno Ignácio, da Oficina da Net afirma que a representatividade dentro dos jogos sempre girou em torno de homens musculosos, másculos, heroicos e brancos. Mulheres nos jogos sempre foram inseridas como personagens não para atrair mulheres para jogar, mas sim os homens, por isso a sexualização nos games da figura feminina é algo presente até hoje. Mai Shiranui, do universo SNK é um exemplo bastante claro para isso.
Bruno Ignácio, da Oficina da Net afirma que a representatividade dentro dos jogos sempre girou em torno de homens musculosos, másculos, heroicos e brancos. Mulheres nos jogos sempre foram inseridas como personagens não para atrair mulheres para jogar, mas sim os homens, por isso a sexualização nos games da figura feminina é algo presente até hoje. Mai Shiranui, do universo SNK é um exemplo bastante claro para isso.
Ao longo dos anos os conceitos foram se modificando. The Sims 3 é um jogo que trouxe a possibilidade de firmar relacionamentos e até casamentos com sims do mesmo sexo. E o mais importante: no universo do jogo isso é encarado com a maior naturalidade do mundo.
Personagens negros, até pouco tempo não chegavam nem perto do posto de protagonista. Em 2018, Detroit: Become Human, nos trouxe Markus, um dos dois protagonistas, cuja história remete muito às lutas raciais, em especial a norte-americana.
Personagens negros, até pouco tempo não chegavam nem perto do posto de protagonista. Em 2018, Detroit: Become Human, nos trouxe Markus, um dos dois protagonistas, cuja história remete muito às lutas raciais, em especial a norte-americana.
Com base nos exemplos apresentados acima, como vocês entendem a importância da representatividade? Vamos conversar um pouco sobre esse assunto. Exemplos de games feitos pela comunidade também são bem vindos.
Fontes:
15 GAMES COM PROTAGONISTAS NEGROS
A representatividade de minorias em videogames: Passado, presente e futuro
Representatividade: o que isso significa?
Fontes:
15 GAMES COM PROTAGONISTAS NEGROS
A representatividade de minorias em videogames: Passado, presente e futuro
Representatividade: o que isso significa?