🤔 Para Refletir :
"Mais vale um jogo publicado que um jogo perfeito que não sai do projeto."
- HenriqueGibi

RPG Maker 2000 Rm2k / 2k3 - Transição de mapa estilo Zelda

DevWithCoffee

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
02 de Abril de 2019
Postagens
166
Bravecoins
284
Área
Programação
Motor de jogo
RPG Maker 2000
Em jogos 2D ou mesmo alguns jogos 3D de visão top-down da franquia Zelda a transição de mapa tem o efeito conhecido como "Scroll", e apesar de ser algo complexo à primeira vista o próprio RPGMaker2000 e 2003 permitem esse tipo de transição apenas desativando o que esconde a tela e modificando o que mostra a tela.
Isso seria feito através de um Evento Comum em processo paralelo:
Código:
@> Change Screen Transition: Transfer (Hide), Instantaneous
@> Conditional Branch: Player is facing Left
  @> Change Screen Transition: Transfer (Show), Scroll Left
  @>
 : Branch End
@> Conditional Branch: Player is facing Up
  @> Change Screen Transition: Transfer (Show), Scroll Up
  @>
@> Conditional Branch: Player is facing Right
  @> Change Screen Transition: Transfer (Show), Scroll Right
  @>
@> Conditional Branch: Player is facing Down
  @> Change Screen Transition: Transfer (Show), Scroll Down
  @>

O problema disto é como definir outros tipos de transição, como quando entra em casas ou cavernas, e como fazer isso sem ter que criar vários eventos nas extremidades do mapa, considerando que também não seria conveniente o uso de ID de Terreno por que exigiria duplicar cada tipo de tile que possa ser pisado pelo jogador.

Nessa vídeo tutorial eu abordo cada necessidade e como evitar as possíveis falhas, claro que eu não gravei a minha vós já que é tudo perceptível para quem já conhece o motor:

O download está na descrição do vídeo, mas eu vou colocar aqui também:
A senha para extração é rpgmaker

Para poder rodar no Rm2k3 basta mover para a pasta dos seus projetos, abrir o editor e aceitar a conversão

O problema em relação à transição para um abaixo foi corrigido apenas criando um gráfico de Charset para substituir momentaneamente o gráfico do jogador por um dele com a parte que faltaria da cabeça na altura dos pés se o jogador estiver olhando para baixo. Os demais continuam sem gráfico.
Se alguém baixou pode baixar o novo e sobrescrever o antigo:
Zelda-Scroll-Transition-Bug.png

Voltar
Topo Inferior